domingo, 31 de março de 2019

Nazira prefere "comunicado" em vez de “comunicação humana”?

Nazira prefere "comunicado" em vez de “comunicação humana”?
Na sexta-feira assistiu-se a uma algazarra no Aeroporto Internacional da Beira. De manhã foi concedida a habitual conferência de imprensa que faz a actualização das operações no terreno, um exercício que se tornou rotina e que é até muito aplaudido em vários quadrantes. O governo, através do Ministro Celso Correia, informa, dia a dia, sobre o que está sendo feito pelas autoridades e por várias A organizações. E responde a uma bateria de perguntas atiradas de todos os lados. E por órgãos de referência como a Reuters, a BBC, o Público ou a "Carta de Moçambique".
O governo dá a cara e o peito às balas.
Mas nesta sexta-feira, os jornalistas viram uma inversão nessa forma de comunicação com alma humana. Foram informados que o MISAU iria emitir um Comunicado de Imprensa. Ou seja, já não apareceria o Director Nacional de Saúde, Ussein Isse, a fazer uma "comunicação humana", interagindo em tempo real com jornalistas, tal como ele fizera na véspera, quando revelou o quadro dramático da cólera.
Quem falou na sexta-feira, lendo o comunicado, secamente e sem espaço para discussão, foi o director do Instituto Nacional de Saude, Eduardo Samu Gudo. Nos corredores do aeroporto, a pergunta que não queria calar entre os jornalistas era: a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, terá ficado assustada com a aparição do seu subalterno nos órgãos de comunicação social com um tom mais aberto? E optou por recuperar um modelo sisudo de comunicação, no registo mais opaco do estilo do Gabinfo, entidade que fez bem em ficar longe da gestão da comunicação do executivo na Beira?
Na quinta-feira, Ussein Isse tinha sido assertivo na sua intervenção sobre o surto de cólera, na primeira vez que houve um “briefing” exaustivo sobre a vertente sanitária dos danos sanitários do IDAI. E os “briefings” diários do ministro faxina do Governo levaram muitos jornalistas estrangeiros a se interrogarem: mas afinal donde vem a percepção de que este Governo não é amigo da comunicação social?
Pois, vamos ver como vai ser, nos próximos dias, a gestão da comunicação sobre os aspectos sanitários da tragédia. Se se recupera o modelo interactivo iniciado por Ussein Isse ou se se impõe de vez o registo opaco do Gabinfo, bem embebido nalguns ministérios, criando a imagem, que pode ser errónea, de que o governo está a instalar a censura, ao evitar responder sobre questões mais problemáticas do sector da Saúde.
Comentários
  • Raposo Andrade Afinal de que tanto se teme falar à imprensa neste país?! Sempre são comunicados atrás se comunicados, diferentemente da postura do Chefe do Estado que nunca pouca esforços para, em directo, se começar a Nação.
    1
    • Rafael Sabe nada inocente. Quando o PR faz comunicação a nação, não há perguntas e respostas. Ele só responde isso fora do país. Tu não vês tudo na TV .
      2
    • Raposo Andrade Rafael, falou certo. Difícil compreender este país
  • Nelson Junior Este ciclone foi algo jamais visto no Hemisferio Sul....como sabeis sou quase um critico aos governos da Frelimo, porem desta vez, devo felicitar o governo do Nyusi: soube ouvir e seguir os conslhos dos especialistas em calamidades vindos do exterior, Ver Mais
    1
  • Rafael O gabinfo é das instituições mais inúteis no país. Nada retrocede mais a comunicação como aquela casa. Com muita pena. Nyusi tem quatro anos sem dar conferência de imprensa graças a assessoria do Gabinfo. Coisa que na altura de Gueus não acontecia. Há muito fechamento de imprensa no país. Esta simpatia que se vê na Beira é porque os donos da BBC e companhia São também doadores principais.
    5
    • Nelson Junior Feliz Domingo, posso fazr uma correcçao, se me permite?...Nao é meu papel de aconselhar o governo, mas, acho eu, pela prmeira vez, um governo da frelmo s empenhou em fazer as coisas do que perder tempo em blablas e em conferencias de mprensa....Me autorize a crarifica-lo ago de que sei muito bem: Se a BBC, a CNN estao imensamente no terreno nao é porque os os donos da BBC, CNN sejam ou sao tambem os doadores principais...este seu raciocinio está completamente errado....Os governos do Reino Undo e dos Estados Unidos da Amerca nao nao dictam ou nao partcipam nas agendas privadas da BBC, CNN, etc etc......A BBC ou CNN nao sao a TVM ou a STV.....o senhor sabe por que a CNN e BBC estveram em massa em Moçambique??...Estes sao canais de Televisao com um grande prestgio internacional e acima de vstos em todo o globo......sendo assim, indrectamente, estes canais sensibllzam todo o Globo em ajudar o nosso Pobre Rco Moçambique.......
    • Alex Joao Nelson Junior e também sao manipulados em algum momento
    • Nelson Junior senhor, nao vivemos numa perfeita sociedade...o importante eh que haja transparencia e verdade...e com estes elementos que cada cidadao seja livre de pensar...mas, acredite, jamais e jamais vai ver nas sociedades da BBC ou da CNN, alguem ser torturado, espancado, baleado pelo facto de ter usado o seu direito de expressao...O Cidadao do Ocidente facilmente se apercebe quando eh manipulado ou quando a Nomenklatura quer manipular a socidade ou o cidadao...Se me permite comparar as Republicas das Bananas da Africa com o Ocidente eu diria de que este( o Ocidente) eh um outro Planeta.....
    Escreve uma resposta...

  • Chil Emerson David Ministra, não entre no mato!
    2
  • Aulate Baltazar de Almeida Obrigado Marcelo Mosse pelo excelente trabalho jornalistico que presta, mas so 1 aspecto de precisao dos dados: Ussene Isse eh Director Nacional de Assistencia Medica e nao de Saude Publica, de resto tudo aos conformes. Abracos
    2
    • Eliha Bukeni E o Samo Gudo creio ser Director Adjunto do Instituto Nacional da Saúde!
    • Aulate Baltazar de Almeida Exactamente, o Director Geral consta que eh um cidadao com caracteristicas originarias da Asia, so me esqueco o nome
    Escreve uma resposta...

  • Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, o Ministro Celso Correia parece-me ser o único (da geração dos anos setentas) com capacidade para dialogar com jornalistas e até enfrentar alguns deles (malandrufas com intenções segundas) e creio que se está a portar muito bem. Boa escolha do PR. E você, Marcelo Mosse, mais o Juma Aiuba, mais a Carta de Moçambique, estão a prestar-nos uma ajuda enorme para sabermos distinguir o que é SOLIDARIEDADE com as gentes do Centro, da torpe campanha eleitoralista em curso...
  • Zhotche Malambane Se não estás preparado para enfrentar os jornalistas é melhor mesmo desaparecer do perímetro, não é fácil responder perguntas inesperadas para o mundo inteiro.
Escreve um comentário...
O Maqueto Langa estava certo
Nem 48 horas tinham passado após a devastação da Beira e o Eng. Maqueto Langa, PCE da EMOSE, veio fazer uma espécie de marketing de choque misturado com public awareness, vendendo o peixe que lhe cabe vender. A Beira estava destruída e muitos negócios se tinham perdido. Maqueto então, no meio de responsabilidade social corporativa, disse uma coisa: façam seguro contra todo o tipo de riscos também, que isso minimiza a perda.
Maldita hora! Ele foi logo vexado; estava a vender peixe a gente ferida no âmago, que não precisava daquele peixe naquela altura, mas de caridade pura e simples. Não era tempo de falar em negócios. Era tempo de falar em resgate e na recolha de ajuda.
Na Beira, um grande negócio afectado foi a loja da Minerva. Saqueada até ao último fio do tapete. Computadores, Smart Tvs, impressoras, uma vasta gama de electrónicos. A Minerva foi completamente delapidada por meliantes que se aproveitaram do desgoverno da cidade. A loja ficou rapada. Escaparam apenas livros.
E agora? Agora, enquanto muitos gestores rogam por ajudas do Governo para repor seus negócios, a Minerva está tranquila, quase que de braços cruzados. Ela se tinha precavido há muito tempo. Como? Com seguro! Sua seguradora já foi avaliar os danos e vai repor tudo. Tudinho!
Maqueto Langa estava certo. Segurar negócios contra uma infinidade de intempéries, incluindo a peste da ladroagem, é uma decisão de gestão acertada. Cultura de seguros ainda nos falta. Maqueto falou no momento certo. Tocou na ferida no momento da dor para aceitarmos que ela exista e abraçarmos a cura. O contrário não passa de conversa do politicamente correcto!
Comentários
  • Célia Macamo É engraçado que tenham roubado tudo menos os livros. Mostra quem somos e para onde vamos
    8
    Escreve uma resposta...

  • Domus Oikos Em muitos países o seguro é obrigatório como uma das condições de negócio. Penso que o é também em Moçambique
    1
  • Pedro Miguel A verdade pode doer devido ao modo ou momento que é dita, mas é sempre a verdade.
  • Eusebio Jose Há falta de espírito de leitura,numa altura em que todos temos oportunidade de ir a escola, deixaram o livro como quem diz não mudas nada nas nossas vidas fique aí mesmo.
  • Manuel Rony Sim senhora.
  • Rafael Ignoraram os livros, e há fotos de uma miúda a secar os seus livros.
    1
  • Suizane Rafael Meu chefe logo foi assegurar a sua casa cá em Lichinga
    1
  • Jr Chauque Ignoraram o mais valioso... De tudo... Os livros
    1
  • Laurindo Magambane Maga Essa de terem ignorado os livros demonstram até aonde a preocupação pela leitura chega. 
    Ainda para a Minerva que pelo menos salvou os livros
    1
  • Joaquim Gove Os livros escaparam.
    • Orlando Maceda Joaquim Gove pois, porque os livros não dão dinheiro, diferentemente de computadores, etc... Os livros dão conhecimento...
    • Joaquim Gove Sério isto, Orlando Maceda... Quando a minha casa foi arrombada e roubada em Janeiro de 2018, um favor que foi-me dado foi o de deixar os livros que estavam na pasta de costas que foi também roubada, na varanda. Foi um grande favor porque os livros pertencem à Universidade de Cape Town e eu só os tinha levado emprestado para usar durante as férias. Ter-me-iam custado uma multa e eventualmente vedação de tirar livros durante férias em que fosse viajar à casa.
  • Julio Lilito Boene Plenamente de acordo. Bravo.
    1
  • Amália Garrine Os meliantes deixaram o que produz o conhecimento e daí advém o futuro pão de muita gente. Santa ignorância! Desde vez foi útil. 
    No range a Cultura do seguro, temos que abraça-lá sim...
    Para todos os fins.
    2
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse no seu melhor, directo e sem luvas, como nos tempos do Jornal da Av. dos Mártires da Machava!! Ah! Carlos Cardoso está aí, na pena destemida do Marcelo Mosse! Avante, sempre!
  • M'Vikhiza Mutxope Paruque Ainda que lapidassem os livros poderiamos ter a certeza que estariam a investir no Conhecimento. Mas a ladroagem foi pensada pra alimentar os vicios (Alcool, Tabaco em toda sua vertente e no Estomago obviamente). Infelizmente. Bem Haja esse seguro pra repor tudo o que homens oportunistas levaram.
  • Viegas Zunguene Não é verdade! Acredito que muitos dos que sofraram, se tivessem os seguros acredite não seriam raparados os danos.
    No apólice iria se encontrar uma cláusula para fugirem da responsabilidade alegando que o valor ultrapassou os limites. É Moçambique 🇲🇿 isto.
  • Vasquinho King Há acidentes que o seguro não cobre. 
    No caso pode haver cobertura pelo saque e roubo . Maqueto Langa sabe bem disso

Sem comentários: