sábado, 30 de março de 2019

Onde está papá Ossufo?

PURA REALIDADE
Nito Prazeiroso
Onde está papá Ossufo?
Numa altura em que o povo precisa do seu consolo e conforto, vai-se esconder nas matas. Afinal, qual é o povo que pretende governa-lo? As cobras da serra?
A RENAMO está aos poucos deixando de ser partido do povo e para o povo. A liderança actual ainda não é clara. Parece ter medo de ganhar eleições, e opta por se colocar na periferia...
O comportamento actual da RENAMO mostra que pretende o poder pela ganância, para saciar o seu meio (como já começou a dar indicações), e não para trabalhar para o bem do povo.
Passamos um momento em que cada um precisa mostrar o quanto vale pra o outro, e no caso das lideranças, mostrarem que afeto têm pra com o povo moçambicano que tanto o querem governar!!. Sobretudo para um líder favorito à ponta vermelha, como Ossufo Momade, devia estar a fazer aquilo que os "outros" podiam não gostar. Mas para o espanto, foi se acampar novamente nas matas. Qual é a razão para tal? Estamos em guerra? Perseguição?
Quando ouvi que regressou as matas, pensei eu que fosse buscar os rangers para apoiarem na limpeza e reconstrução nas zonas afectas pelo IDAI, ou algo igual. O ambiente favorece para isso. Os passos para a paz efectiva estão pacificamente tão avançados que os rangers podem vir a cidade cumprir algumas missões sem provocação de ninguém. A paz já se instalou, ninguém quer Guerra. O governo já não está em altura de emboscar a RENAMO, porque descobriu que o diálogo é o caminho ideal. E não o vejo a recuar.
Tudo indica que Ossufo só irá as zonas afectadas no tempo de campanha para pedir voto às populações que, quando pediam socorro, ele estava nas matas a comer perdizes e gazelas.
A RENAMO está tão pobre politicamente. E só sabe criticar. Até criticas coisas que ela própria a RENAMO podia fazer. Criticar imundices, demora na (re)abertura das pequenas vias de acesso, ruas e avenidas bloqueadas, demora no socorro das pessoas, morgues cheias sem provas... Sinceramente!! um partido maduro que pretende ganhar eleições não faz esse tipo de críticas. O que está a acontecer com este partido? E está a mostrar que não tem coração humano. Prefere perder tempo criticando que ajudando. Talvez ache que 1milhao de meticais que doou é suficiente pra resolver tudo.
Na próxima conferência de imprensa da RENAMO espero ouvir: lipampamos o hospital, abrimos 50 bloqueios que impossibilitavam o trânsito, ajudamos em mão-de-obra 80 famílias a reconstruir suas casas, eticetra, eticetra...
Qual é o significado do Idai??
É muito provável que aqueles ventos e aquelas águas tenham surgido politicamente para apagar a RENAMO no centro do País onde tinha maior influência. Marca uma nova era política. É espécie de Delúvio de Noé, para apagar politicamente RENAMO, e projectar o Nyusi que por sua vez, levará nas costas uma nova FRELIMO. É espécie de um baptismo para a FRELIMO e um exorcismo para a RENAMO. Só pecou pelos danos humanos causados.
E na verdade Nyusi está a avançar. Ultimamente já se assume como presidente de Moçambique. Parece que dantes ainda tinha dúvidas. Mas agora já se afirma, e já faz comuniçoes à nação. Algo que não fazia desde a tomada de posse. Só falta dar uma comunicação exclusiva ao caso Cabo Delgado. Ainda não disse nada até aqui, senão mandar indireitinhas. O ciclone poderá salvar Nhusi não só no partido, assim como na presidência. O fenómeno veio colocar Nhusi como Deus do Centro. E na comunicação que fez as 19.30 de hoje, 28/03 lhe faz mais presidente. Anunciou medidas que beneficiam a todo o Cidadão residente às zonas afectadas até Dezembro: serviços de saúde grátis, distribuição de livros novos e cadernos para os alunos, desconto de 50% no transporte, desconto de 50% de taxa de energia para emprezas produtoras, material de construção poderá ser vendido a preços acessíveis...
Estou tão perto de dizer avança Nyusi, caso a RENAMO continui anónima.
Nyusi já se apercebeu que a RENAMO, de que tinha medo, é agora escama de cobra, ou melhor, Dhlakama se foi, deixou escama.
Seria o memento de a RENAMO "frustrar" a FRELIMO, mostrando que quer o poder para servir o povo. Até que Nyusi exortou que deixássemos a política de lado, e ajudassemos os afectados. Seria nesse caminho que o meu partido RENAMO que seguiria para ampliar a sua visibilidade. A FRELIMO já está fazendo.
Seria a altura de os finaciadores da RENAMO injectarem dinheiro ao partido para começar com a campanha, embora de forma indirecta como fazem os outros.
Nyusi soma e segue!!!
Comentários

Sem comentários: