sexta-feira, 2 de março de 2018

SOBRE A REVISÃO CONSTITUCIONAL



Estive - há alguns minutos - à fala com um amigo americano, que no seu jeito brincalhão me pergunta: ò Alexandre, vocês vão deixar que aquela brincadeira de revisão avance assim, sem referendo? A Frelimo vai deixar isso? Aquela Comissão Política de excelentes e maduros quadros vai permitir isso?”
Em resposta - no meu inglês à maneira - disse-o: “companheiro, com ou sem referendo e com ou sem eleição directa dos Governadores e Edis, aquele projeto vai avançar e vai ser aprovado sem apelo nem agravo.”
E eu me explico:
1. Imperfeito ou não, brincadeira ou não, o projeto vai avançar porque nesta altura não há membro da Comissão Política, Deputado ou membro do Comitê Central da Frelimo, por mais iluminado e convincente que seja, que quererá aparecer como peace spoiler (entenda-se, inimigo da paz);
2. Qualquer exercício acadêmico ou político tendente a discutir o mérito da proposta, a obrigatoriedade ou não de um referendo, neste momento é inútil, porque será visto como estando em contramão com os esforços da paz.
Entretanto, afora isso, entendo que este acordo - como os anteriores - tem um enorme potencial para ser causador de conflitos futuros. E porquê?
1. Como em Roma ou na Julius Nyerere 2000, ao estabelecer esta plataforma de acordo, a Renamo está convencida de que vai ganhar as eleições. Aliás, de Dhlakama ouvimos sempre que ele e o seu partido foram “roubados.”
2. Se a Renamo ganhar isso vai trazer fricções dentro da Frelimo e o Presidente Nyuzi pode ser visto como o novo Gorbachev.
3. Perdendo a Renamo, seremos mimoseados, de novo, com a narrativa da fraude e se Dhlakama tiver ainda a “sua segurança pessoal”, nada garante que não se assista a mais um Muxungue.
Para tanto, me parece ser avisado debater, em simultâneo, na Assembleia da República, os pacotes de descentralização (há mais desconcentração que descentralização ali) e o das questões militares, sob pena de o cenário acima ter mais do que carácter de potencialidade
Tatenda maningui.
PS: afinal o sonho da cancela política no Save não está tão longe assim, a avaliar pelo descomunal optimismo nas hostes da Perdiz.
Gosto
Comentários
Esaúú Cossa Well done. Gostei muito da abordagem fina e incisiva Mais Velho Alexandre Chivale.
Gerir
Sheila Chambal Gostei desta reflexão .... Sim senhor
Gerir
Carolina Macie Well spoken.👏👏👏👏
Gerir
Gabriela Das Neves Santos Parabens pelo texto Dr.
Gerir
1 dia(s)Editado
Solomone Manyike Um ponto de vista interessante! Ha Trabalho
Gerir
Jeck Alcolete Excelente conversa!
Gerir
Isalcio Mahanjane Não concordo contigo... a CP e o CC tem quadros coerentes...😎
Gerir
Alexandre Chivale Não duvido. Infelizmente não se prestarão a ser inimigos da paz!
Gerir
Isalcio Mahanjane Alexandre Chivale, bem, por aí, e a avaliar pelas romarias de apoio, se calhar concorde...
Gerir
Dino Foi Discordo!!! Kikikiki
Gerir
Alexandre Chivale Inimigo da paz😎
Gerir
Misslairis Michel Logo esse machambeiro....
Devia ver bem e virar "amigo da paz"😎😜
Gerir
Manish Cantilal Renamo vai tirar muitos municipios
Gerir
Manish Cantilal Let's see nampula first.
Gerir
Manish Cantilal Isalcio Mahanjane frelimo k eu conheci anda desaparecida. Espero k esteja errado, mas os olhos vee esse futuro
Gerir
17 h
Felisberto José Utui Onde os astutos contemplativos de calam e os pensadores não se manifesta há muita heresia. (MAS EU NÃO FALEI DA TUA REFLEXÃO ILUSTRE, só falei nela)!!!! 
Eu lera a obra de Sacha Isnikov, um politicólogo soviético de Baku que disse haver muita diferença
 entre a questão do independentismo "inicialmente assim tratado" do Afeganistão correlação à URSS (CCCP) com as questões vistas à posterior: Belorrussia, e os encraves dos anos actuais: Kremeia, e tal e tal. Isto porque ele leu "in loco dolenteI" o "servilismo" ou convicção de Gorbachov para com a extrema contrária e sobretudo a ânsia de ver a guerra fria findar que afinal promoveu a Rússia e manteve Kremlin e a praça vermelha como sedes da ala socialista da guerra fria. De facto esta, só mudou o nome mas ainda se vêm os poderes quer bélico quanto político e oposicionista da Rússia para com o Ocidente e mormente o bloco militar NATO.
Há que ter cuidado ao vaticinam macropiticamente a questão de busca da paz da FRELIMO.
Há os que olvidam da imperfeição do próprio AGP (sob ponto de vista de exequibilidade à letra - legalmente e de modo matemático) que em poucos anos fez do P. Chissano um pensador político que com astúcia trouxe a paz "enganando" as expectativas duma Renamo bélica de outrora e até colocando no cepticismo os analistas de então (pessimistas) mas trouxe paz efectiva e empurrou às cordas a RENAMO o e seu líder que em décadas se mantiveram calados, isto é "ledos e querdus" (mesmo armados até aos dentes) enquanto ele governasse) e a caravana passeasse. 
Leiam a obra deste ISNIKOV e revejam vosso "modus" pensante ou "cogitari manus".
Falei????
Em política há que ter cuidado com as "tacadas do mestre"
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Wilson Profirio Nicaquela Quando o assunto é paz e tranquilidade, mesmo que dé origem a outra guerra, o importante é ter. O resto somos nós que ficamos de casaco e gravata a pensar socialmente e não tecnicamente. Este pais precisa de cientistas das áreas tecnicas e não da area social. Hehehe.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado

MITADER vs LIXEIRA DE HULENE
Cda Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, a quantas anda este projecto lançado com pompa e circunstância em 2015?
Veja que este ano, depois do show da assinatura do memorando, tipo Gala Vibratoques, 3 anos depois morreram 17 compatriotas.
Quando digo que há quem gosta de empurrar o Presidente Nyuzi ao mato achan que estou a exagerar
O contrato de consultoria foi rubricado pela presidente do Fundo Nacional do Ambiente (FUNAB), Ágata Tadeu, e o vice-presidente da Korea Engineering Consultants Corporation, Moon Hyung Lee, numa cerimónia testemunhada pelo Ministro da Terra,…
INFODIARIO.CO.MZ

Gosto
SOBRE A LIXEIRA E OS MORTOS
Depois de enterrar os mortos e porque é contínuo processo de curar feridas, muitas delas emocionais, me parece oportuno repensar a relação município-munícipes e munícipes-município.
Não raras as vezes, os municípios têm agido em sentido contrário dos direitos e das expectativas dos munícipes... o lixo por recolher quando se paga taxa para o efeito, a poluição sonora depois das 21h, a falta de respostas a requerimentos para atribuição de lotes de terra, a venda camuflada de terrenos, são alguns exemplos dessa actuação...
Por outro lado, os munícipes não têm, na sua maioria, exercido o direito aos recursos gracioso e contencioso para responsabilizar e pressionar os municípios... assim como têm pautado por depositar lixo em locais impróprios, perturbar sonoramente a tranquilidade dos seus semelhantes, estacionar indevidamente...
Há por tanto várias variáveis a ter em conta na relação entre os municípios e os munícipes, que revelam uma realidade em que direitos e deveres são muitas vezes difíceis de gozar e de exigir, seja pelo desleixo ou incapacidade das edilidades e dos munícipes (a falta de meios e de conhecimento e o abuso de autoridade).
É por isso que penso que o problema da lixeira de Hulene (em que se pede a "cabeça" de David Simango) é multilateral: i) do Município de Maputo, pela aparente incapacidade de impedir a habitação à volta de Hulene (pese embora dados indiquem que depois de algum reassentamento, algumas famílias regressam ao local) e o negócio, desordenado e perigoso, de resíduos; ii) do Município da Matola, pela aparente incapacidade de garantir a "integridade" do espaço do novo aterro; iii) dos cidadãos que insistem na habitação e actividades em zonas de risco; iv) do governo central, no caso pelo ministério de pelouro, que aparenta não ter agido em conformidade, depois de pomposos discursos...
Assim sendo, não entendo por que carga de águas a "cabeça" do Simango é a única a ser pedida? A do ministro (por sinal dos "melhores" que anunciou em 2015 o aterro e agora postarda para 2019)? Do outro edil? E a de quem foi reassentado e regressou ao local...?
Pontos para reflectirmos e melhorar a vida nos nossos municípios... e entender que pedir a "cabeça" de Simango, por isto, pode não ser a solução para o problema, mas sim uma mesquinhice em tempo de eleições autárquicas...
Comentários
Alberto Mateus Magassela As taxas de lixo cobradas e o lixo que não se recolhe. O Lixo que cresce até atingir os munícipes. Os ecopontos inexistentes. Camões que quando recolhem o lixo, espalham-no pela cidade a caminho do aterro. Lixeira a céu aberto em pleno século XXI? Neste caso eu não peço cabeças se não as que conseguem reflectir!

Viabilizada construção do aterro de Matlhemele.

Thursday, 13/08/2015 | 09:10O PROJECTO de construção do aterro sanitário das cidades de Maputo e Matola poderá arrancar brevemente. Para o efeito, foi assinado ontem um contrato de consultoria para o desenho do projecto do respectivo projecto entre o Governo e a empresa sul-coreana Korea Engineering Consultants Corporation, no valor de 68 milhões de dólares e 25 mil dólares americanos.
O contrato de consultoria foi rubricado pela presidente do Fundo Nacional do Ambiente (FUNAB), Ágata Tadeu, e o vice-presidente  da Korea Engineering Consultants Corporation, Moon Hyung Lee, numa cerimónia testemunhada pelo Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), Celso Correia, e que decorreu no local onde será erguido o aterro, no Bairro de Matlhemele, município da Matola.
Com efeito, da verba destinada para o futuro aterro sanitário, o Governo vai alocar 12 milhões e 204 mil dólares e os restantes 48 milhões e 621 mil dólares será canalizados pela Coreia do Sul, através do Korea Exim Bank.
O aterro sanitário será implantado numa área de 100 hectares em Matlhemele, nas imediações da Estrada Circular de Maputo. Após a construção, este aterro terá um tempo de vida útil mínimo de 20 anos, com uma capacidade de receber 1400 toneladas diárias de resíduos.
O projecto inclui ainda a construção de uma unidade de reciclagem de resíduos, com capacidade para 200 toneladas diárias, estação de tratamento de lixiviados e sistema para a produção de energia a partir do biogás, entre outras componentes que proporcionam a esta infra-estrutura um padrão internacional.
A firma coreana é responsavel pelo desenho do projecto, fiscalização da empreitada e treinamento de técnicos moçambicanos para operação e manutenção do empreendimento.
A assinatura deste contrato consubstancia os esforços do Governo na mobilização de recursos para a construção de infra-estruturas de saneamento nos centros urbanos, com vista ao encerramento das actuais lixeiras a céu aberto e para dar uma resposta adequada aos desafios ambientais inerentes à gestão integrada de resíduos sólidos urbanos.
Partilhar

2727
Comentários
Isabel José Da Costa Parece que temos dificuldades de prever situacoes catastroficas. Gostamos de remediar e nao de prevenir. Capirizange assistiamos serenamente ao roubo de combustivel ate morrerem pessoas. E tantos outros problemas que vamos sofrer as consequencias de nao pensarmos proativamente. E triste. E ninguem e responsabilizado por isso. A vida continua como se nao tivesse acontecido nada no seio dos nossos governantes
Gerir
Xavier Jorge Uamba Diga nomes meu ilustre
Gerir
Bonifacio Ildefonso Mas bem disse o entrevistado na Lixeira de H. Querem transferir o problema de Hulene pra Matlemeli so
Gerir
Dino Foi Cidadania!!
Gerir
Vicente Manjate Sempre atento, mokota Mavalo. No dia em que surgir uma instituição com vontade séria de exercer o direito de acção popular, teremos prova abundante. Abraço
Gerir
Santa Teresinha Aiiii estas a dizer que o Presidente é uma criança inocente, empuravel para o mato???
Gerir
Santa Teresinha O Presidente da República é a pessoa mais inteligente de Moçambique ainda que seja aconselhado. 

Se se deixar influênciar pelas mas bocas
Gerir
Santa Teresinha Então ele é incompetente.
Gerir
Santa Teresinha Todos nossos somos animais políticos e é normal que o Ministro do Mitader esteja a fazer o seu jogo político e o Presidente nem você devia vir dizer que ele está a ser batotado
Gerir
Santa Teresinha Quando um país requisita um líder é pk esta no mato e é papel do líder tira-lo do mato.

Agora imagina que vem 1 e se queixa de estar a ser empurrado para o mato... faz favor, então quem é o carro e quem é o driver???
Gerir
Santa Teresinha Escovaste mal dessa vez.

Deixemos o Celso em paz.
Gerir
Cofe Emanuel o ministro Celso por ser titular da pasta do ambiente tem culpa por o que aconteceu? qual é tua visão? e pk o Dr. Chivale esta errado?
Gerir
Santa Teresinha Aquele tem culpa por ser mistiço, depois por estar a vir de uma falência no sector privado.
Gerir
Santa Teresinha O Dr. Chivale podia muito bem responsabilizar o Celso sem passar pelo PR, do contrário soa a agitação para o miúdo cair.

Todo o Governo é de incompetentes, a diferença é que o Celso é mais és pertinho e sabe se aconselhar por isso é até agora o melhor Ministro, mas o Dr. Chivale como quer ser visto a custa dos outros eleva o PR que nunca criticaria para cavar a sepultura do Celso. Não fica bem isso
Gerir
Alexandre Chivale Já entendemos, Dr Cientista Político. Deixe-nos, nós o povo.
Gerir
Santa Teresinha Deixar o povo entrar na sala de operações e matar o outro doente só pk o povo também é doente?
Gerir
Alexandre Chivale A que propósito vêm os Quembos desta vida por aqui? Alguém nos apresentou?
Gerir
Santa Teresinha Eu vim sozinho falar do Alexandre e não dos Alexandres. 

Sou cientista político.
Gerir
Alexandre Chivale Haaaa, Cientista Político, não vais conseguir tirar-me do sério. estou na onda dos consensos. Vá tentar outro. Deixe-me com os meus amigos. o convite ainda não chegou à aldeia. Nos deixe só!😎
Gerir
Santa Teresinha Teus amigos são aqueles que só concordam contigo? 

Então me desculpa Dr, retiro tudo que disse, aliás, aquele Celso é mesmo um traiçoeiro e não é o único. 


Há uma campanha interna para denegrir a imagem do PR.
Gerir
Santa Teresinha Vamos só ser amigos
Gerir
Alexandre Chivale Dr Cientista Político, até ontem nem fazia ideia que na face da terra havia um ser chamado Quembo. Por isso e porque ninguém nos apresentou não tente acusar-se de ser algo que se confunda com meu amigo.
Gerir
Alexandre Chivale Começaste mal. Pedido indeferido in limite.
Gerir
Santa Teresinha Começa-se assim depois faz se as pazes
Gerir
Santa Teresinha Desculpe lá.
Gerir
Augusto BáfuaBáfua Je suis "Celso"...
Gerir
Viriato Manjate So depois de vidas perdidos é que simulamos solidariedades.
Canana, que Deus o tenha, falava em tirar a lixeira;
Comiche também;

Simango idem.
Eu nascí e crescí vendo aquela lixeira. Sei do que falo.
Gerir
Teo Nhangumele É mais fácil tua esposa te empurrar ao mato que um Ministro. Esposa a gente casa Ministro não.
Gerir
Santa Teresinha Ele escovou mal e alejou as gingivas.
Gerir
Alexandre Chivale Mais velho Teo Nhangumele, deixe o rapaz, aliás Cientista Político se estender sozinho aqui. Nós, o povo, estamos bem e nem lhe chamamos.
Gerir
Teo Nhangumele Eu entendo muito pouco deste Governo. Celso é meu amigo. Sempre foi um jovem capaz. Agora, o que está a acontecer para que ele não tivesse removido a lixeira, não tenho a mínima ideia. Governar deve ser muito dificil Alex....
Gerir
Muhamad Yassine Eu sei porque nao removem aquela tralha.
Gerir
Teo Nhangumele É porquê Yassine....
Gerir
Alexandre Chivale Esse meu amigo Muhamad Yassine é sempre assim: agita e foge🤣🤣🤣
Gerir
Teo Nhangumele Muleke... hi na mu mana.....
Gerir
Muhamad Yassine 1-A quem pertence o espaço onde esta o lixo?
2- quem foi atribuído o negocio de transformação do lixo em energia?
3- porque o projecto nunca arrancou?

4- quem se meteu nisso?
5- é para eu dizer nomes?
Gerir
Teo Nhangumele Yassine, não nos pergunta perguntas você. Respostas aqui
Gerir
Muhamad Yassine Acabou comentario neh kkkkk
Gerir
Solomone Manyike Coisa da democracia
Gerir
Acacio Massingue Tio Alexandre Chivale empurrar é favor, estão "atropelar" "rasteirar" em pleno sol do dia
Caros Conselheiros de Comunicação do
Governador do Banco de Moçambique.
Vós muito bem sabeis que o vosso governador é um excelente tecnocrata e a dezenas de anos viveu fora deste maravilhoso país e naturalmente pode ter perdido sentido político e sensibilidade que o povo tem com algumas palavras. Dizer hoje que estamos a sair da CRISE ao povo Moçambicano é GRAVE. Isso é daquelas "verdades" que não podem ser ditas com os seus próprios nomes.
Os indicadores que o BM apresenta até são bons e demonstram o bom desempenho das políticas monetária e cambial do país e isso pode induzir a um outro comportamento da economia e lentamente sairmos da crise mas para isso se reflectir no bolso do cidadão ainda vai levar muito tempo.
Eu até entendo de que crise o GBM se refere. É o conforto na provisão de divisas para importação, a baixa das taxas de juro de referência, a inflação a baixar e outros indicadores macroeconómicos.
Mas se ainda nao existe espectativa de retoma do apoio da comunidade internacional ao orçamento do Estado, as pessoas continuam no Txopela, o preço do chapa vai subir esta semana, o combustível vai subir, os bolseiros funcionários e agentes do Estado foram cancelados, o Estado continua a não pagar os fornecimentos das empresas e muitas outras desgraças o que reflecte-se directamente na economia da família e significa CRISE a aumentar, fica contraproducente com as declarações do senhor Zandamela.
Por favor senhores do Gabinete de comunicação do BM cuidem da retórica do chefe de forma a garantir a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara, objectiva e conseguir transmitir a mensagem com convicção.
Senhor povo, Saímos da crise? Não.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Guilherme Paulo Vai dizer ao povo que a crise acabou e em contrapartida, o mesmo povo recebe a noticia de que chapa vai subir
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sergio Mawelele Pois é meu caro, o homem falou numa linguagem que não é para o povo, talvez para as "elites". Falar da saúda da crise quando a vida do pacato cidadão está a caminho da fossa mais profunda é mesmo brincar com o sentimento.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Isalcio Mahanjane Vive-se uma embriaguez colectiva crônica!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Feliz Silvia Kkkkkkkk Eishiiii Ximbutso Muzaya
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Teko Gildo Rhulani Realmente falhou comunicacao. Mas este problema é de quase todas as instituicoes governamentais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa E voces especialistas em comunicação deixam isso acontecer...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Eliha Bukeni E tambem devem ajuda-lo a pronunciar "por cento" e nao "por centos". Fica mal um economista proninciar mal as percentagens, quando o sujeito e formado em outras areas, ate se pode tolerar. E temais, o facto de a inflacao em Dezembro de 2017 ter sido de 18% e a homologa em 2018 ser de 3,5% nao quer nada dizer que o precos cairam em (18%-3,5%)=14,5%, quer mais e dizer que os precos subiram em apenas 3,5%, portanto, parem de enganar o pacato cidadao!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Nito Ivo Muito bem dito. Contudo não tentes afagar as costas do Governador. Para o povo o culpado é ele. Ele que culpe os seus.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Sim é. Mas o BM tem um mega-gabinete de comunicação que no mínimo podia fazer clipping dos erros do chefe, cada vez que fala e submeter-lhe em esguelha .para nao voltar a repetir.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Custódio Sabonete Enquanto o chapa sobe, o combustível sobe, a Zap/Dstv sobe, as tarifas do Mpesa e tudo resto sobe, como provar a este povo mártir/sofrido que estamos a sair da crise?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa É isso...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Alvaro Simao Cossa Excelente Jaime Langa! A provisão de divisas para importação, só por si, não significa um indicador que proporciona a balança comercial positiva, visto que neste caso de maior provisão de divisas para importação, a balança comercial pode propender à desfavorável, já que indica uma maior valorização da produção feita no exterior do que a da nacional, desta feita, desfavorecer o crescimento salutável da economia nacional e conduzí-la ao déficit, quando as importações superam as exportações. Uma das diversas consequências deste cenário desfavorável está (pode ser) a desvalorização da moeda local em relação a estrangeira.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Isalcio Mahanjane Vocês têm de aprender a calar... esta época não é favorável a coerência...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Isalcio Mahanjane Voces ubhala mah? wena ke?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Isalcio Mahanjane Jaime Langa, unga wari mina se ni “dsalinhado” hi kale...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Eliha Bukeni Preferi ignorar erros ortográficos tendo em conta que mantém o espírito da mensagem. preocupei-me com o conteúdo que pode tabelar na parede e voltar a sua testa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Lourenco Tsambe É complicado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Tio Alvaro Simao Cossa nao liga o Isalcio Mahanjanecalar nao ajuda a ninguém e quem não quer ouvir as nossas contribuicoes o problema é dele.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Dino Foi Muito obrigado. Você é um diplomata, eu não poderia escrever tão bem, ia a insultar alguém.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Isalcio Mahanjane 🤣🤣🤣🤣
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Dino Foi Nduko pode bater por frente ou por traz. Eu nao sei lançar por frente. Sou tímido, até com mulheres. kakakakakakakak
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Dino Foi Jaime Langa : porra! Mesmo custo de Mpesa vai subir!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Isalcio Mahanjane Dino Foi, acabo de ver o novo quadro de custos do Mpesa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Teo Nhangumele Eu tambem estava perto disso Dino... o homem tem um jeitinho peculiar para nos tirar do sério.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Teo Nhangumele Já ni ti khomili makweru.... Xikwembu a xiku bekissi.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Gilberto De Jesus Nguenha As pracetas do Alto-maé forneceram muita gente com visão
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Opah Gil que visão!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Benedito Almeida Novele A questao comunicacional no país é deveras preocupante...sempre andamos as pedras devido ao mau jeito de passar a mensagem...Não quero imaginar quantos "poras" o bom do Zandamela recebeu com aquele discurso...Estamos a sair da crise, quando saio da DSTV para GOtv? Quando tiro os meus filhos da carrinha, quando exijo combustivel ao meu irmao quamdo me pede que lhe carregue racao para seus porcos? Valha me Deus.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Jaime Langa Calma Ben. Ele saiu da crise de indicadores macroeconómicos não nós. Mutsiki
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Kingkinho Acha O chapa 100 subiu depois dos papos do Xandamela na ordem de 50%
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maneia Quembo Penso que os acessóres de imprensa ao nível dos sectores governamentais precisam sair do papel e fazer com êxito o trabalho que lhes foi confiado para que se evite declarações aparentemente esporádicas. ASSIM VAMOS NÓS.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Jaime Langa Maneia Quembo Nada aqui é esporádico apenas imprudente. Podia ter encontrado outra forma de dizer mesma coisa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maneia Quembo Concordo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Alexandre Chivale Dino Foi🤣🤣🤣🤣
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Teo Nhangumele Obrigado meu irmão Jaime Langa. Eu já andava muito preocupado. Me esclarecestes as dúvidas. O homem fala complicadês.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Basilio Muhate Meu mano Jaime Langa a abordagem é interessante, li também os textos do mais velho Adelino Buque e do meu professor Constantino Pedro Marrengula sobre o mesmo assunto. 
Vale a pena olhar para as varias abordagens de crescimento e desenvolvimento econo
mico, e tambem incluir a presoectiva microeconomica para estudar a crise. O mais importante é que cada actor da economia faça e bem o seu papel e cause impactos positivos na economia.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Alvaro Simao Cossa Li muitas vezes o que meu irmão Basilio Muhate escreveu e não entendi patavina.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Basilio Muhate Alvaro Simao Cossa pelo menos leu, obrigado 🙏🏽
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

Sem comentários: