terça-feira, 19 de março de 2019

Dívida secreta


A Nigéria rejeitou um acordo de dívida do estaleiro de $ 2 BN
Depois de Moçambique ter concordado com o acordo de dívida secreta de $ 2 BN com a privinvest, a Nigéria rejeitou um acordo muito semelhante proposto pela privinvest, o ministro das finanças na época, ngozi okonjo-Iweala, revelado em um livro publicado no ano passado, lutar contra a corrupção é perigoso. (Imprensa do mit)
Privinvest tinha estado em discussão há meses e tinha assinado um memorando de entendimento com a marinha nigeriana quando o ministro das finanças juntou-se à discussão em 2014. Quando ela pediu um plano de negócios, okonjo-Iweala foi dito que não havia nenhum. Ela descobriu que o plano para configurar uma instalação moderna de construção naval e reparação exigia um empréstimo garantido do governo de $ 2 bilhões. E ela aponta que na Nigéria, uma garantia do governo de um empréstimo requer aprovação do Parlamento.
No livro, okonjo-Iweala aponta as semelhanças com a dívida secreta de Moçambique $ 2 BN, e diz ao recusar o acordo, " nós salvamos o país do que poderia facilmente ter se tornado uma situação fiscal embaraçosa e pesada."
Ela tem um bom motivo para conhecer a situação de Moçambique. Moçambique foi um dos primeiros backer da sua candidatura para ser presidente do Banco Mundial em 2012, e mais tarde tornou-se o candidato a África, mas foi derrotado pelo candidato dos EUA, Jim Yong Kim. Noticias (27 mar 2012) apontaram para as suas "excelentes relações com Moçambique" ao longo de muito tempo.
Okonjo-Iweala mais tarde tornou-se consultor Sênior do banco lazard e é creditado com a aquisição do acordo de Moçambique para usar lazard para negociar com obrigacionistas de dívida secreta (Newsletter do oceano Índico, 2 de setembro de 2016), o que levou a um acordo proposto que foi inesperadamente Generoso com os obrigacionistas.

Sem comentários: