08 de Março 16h38 - 1 Visita
O jornalismo cultural estará em debate, num seminário a realizar-se entre 26 e 28 deste mês. O programa da SóArte Media em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português está marcado para aquela instituição cultural, em Maputo, com duas sessões ao dia, a partir das 14:25.
Esta segunda edição do Seminário de Jornalismo Cultural é financiado pela União Europeia e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e vai introduzir estágios profissionais para jornalistas moçambicanos no estrangeiro, concretamente para RTP, em Lisboa, Portugal.
Tal como ano passado, várias personalidades são convidadas a intervir, dizendo o que pensam sobre o sector do jornalismo cultural. Entre os convidados – com escritores, cantores, académicos e, claro, jornalistas – estão os seguintes nomes que vão preencher os painéis: Jeremias Langa, MC Roger, Melita Matsinhe, Severino Ngoenha, Paulina Chiziane, Júlio Manjate, Francisco Manjate, Inocêncio Albino, Pompilío Gemuce, José dos Remédios, Paulo Chibanga, G2, Amosse Macamo e Milton Machel.
Além dos jornalista nacionais, o seminário contará com a presença de jornalista estrangeira, nomeadamente: Teresa Nicolau, de Portugal. Ainda daquele país europeu, vem a pesquisadora e cineasta Catarina Simão.
O Seminário de Jornalismo Cultural procura juntar actores culturais de Moçambique que abordam temas ligados às relações das linguagens artísticas com o jornalismo, património, tecnologias de informação e comunicação, e contempla formação de jornalistas, artistas, sociedade civil nas províncias de Nampula, Sofala e Maputo sobre o uso das plataformas digitais, informa o comunicado da SóArte Media. E diz mais: “A ideia é influenciar, através do seminário, a produção de conteúdos jornalísticos sobre cultura e artes mais consistentes e que estimulem mudanças positivas. Por outro lado, pretendemos influenciar a criação de mais espaços na media para assuntos ligados à cultura”.
Sem comentários:
Enviar um comentário