sexta-feira, 15 de março de 2019

As devastações do ciclone Idai.


As devastações do ciclone Idai.
. Há muitos estragos na zona centro do país resultantes ação devastadora da depressão tropical denominada Idai que se abateu a partir da de ontem até a madrugada de hoje, com o seu pico às 19 e 20 horas. Os danos são ainda incalculáveis, mas a grande certeza é que o fenômeno destruiu muitas infra-estruturas privadas e públicas, milhares de famílias ficaram desalojadas em consequências dos desabamentos das suas casas, para além de vítimasmortais feridos entre graves e ligeiros em números também ainda não especificados. A verdade é uma: a situação na região centro, com o epicentro na cidade da Beira, é simplesmente calamitosa.
. Sem qualquer margem de dúvidas, a empresa pública que mais sai com o maior fardo de prejuízos é a Electricidade de Moçambique (EDM). Em todas esquina onde há linhas de transportes da corrente eléctrica, há prejuízos resultantes da queda de torres ou postes, cabos danificados. Entretanto, a EDM, para repor os prejuízos que averbou, precisará de se reinventar e trabalhar com o afinco necessário. Não será uma tarefa fácil conseguida de um dia para outro. O problema da falta da corrente eléctrica poderá, em algumas regiões, estender-se por longos períodos enquanto se mobiliza recursos para a reposição do equipamento danificado. So espero que a EDM não se suporte disso como pretexto para agravar ainda mais o tarifário da energia ao consumidor que já é um verdadeiro martírio no bolso do pacato cidadão. O povo não tem culpa nisso, pelo contrário, é também vítima que neste momento tem que recomeçar do zero. A cidade da Beira está neste momento incomunicável. As redes de telefonia móvel e fixa estão cortadas.
Quero, através deste espaço, endereçar meus sentimentos de pesar a todas famílias moçambicanas e estrangeiras residentes em Moçambique que perderam seus entes queridos, seus bens móveis e imóveis em consequência deste fenômeno meteorológico Idai. Muita força aí, família. Estamos juntos, eu também tenho danos a calcular que o IDAI me trouxe.
.
Comentários
Escreve um comentário...
Renamo realiza o Conselho Nacional na Vila Paiva-Gorongosa entre os dias 27 e 28 deste mês para eleger o Secretário-Geral e diversos órgãos do partido.

. O partido Renamo vai convocar entre os dias 27 e 28 do corrente mês de Março, na Vila Paiva, na Gorongosa-Sofala, um Conselho Nacional do partido para, entre outras agendas, eleger o seu Secretário-Geral. Como podem perceber, o evento terá mais uma vez a duração de dois dias. Neste momento, o partido está a mobilizar recursos financeiros e materiais para que o evénto não falhe.
. Viva Renamo unida, Viva presidente Ossufo Momade.

. SANDURA AMBRÓSIO REUNIU HOJE COM OSSUFO MOMADE NO HOTEL INDY VILLAGE EM MAPUTO PARA PEDIR DESCULPAS.
O Sandura Ambrósio procurou hoje em Maputo o presidente Ossufo Momade para endereçar o pedido de desculpas. Ossufo Momade aceitou sentar-se à mesa com o Sandura para diálogo. Isto acontece dias depois de o mesmo ter criado embaraços, exigências infundadas e imposições com a brigada central.
. A brigada Central da Renamo enviada à cidade da Beira pelo presidente Ossufo Momade para resolver assunto com o grupo de Sandura Ambrósio, não teve grandes êxitos na sua missão. O Sandura baralhou tudo. Criou embaraços sérios e as conversações não chegaram a fluir. As fontes seguras salientam que Sandura e seu grupo quiseram envolver na conversa o arcebispo emérito da cidade da Beira, Dom Cláudio. O pedido foi aceite pela brigada central, so que tal não chegou a acontecer porque o arcebispo não aceitou porque o pedido não tinham sido formulado pelos órgãos competentes do partido, mas sim, por um grupo de pessoas que se haviam rebelado contra seus próprios superiores. Portanto, o arcebispo entendeu que era uma palhaçada ser chamado para intermediar um caso daqueles que envolve desobediências aos superiores hierárquicos. O pedido foi chumbado pelo arcebispo. Sem chance, Sandura Ambrósio ignora as chamadas telefônicas da brigada e zarpa sorrateiramente para Maputo ao encontro do presidente Ossufo Momade. O Sanura Ambrósio mostra-se profundamente arrependido por ter enveredado por vias de insubordinação e falta de respeito aos órgãos superiores. Também há informações de que os seus seguidores estão sem moral, estando neste momento a abandonar um por um.
.
.
Comentários
  • Muzungu Ndini Mamparra esse.
    2
  • Luis António Macuacua Muito obrigado muzungu por ter nos informar hora a hora
  • Ezequiel Marcelino Irmão, a RENAMO é RENAMO! We are the best
    1
  • Tonny Wallter Chissada Se assim for foi bom,o arrependimento seja verdadeiro não de meter agua novamente.
    1
  • Thomas Sankara always the best
  • 1
  • Fausto António Macuácua Ambrosio Sandura sera Secretario Geral da Renamo. Grande quadro que deu aulas de sapiencia ao seu Presidente sobre democracia interna na Renamo.
  • Muzungu Ndini Fausto, mentiu. O Sandura não passa de um indisciplinado. O SG vai ser um homem bem educado, íntegro e merecedor de respeito. Já exite uma figura consensual que nem vou aqui citar.
    3
  • Filipe Augusto Natal Ok boa noticias
  • Titos Sentinela Cotovismo
  • Quingue Macuacua Mano, eu vejo que quando escreve sobre este assunto Sandura tens sido imparcial e tendecioso.
    Veja só ele "procurou" Ossufo para pedir desculpa, essa fraze não cola
    Em nenhuma familia não existem problemas mesmo sendo problemas mesquinhos se abalam a f
    amilia são problemas, ja tentar fazer crer ou tratar o cabeça desses problemas como se por causa disso não fosse da familia um vaivem não te fica bem com o teu tamanho.
    Ossufo irria mesmo aceitar sentar na mesa com um "mamparra"?
    Ele se fosse um qualquer eu acho teriam lhe expulsado logo na hora.
    2
    • Xavier Boane Os estatutos da Renamo nao prevêm expulsão de membros, seja qual for o motivo.
    • Quingue Macuacua Xavier Boane Tudo bem, mas uma organização democratica tem que prever divergencias de pontos de vista em alguns casos e por via disso abre se um debate interno sobre a materia em questão. 
      Ja vilipendiar quem tem outra visao isso ja é nas ditaduras e é cortar a possibilidade de surgimento de novos lideres porque todos ficarão com medo.
    • Bene Combessa Nao existe nenhum Estatuto que nao preve a expulsao dum membro Xavier Boane . Se Ossufo nao fez ele agiu por inteligencia e achou nao ser oportuno. Só isso
    • Xavier Boane Bene Combessa é membro do partido ou ja leu a edição actualizada dos estatutos? Concentre-se não gosto de incautos
    • Alcidio Mapalane Temos que habituar excesso linguistico que os nossos internautas imprimem, o único e exclusivo erro a vilipendir é o de insinuar clivagens e divisionismo no nosso seio por não saber conter a emoção movida pela perferência exagerada de figuras bem posicionadas, o que doutro lado chamamos de lambebotismo espiritual.
      1
    • Mudjadju Thovela No novo estatuto da Renamo ja nao se expulsa a ninguem apenas advertencia e afastamento nos cargos de chefia
      1
    • Rafael Daniel Muhapua Sim fose o falecid,ate hoje extaria fora,pork ele nao mimava cobras n partid,cortava cauta logo logo,(sua alma discansa embaxo)
    Escreve uma resposta...
  • Bene Combessa Valeu a pena. Força Renamo
  • Paulo Simão Jr. Oxalá k seja o Muchanga o novo SG da Renamo.
  • Alcidio Mapalane Seja de que forma que os internautas entendem e escrevem atetude do Sandura, para mim fê-lo bem, e recolocou-se no auge dos grandes homens ao redimir-se alías, em escritos filosóficos os seres espiritualmente sadios regem-se pelo sentido do erro e não importam-se pela aparência, todavia, os mortos ontológicamente/espiritualmente não regem-se pelo sentido do erro, preocupam-se apenas com o que os outros pensam a respeito deles.
    1
  • Armezito Sebastião Mafanhane As vezes ser reguila nao resulta nada
  • Ilda Lino Renamo unida rumo a Vitória
  • Miguel Cossa Em todas as famílias existem divergências protagonizadas por indisciplinados ou disciplinados. Importante é que o pai da família saiba inteligentemente agir e educar os seus filhos para salvaguardar a idoneidade,prestígio(valores morais) da família no meio da sociedade em geral. Bem haja ao chefe da família ( Ossufo) que humildemente aceitou e recebeu os pecadores demonstrando desta feita o seu comprometimento com a União da família. Bom líder sai e começa de casa.
    Extensivamente vão os meus parabéns aos filhinhos que voltaram humilhar se para a remissão dos seus pecados diante do pai.
    Quem nos dera este espírito de discernimento e humildade em momentos conturbados das nossas vidas! Ai daqueles que aplaudiam subiando para todos os lados na expectativa de algum aproveitamento político 😅😅😅
    Agora irmãos, vamos abandonar atiçar fogo, vamos bloquear as brechas do diabo, elogiándo-os e incentivá-los a seguir este caminho em tudo o que for pensamento diferente dos membros da família e de Moçambicanos em geral. A luta continua.
  • Benicio Pita Tapuleta Tapuleta OK ja e boa noticia, isso k e ser pessoa reconheceu o seu erro e pedir sisculpas.Ja uma passagem biblica cujo o vericiclo ja nao me recordo k diz: havia um sr.k tinha dois filhos o mais novo pediu ao pai pra k lhe dece uma parte valores monetario pra usar e o pai deu e foi se embora la com is amigos brincou e usou todo dinheiro e os amigos lhe fugiu nao tinha o k comer e pensou em voltar a casa e pedir perdao ao pai e pai aceitou o recebeu Como seu filho).
Escreve um comentário...
Ciclone IDAI já provocou até agora 16 vítimas mortais e 80.000 desalojados nas zonas afectadas.
. ______O Ciclone Tropical "Idai" já está a influenciar o estado de tempo nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Inhambane, estando na categoria 4, ventos a 190 km/h e rajadas até 210 km/h. O sistema desloca-se em direção à costa da província de Sofala, podendo atingir o continente (Centro ou olho do Ciclone) entre os distritos de Dondo e Beira a partir das 18 horas deste 14 de Março de 2019. A cidade da Beira está assim, a partir deste momento, entrando para o período crítico do fenômeno que poderá estender-se até 05:00 h da manhã desta Sexta-feira (15). O período de pico do "Idai" estima-se aproximadamentepara as 19:00 h, desta Quinta-feira. Segundo noticia a "Lusa", "Em Moçambique, o mau tempo que tem assolado o País já causou, pelo menos, 16 mortos e 80.000 pessoas foram afectadas em várias zonas do centro e norte, nas províncias de Manica, Sofala, e sul de Tete". O INAM prevê também a continuação de ocorrência de chuvas moderadas a fortes ( 30 a 50 mm/24h), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas a norte das províncias de Niassa, Cabo Delgado e norte de Tete.
Comentários
Escreve um comentário...
IDAI já começou a devastar a região centro de Moçambique.
A depressão tropical, ciclone IDAI, com a previsão de atingir uma velocidade assustadora de 220 km/hora e que far-se-á acompanhar de chuvas fortes demais de 150 milímetro, já começou a desvastar diversas regiões das províncias do centro de Moçambique. Na cidade da Beira, capital de Sofala, por exemplo, o fenômeno meteorológico IDAI já está mesmo em alta. Das imagens que nos chegam, é possível notar pelas ruas quedas de postes e cabos que transportam a corrente elétrica, algumas infraestruturas estão a ceder, outdoors publicitários sendo destruídos. Muito mais estragos podem acontecer. Meu Deus, minha palhota!. Eu já estou cansado de voltar à estaca zero a cada cinco ou dez anos. Oremos
Comentários
Escreve um comentário...
Como foi possível Moçambique expedir um mandado de detenção a Manuel Chang que goza de imunidade como deputado?, questiona a Bancada da Renamo na Assembleia da República.

. A Bancada Parlamentar da Renamo, na Assembleia da República, questiona ao governo da Frelimo: como foi possível elaborar um expediente de um suposto mandado de detenção internacional contra Manuel Chang, gozando plenamente de imunidade de deputado?.
. . Ou por outra, o partido de Ossufo Momade exige ao governo da Frelimo uma explicação exaustiva e que esclareça ao povo sobre: Em que artigos e respectivas alíneas, na Constituição da República, onde prevêem que um cidadão com imunidade válida seja objecto de detenção antes desta ser levantada pelos órgãos competentes, como mandam os pressupostos da Lei?..
A pergunta agora é mesmo essa: onde foi que o governo da Frelimo buscou o poder e a prorrogativa para emitir um mandado de detenção contra Manuel Chang que goza de imunidade?.. ___ Eu também quero saber: onde foi buscar o poder para ignorar as normas e fazer uma directa? Alguém me responde??.
Comentários

Sem comentários: