quinta-feira, 8 de março de 2018

FMI não dá tréguas e insiste

O esclarecimento pleno do uso do dinheiro da dívida oculta é essencial


O Fundo Monetário concluiu, no dia 5 de Março, a consulta sobre o Artigo IV com Moçambique. Ao abrigo do Artigo IV, o FMI realiza encontros anuais bilaterais com os membros, uma equipa técnica visita o país, recolhe informação económica e financeira e discute com os responsáveis as políticas e os desenvolvimentos económicos do país. Apesar de estar suspensa a ajuda, o FMI analisou o caso de Moçambique, e, para já, não foi abordada a questão da retomada do programa. Mais uma vez, no seu comunicado final, o FMI insiste que é preciso esclarecer os contornos da dívida oculta e a competente responsabilização.
“O esclarecimento pleno do uso dos recursos dos empréstimos não revelados contraídos por três empresas públicas será essencial para restabelecer a confiança”, lê-se no comunicado do FMI.
No seu comunicado, o FMI endureceu a linguagem sobre a corrupção, tendo dito que, apesar de Moçambique ter um enquadramento legal anticorrupção consistente, a implementação ainda deixa muito a desejar, e é recomendado que a aplicação dessas leis, daqui para a frente, é fundamental para combater a corrupção.
Os directores do FMI recomendam que haja um esforço para fortalecer o ambiente de negócios e a governação, para impulsionar o investimento privado e a criação de emprego, para apoiar o crescimento inclusivo e reduzir ainda mais a pobreza e a desigualdade. Apontaram que a reestruturação das empresas públicas em dificuldades será fundamental para melhorar a eficiência e reduzir as perdas financeiras.

Na avaliação macro-económica do país, o FMI considera que, nos últimos anos, a economia de Moçambique tem sido afectada de forma adversa pela queda dos preços dos produtos de base, por condições  climatéricas adversas e pela questão das dívidas ocultas e subsequente suspensão do apoio dos doadores. “O crescimento diminuiu para 3,8% (de 6,6%, em 2015) e os dados mais recentes mostram que a economia cresceu em 3,7% em 2017, impulsionada por uma recuperação na actividade agrícola e mineira (devido a um aumento na produção do carvão).
Uma política monetária apertada, aliada a uma apreciação da taxa de câmbio, conduziu a uma queda acentuada da inflação para 6,3% (ano a ano) em Janeiro de 2018, de um pico de 26%, em Novembro de 2016. Todavia, estima-se que o défice fiscal de 2017 calculado numa base de caixa modificada (ou seja, incluindo os atrasados externos e internos) tenha aumentado para cerca de 8,2% do PIB em comparação com 7,6% do PIB em 2016, devido principalmente a pressões continuadas sobre a despesa, incluindo uma maior folha salarial e custos elevados do serviço da dívida. O défice da conta corrente externa continuou a estreitar em 2017. Isto deveu-se a uma forte alta nas exportações mineiras e a uma contracção na importação de serviços pelos megaprojectos.
Outro factor foi o influxo pontual no rendimento associado ao imposto sobre as mais-valias da venda da parte da ENI no campo de gás natural Coral Sul à Exxon Mobil. A dívida continua insustentável com o ‘stock’ da dívida do sector público em relação ao PIB a atingir 128,3% no final de 2016, com vários pagamentos falhados da dívida, incluindo do Mozam Eurobond”, lê-se na avaliação.
Perante este cenário, o FMI diz que, sem acções de políticas adicionais, o crescimento real do PIB deverá decrescer ainda mais ao longo do tempo, com a inflação a manter-se nos níveis actuais.

CANALMOZ – 08.03.2018

Image may contain: text
Image may contain: text


OS CRIMES E A MÁ GESTÃO DE ISABEL DOS SANTOS NA SONANGOL


Isabel dos Santos, Mário Silva e Sarju Raikundalia foram autores de várias manobras na Sonangol que se coadunam com os crimes de abuso de confiança, burla e branqueamento de capitais. Isto mesmo foi declarado por Carlos Saturnino, presidente do Conselho de Administração da Sonangol, em conferência de imprensa no dia 28 de Fevereiro de 2018. Consequentemente, os três indivíduos em questão devem ser investigados e julgados.
Face à denúncia pública dos factos, espera-se a actuação imediata do procurador-geral da República.
Além disso, são inúmeras as situações apresentadas por Saturnino que confirmam a gestão incompetente da equipa liderada por Isabel dos Santos enquanto esteve à frente da Sonangol. 
As revelações de Saturnino são múltiplas, mas têm destaque as seguintes, que se enquadram nos tipos criminais enunciados: 
  • Criação de empresas de fachada para facturarem à Sonangol valores milionários. É o caso da Wise Intelligence, DMCC, Matter e outras, devidamente detalhadas por Carlos Saturnino, que supostamente prestavam consultoria à Sonangol, mas não tinham trabalhadores, e operavam a partir do mesmo endereço. O seu director ou participante principal era o português Mário Silva, que simultaneamente exercia funções dirigentes na Sonangol e era o braço direito de Isabel dos Santos. Por via deste expediente, saíram 135 milhões de USD da Sonangol. 
  • Pagamento da dívida da Exem (empresa estrangeira propriedade de Isabel dos Santos) à Sonangol em kwanzas, quando esta tinha sido contraída em euros, sendo tal alteração aprovada pelo Conselho de Administração presidido por Isabel dos Santos, em claro prejuízo para a Sonangol. 
  • Constituição de uma Assembleia Geral falsa para dissolução da Esperaza, accionista da Galp portuguesa, em que a Sonangol é maioritária.  
  • Transferência por parte do CFO Sarju Raikundalia de 38 milhões de dólares para uma empresa de consultoria no Dubai, quando Raikundalia já tinha sido exonerado. Essa transferência foi feita pelo Banco BIC de Portugal, pertença de Isabel dos Santos, que se tornou um dos principais bancos da Sonangol. 
  • Caixa n.º 2, não autorizada, para pagar salários a um grupo restrito de administradores e colaboradores. 
  • Conflito de interesses relativamente à contratação da PWC, o que, dependendo do trabalho levado a cabo pela consultora, pode também constituir crime.
  • Conflito de interesses na utilização primordial do EuroBic em Portugal e do BIC e BFA em Angola. Também aqui, dependendo dos factos concretos, poderá haver crime. 
Note-se que, no meio da apresentação de Carlos Saturnino, surge o nome do escritório de advogados portugueses Vieira de Almeida. Torna-se de grande importância averiguar até que ponto esta sociedade portuguesa é cúmplice dos eventuais crimes cometidos, ou se apenas foi mais uma beneficiária da generosidade de Isabel dos Santos. 
Refira-se também que estas situações já foram atempadamente denunciadas pelo Maka Angola.
A gravação da conferência de imprensa de Carlos Saturnino é a notícia dos crimes, e deve servir de base à actuação da PGR. 
Além da parte criminal, o quadro que Saturnino traça relativamente à gestão de Isabel dos Santos é demolidor. Quando chegou à empresa, no seu primeiro dia de trabalho como presidente do Conselho de Administração, foi confrontado com manifestações de trabalhadores que não recebiam os seus salários por incumprimento da Sonangol. De seguida, verificou que os elevadores não funcionavam por falta de manutenção. Deparou-se com inúmeros e novos contratos de prestação de serviços em substituição dos antigos, sempre com valores mais elevados. Por isso, em termos de contenção de custos, a gestão de Isabel dos Santos foi igual a zero, afirma Saturnino.  
Mesmo a famosa redução de dívida que Isabel anunciara ter feito, de 13 mil milhões para 6 mil milhões, afinal não foi resultado de nada mais do que uma injecção de capital do Estado. Também não foi encontrado qualquer plano estratégico ou instrumento de gestão provisional. 
Sejamos muito claros: o quadro descrito por Carlos Saturnino em relação a Isabel dos Santos, Mário Silva e Sarju Raikundalia é devastador, quer na perspectiva criminal, quer na perspectiva reputacional enquanto gestores. As declarações de Saturnino não podem ficar no vazio. Exigem acção e esclarecimento. 
Aguarda-se que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias face à gravidade das revelações oficiais do presidente do Conselho de Administração da Sonangol.


Reportagem investigativa que expôs corrupção é tratada como ofensa ao Estado; julgamento será na segunda-feira, dia 5
APUBLICA.ORG
Comments
Adilson T Pinheiro Ele devia rever os seus conceitos antes de executar alguma ação.
Pelo que está escrito o que de concreto esse procurador quer, nao existe em nenhuma parte do planeta ser acusado por um ato e responder por outro sem se quer ter um processo formalizado, sr. procurador J.Maria, se tiveres uma constituição da República privada veem ao público explicar para entendermos bem se es espert na matéria.

Manage


Reply4d
أبو سارة الأنجولي Este gatuno já deixou de ser jurista faz tempo, agora ele é mesmo só gatuno.
Manage


Reply4d
Ines Froehlich Acredito que este sr. ex-PGR general João Maria de Sousa,desconheça o verdadeiro significado da palavra Constituição e DEMOCRACIA!! Assim como acredito que ele deveria ser denunciado junto a Corte Internacional por violar os direitos do nobre jornalista Rafael Marques! E não é uma novidade para ninguém que este nobre jornalista tem sido perseguido por estes generais vermelhos de extrema esquerda!
Manage


Reply4d

Reply3d
أبو سارة الأنجولي Está claro, e este incidente vem mais uma vez dar razão à Portugal quanto a nossa justiça não ser séria, (foi mesmo este o termo usado?) no caso MV.
Esta cambada de terroristas e gatunos sem escrúpulos actua usando o bom nome do estado angolano para o 
benefício de certas pessoas.
Mas a grande questão é: o problema; o vilões e os seus crimes, já estão bem identificados, o que se pretende agora é a fórmula de como os parar e devolver aquilo que este povo clama desde a expulsão dos portugueses?

Manage


Reply4dEdited
Manuel A. Madeira O Estado angolano não tem bom nome; nem antes nem agora!
Proteção de Estado – opção suspeita de João Lourenço – ao Manuel Vicente desmascara quaisquer dúvidas.
Manage


Reply3d
أبو سارة الأنجولي No sentido lato da palavra; o objectivo da sua existência, o estado é uma pessoa do bem e o estado angolano não é uma excepção. 
Não devemos misturar os indivíduos que o representam e o estado em si.


Percebi perfeitamente o seu ponto de vista..
Manage


Reply2d
Amadeu Costa deve haver uma revolta em defesa deste grande homem que defende o povo angolano e deve ser agora o mesmo povo a defende-lo,é mais que justo,eu pessoalmnte vejo este homem RAFAEL MARQUES o Homem indicado para o futuro presidente de angola,por sua postura e intgridade e capaz e com crédito mundialmente reconhecido!....não te preocupes RAFAEL o mundo está contigo e tenho certeza que se algo te acontece o mundo vai tomar medidas e espero que continues a ser o hmem que és,corajoso,pois é por isso que tu és admirado.......um teu grande admirador e que está sempre contigo
Manage


Reply4d
Peter John Assino alinea por alinea bro. Concordo sou Grande fa de Rafael Marques nosso heroi nacional.
Manage


Reply4d
Carolina Gomes Concordo, deveríamos todos sair em defesa do Sr. Rafael Marques. Mas infelizmente o povo especial como carinhosamente é chamado pelos ladrões, não tem coragem.
Manage


Reply4d
Manuel Simão Mbiya Os Angolanos seja qualquer a cor do teu partido politico temos q estar atras do Rafael como foi do Mfulupinga Lando victor em altura quando foi ao tribunal nos anos 90 e tal se memoria ñ me falha. É assim q os Angolanos devem fazer
Manage


Reply4d
Isabel Rodrigues Ferreira Que pena,ele ter pedido o adiamento, Porque iriam provar o veneno...sairia mais nomes,é quem mexe com Rafael Marques,está a mexer,com muitas instituições...
Manage


Reply4d
Pedro Pires Pires Naturalmente, o jornalista,SR.Rafael Marques..devia confiar na justiça Angolana..no desemvolvimento da sua Defesa pessoal...como todos nós cidadões do mundo..assim esperariamos.mas a verdade é que isso jamais irá acontecer porque essa justiça está doente,enfraquecida,manipulada e podre....onde estāo agora os defensores da liberdade de imprença?deem a cara e digam de uma só vez para todo mundo ouvir que neste pais ainda nāo eziste liberdade de expreçāo ou imformaçāo....meus caros irmāos essa atitude tem um nome .....Terrorismo fundamentado....força irmāo jamais te calarāo!o mundo está atento e está contigo....grande abraço
Manage


Reply4d
Gidy Cazaus O poder reside onde o homem acredita que ele reside. É um truque, uma sombra na parede. E um homem muito pequeno pode lançar uma sombra muito grande.

Rafael Marques, Nunca esqueça quem você é, o resto do mundo não vai esquecer. Vista isso como armadur
a, e isso nunca poderá ser usado para o ferir.

Todos eles são apenas raios de uma roda. Esse está em cima, depois aquele está em cima, e assim por diante ela gira, esmagando aqueles que estão no chão. E o senhor Rafael Marques, não pode somente parar esta roda. O senhor tem a obrigação de destrui-la. 

E todos os angolanos têm o dever legal de agir.

Manage


Reply4dEdited
Walter Bastos Deus Estamos contigo, Rafael Marques de Morais. A verdade vem ao de cima. A verdade liberta. É uma forma arranjada para tentar calar-te, muito em função do trabalho cívico e a dimensão que este atingiu. O seu trabalho tem crédito e desperta a consciência dos angolanos que há muito ficou refém da verdade, fruto da alienação político-partidária .
Bem haja à verdade. Força Rafael, amigo do povo e da justiça social!
Manage


Reply4d
Ernesto James Rafael Marques não e nunca será osso facil de roer. o mundo sabe que ele é um homen da paz, e conhecedor autentico da matéria júridica. É acima de tudo responsavel pelos seus actos. se tivessem vergonha faz tempo que deveriam parar de lhe chamar para ir passsear nos tribunais de angola. quantas vezes não ganhou as causas? se poder pegam esse homen que tanto admiro e colocam_lhe no cargo de juiz do tribunal supremo e param de se fintar tipo gato e rato.
Manage


Reply2dEdited
Pascoal Principe Samuel Epa em Angola nada vai mudar o JLO com a sua governação é mesma coisa trafico de influência, a corrupção, a impunidade, os órgãos de justiça não trabalhão para a lei mais para proteger os corruptos do MPLA.
Manage


Reply4d
Ferreira Pedro Domingos Meu Deus, será que vamos ficar todos aqui nas redes sociais assistindo está barbaridade, enquanto que um daqueles que tanto nos defende será julgado por acusações sem nexo?
Manage


Reply4d
Isaias Domingos Jaime Se todos angolanos que aqui escrevem estiverem em frente ao Tribunal num protesto civico esta palhacada para.Deixemos de ser cobardes e sequestrados por individuos que nem sequer sao reais filhos dessa nacao.
Manage


Reply3d
Henrique Jurista Kobe Temos de ir todos até ao tribunal do MPLA e protestar
Manage


Reply3d
Daniel Bianda Micano Micano Rafael Marques,como a sua causa e justa não temais quando for metido no meio dos rei dessa terra, seu advogado e senhor nosso Deus todo poderoso, e povo angolanos será seu testemunha.
Manage


Reply4d
Zeca Lello A justiça de ANGOLA está subornada pelos políticos do governo, claro que não se pode confiar....a prova é o grande activista dos direitos humanos e anti-corrupção, RAFAEL MARQUES.
Manage


Reply4d
Josué Neto Vcs também reclamam muito, se ele defamou não soube provar então paga pelo que fez e pela proxima aprenda a fazer bem o jornalismo de investigação pra poder provar
Manage


Reply4d
Henrique Jurista Kobe Senhor,antes de comentar seria bom se vc lesse o que diz na publicação,é bem verdade que o teu ex procurador tem feito muitas besteiras
Manage


Reply3d
Josué Neto Irmão Herique Henrique Jurista Kobe , estamos numa era democratica então logo temos de respeitar a opinião dos outros logo li e pelo perfil da pessoa em questão fiz a minha analise ...
Se ele tem provas então sera inocente e se não ira pra cadeia ...
Manage


Reply3d
بو سارة الأنجولي رة الأن Não se iludam, isso é ditadura pura, não esperem justiça onde nunca houve, não se iludam...
Manage


Reply4d
Teixeira Angel Já vivemos um estado corrupto e todos sabem. A segurança de um estado corrupto??? Sim. E é justamente isso que o MPLA não quer que o povo saiba aquilo que eles são. Espero que o senhor Rafael tenha bons advogados visto que ele só escreveu e afirmou toda a verdade
Manage


Reply4d
Ines Froehlich Significa apenas que seus direitos estão sendo violados e que você esta sendo perseguido! Que seus nobres advogados defendam você e seus direitos! Boa sorte nobre jornalista Rafael Marques! 

Artigo 10°
Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.

Artigo 11°
Toda a pessoa acusada de um acto delituoso presume-se inocente até que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo público em que todas as garantias necessárias de defesa lhe sejam asseguradas.
Ninguém será condenado por acções ou omissões que, no momento da sua prática, não constituíam acto delituoso à face do direito interno ou internacional. Do mesmo modo, não será infligida pena mais grave do que a que era aplicável no momento em que o acto delituoso foi cometido. 

http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por

Manage


Reply4d
Miguel Katuya JLO Cade você???
Este é a hora em q prometeu a funcionalidade das instituições do estado. . .
?????????????????????????????

Manage


Reply4d
أبو سارة الأنجولي Assusta-me ver que alguns de nós ainda não notamos que João Jajão só foi mesmo um jajão.
Manage


Reply4d
Jacob Matias Fernando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manage


Reply4d
Carolina Gomes Grande jajoneiro o tal João, não passa de mais um do M a tratar-nos abaixo de cães.
Manage


Reply4d
Helder Pilartes Djlolas O melhor jornalista de Angola. Rafael é leal dentro ou fora da jaula.
Manage


Reply4d
Benvindo Benevides Coge Este homem investiga... Força, força, Angola está contigo...
Manage


Reply4d
Dário AC Bernardo É nisso que dá os carrascos se amarram quando lhes é tocado no ponto certo e reviram se contra eles
Manage


Reply4d
Adelson-Manuel Manuel Gomes Estamos junto até onde de! Podes ter certeza q estamos juntos nessa meu cota. Vc é sem duvida o maior q luta contra às tudo e todo para o bem do povo angolano.
Manage


Reply4d
Artur Martins Coragem,e muita energia. para travar esta luta .
Estes(,Srs,)vão cair de podres,falta pouco....
Caro Rafael um abraço

Manage


Reply4d
Pinto Higuity Story coragem meu cota e temos fe q vai ganhar esta causa voce é um verdadeiro eroi na defesa da liberdade e do bem estar do povo angolano... estamos juntos
Manage


Reply4d
Timoteovemba Vemba Os do MPLA não estão a trabalhar para o povo angolano mais sim para benefícios próprio porque a razão e dada merece nem para quem xta no poder então neste caso o JL tem que rever os seus trabalhadores que ele escolhe porque nada mudou do antigo regime de JES.mesmo nos matando não vamos acabar porque DEUS está consco.
Manage


Reply4d
Crespo Pedro Pio E que crime é este que o ilustre jornalista Rafael Marques cometeu, segundo o PGR? 
Muito obrigado carissimo, graças a sí muita verdade tem sido descoberta

Manage


Reply4d
Mestre NL Bem haja jornalista como você RM. Desmascarar estes assassinos.
Manage


Reply3d
Garcia Manuel Meu cota nós estamos a orar pôr você Deus vai te livrar dessa querem te acusar atoa não vai dar certo.
Manage


Reply4d
Mara Da Costa Guedes Meu irmao meu camarada nos estamos contigo, isso è vergonha do mesmo senhor, mais Deus vai ajudar sair dessa.
Um dia tambem sera ele mesmo!

Manage


Reply4d
Joao Domingos Domingos viva mano Marques estes srs armados em protegidos e intocável ja estão em queda livre João maria dev voltar a escola
Manage


Reply4d
Carlinhos Romeu Leandro Falar a verdade e a verdade te libertará,os justo sempre vençem e o rafael marques es mais que vençedor.O povo angolano e o mundo está contigo mano.
Manage


Reply3d
Helder Paulo Por mais Rafael Marques nesse país angola precisa de mais homens como tu destimidos, bem haja
Manage


Reply4d
Olinda Cô Viê Como é que quem denuncia a corrupção é levado a julgamento bem rápido mas os corruptos beneficiam de imunidades? Que Estado de Direito é o nosso? Justiça para Rafael Marques.
Manage


Reply3d
GL Engenheiro Eu logo que soube dessa acusação me meti a rir. Do jeito que conheço a seriedade do kota Rafael, eu sabia que esse general yah se ferrar...
Manage


Reply3d
Lëönärdö Kätivä Sinceramente acho q os nossos governante têm uma lei privada..
Manage


Reply3d
Figueiredo Cassinda Cassinda Isto mostra claramente que durante o seu mandato na PGR,ele foi um guardião da ilegalidade e não da legalidade.
Manage


Reply4d
Antonio Debrito Um dia haverá justiça. Um dia a estátua de Rafael Marques irá substituir aquela do Agostinho Neto ( que aliás nao me diz nada). É nobre sua missão em desmascarar os poderosos. O povo está ctg RM
Manage


Reply3d
Helder Abel Fez a partição no estado ébrio. Aliais eles passam a vida a embragarem-se como não processar sem primeiro observar a lei? Que vergonha.
Manage


Reply1d
Maria Celeste Rola Rola Pouca vergonha,até quando teremos de suportar este tipo de injustiças ? Em que País é que um jornalista não pode escrever as verdades?Onde é que está a Liberdade da Imprensa?
Isto está a ir longe de mais!
Manage


Reply4d
Cristiano Monteiro Senhor João Maria de Sousa, se tem dificuldades em actuar conforme a matéria, aconselho voltar a ter umas aulas de reabilitação. Esse julgamento será uma palhaçada, não surtirá efeito desejável. Tenho certeza absoluta que os advogados de Rafael Marques poderão ultrapassar a situação. Estamos juntos nessa.
Manage


Reply4d
Manuel Passos Grande jornalista..tenho grande adimiraçao por esse senhor,força e coragem que Deus esta contigo..
Manage


Reply4d
Virgilio Aerys Pedro A solução desta palhaçada toda...é apenas uma...Mpla e todos os seus lacaios fora.
Manage


Reply4d
Mandele Dya Kanongo Luque Escândalo Sonangol e outros tantos (1) ARQUIVEM OS PROCESSOS CONTRA OS JORNALISTAS Por: Jaime Azulay Desde Benguela e em nome da vergonha nacional que neste Santo Domingo, 4 de Março de 2018, nos cobre da cabeça aos pés e enxuga as nossas sofridas lágrimas pela conivente e generosa passividade no estado de coisas nesta Angola amordaçada pela ganância e pela insensatez. Em respeito pelo Estado democrático de direito, constitucionalmente estabelecido, que consagra os direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos. Em nome do legítimo direito de informar e de ser informado sobre a realidade nacional e internacional e ao exercício de um jornalismo investigativo, plural e isento e dos compromissos internacionais assumidos pela República de Angola nesse sentido e no combate à corrupção e ao branqueamento de capitais. Em respeito pela imperatividade da decência e da confiança nas relações entre o poder dos governantes e os correlativos elementares direitos dos governados, da ética republicana e dos valores morais que norteiam as sociedades modernas. Em nome da Paz social a que está vinculado o desiderato da justiça e, em frontal negação da lógica de fundamentar ilegalidades e imoralidades para aplicar o direito no atendimento de fins obscuros e contrários à sua finalidade. Em apelo à redenção dos nossos irmãos que, empossados de poderes de governo, provocaram incalculáveis danos ao patrimonio económico e social comum à todos os angolanos e hoje, mesmo sem evidenciarem arrependimento, clamam perdão por estes crimes para o eventual repatriamento dos capitais de que se apoderaram. Em respeito à nossa irrevogável vocação cristã de irmandade e fraternidade. Em proclamação solene da devoção à nossa pátria amada, terra dos nossos antepassados, que nos viu nascer na miséria colonial, nos motivou na luta pela Independência nacional e agora, incrédula e maltratada, assiste-nos a definhar nas teias da miséria moral e numa cruel injustiça que quotidianamente inferniza os milhões de deserdados por esta Angola de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste. Porque o desânimo e a desilusão não se conseguem explicar, simplesmente se sentem e se vivem. E porque a dignidade de um Homem não se vende por ser questão de Honra e de princípios. E com único objectivo da nossa própria sobrevivência, na senda da Paz, da concórdia e do progresso socialmente inclusivo: pedimos que se arquivem os processos judiciais em curso contra os jornalistas. Todos por Angola e uma Angola para todos! A Luta Continua!
Manage


Reply3d
Nelson Mbangui Jutalo Muhongo Estamos contigo cota esses cotas do M ja estao apanhados todos eles por serem farinha do mesmo saco. Eles nao sao nada para Deus, vaz sair dessa sem eles conseguirem o que querem
Manage


Reply4d
Bemjamim Luemba Luemba admiro te, a coragem que te de enfrentar um dos regimes mais perigosos da Africa.
Manage


Reply2d
António Figueiredo Estamos contigo Rafael.
Carga nos ladrões, bandidos e corruptos
Manage


Reply3d
Dina Thierry Os que deviam ser julgados ,estao soltos, triste realidade Angolana.
Manage


Reply4d
Leonardo Maya Ah meu Deus por que nao nasci mesmo só no Afeganistão?? e não nessa merda de país...
Manage


Reply2d
Andre Joao Marçal A constituição é uma pessoa. Meus irmaos nao percebem que a constituiçao é uma máscara que foi produzida para proteger os mafiosos deste país? Kota Rafael Deus é contigo e contra os mafiosos. Força! O povo é contigo.
Manage


Reply2d
Paul Bookesh Antony Dr. Rafael, tu és a nossa voz. Eu estou contigo!
Manage


Reply4d
Francisco Capita Triste realidade deste país.
Manage


Reply4d
Rilson De Oliveira Vidal Esse General é um sem vergonha, macaco de merda!
Manage


Reply4d
Mário Roberto Mas é a Joana Maria...!!!!
Manage


Reply4d
P-Link Lima #Rafael Marques, grande Homem...
Manage


Reply4d
Nelson Marquéz Esses são dirigentes caducos sem vergonha Kopelipa é um Lixo de merda
Manage


Reply4d
Teixeira Angel João Maria de Sousa ele sim que terá de ser condenado
Manage


Reply4d
Joaquim Paulo Francisco Paulo Isso é manobra de intimidação...
Manage


Reply4d
Clotilde Chindanda Que maldade dessa nossa justiça de brincadeira
Manage


Reply4d
Flör Linda Pinto São matumbos não conhecem o que é Liberdade de imprensa😪😪😪
Manage


Reply2d
Carolina Gomes Governantes angolanos, grandes mafiosos.
Manage


Reply4d
Elias Alberto Elias Alberto Democrácia, rsrsrs...
Manage


Reply4d
Francis Pedro Lucas Francis Rafael Marque fica tranguilo Mano Deus Vai Resolver fica calmo
Manage


Reply4d
Manuel Pb Força marques
Manage


Reply4d
AlbanoSantos Santos Lei do saca rolha Só na banda
Manage


Reply4d
Samuel Teixeira Meine Anny da uma olhada nisso
Manage


Reply4d
Donito Carlos Inteligência Eles estão sem norte.

Sem comentários: