quinta-feira, 28 de março de 2019

Buzi - Os especialistas em materiais perigosos da portuguesa GNR (Guarda Nacional Republicana) foram exímios no trabalho.


Já tem água no Buzi. Sim, água potável. Os especialistas em materiais perigosos da portuguesa GNR (Guarda Nacional Republicana) foram exímios no trabalho. Na terça-feira esbarravam com uma torrente de dificuldades para voltar a fazer funcionar a estação local de tratamento de água. Ontem, finalmente conseguiram e aqui está a prova. Água potável é um meio caminho andado contra as doenças à espreita. O pessoal médico agradece. As crianças exultam. A senhoras celebram. Buzi está recuperando sua vida, sua narrativa onde a água das cheias, que parece trágica, é marca antropológica do quotidiano.
Comentários
Escreve um comentário...

"A pedido da Missão dos E.U.A. para Moçambique e em resposta a um apelo internacional de auxílio do Presidente Moçambicano Nyusi, o Governo dos Estados Unidos da América, através do Departamento de Defesa, começou a fornecer apoio crucial a Moçambique para ajudar as pessoas afectadas pelo Ciclone Idai. Este apoio faz parte do esforço global de resposta humanitária nas áreas mais atingidas pela devastadora tempestade, que reforça e está estreitamente em coordenação com a resposta em curso ao desastre por parte do Governo da República de Moçambique. Aeronaves militares e comerciais dos E.U.A. irão continuar a chegar e a viajar por todo o país nos próximos dias para entregar produtos de ajuda humanitária". Excertos de uma nota da Embaixada Americana em Maputo.
Na foto: o Major-General James D. Craig, Comandante Geral da Força Operacional Conjunta Combinada - Corno de África, e o Embaixador dos E.U.A. para Moçambique Dennis W. Hearne posam com membros da Equipa de Resposta e Assistência a Desastres (DART) do Governo dos E.U.A. e a tripulação da aeronave militar dos E.U.A. que entregará bens de assistência humanitária aos Moçambicanos afectados pelo Ciclone Idai.
Comentários