sexta-feira, 2 de março de 2018

Deste PSD docinho é que Costa gosta. E trinca

Debate Quinzenal
Deste PSD docinho é que Costa gosta. E trinca
José Manuel FernandesSeguir
28/2/2018, 19:391.410
277
Partilhe


A estreia de Fernando Negrão não foi memorável, mas ele nem tem culpa. Quando um partido da oposição acha que a sua missão é ser antes um partido da colaboração perde o Parlamento e perde a democracia



Quando o principal partido da oposição sente necessidade de, no Parlamento, durante um debate com o primeiro-ministro, recordar que é oposição (mas “construtiva”) é porque algo está a correr muito mal. Contudo foi precisamente isso que sucedeu na estreia de Fernando Negrão como líder parlamentar do PSD no seu primeiro debate quinzenal. Um debate onde fez papel de ovelha dócil a caminho do matadouro.

Já se esperava baile, e houve baile. O PSD de Rui Rio pôs-se a jeito e António Costa aproveitou, todo ele ternuras para com o “novo PSD”, todo ele sorrisos e promessas de abertura “ao diálogo”. Mas houve mais e pior: quem não soubesse que aquela bancada do Governo está ali com o apoio dos partidos à esquerda do PS poderia ser levado a crer que era nessas bancadas que estava a oposição.

Mas não tenhamos ilusões. O problema não foi a prestação de Fernando Negrão que, apesar de algumas partes gagas (como recordar à mesa que tinha acabado o seu tempo…), até terá superado as expectativas. O problema esteve mesmo no posicionamento que Rui Rio escolheu para o seu PSD, um posicionamento que o coloca nas mãos de António Costa e entrega ao PS o lugar indisputado de pivot do regime. Ora isso, ao contrário do que pretende Rui Rio, não é “colocar o país em primeiro lugar”, é dar toda a prioridade às suas obsessões e à sua sobrevivência política.

O mantra da nova direcção do PSD é “que os partidos devem fazer um esforço por procurar aquilo que os possa unir em nome do interesse nacional”, e que não se pode pensar no futuro de Portugal sem acordos entre o seu PSD e o PS de António Costa.

O que a realidade nos está a mostrar é que este mantra apenas serve para disfarçar o vazio de ideias e de propostas do novo PSD. Basta pensar na irrelevância dos temas que o Governo admitiu “negociar” com os delegados de Rui Rio.

Senão vejamos, começando por fazer uma pergunta singela: alguém sabe explicar onde diverge o PSD do PS no que respeita ao programa 2030? Imagino que a maior parte dos eleitores nem saiba bem o que é o programa 2030. E, na descentralização, será que alguém sabe dizer em que pontos o PSD diverge do PS? Ou alguém conhece exactamente onde ambos os partidos se situam no braço de ferro entre o Governo e as autarquias sobre algumas das competências e o valor dos recursos a transferir? Nada é conhecido, a não ser que tudo já estará mais ou menos decidido pelo ministro Eduardo Cabrita e que o mais provável é estarmos a assistir a uma mera encenação. O próprio Rio terá consciência disso, pois já admitiu, depois do seu almoço com o Presidente da República, que a descentralização “a sério” não virá nem com estas medidas, nem sairá destas negociações.

Isto significa que aquilo que Rio trouxe da sua cordial reunião com António Costa foi uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma, já que os temas realmente importantes para o futuro do país, como a Segurança Social, e tudo o mais onde de facto se conhecem divergências entre o PSD e o PS, ficaram fora do âmbito das negociações. Mesmo assim, à saída, Rui Rio afirmaria que a abertura para o diálogo é “a principal mensagem” que o partido quer enviar ao país. A principal?

Há quem considera esta definição de prioridades um grande passo em frente para uma melhor respiração da democracia e há até quem acrescente que se trata de uma orientação genial, pois os eleitores são diferentes dos militantes – estes querem sangue, os primeiros preferem a concórdia. O que significaria que, com estas diligências, Rui Rio estaria precisamente a reencontrar-se com os eleitores zangados com o PSD.

Tenho a maiores dúvidas que esta abordagem dialogante traga qualquer “vantagem eleitoral”, mas tenho bastantes certezas sobre como este apagamento do PSD enquanto partido da oposição enfraquece a nossa democracia. É um ponto em que coincido com Marcelo Rebelo de Sousa, que não se tem cansado de deixar recados sobre a necessidade de a oposição proporcionar ao país cenários de alternância. E a verdade, para quem seguiu o debate parlamentar desta semana, é que oposição verdadeira só tivemos quando chegou a vez de Assunção Cristas falar e confrontar o primeiro-ministro, sem interlúdios delicodoces, com as fragilidades da sua governação, nomeadamente na área da saúde.

Uma das razões porque tenho muitas dúvidas sobre as vantagens da alegada “moderação” de Rui Rio – uma moderação para fora que contrasta com a imoderação para dentro que caracteriza a relação com um grupo parlamentar com quem ainda nem se deu ao trabalho de reunir – é porque cada vez acredito menos no chamado “eleitorado central” que oscilará ciclicamente entre o voto no PS e o voto no PSD.

Teoricamente seria esse eleitor central que Rio cativaria com a sua moderação, mas o primeiro problema que se coloca é mesmo o de saber se esse tipo de eleitor realmente existe. Mais: basta olhar para o que sucedeu nas últimas eleições para duvidarmos da tese segundo a qual existem umas centenas de milhar de eleitores que votam alternadamente PS ou PSD, sendo essa sua flutuação que decide o resultado das eleições.

De facto, entre 2011 e 2015, PSD e CDS em conjunto perderam cerca de 740 mil votos, mas o PS só teve mais 180 mil votos, sendo que o número de abstencionistas também subiu 180 mil. Isto significa que metade dos tais “eleitores centristas” em 2015 foram para outros partidos, nomeadamente para o Bloco, que recolheu mais 260 mil votos. Ou seja, parece ter-se registado uma deslocação de votos que “saltou” por cima de partidos ideologicamente próximos, indo cair directamente em paragens mais extremistas. Claro que estas movimentações tal como as sintetizem naqueles grandes números não foram assim tão directas, mas esta abordagem grosseira não confirma, antes infirma, o mito do tal “eleitorado central” que tudo decide. As coisas são, definitivamente, bem mais complicadas.

E se são mais complicadas é bom olhar um pouco para o que se tem passado noutros países, como a França, a Alemanha ou a Itália, pois aí não existem grandes dúvidas de como os eleitores podem passar facilmente de um partido de um extremo para o outro do espectro político. Se isso acontece em países com um eleitorado que durante décadas mostrou mais fidelidade partidária e ideológica do que o eleitorado português, é bom sairmos das velhas grelhas de análise e olharmos antes para aquilo que pode motivar os eleitores.

É neste ponto que a estratégia do diálogo de Rui Rio corresponde realmente a uma ruptura não assumida com o passado recente do PSD. A questão não é desejar ou não o diálogo ou defender ou não acordos de regime – isso sempre foi defendido pelo PSD, mesmo pelo de Passos Coelho, mas não vou entrar nessa discussão. A ruptura de Rio é considerar mais importante namoriscar com o PS, mesmo quando o faz apenas em temas irrelevantes, do que propor aos portugueses uma visão para o país realmente alternativa à do governo da geringonça. Isso já se percebia lendo a sua moção de estratégia, cujas prioridades para o país poderiam facilmente ser subscritas pelos socialistas moderados, isso foi muito evidente no seu discurso de encerramento do congresso, cheio daquelas declarações de intenção que agradam à esquerda e à direita, isso tornou-se no óbvio ululante na definição de prioridades de uma liderança que foi a correr para São Bento no dia a seguir ao Congresso mas que só encontrou tempo para uma reunião com o CDS dez dias depois.

António Costa só pode agradecer, pois agora é ele que escolhe com quem dança, ganhando uma margem de liberdade que não tinha e conseguindo a proeza de ter um governo apoiado no parlamento pela esquerda radical e amparado na opinião pública por um PSD desarmado ideologicamente e castrado politicamente. O resultado dessa estratégia foi bem evidente na tristeza deste debate quinzenal onde o melhor que Fernando Negrão conseguiu foi recuperar uma imagem – a do Robin os Bosques ao contrário no caso Misericórdia-Montepio – que já tinha sido usada várias vezes no debate público (assim, de repente, por José Miguel Júdice, por Assunção Cristas, pelo correspondente do El Pais em Lisboa e por mim próprio). Foi pouco, muito pouco.



Destroem as armas e filmam: "Agora há menos uma"

Chama-se movimento #oneless: um grupo de americanos que estão a serrar as armas ao meio, para impedir que façam mal alguém. Filmam a destruição e publicam na internet. Veja as imagens

Recomendamos



PSD

"E depois do adeus?" Negrão à luz de uma canção

28/2/2018, 23:04105

40



Debate Quinzenal

1h40 de debate até ao primeiro confronto

28/2/2018, 20:42144



Debate Quinzenal

Crónica. A cimeira das flores (parte II)

28/2/2018, 20:20151

10



Debate Quinzenal

"O que combinámos não é precário, é sólido" - como aconteceu

197



Debate Quinzenal

PCP abre quinzenal que marca estreia de Negrão

28/2/2018, 8:50



Debate Quinzenal

Negrão contra Costa: "Não se pode apaixonar"

27/2/2018, 22:35

26

Populares

Crónica

A consagração da União Nacional

Alberto Gonçalves

3/3/2018, 0:02189

18

De repente (força de expressão), espécimes que tropeçam na língua e na decência têm Portugal inteirinho nas mãos. E não se prevê que o larguem. Pior: não se imagina quem queira obrigá-los a largar.



Financiamento dos Partidos

O que pediu Marcelo? O que fizeram os partidos...

2/3/2018, 20:01



Prisão

Guardas prisionais pedem reunião com Costa

2/3/2018, 19:46



Impostos

Vai ser possível pagar impostos por débito direto

2/3/2018, 19:29



Empresas

Gazprom corta fornecimento de gás à Ucrânia

2/3/2018, 18:42



Sines

Novo terminal de contentores em fase de avaliação

2/3/2018, 18:40

Últimas

Europa

4 de Março de 2018: Dia D para a União Europeia

José Pinto

3/3/2018, 0:06

A UE conviverá melhor com a perda do presidente do Parlamento Europeu do que com qualquer outro cenário que não passe pela nomeação de Tajani como líder do próximo Governo italiano.



Primeira Liga NOS

Como ficam as contas e o que falta na Liga

3/3/2018, 0:08



FC Porto

Não é por acaso que Iker é "San"

3/3/2018, 0:24

Vladimir Putin

Rússia: Corrida aos armamentos e batota eleitoral

José Milhazes

3/3/2018, 0:41

Se, com o seu discurso, Putin tentou imitar Donald Trump, não só conseguiu isso, como até o ultrapassou, tendo atingindo o nível de Kim Jung-il. “The show must go on”



Cinema

Jeanne Balibar vence César de melhor atriz

3/3/2018, 0:00



FC Porto

O que disseram Conceição e Jesus após o jogo

2/3/2018, 23:54




Últimas / Política

A consagração da União Nacional

00:02

O que pediu Marcelo? O que fizeram os partidos...

20:01

Guardas prisionais pedem reunião com Costa

19:46

Vai ser possível pagar impostos por débito direto

19:29

Gazprom corta fornecimento de gás à Ucrânia

18:42

Novo terminal de contentores em fase de avaliação

18:40

Financiamento partidário. Salema lamenta aprovação

18:38

Presidente alemão elogia recuperação de Portugal

18:36








Comissão Europeia oferece passe InterRail a quem faz 18 anos

Guarde e leia mais tarde

Adicione artigos à sua lista de artigos guardados, clicando no ícone por baixo do título. Para aceder à lista, clique em “Artigos guardados”, a partir da sua foto de utilizador colocada no canto superior direito do ecrã.

Trazido por

O Santander Totta valoriza o seu tempo.

Conversas à quinta







Sidónio Pais, o presidente-rei que fascinou Pessoa




Opinião




Deste PSD docinho é que Costa gosta. E trinca

José Manuel Fernandes

28 Fevereiro




Caso Montepio. Querem fazer-nos de estúpidos?

Filomena Martins

1 Março




Tributo a um actor

Maria João Avillez

28 Fevereiro




A democracia vale mais do que os milhões angolanos

Miguel Pinheiro

28 Fevereiro




A banca, ainda um problema

Helena Garrido

1 Março




Dinheiro, saúde e amor

Paulo Tunhas

1 Março




“O inimigo da verdade não é a mentira, é o mito”

Diogo Prates

1 Março




De regresso aos horários do passado

Jose Pedro Anacoreta

1 Março




A essência do capitalismo selvagem

José Miguel Pinto dos Santos - Convidado

1 Março




Não param de falar de sexo?

Maria João Marques

28 Fevereiro




Não estraguem o SNS

Luís Aguiar-Conraria

28 Fevereiro




Um dos desafios da Banca: Geração Z

Sandra Alvarez

28 Fevereiro

Atualidade







Veja aqui o "unboxing" do novo iPhone X

Explicador



Manuel Vicente pode mesmo ser julgado em Portugal?

Qual é a a imunidade que Angola e a defesa de Manuel Vicente alegam?

Esta imunidade vale em Portugal?

Manuel Vicente já não é vice-presidente de Angola. Ainda tem direito a imunidade?

A acusação do MP contra Manuel Vicente incide sobre o período em que foi n.º 2 de Angola?

Alguém decidiu quem tem razão até ao momento?

O que acontecerá se o juiz de julgamento não der razão à defesa?

Manuel Vicente poderá ser julgado à revelia?

O ex-n.º 2 de Angola poderá comparecer a qualquer momento? O que poderá fazer?

Se Vicente não comparecer em tribunal, poderá não ser julgado?

Por que razão o Governo pediu um parecer ao Conselho Consultivo da PGR?

O processo vai ter de esperar por esse parecer?

O Ministério Público no tribunal terá de seguir o parecer do Conselho Consultivo?

Mas o procurador do julgamento poderá mudar a posição que o MP tem desde a investigação?

Fotogaleria em destaque













Os 20 objetos que mudaram o mundo moderno

Explicador



O que está em causa no conflito da Autoeuropa?

Esta é a primeira greve na Autoeuropa?

A Autoeuropa conseguiu sempre resolver problemas laborais com negociação. Porquê a greve?

Mais do que um conflito laboral, é uma guerra política e sindical?

O que responde o outro lado?

Quem convocou a greve?

O que propunha o acordo recusado?

Os trabalhadores deixariam de ter fim de semana?

A quem se aplica este novo horário laboral?

Porque recusaram os trabalhadores a proposta da empresa?

Depois de chumbado o pré-acordo, quais são os passos seguintes?

Qual é a importância da produção do novo modelo T-Roc?

Que consequências pode ter o conflito para a Autoeuropa?

Qual foi o impacto e resultado da greve?

Mais populares

Passos vai dar aulas no ISCSP

02 de Março

BE pede para ouvir Bruto da Costa, que já morreu

01 de Março

Lei da limpeza de terrenos: necessária ou exagero?

02 de Março

Partidos ignoram PR: recolha de fundos sem limites

01 de Março

A consagração da União Nacional

03 de Março

Normalidade, dizem eles

02 de Março

Guardas prisionais pedem reunião com Costa

02 de Março

O que pediu Marcelo? O que fizeram os partidos...

02 de Março

Videos mais vistos







Atualidade

O caso dos filhos acorrentados pelos pais em 13 imagens







Atualidade

O atleta herói que salvou 90 cães de serem abatidos na Coreia do Sul







Tecno

Avatares e ecrãs infinitos. Veja como a Samsung está a concorrer com a Apple







Atualidade

Raríssimas: foto da ex-presidente tirada da porta







Atualidade

As imagens dos monumentos de Roma cobertos de neve




Podcasts

Conversas à quinta

Programa de conversa semanal moderado por José Manuel Fernandes, com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama.

Subscrever

Ao Vivo

Subscrever

B.I.C.A.

Subscrever

Caça ao voto

Subscrever

Comentários

Subscrever

Corpo a corpo

Subscrever

Entrevista

Subscrever




Rua Luz Soriano 67, 2ºE

1200-246 Lisboa

©2018

Seguir

Facebook

Twitter

LinkedIn

Instagram

Youtube

Google+

RSS

Sobre

Política de Privacidade

Termos e Condições

Como anunciar

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Regras da Comunidade

Contactos

Ajuda

Descobrir

Autores

Tópicos

Newsletters

Eventos

Conversas

Podcasts

MAGG

Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android










Comentários

×

Deste PSD docinho é que Costa gosta. E trinca

Comente e partilhe as suas ideias...

Mais votados72

Todos277




José Ramos




7 h

Há Iniciativa Liberal. Procure no Google.

0Responder




Pirolito




21 h

A credibilidade daqueles que dizem não ir votar PSD porque estão contra a democracia interna do partido faz lembrar a veracidade dos anúncios do calcitrim - os mesmos mercenários e a mesma falsidade nauseabunda.

1Responder




manel buiçaPirolito




11 h

A tua rafeirice e trollice cria um efeito de manutenção da onda de trampa contínua sempre que exercitas e esticas o pobre neurónio intestinal e tentas conferir alguma inteligência à evacuação. Devias ir fazer uma encefalocolonoscopia . .

0Responder




João Sousa




23 h

Votei paf, mas dificilmente vou votar neste PSD.

0Responder




Silvia SerraJoão Sousa




20 h

Foi por causa deste pensamento que o Socrates ganhou o 2º mandato . Pode nao gostar mas se calhar e melhor que a alternativa

1Responder




Carlos Correia




1 d

Nem li o artigo, bastou o titulo. Nem sou do PSD, mas esta enfase em colar Rio a Costa por parte deste jornal e' mediucre e parece trabalho a soldo.

Imaginemos que Rio fazia como Passos, encostado ao seu canto sem desafiar o PS para aquilo que falta fazer. Continuava a perder popularidade para Costa e nao havia acordos que exigem pelo menos os 2/3. Rio esta a fazer o obvio e crescera' em credibilidade para 2019, pode ser que tenha o meu voto.

2Responder




João SousaCarlos Correia




23 h

Se calhar devia ter lido...




0Responder




Paulo Esteves




1 d

Salvo o devido respeito...

Esta crónica, além de medíocre, é absolutamente desonesta!

O que "entregaram" a Rui Rio foi um partido comatoso e moribundo.

Sem "pessoas" e que perdeu a sua identidade ideológica.

Perdeu o seu referente, tomou a deriva, e dissociou-se do seu eleitorado, que era o eleitorado do "centro".

Estavam tão bem o partido que Passos Coelho teve que abandonar a liderança e sair pela porta dos fundos...

Mas há alguém com o mínimo sentido de razoabilidade que não veja isto???

Possivelmente leve anos a "colar os cacos" de um partido que foi absolutamente destruído em todas as suas vertentes???...




O que ficou?? Uma dúzia de oportunistas que nunca souberam fazer outra coisa que não fosse viver à custa e na sombra do partido...




E é com este "capital" que Rui Rio está "obrigado" a ganhar eleições...

3Responder




João SousaPaulo Esteves




23 h

Moribundo? Foi o partido mais votado nas últimas eleições.

0Responder




Paulo EstevesJoão Sousa




14 h

O que está a dizer????

Refere-se às autárquicas onde obteve o pior resultado de sempre???

Ou às legislativas??? Esqueceu-se que o PSD concorreu coligado com o PP?????.....

Não concorreu sozinho porque sabia o que o esperava!!!

1Responder




Paulo Guerra




1 d

Coitadinho do Zé Manel.

1Responder




Carlitos Sousa




1 d

Desta vez discordo de JMF.

JMF e os restantes jornalistas do Observador ainda não entenderam qual a única estratégia para vencer a geringonça.

Um PSD à direita deixa novamente o centro para o PS. O eleitorado português é de centro- esquerda maioritariamente.

Até Passos Coelho ( e antes Portas) entendeu muito bem a actual circunstância política, e afastaram-se.

Irá ser muito difícil a Rui Rio convencer o "centrão" e o funcionalismo, mas a política não se faz só para defender ideologia. Primeiro é preciso tomar o poder, ou o partido é irrelevante.

E quem é de Direita ou se identificava com PPC tem boa solução: votar PP. No final, se PSD+PP tiverem maioria, a geringonça cai.

2Responder




João SousaCarlitos Sousa




23 h

É giro ver o povo mais interessado na vitória de um partido do que em que ele defenda os interesses do país. Aplaude se a estratégia política, ignora se o conteúdo.




0Responder




Longuenuit




1 d

...afinal o diabo sempre apareceu! ...e tem cartão de militante do PSD!

0Responder




Helder Vaz Pereira




1 d

Não sou militante,...sou votante e quase sempre votei PSD. Nas próximas eleições vou ficar em casa ou...votar CDS se este continuar a fazer oposição ao governo esquerdista, e porque foi o único a votar contra esta Lei de financiamento Partidário que nem o PR promulgou e que os Parasitas da política PS, PSD, PCP, BE, PAN, e Verdes querem voltar a aprovar, para o regabofe ser total.

1Responder




Longuenuit Helder Vaz Pereira




1 d

...eu acho que devias ficar em casa a ver o Canal Panda!

4Responder




João LealHelder Vaz Pereira




1 d

...olha mais 1 burguês!! ...se calhar é melhor votares PPM!!

1Responder




jota santos




1 d

Portugal tem parecenças com a cigarra. quando o tempo está bom e as coisas correm de feição, canta e dança, quando as coisas correm mal vai mendigar um subsídio ou empréstimo.

1Responder




Pirolito




1 d

Foi castigo divino pelos encómios ao Costa! O Diabo tem filial na Luz Soriano e não brinca em serviço.




Jerónimo Martins perde mil milhões numa só sessão. Bolsa afunda




Uma sessão negra para a Jerónimo Martins depois de apresentar uma queda de 35% nos lucros em 2017. A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos perdeu mais de mil milhões de euros numa só sessão. A cotada caiu quase 10% esta quinta-feira.




... Ler mais

4Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

já podes mandar foguetes e dançar de contentamento , para ti o êxtase era a jerónimo martins ir à falência e lançar no desemprego uns milhares de pessoas.

0Responder




Pirolito Carlos Acm




1 d

Não seja bronco. Pior de tudo, vc não sabe ler um comentário.

4Responder




jota santosPirolito




1 d

a Jeronimo Martins teve um lucro em 2017 de 380 milhões de euros.

a jeronimo martins nada perdeu quem perdeu foram os acionistas não devido à diminuição dos lucros, mas tendo em vista o que o grupo vai investir em 2018 o que levou os acionistas a vender em massa as ações.

O capital social da Sociedade é de 629.293.220 euros, está integralmente subscrito e realizado e é dividido em seiscentos e vinte e nove milhões duzentos e noventa e três mil duzentas e vinte acções no valor nominal de um euro cada uma.Todas as acções são ordinárias, não existindo diferentes categorias de acções.Igualmente todas as acções estão admitidas à negociação e não existem restrições à sua transmissibilidade.A Sociedade mantém em carteira 859 mil acções próprias, adquiridas em 1999 ao preço médio de 7,06 euros por acção (preço ajustado pela renominalização do capital social) e representativas de 0,14% deste e dos direitos de voto. Durante o ano de 2016, não ocorreram quaisquer transacções relativas a acções próprias.

0Responder




Carlos Acmjota santos




1 d

não ligues o pirolito tal como o nome indica não bate bem da bola

0Responder




Pirolito jota santos




1 d

Obrigado pelo relatório e contas. O meu comentário tem uma leitura menos técnica que o seu e verdade seja dita, não escrevi que a JM teve perdas mas sim uma quebra nos lucros, o que aconteceu contra as expectativas do mercado.

6Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

bem , a posta barrosã estava divina pena só comeres couves e cenas que tais.

0Responder




Helder Vaz Pereirajota santos




1 d

Não perca tempo. Isso é demais para o cérebro do pirolito entender. A cabeça dele já fumega!

0Responder




Longuenuit Pirolito




1 d

...isso foi Deus que castigou o Alexandre Soares dos Santos por ele só ir a 3 missas por dia...

4Responder




Pirolito Helder Vaz Pereira




1 d

Já o brilhante comentador disse exatamente o quê? besteirol como costume.

1Responder




José Xavier




1 d

Temos políticos fraquinhos no entender deste comentador JMF.

Em contrapartida temos um grupo de jornalistas e comentadores políticos, onde está incluído JMF, que gostam de coisas azedas, pois só assim podem comentar.

1Responder




MCMCA AJosé Xavier




1 d

E temos de facto políticos muito fraquinhos. Costa, não é um político, é um sobrevivente que inteligentemente manobra em águas turvas. Quanto ao resto não é o azedume que faz um político mas as ideias e infelizmente RR não as tem ou melhor parasita as ideias da esquerda moderada do PS.

1Responder




José Paulo C Castro




1 d

O retorno dos ex-barrosistas ao controlo do PSD nada trará de novo face a um PS com ex-socráticos. Estamos como em 2008, com falsas contas públicas controladas mas com a dívida sempre a crescer, mas com 130% de dívida em vez de 70%.

O PS de Costa limita-se a repetir a receita política de então, com o previsível eleitoralismo em 2019, mas sem ser derrubado pela sua esquerda. É essa a mudança de cenário.

Esperemos pelo novo PEC IV lá para 2020 ou depois. Se calhar, Rio está a contar com a dureza do mesmo para se quebrar a geringonça. Eu duvido, mas ele lá sabe.

2Responder




Pirolito José Paulo C Castro




1 d

Melhor seria ficarem com o cavalo de Troia do PNR como estava antes.

5Responder




joão reisJosé Paulo C Castro




1 d

Com esse discurso parece que está numa feira regional a apregoar 'maravilhas'. Quer dizer as contas públicas são falsas, mas o valor da dívida é verdadeiro ? será que as suas 'fontes' são outras e credíveis ?

3Responder




José Paulo C Castrojoão reis




1 d

Expressei-me mal. As contas públicas não são falsas. São falsamente adjectivadas de controladas. É diferente.




O aumento do PIB tapou os buracos. As cativações permitiram que não se abrissem outros.

Mas não estamos preparados para uma estagnação ou recessão. Não há margem nenhuma para aumentar receita ou despesa futura. O contentamento do eleitorado é diferente da boa saúde económica. Como em 2009.

1Responder




José Paulo C CastroPirolito




1 d

Isso são histórias para gregos. Para Syrizas e afins. Eles é que se aliaram à extrema-direita para governar.

1Responder




joão reisJosé Paulo C Castro




1 d

Expressou-se mal ? talvez, efetivamente as contas/os valores estão lá ou seja são públicos a interpretação/leitura cada um dá a mais conveniente tal como aconteceu no anterior governo quando referia estarmos a sair da crise com a dívida pública a aumentar.

Refere as cativações para justificar 'buracos' não vejo a diferença para com os 'retificativos' que foram dois/ano.




1Responder




Pedro Pereira




1 d

Hoje Cristas também foge do rótulo da "democracia cristã" como o Diabo foge da Cruz.




Cristas sabe que tem de expandir o seu eleitorado e não acantoná-lo à direita, como o fez e faz a máfia "liberal" do Observador/ PPD-PSD/ Univ. Católica.



9Responder




Carlos AcmPedro Pereira




1 d

Digo-te uma coisa , para político és muito fraquinho mas as pataniscas estão fabulosas.

0Responder




João SousaPedro Pereira




23 h

E. Oce acha bem que se ignora a ideologia em prol de “apanhar o máximo de eleitorado”?

0Responder




Pedro Pereira




1 d

JMF está muitíssimo enganado. O PSD está pobre e vazio de ideias desde que a Troika se foi embora e Passos ficou sem bode expiatório para concretizar a sua agenda (que escondeu dos portugueses durante a campanha eleitoral). Se Passos se afundou como oposição não foi certamente porque estava radiante de ideias novas para o país ó JMF!

12Responder




Liberal Encantador




1 d

hehe...o PPC tinha sondagens a crescer?? Este JMF tem cada paragem

8Responder




Pirolito




1 d

Mau...querem ver que o Pingo Doce se converteu à geringonça?




O tempora! O mores!







Pedro Soares dos Santos: “Acredito mais em Costa que em Rui Rio. É um desconhecido”




O CEO da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, afirma a confiança no primeiro-ministro, António Costa, mas não tem o mesmo sentimento em relação aos parceiros da Geringonça, nem a Rio.

4Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

E porque será ?




O setor privado, por seu lado, também se mostra altamente contaminado pela corrupção. 58% dos empresários inquiridos para o Eurobarómetro responderam que a corrupção é um obstáculo à prossecução dos seus negócios, entendendo o favorecimento de familiares e amigos de membros de instituições públicas como uma prática generalizada (59%).Mais significativo, no entanto, é o impacto da corrupção na contratação pública, com 72% dos inquiridos a considerar que não ganharam contratos por esse motivo.

1Responder




Ifsoares soaresCarlos Acm




1 d

Fadista Domesticado nr 125 - Esse procedimento é mais velho que a Sé de Braga. Infelizmente é prática corrente nos partidos que têm estado em todos os governos desde o 25 de Abril.

Então não foi o genro do Srdeboliqueime que em 2013 comprou o Pavilhão Atlântico por 22 milhões quando o mesmo tinha custado aos cofres do Estado 50 milhões. Ele há cada negócio que a gente fica de queixo caído. Pois!




5Responder




Carlos AcmIfsoares soares




1 d

Dois finos e uma sande de torresmos ....

0Responder




Ifsoares soaresCarlos Acm




1 d

eu prefiro uns croquetes de vitela e dois copinhos de vinho branco

3Responder




Carlos AcmIfsoares soares




1 d

Bêbado

0Responder




Pirolito Carlos Acm




1 d

Está a dizer que a família Soares dos Santos o grande exemplo ético em matéria fiscal, sempre solidária com o esforço dos contribuintes holandeses, estará hipoteticamente a incumprir as suas obrigações, quiçá mesmo maculada por corrupção?

6Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

Eu não disse nada disso , o que eu disse é que cozido à portuguesa sem chispe e farinheira não é cozido que se apresente a ninguém. Aquela actriz baixinha tem toda a razão.

0Responder




Pirolito Carlos Acm




1 d

Não como carne. Sou vegetariano

4Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

não deves ter reparado mas ninguém te convidou o cozido é só para mim

0Responder




Antonio Veloso




1 d

Parece que a oposição a Rio tem um novo líder. E um jornal oficial!

5Responder




Joao MAAntonio Veloso




1 d

Ai toda a gente tinha de ser servil ao Rio? Não sabia. Pensava que ainda havia liberdade de opinião. Parece que o mantra da nova Direcção do PSD é "tirano para dentro, vassalo para fora".

2Responder




Sofia Padrão




1 d

Esta fase absurda só vai acabar em 2019, quando o PSD tiver 15% dos votos.

Mas é necessário passar por ela para toda a gente ver, e ter a certeza, que este não é o caminho.

11Responder




Ifsoares soaresSofia Padrão




1 d

Se Passos e os passistas eram tão bons, tão bons, porque razão Passos abandonou a liderança do PSD? Não era Passos que dizia que o mais importante era Portugal. Ora se assim era e se Passos tivesse verdadeiro sentido de Estado nunca abandonaria o barco e ia à luta com ideias e soluções alternativas à geringonça.

Passos, montesnegros, hugos, relvas – o equivalências, e por aí fora, limitaram-se a fazer uma oposição a berrar, sem imaginação e acima de tudo ressentida com a perda do poder. O CDS, pese embora a linguagem muitas vezes descabida e vulgar, tem tido o mérito de apresentar algumas soluções alternativas bastante válidas. O CDS teve a inteligência de perceber que o caminho era em frente e não ressabiar o passado

6Responder




Sofia PadrãoIfsoares soares




1 d

Anda a sonhar com Passos?

Eu não falei em Passos, não entendo o porquê do seu comentário. Apenas digo que Rio não é solução. Posso?

4Responder




Ifsoares soaresSofia Padrão




1 d

Por mim pode tudo o que quiser, quem sou eu para lhe calar o pensamento.

não falou em Passos, mas subentende-se! posso!




4Responder




dragone, pedro




1 d

« Deste PSD docinho é que Costa gosta. E trinca»




Pois é mas, a acreditar nas sondagens, também não foi do "PSD amargo", do discurso do diabo, que os Portugueses gostaram e aproximaram do poder. E isto não é opinião: são factos!.

Afinal em que ficamos? Doce , amargo ou assim assim?

8Responder




Carlos Acmdragone, pedro




1 d

Meu caro clone , vou despender dois minutos do meu tempo para lhe explicar e desmistificar uma frase do ex- Primeiro Ministro , proferida em vésperas de se discutir o OE2016 e após as cenas gagas para a aprovação do OE2015.Passos de facto avaliou mal a situação política, nunca esperou que os hipócritas que andaram 4 anos a insulta-lo , a desdizer do défice e da austeridade , fossem aprovar um orçamento com mais cortes na despesa publica dos que os de Passos no tempo da Troika. E ia ser o Diabo entenderem-se para aprovarem o OE2016 , mas afinal os tipos venderam-se foi ao diabo , convidaram-no para jantar e depois foram fornicar com ele (o diabo).Passos avaliou mal o nível de hipocrisia , de demagogia e falsidade dos seus opositores políticos , é o diabo quando se lida com gente assim.

9Responder




Ifsoares soaresCarlos Acm




1 d

Se Passos e os passistas eram tão bons, tão bons, porque razão Passos abandonou a liderança do PSD? Não era Passos que dizia que o mais importante era Portugal. Ora se assim era e se Passos tivesse verdadeiro sentido de Estado nunca abandonaria o barco e ia à luta com ideias e soluções alternativas à geringonça. Passos, montesnegros, hugos, relvas – o equivalências, e por aí fora, limitaram-se a fazer uma oposição a berrar, sem imaginação e acima de tudo ressentida com a perda do poder. O CDS, pese embora a linguagem muitas vezes descabida e vulgar, tem tido o mérito de apresentar algumas soluções alternativas bastante válidas. O CDS teve a inteligência de perceber que o caminho era em frente e não ressabiar o passado. Sentido de Estado tem RIO. Um estratega inteligente, determinado, honesto, duro de roer. Os passistas mais inteligentes têm a certeza disso mas não querem admitir. JMF limita-se a zurzir o que lhe mandam ! tal como os Camilos ou Camelos. Parolos são os incautos que ainda lhes dão ouvidos!

6Responder




Carlos AcmIfsoares soares




1 d

Senhor Clone nr. 125 , Passos ai também cometeu um erro político, devia ter-se demitido imediatamente a seguir ao derrube do seu governo pelos social fascistas.Há é algo estranho, o homem demitiu-se , já não é presidente do PSD , já não é deputado , e você e os outros 124 clones continuam preocupados com o individuo.

1Responder




Ping PongYangCarlos Acm




1 d

Quem anda bem preocupado é ele e os que gastaram rios (gracinha minha) de dinheiro para o manter (para isto não se pouparam a gastos, afinal a "mantarrota" era só para os tansos) !

Sabem perfeitamente que agora vão pagar o que andaram a fazer "ao céguinho" !

4Responder




Carlos AcmPing PongYang




1 d

Sr Clone nr 198 , para mim pode ser meia dose de carne de porco à alentejana

0Responder




Ifsoares soaresCarlos Acm




1 d

Senhor Fadista Domesticado nr 125 ! não foi você no seu 1º comentário que trouxe à liça o Ex-Primeiro Ministro?

Eu limitei-me a questionar-lhe o carpir doloroso dos passistas sobre o abandono da liderança do PSD de tão iminente estadista e da sua tropa fandanga.

Gente que não deixou saudades, quer à maioria dos militantes do PSD (por isso Rui Rio ganhou) quer à maioria dos cidadãos portugueses de todas as cores politicas, religiões, ricos, remediados e pobres, pretos e brancos.

Passos é passado, é mais um político “De Má Memória”.




Rui Rio é um estratega ! é um homem inteligente, determinado, honesto, duro de roer. Os passistas mais inteligentes têm a certeza disso mas não querem admitir. Capisce!




5Responder




Carlos AcmIfsoares soares




1 d

Clone nr 125 , é tudo verdade , tirando os quase dois milhões que votaram no homem.Agora há que eleger Sócrates para a presidência da republica é o único da banda de música da falência que está desempregado.

1Responder




Ifsoares soaresCarlos Acm




1 d

Fadista Domesticado nr 125. Que chatice! Então o homem com dois milhões de votos abandona assim os seus correligionários e o destino do Partido? Esse folhetim do Sócrates já está gasto…., mas se a si lhe dá gozo , pode invocá-lo aqui e na Moita. … é à vontade do freguês. Sócrates e Passos “Os da Má Memória”, um cognome que a maioria dos cidadãos portugueses elegeram por nefastas e reais razões. Passe bem!

4Responder




dragone, pedroCarlos Acm




1 d

O problema não está na frase do ex PM que, no contexto específico em que foi proferida, até teria algum sentido . O problema foi a persistência na frase como estratégia de oposição. Mas se errar é admissível, persistir no erro é idiota!




P.S.: não sou clone de ninguém. Quem há muito aqui lê os meus comentários e ainda não tenha percebido que penso pela minha própria cabeça não pode ser muito abonado de inteligência.

... Ler mais

6Responder




Liberal EncantadorCarlos Acm




1 d

com tantos erros do PPC ele estaria lá bem? E os clones é que estão mal? ... e parece-me que há mais clones que PPCszecos

1Responder




Ping PongYangCarlos Acm




1 d

Fica combinado o petisco !

Temos aqui uma receita que faria o Gordon Ramsey estremecer descontroladamente (suponho que de inveja, mas não garanto)...

O que posso garantir é que não faltará nenhum tempero !

3Responder




Carlos Acmdragone, pedro




1 d

A persistência da frase foi de pessoas como você, do seu ídolo costa e sus muchachos , e em geral dos fascitóides de esquerda . Passos disse isso uma vez num encontro privado com os deputados do PSD.

0Responder




Carlos AcmPing PongYang




1 d

Estamos combinados, não te esqueças de levar a carteira e o cartão de crédito.

0Responder




Ping PongYangCarlos Acm




1 d

Crédito ? Só se falas das prestações do "meu" "barraco"...

Foi o único que os teus amiguinhos capitalistas do alheio ainda não me tiraram... A ESSE não mo passaram para o "banco mau", sabias ?

Espertos !

3Responder




Carlos AcmPing PongYang




1 d

ser pobre é chato , tens de fazer pela vida mas se continuas na companhia destes comunas não vais passar da cepa torta.

0Responder




dragone, pedroCarlos Acm




1 d

Afirmar que costa é meu ídolo é um insulto e um delírio da sua cabeça.

0Responder




Passos Coelho Aldrabão PedroCarlos Acm




1 d

se os outros são clones, vc não passa de um Toalhete Dodot para limpar a treta que sai dos rabinhos citrinos esganiçados passistas

0Responder




Jose Santos




1 d

O Rio vai entregar o PSD ao António Costa.

9Responder




Pirolito Jose Santos




1 d

E a opção é a colonização do PSD pelo PNR?

3Responder




Carlos Acm




1 d

Entretanto os neoliberais fascistas aqui ao lado ;




Espanha cresce há três anos consecutivos com taxas superiores a 3%. Consumo das famílias e investimento em bens de equipamento ajudam a explicar o desempenho da economia.

4Responder




Liberal EncantadorCarlos Acm




1 d

vá para lá! essa comparações de meia tijela...também nos deve ter comparado com a Grécia noutros tempos...

1Responder




Carlos Acm




1 d

É sempre a subir , nas sondagens e na dívida ...




"Depois de quatro meses a cair no final de 2017, a dívida pública começou 2018 com uma subida de 1.000 milhões de euros para os 243,6 mil milhões de euros, segundo o Banco de Portugal"

2Responder




Rufino Ffilho




1 d

Ao fim ao cabo este é o tal governo. Cavaco Silva tanto sonhou que aconteceu. Um governo de unidade nacional, unido pelo líder eleito democraticamente e sem oposição. É a união das fraquezas democráticas encavalitadas à porta da estrela chic. Todos agarradinhos pelos tintins e a precisar de afectos. O único elemento novo é o sr. do jardim zoológico que um dia destes leva a bicharada toda para o jardim de S. Bento.

1Responder




Maria Oliveira




1 d

Peço desculpa Lucindo...

2Responder




Maria Oliveira




1 d

Lucinda Montrond de todos os comentários que li, o do sr, é o que mais faz sentido, e encaixa na boa vontade que os partidos terão ou não, para podermos criar um Portugal com mais eqüidade e justiça!!! Na realidade a mentalidade do maior partido da oposição, está escarrapachado no resto dos comentadores, que como os lideres do seu partido, se esquecem que o eleitor está de cada vez mais alerta e consciente, de quem quer investir na mudança, de quem os prejudicou, de quem aniquilou as suas vidas, levando muita gente a acabar com a sua, depois de ter sido espancado pelo sócratismo!!! Mas já agora, o que lamento é que nem de longe nem de perto se assemelha à ideologia do fundador do verdadeiro PSD, cuja forma de estar, era incondicionalmente, palavras dele, em sintonia com os interesses do País!!! Ora, o país são as pessoas, são os portugueses, e não os interesses dos partidos, e dos amigos dos políticos... Criou-se o habito de tratar as pessoas como lerdos, que não tem opinião, e que se alguma coisa corre mal por incompetência ou opurtunismo de alguns políticos, o povo serve como saco de boxe... E isso foi o que o sr. Sá Carneiro, e outros homens serios e de boa vontade quiseram mudar...

2Responder




Alberto Pires




1 d

Não tenho preconceitos ideológicos, tanto se me dá que governe A ou B, desde que o faça com sentido de Estado e no interesse presente e futuro do País. Todavia não posso deixar de estar atento aos sinais, porque a minha avaliação do interesse presente e futuro do País depende desses sinais. Salvo melhor opinião, que nestas coisas há sempre gente muito sábia, ainda não vi uma medida clara da parte do governo que possa ser entendida como dirigida ao desenvolvimento, ao progresso e a o aproveitamento das condições particularmente favoráveis em que nos encontramos. Tudo tem corrido bem a este governo minoritário, com apoio estranho no parlamento, e o meu desejo como cidadão é que continue a correr bem na justa medida em que correndo bem significa que as condições de vida não se agravam e até poderão melhorar. Todavia ainda ontem foi anunciado pela DECO que as famílias portuguesas voltam a estar endividadas a um nível preocupante e isso só pode ser sinal de mais uma bolha que há de acabar por rebentar. Devem a quem as famílias? Em princípio aos bancos, sendo disso prova a chamada de atenção do Banco de Portugal para a ligeireza com que os bancos voltam a emprestar dinheiro para a compra de habitação. Ou seja, é mais do mesmo, é um filme que todos conhecemos, e num país como o nosso onde a banca se encontra ainda a lamber feridas e a prender-se com arames, não é decerto um bom sinal. Não se vê, repito, uma decisão, por pequena que seja, que vá ao encontro dos problemas reais, tentando evitar ou mitigar as prováveis más consequências. Muito menos se vê uma medida que vise favorecer a expansão da economia, o seu desenvolvimento saudável e a perenidade da sua internacionalização. O que o governo tem feito é quase só na direcção contrária: - aumentar os impostos ou complicar a vida aos agentes económicos (Turismo e Alojamentos Temporários), reverter ou ameaçar situações de privatização (TAP, Transportes Municipais, CTT), deixar alastrar os conflitos sociais (Auto-Europa), e outras pérolas que só podem ser entendidas como ataque à iniciativa privada e portanto um sério travão à criação de riqueza. No sonho irreal, utópico e portanto inviável, do BE e do PCP, o Estado tomaria conta de tudo, seria o patrão de tudo, e como o Estado não tem capacidade de produção, nem está vocacionado para isso, perguntar-se-ia de modo óbvio de onde viria o dinheiro? A preocupação desta gente é repartir, não porque seja uma atitude altruísta e generosa, de algum modo a obrigação de um Estado Social, mas sim como arma de estratégia política. Vê-se claramente que a intenção está em usar a via (o dinheiro nem é deles) para alimentar clientelas, para comprar votos (dito de modo mais cru), que afinal as pessoas se vendem por pouco mais de 10 euros ainda que o seu futuro possa estar a ser posto em causa. É incomensuravelmente muito mais custoso a um político cortar receitas, cercear vencimentos, baixar subsídios. Ainda que o faça para evitar a bancarrota ou para garantir a sobrevivência do País. O governo anterior viu-se forçado a essa atitude contra-natura e ainda assim, sabendo que ia dar o peito às balas e ser acusado de tudo, arrostando com o labéu de culpado (quando não tinha culpa) fê-lo mal, atabalhoadamente e atacando onde se sentia mais corajoso (nos reformados, que não se podem defender). Não fez, com maioria absoluta, as reformas indispensáveis, ficando-se por alguns assomos e sem um orientação que se percebesse bem definida e objectiva. Mas recuperou de algum modo o país, limpando parcialmente as finanças públicas, assegurando as condições mínimas indispensáveis para a sobrevivência. Quando, na emergência de um golpe palaciano, se viu relegado para a oposição, não soube fazer oposição. Agarrado a dogmas e a princípios a que teve de recorrer para repor a ordem financeira possível no seu mandato, não teve capacidade para mostrar e defender o futuro que se poderia abrir e foi incapaz de fazer frente a uma “geringonça” de habilidosos, a quem tudo tem corrido bem, inclusivamente com a própria atitude da oposição. E que agora vê legitimada a sua posição com a vassalagem que lhe está a ser prestada por Rui Rio. Não me importo que assim seja, desde que isso possa significar o bem-estar permanente do País. Mas como já não tenho idade para acreditar no Pai Natal, parece-me ser sol de “pouca dura” e num futuro cada vez mais próximo voltaremos a dar um novo e mais preocupante trambolhão… e aí, eu seria suficientemente cínico, se fosse político, para exigir que “quem fez a cama que se deite nela”, e ainda que fosse líder do PSD pediria aos cidadãos que votassem no PS.

4Responder




Isidoro Cabrita




1 d

É um sabor agridoce. Dantes era um sabor a cogumelos envenenados.

4Responder




Antonio Alvim




1 d

Caro José Manuel Fernandes




Parecem-me evidente que Rui Rio , não sei se por convicção, táctica, imagem/markting político, razões pessoais, ou qualquer outra razão definiu uma estratégia que está a cumprir a risca.

Ela passa por cortar consigo e com todos e com tudo que ligue o PSD ao "Passismo" incluindo o grupo parlamentar e o CDS




Serão vantagens desta estratégia

a) Quando fiz campanha na rua na minha candidatura a Presidente de Junta de Benfica encontrei muita gente que me disse : "PSD, Passos nunca mais. Roubaram-me a pensão".

Por muito injusto que isto seja (quem nos levou à Troika e a chamou foi o PS) isto é algo que cristalizou e difícil de ultrapassar. Estas pessoas não o lêem mas ouvem na televisão os sound bytes da Catarina Martins. Por isso RR quererá romper em absoluto, e de forma retumbante e demonstrativa , com tudo o que seja ligado ao Passos (incluindo com o grupo parlamentar)




b) Ao "meter-se na cama" de António Costa RR espera criar uma crise conjugal com os parceiros da esquerda que leve ao divórcio. Nada melhor que uma amante para destruir um casamento. ( e diga-se de passagem que está a resultar. Os ciúmes, a insegurança e as juras estão já aí) . Se conseguir o divórcio( e não há entendimentos possíveis com quem se divorcia de forma litigiosa- e sim o divórcio das esquerdas será de faca e alguidar) Costa ou consegue a maioria absoluta ou fica à mercê do PSD. (Aqui a análise que eu penso que Rio faz diverge da do JMF)




Vejamos agora as sequelas desta estratégia

1. Rutura com o seu grupo parlamentar por sua iniciativa mas atirando as culpas para os deputados

(Note-se que no dia a seguir ás eleições, um mês antes do Congresso e de Rio tomar posse, já os Rioistas encartados estavam na TV a clamar por Hugo Soares não apresentar a demissão (o que aliás fez no tempo certo) Rio ainda não reuniu com o GP mas aproveita a reacção que ele provocou (os votos brancos e nulos) para lhes mandar recados em directo pelas TV em que os trata mal e como culpados (só contam os que alinharem).

Mas esta sequela que lhe permite fazer a sua afirmação e dividir o grupo parlamentar (enfraquecendo-o e incapacitando-o para se opor à sua estratégia) não tem sequelas de maior porque não estando no Parlamento RR quer desviar o centro do debate politico para fora dele.




2- Distanciamento do CDS - Ao se se reunir com Cristas apenas 15 dias depois do Congresso e depois de duas reuniões com António Costa e com Marcelo fica claro que cada um vai à sua vida e que não haverá coligação pré eleitoral. "O PSD nada quer com a direita" outra amarra do Passismo que se corta.




3- Eleitorado- esta a questão mais difícil porque o eleitorado que votou na PAF não compreende nem aceita esta estratégia e RR não tem muita gente capaz de a explicar. Tendo acabado o voto útil corre o sério risco de grande parte do eleitorado do PSD ir votar Cristas como sem rebuço já o fez em Lisboa. E é pouco provável que consiga ir buscar eleitores ao PS pois este preferem o orginal.




4- O PSD - A meu ver as sondagens serão determinantes. No dia em que houver uma sondagem em que o PSD não passe os 20% haverá uma revolta no PSD. e convém não esquecer que Rio cometeu o erro de em em nome de uma pretensa unidade com Santana Lopes ter ficado, provavelmente, em minoria no Conselho Nacional e ser+a neste que o futuro do PSD se vai jogar.




Mas tudo isto ´é "penso eu de que"

1Responder




Antonio AlvimAntonio Alvim




1 d

Os riscos desta estratégia

1 Deixa a liderança da Oposição e o palco da AR inteiramente a Assunção Cristas (como já ontem se viu)

2. Costa pode conseguir jogar o jogo do "tenho dois amores" e o PSD ficará sempre como amante não conseguindo substituir a outra

3. Um revolta no PSD

4. A menor votação de sempre do PSD.




Mas tudo isto ´é "penso eu de que"

1Responder




J.C. MayaAntonio Alvim




1 d

Concordo mas, temos que dar tempo para que se perceba melhor o que o RR irá fazer, não o que irá dizer.

0Responder




Pirolito Antonio Alvim




1 d

Uma opinião equilibrada e avisada em alguns pontos e uns tiques de Maia noutros. Respeitável no todo.

2Responder




Ping PongYangAntonio Alvim




1 d

Afinal também se conseguem encontrar por aqui raciocínios estruturados PSD... coisa rara por aqui...

Não lhe parece que tudo isso era perfeitamente evidente desde as autárquicas de 2013 ?

Espera-se agora que Rio vá reverter em 6 meses os danos que passos causou em 10 anos ?

3Responder




José C. AguiarAntonio Alvim




1 d

Nada sei de estratégias ou manobras de RR- Mas sei uma coisa: O meu voto não vai para um PSD que no fundo se vai confundir com o PS. O CDS vai ter o meu voto, não porque o tenha ganho, mas porque o PSD o perdeu.

2Responder




Ifsoares soaresAntonio Alvim




1 d

Como você dá a entender e bem a MAIORIA dos cidadãos portugueses, do PSD; simpatizantes ou não, querem ver Passos longe. Um neoliberal que vendeu ao preço da uva mijona empresas que davam lucro ao Estado, como por exemplo, a EDP.

Hoje em dia pagamos a electricidade quase ao preço do quilate do ouro.

O tratamento que deu aos jovens, sem perspectivas senão emigrarem.

O tratamento que deu aos idosos, apelidando-os de Peste Grisalha, propiciando uma divisão entre novos e velhos, sabendo-se que esses velhos geraram riqueza ao país durante os muitos anos de trabalho.




RIO é um estratega inteligente, determinado, honesto, duro de roer, irá repor os ideais do PSD de Sá Carneiro deitando no lixo o neo-liberalismo nefasto.







5Responder




Alice Dias




1 d

António Costa que já tinha angariado para o seu rebanho três ovelhas, que se tornaram dóceis, agora conseguiu uma quarta. Resta na AR uma ovelha "ranhosa" Assunção Cristas. Força Assunção, luta contra a geringonça a quatro.

14Responder




António Fernandes




1 d

JMF, as suas atitudes mais de oposição que de jornalismo, fazem-me lembrar "as donas de casa desesperadas"..!!!! Deveria ser mais estudioso e menos tendencioso. Desculpe a minha franqueza!!!

4Responder




jota santosAntónio Fernandes




1 d

não sei se reparou, mas isto é um artigo de opinião, jornalismo é outra coisa. deveria ser mais estudiosos e menos tendencioso.

3Responder




Ifsoares soaresAntónio Fernandes




1 d

o JMF muito me surpreende! quem o viu e quem o vê! mas no futuro não longínquo ainda se perceberá melhor o que o move.

4Responder




João Lopes




1 d

Concordo com a análise de JMF: «ao contrário do que pretende Rui Rio, não é “colocar o país em primeiro lugar”, é dar toda a prioridade às suas obsessões e à sua sobrevivência política ... aquilo que Rio trouxe da sua cordial reunião com António Costa foi uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma». Temos um «PSD desarmado ideologicamente e castrado politicamente». Rui Rio não é fiável e vai liquefazer e destruir o PSD.

3Responder




Pirolito João Lopes




1 d

«PSD desarmado ideologicamente e castrado politicamente»




O Partido Social Democrata não tem uma matriz social-democrata como o seu nome indica? Estarei desactualizado? Não será que Rio quer colocar o caminho nos trilhos depois das condutas desviantes do grupelho passista?




Politicamente um partido não depende de apenas um homem, mesmo que seja um santo eremita vivendo recluso em Massamá.




3Responder




Teresa Varela




1 d

Uma tristeza.

Enfim, a mudança e transformação é uma constante na vida. Mesmo para os mais leais e fieis, chega uma hora em que há que mudar, pois ficar deixa de ser persistência e lealdade e passa a ser teimosia.

Assim é que é bonito, o Zé, a Manela o Nuno o Luís e outros mais fizeram uma obra asseada, podem limpar as mãos à parede, ao mesmo tempo que enterram definitivamente o Francisco e tudo o que ele representa para todos nós.

1Responder




João Brandão




1 d

Só um bimbo como R Rio se prestava a uma palhaçada assim!

Dizer que o PSD tem um rumo e isso ficar muito aquém daquilo que o PS diz que quer é uma farsa. É uma falta de respeita por quem foi eleitor do PSD.

Não votei PSD nem voltarei a votar, mas se tivesse tido, essa intenção estava desfeita.

Mais, no enquadramento parlamentar actual, receber elogios da cambada que apoia esta solução governativa é um aviltamento desmesurado e é o melhor qualificativo para quem 'dirige' o PSD nesta altura.

Em tempos chamar-se-lhe-ia de poltrão, hoje, se calhar será pragmático. Até a semântica se avilta!

---

Ainda bem que não sou eleitor do PSD!




4Responder




António FernandesJoão Brandão




1 d

Sabe qual é a diferença entre um Bimbo e um Bombo...???

0Responder




João BrandãoAntónio Fernandes




1 d

Há diferença?

1Responder




Romeu Francisco




1 d

Pressinto uma debandada de votos :D

4Responder




Pirolito Romeu Francisco




1 d

Os ratos tem uma apurada percepção do desastre

3Responder




Pirolito




1 d

Entretanto segue a falência programada daquela que foi a melhor empresa portuguesa:




Pagamento de juros à Altice arrasta Meo para prejuízos




Em 2015 e 2016, a operadora portuguesa teve prejuízos para poder suportar juros de empréstimos que a Altice pediu para comprá-la em 2015. E ainda financiou o grupo de Drahi.




Vale a pena ser capitalista com o dinheiro, as vidas e o risco dos outros.

3Responder




Romeu FranciscoPirolito




1 d

Ainda bem que vem aqui recordar-nos do mau serviço que Sócrates e o seu gangue PS fizeram.

5Responder




Dr. FeelgoodPirolito




1 d

O latifundiário Granadeiro mais o Shamuss II Zeinal mais a Telefonica mais a Oi mais a Unitel.................hmm, que cheirinho a esturro made by súcia-listas.

3Responder




Pirolito Romeu Francisco




1 d

A PT não era uma empresa privada? Foi privatizada pelo PS em 1995 com os aplausos do PSD.

2Responder




Pirolito Dr. Feelgood




1 d

O Bava era socialista? Pensei que fosse capitalista mas para o camarada tudo que termine em ista é igual.

3Responder




Carlos Rodrigues




1 d

Pela primeira vez na vida, pondero mudar o meu sentido de voto. O que eu temia está a acontecer: Rui Rio por a frente a sua sede de poder e tenta namorar costa. É o pior que podia acontecer. É patético.costa e a extrema esquerda choram de rir, o CDS começa a ser a unica alternativa realista a este bando de pseudo politicos que brincam com o pais e com o seu povo.

18Responder




Teresa VarelaCarlos Rodrigues




1 d

Não está sozinho. Este não é o partido em que voto há 40 anos.

1Responder




António FernandesCarlos Rodrigues




1 d

Pelos vistos não percebeu a estratégia de Rui Rio nem se apercebeu quem está a brincar com o país e com o seu povo. Tente ser mais estudioso e menos iludido....!!!!

1Responder




Joao MAAntónio Fernandes




1 d

Namorar o Costa e mendigar-lhe submissamente a suas boas graças é uma estratégia tão brilhante que até já fazem filas para votar no Rui Rio. Nem vão precisar das carrinhas da CM de Ovar.




Nunca se viu o Sá Carneiro nesta humilhante vassalagem a quem tão mal faz ao nosso país.

5Responder




Teresa VarelaAntónio Fernandes




1 d

Ui, não se apercebeu!!!!!! Ó, meu caro, desde 2013 que todos nós nos apercebemos da estratégia de Rio. Só não se apercebeu quem é muito distraído...

2Responder




Carlos RodriguesAntónio Fernandes




1 d

Meu caro, percebi percebi! Talvez o senhor tenha teorizado demais , lido livros demais. Gosto de pessoas pouco teoricas , aprecio pessoas dinamicas, emprendedoras , humildes e sobretudo intelectualmente honestas .

1Responder




Adriano Sousa




1 d

No que diz respeito ao quartel general passista, aqui representado pela sua figura máxima JMF deixo apenas um pequeno verso:




"as trevas estão por ai escondidas, à espera que eu apague a luz, para se debruçarem sobre mim"

3Responder




Lucindo Montrond




1 d

“Quando um partido da oposição acha que a sua missão é ser antes um partido da colaboração perde o Parlamento e perde a democracia.” Um partido da oposição não tem que ser necessariamente composto por “guerrilheiros”. Já quando uma oposição colabora com o Governo, para encontrar as melhores soluções para o país, ganha a democracia e numas eleições futuras, pode vir a ganhar o Parlamento. Este cronista tem, aparentemente, o conceito futebolístico de democracia, em que os partidos são os “clubes”, o eleitorado, a “massa associativa” e a vitória eleitoral, o “vencedor” da Taça da Liga. Com este conceito de política, o país não progride, como ficou bem patente, enquanto Pedro Passos Coelho liderou o PSD. Eu não tenho a mais pequena dúvida de que esta atitude idónea, sensata e responsável de Rui Rio produzirá resultados políticos positivos, a médio prazo. Os “fazedores de opiniões”,como este cronista, pensam – erradamente – que os eleitores andam distraídos. Mas não andam.

4Responder




Romeu FranciscoLucindo Montrond




1 d

Só pensa assim quem não admite diferenças ideológicas (e só as vê como perturbadoras do normal decorrer das "coisas").




Meu caro, isso não é Democracia.

0Responder




Teresa VarelaLucindo Montrond




1 d

Os partidos unem-se e esquecem as suas diferenças ideológicas e políticas, se forem idóneos, por uma causa maior, o país e/ou os cidadãos.

Caso o país não esteja a viver uma crise ou um momento particularmente difícil, de qualquer tipo, devem manter-se fieis à sua ideologia, corrente política, princípios, valores e missão e, obviamente, ao seu eleitorado.

Assim, quando são oposição, devem votar contra as decisões do governo quando não concordam com elas e a favor quando concordam.

Só isso faz sentido, caso contrário ou é fazer oposição por oposição ou é manter-se ao lado do governo, para se manter à tona. Em qualquer destes casos o partido ou os seus representantes não merecem qualquer credibilidade.

1Responder




José C. AguiarLucindo Montrond




1 d

Claro que os eleitores não andam distraídos! Eu, por exemplo, vou mudar o meu voto. Nas próximas eleições, vou guinar para a direita!

0Responder




Rão Arques




1 d

Em cada aviso um beija-mão.Tacanhez de aprendiz ao pé de mestre da manha. Porque ninguém tem mudado tanto como Costa e porque César saudou a mudança alheia gostaria que Negrão tivesse entrado assim: Na qualidade de líder da bancada do partido mais votado cumprimento o agora presidente em exercício desta assembleia, bem como o chefe do governo atualmente em funções. A seguir vamos à vida. Que se fecunde o protocolo.

6Responder




Pirolito Rão Arques




1 d

Há quem tenha da política uma ideia diferente da arruaça tão querida da extrema-direita sub-reptícia, dona deste pedaço.




Em democracia, caro comentador, não há inimigos - existem opositores.

3Responder




Soldado Milhoes




2 d

No comentários aqui abaixo só me apetece dizer! É que está aqui uma boa peixeirada!

2Responder




Carlos AcmSoldado Milhoes




1 d

É a central política dos fascistas de esquerda , a fazer lembrar os velhos tempos de Sócrates com as câncios e os blogues pagos à peça.

3Responder




Pirolito Carlos Acm




1 d

Quer exemplo melhor de blog pago à peça que este pasquim? O que move o accionista a perder milhões num jornal feito por uma minoria de extremistas de direita?

5Responder




Carlos AcmPirolito




1 d

Tendo sido apagada a resposta que lhe dei , vou dar-lhe uma segunda , pode ser que esta cumpra os mínimos , Registo com apreço que o barrete lhe serviu na perfeição.Se o que você chama de pasquim é isso tudo , não se percebe porque perde por aqui o seu tempo valioso.

1Responder




Pirolito




2 d

Para desenjoar do xaropada habitual do JMF




(Nos EUA já começou a distribuição de armas aos professores)




Professor barrica-se e dispara arma em sala de aula




Não estavam alunos na sala e não existem feridos. Após o disparo, todas as saídas da escola foram bloqueadas




Um professor de Estudos Sociais barricou-se esta quarta-feira numa sala de aulas de uma escola secundária do Estado norte-americano da Geórgia e disparou um tiro de pistola, indicaram as autoridades.




5Responder




Miguel CardosoPirolito




2 d

Podemos também falar na nova façanha do BE e do PCP com apoio do PS, o investimento de 80 milhões levado a cabo pela VW na fábrica de Osnabruck para lá produzirem o T Roc descapotável que estava previsto ser produzido cá! Viva o socialismo!

5Responder




Longuenuit Miguel Cardoso




2 d

...Osbabruck não foi aquela fábrica da VW que teve uma greve selvagem durante todo o mês de Janeiro de 2017 onde houve porrada de criar bicho? ...deve ter sido por aquilo ser mais sossegado que optaram por ela.

6Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

Sim em "Osbabruk", na fábrica da "WV"! Tem dó da nossa inteligência néscio!

1Responder




Longuenuit Miguel Cardoso




2 d

...qual inteligência?

5Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

A dos que tem tanta a mais que tu que até sabem escrever! gente com QI acima dos 50!

2Responder




Soldado MilhoesMiguel Cardoso




2 d

Andas irado!

4Responder




Longuenuit Miguel Cardoso




2 d

...preferia ser adotado pela IURD do que ter o azar de ter o teu QI.

4Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

Eu imagino a tortura que seria para ti teres que pensar, além disso não irias parar ao reino dos céus como aspiras e bem sabemos que ele é dos pobres de espírito, o reino dos céus e o das vacas esvoaçantes!

1Responder




Comentarios AgostoPirolito




2 d

Para desenjoar do xaropada habitual do JMF




Não seja desonesto, o objetivo é encher a caixa de comentários com assuntos que não têm nada a ver, para que os vossos comentários combinados sejam não só os mais frequentes mas também os primeiros. O que vos assusta tanto neste PSD para nos últimos dias terem saído todos em força? Ou será que sempre que a Rússia está em apuros saem e, é só coincidência?




imitar o Sócrates, não é virtude, sabem?




1Responder




Pirolito Comentarios Agosto




1 d

Que comentário mais abstruso. Eu manifestei aqui a minha simpatia a Rui Rio, não que vá votar PSD, mas porque entendo que entre um títere da extrema direita, como Passos Coelho, e e alguém que pensa por ele mesmo, não há comparação possível.

4Responder




Marco magalhaesMiguel Cardoso




1 d

Carrega na cartilha Salvaterra Cardoso que é para isso que te pagam!

4Responder




Carlos Quartel




2 d

Rio não está só. É a cabeça visível de um grupo, com relevo para MFL e PP, que fizeram da destruição de Passos o objectivo. Nesse afã, não se importam de destruir o partido. Os sinais de Rio são o disparate personificado, sair a correr do congresso para os braços de Costa, sem uma deferência e uma consideração para o seu sócio na vitória eleitoral.

Nunca Rio referiu essa vitória, nunca declarou como engano ao eleitorado a conspiração geringonciana. Rio não se sente enganado pela manobra, tirada de uma cartola, para evitar o fim de Costa.

O tempo tudo cura, mas levará anos a que o PSD reconquiste alguma credibilidade. Neste momento não passa do último Lulu de Costa, com olhos meigos e a dar ao rabo .......

20Responder




Miguel CardosoCarlos Quartel




2 d

Não foi só destruir o partido, isso seria o de somenos importância. Eles ajudaram também a minar o caminho de recuperação do país e a colocar o gangue socrático, nomeadamente o Costa de volta no poder. O que terá sido combinado entre Costa, Rio e Balsemão em Bilderberg?

21Responder




João MourinhoCarlos Quartel




2 d

E o Passos Coelho, não era a cabeça visível dos que enterraram a MFL? Quem com ferros mata, com ferros morre.




Mas não se preocupem, o Rui Rio sabe muito bem o que quer para o país e para o PSD. E vai limpar esta seita toda que queria tomar o PSD. E vai e pô-lo no caminho certo, na linha de Sá Carneiro, de onde nunca devia ter saído.




2Responder




Miguel CardosoJoão Mourinho




2 d

Já todos sabemos muito bem o que o Rio quer para o PSD e o país, mais ou menos o mesmo que o Costa!




PS: Quando a MFL ganhou o PSD expurgou o Passos e os seus apoiantes das listas deputados, num caso único no PSD. Daí para cá o que ela, o Rio, o Pacheco, o Capucho etc. fizeram ao PSD é sabido!

2Responder




Comentarios AgostoCarlos Quartel




2 d

Acredita mesmo que o Rio tira credibilidade suficiente para que leve anos a recuperar?

Você então é dos que aposta que Rio vai durar até às legislativas...

1Responder




Comentarios AgostoJoão Mourinho




2 d

Desprestigiante para o PSD é essa conversa do Sá Carneiro. Foi um grande homem e líder, tudo bem mas usá-lo como Estaline ou Trotsky, não é honrá-lo, é insultá-lo a ele e a todos os democratas que o admiram.

Além de que só serve os interesses dos dinossauros empalhados que tratam o partido como a sua coutada porque se associam a eles, disfarçanda a sua óbvia falta de qualidade.

Já chega!




4Responder




Carlos QuartelMiguel Cardoso




1 d

SIC e Expresso comandaram a campanha, isso é um facto.E regressou a parasitagem do costume e escondeu-se o rombo de 5 mil milhões da Caixa, isso são outros factos. Cada um que pense com a sua cabeça .......

2Responder




Conde Cruzeiro




2 d

Que acção estará reservada aos PSD/Liberais? Abandonarem com dignidade a bancada da A.R. (o que eu pessoalmente não acredito)

pois não estou a ver algum que queira abandonar o tacho que garantiu, mas no mínimo deviam abandonar o grupo parlamentar do PSD se não concordam com a linha politica do presidente do partido e pensam da mesma maneira que este analista politico que assina a crónica.

Tenham dignidade e coragem, para não defraudarem esta franja Liberal que os apoia, ontem já era tarde, para tomarem uma atitude de rotura e assumirem as vossas responsabilidades.

4Responder




Eduardo Veloso




2 d

Ó JMF.!




O Carrapatoso está a ficar nervoso. Se o ROI não chegar, não tarda nada voltas para o blasfémias!

4Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Sim, não há-de ser recompensado com a presidência da Lusa como os fieis servidores do gangue!

5Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

E ainda bem! Olha se ia para lá este traste... até tu de repente deixavas de colar panfletos e passavas a "escrever noticias!"

5Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Notícias?! Mas desde quando é que o lacinhos, um dos mais fieis e acéfalos generais prussianos ao serviço da lavandaria dos ratos alguma vez teve alguma coisa que ver com notícias?! Lol, o gajo é como tu, um fervoroso adorador do santinho de Évora!

6Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

Tem mais ética jornalista o lacinhos na ponta de um dedo do pé que o JMF em todo o seu oleoso corpo todo. Por isso é que ele o JMF está aqui e não noutro lado. E no que diz respeito a adoradores de santinhos, tu é sabido que irás continuar anos a fio a carregar o andor do são farsola de massama, como alias já o fazes desde longa data. Para carregar o andor O JMF nunca estará sozinho. Encontrará em tí um ajudante sempre dedicado.

6Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Ética jornalista o amigo do Baptista da Silva da ONU?! Ele é um mero sabujo, um oficial de lavandaria que não saberia reconhecer o código deontológico do jornalista nem que esbarrasse nele de frente. No fundo ele é como tu mas na versão inteligente, daí ele ser um general prussiano e tu o verme que és, um mero carregador do andor do santinho de Évora que defendeste sempre de forma acéfala! Agora fazes o mesmo com outro bandido metido em mais crimes do que o Al Capone, o pote de unto que nos desgoverna! És assim, nasceste para servir merda e merda servirás até ao fim da tua patética vida!

2Responder




Comentarios AgostoEduardo Veloso




2 d

Para quem acha que o lacinhos e o general prussiano, são ótimos profissionais e que a subida deles é meritosa, acho que está tudo dito!

É mais um que prefere profissionais felizes em vez de profissionais com uma formação e desempenho de excelência!

3Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

Não me confundas contigo, reles criatura.




É bem fácil de perceber quem de nós os dois aqui é o dedicado kulambista, disponível numa base de 24 x 7 e que volta e meia até se disfarça de gaja para ser... diferente.

3Responder




Eduardo VelosoComentarios Agosto




2 d

Concluiste isso tudo por ti próprio?




Um profissional com formação e desempenho de excelência não pode ser um profissional feliz?

2Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Lá estás tu de volta às tuas fantasias sexuais. Já te disse que comigo tens azar, continua na fixação que tens com o Sócrates, o impoluto, isto se já deixaste os teus hábitos noturnos no Parque Eduardo VII onde praticavas o sku! E sim, é fácil perceber a diferença entre quem defende aqueles que tiraram o país do buraco e os adoradores do gangue de ladrões que o meteram lá e de quem tu és um pequeno serviçal!

1Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

De fantasias e do oficio percebes tu, hoje até andavas por ai explicar as regras da profissão.. É isso que fazes lá no parque quando fazes de conta que és a marta, loirona, sexy e bumbum gostoso?

4Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Não disfarces, tu sabes bem que lá no parque as loiras são loiros com voz grossa como tu gostas. Já te esqueceste que partilhavas connosco essa tua faceta na altura em que devotavas o teu tempo todo à defesa do Sócrates, o impoluto?! Eu bem que te avisei do que o gajo era, mas acho que tu sabias bem, és como o lacinhos mas em pequenino!

1Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

Estas com saudades do brinca, Martinha ? Tens saudades tempo em que ele te endireitava as costas,? Chama por ele! Diz que es o ondinhas, talvez ele te atenda

4Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Tens razão, o brinca era de facto um assumido homosexual, um velho pederasta que gostava de endireitar as costas a rapazinhos como tu, um dos discípulos que ele sodomizava, mas eu não dou para esse lado nem alinho nas vossas fantasias doentias. Aqui é mais argumentos, coisa que nem tu nem ele alguma vez tiveram.

1Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

Martinha, é pena o forum do Expresso ter desaparecido. As monumentais entaladelas a que la eras sujeita em publico, eram uma coisa só vista. Acabaste por te refugiar por aqui, nao fosses às vezes encontrar por ai.




4Responder




Miguel CardosoEduardo Veloso




2 d

Andas tão desvairado como o teu mais que tudo Sócrates nos teus delírios! Ainda tens sonhos húmidos com ele? Alguma vez te retribuiu o fervor com que defendias e tentavas branquear os seus crimes? Um beijo talvez, uma carícia, alguma coisa?




E já agora, dívida em 2015 229 mil milhões, em 2017 242 mil milhões, capisce?

2Responder




Eduardo VelosoMiguel Cardoso




2 d

A mim não, martinha, mas tu deves ter gostado tanto que até resolveste passar por travesti para ver se arranjas mais clientela, quem não te conhecer que te compre,

4Responder




Think On Sync




2 d

apesar de não concordar, gostei da sua análise. Mas permita-me uns reparos J mf. o psd não é de Rui Rio, é dos militantes do Psd, por mais que lhe custe acreditar nesta nova realidade. "Vazio de ideias e propostas do novo Psd"? Em 10 dias já assumiu um rumo do Psd e do país. Uma visão construtiva sobre a UE é digna de um político, ao invés da destrutiva por vezes amorfo do antigo psd, de que oJMF defende. JMF pareçe que vê no confronto político um combate como se fossem clubes de futebol rivais, sem ter em conta o interesse nacional. Este apoio de consenso na UE é essencial para o interesse nacional. o diálogo deve ser fomentado, e consensos devem ser tomados, apesar de divergências e oposições que existem entre os dois partidos.

Se existe ou não eleitorado central não sei. O que sei é que estes ciclos de alternância de ps e psd ao longo destes anos, irrelevaram o país na cena mundial. Algo tem de ser mudado, e que seja com o Psd. Se irá levar o Psd há irrelevancia? também não sei. Mas sei o que está é a génese do Psd. O Psd é social democrata no modelo de "welfare state" baseado no princípio do universalismo. Rui Rio defendem isso é por isso tem a minha simpatia. Se o,povo defende ou não isso é outra questão. Por isso é que vivemos em democracia. JMF parece defender um Psd mais à direita apesar de nunca dizer em que sentido. Aliás atrevo-me a dizer que entre Ps, psd e CDs, a ideologia não é abismalmente tão diferente, mas o modo de política esse sim é muito distinto







0Responder




Comentarios Agosto




2 d

É verdade que a intervenção de Negrão foi morna, parecendo mais acintosa para Ferro Rodrigues do que exatamente para o governo.

Mas também é verdade que vi o Costa a engasgar-se e a torcer-se como ainda não tinha visto desde o princípio da legislatura:

-Torceu-se e gaguejou com o BE, por causa do Novo Banco, em que vimos as caras que a Martins e a Mortágua fazem enquanto engolem sapos muito difíceis de engolir..

-Torceu-se e gaguejou, em conjunto com a Apolónia, que nem queria acreditar no que estava a ouvir e estava entre o saltar a tampa e ter de se acalmar para não entalar o chefe das frentes unidas.

3Responder




Comentarios AgostoComentarios Agosto




2 d

Mas a maior hipocrisia de Costa, foi candidatar-se para ir limpar matas no dia da Floresta - 21 de Março - quando o prazo para a limpeza é dia 15 de Março.

Ao menos prometeu que faria tudo para que o ano passado não se repetisse. O que acho muito bem - quando as coisas ficam negras, a solução não é ir de férias!

5Responder




josé maria




2 d

Dívida pública cai mais: recuou para 125,6% em 2017




https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/divida-publica-cai-mais-recuou-para-1256-em-2017







2Responder




jota santosjosé maria




1 d

Uma notícia falaciosa… a verdade é que a dívida aumentou. Ela só baixou em relação ao PIB porque esse mesmo PIB aumentou. O seu trabalho de propagandista do governo umas vezes resulta outras não.“A dívida pública terminou 2017 nos 242,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 1,6 mil milhões de euros face ao registado no final de 2016.”http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/divida-publica-aumentou-16-mil-milhoes-em-2017--

0Responder




Carlos Acm




2 d

chegaram os pilha galinhas , acabou a palestra na sede da polícia política e cá estão eles a passar a mensagem , desde o tempo de D.Afonso Henriques que isto não estava tão bom.

1Responder




Comentarios AgostoCarlos Acm




2 d

Aliás com a quantidade de nicks novos e velhos que apareceram ultimamamente aqui no observador, podemos concluir que a análise que BE e PCP fazem dos dias, não é nada boa.

Nunca tinha aqui visto um esforço tão concertado de propaganda, faz lembrar os tempos de Sócrates...




3Responder




josé maria




2 d

Taxa de desemprego abaixo dos 8% pela primeira vez em 14 anos




http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/detalhe/taxa-de-desemprego-abaixo-dos-8-pela-primeira-vez-em-14-anos







3Responder




Antonio Alvesjosé maria




2 d

O Senhor José Maria está complementarmente passado. Tem que se tratar! A que propósito e a despropósito a sua brincadeira na caixa de comentários?

E tempo de crescer!!!

1Responder




josé mariaAntonio Alves




2 d

Contribuições para a Segurança Social crescem 8,6% em janeiro. O número confirma a forte dinâmica de criação de emprego, mas é tanto mais surpreendente por ser mais do dobro do já expressivo crescimento do emprego (3,7%, segundo os últimos dados conhecidos de dezembro).




http://geringonca.com/2018/02/27/contribuicoes-para-seguranca-social-crescem-86-em-janeiro/







3Responder




Luís Soares Ribeiro




2 d

Só espero que o que estamos a passar seja uma vacina contra os partidos da esquerda.

Mas se assim fôr, vai ser uma vacina extremamente cara para os Portugueses.

2Responder




Longuenuit Luís Soares Ribeiro




2 d

...não vai ser preciso mais vacina nenhuma! ...durante 4 anos estivemos a ser vacinados contra os partidos de extrema direita ...e bem cara que foi a vacina!

6Responder




jota santosLonguenuit




1 d

extrema direita! extrema direita! quais foram os partidos da extrema direita que estiveram no poder em Portugal? só na sua cabeça. trate-se

0Responder




Longuenuit jota santos




1 d

...tenho pena de ti meu pobre ingénuo! ...és dos poucos que ainda acredita que o PSD é Social democrata!

0Responder




josé maria




2 d

O querido ex-líder converteu-se à gerigonça, por isso foi expulso do seu partido




http://geringonca.com/2016/11/17/palavra-do-senhor/




2Responder




josé maria




2 d

Investimento não crescia tanto desde 1998. A formação bruta de capital, que traduz o investimento no país, cresceu 8,4% no ano passado, pelo que é preciso recuar a 1998 para encontrar uma taxa de variação homóloga tão elevada.




Economia online, 28/2/2018




4Responder




josé mariajosé maria




2 d

Mais uma grande maldade contra o querido ex-líder do PSD, no dia do seu abandono parlamentar.

3Responder




Longuenuit josé maria




2 d

...não sei se alguém reparou na ovação que o pelintra Passos recebeu dos seus amigalhaços pafianos durante a sua despedida do parlamento ...o barulho das palmas tinha o mesmo ritmo dos batuques dos canibais da Papua, Nova Guiné.

8Responder




Artur CamposLonguenuit




2 d

Sr. Pirulito, reparou que muitos deputados do. PS ovacionaram o seu ódio de estimação?

1Responder




Pirolito




2 d

"A estreia de Fernando Negrão não foi memorável, mas ele nem tem culpa. Quando um partido da oposição acha que a sua missão é ser antes um partido da colaboração perde o Parlamento e perde a democracia"




Não é necessário poluir os olhos com mais do mesmo. JMF diz neste parágrafo, com suficiente e cristalina clareza, aquilo que lhe magoa a alma - a linha de extrema direita que antes tinha tomado de assalto o PSD, já não comanda.




Compreendo a dor do mais invertebrado dos jornalistas portugueses: tanto investimento, tantos anos de fretes, a vender a alma ao diabo, tantas mistificações e conspirações para chegar agora a esta triste realidade de ver um PSD que não pode ser manobrado como antes. Dói deveras.

7Responder




Manuel PintoPirolito




2 d

Quem ri no fim...ri melhor!!!

1Responder




Pirolito Manuel Pinto




2 d

Riso alarve ou ultimatos estéreis? Escolha.

4Responder




Miguel CardosoPirolito




2 d

Que tu não sabes o que é extrema direita é óbvio, até porque segundo o teu douto conceito, e passando por cima da roubalheira generalizada a que o teu gangue nos condenou, tu dizes que o PSD que ganhou as últimas eleições e cujo programa foi o mais votado é de extrema direita porque implementou um programa de governo desenhado pelo teu gangue chamado memorando de entendimento. Mas o que dizes tu de um governo que, com soberania, entregou a saúde a privados em ruinosas PPP em todos os novos grandes hospitais, que fez quase todos os contratos de associação com grupos privados de educação, que privatizou todas as grandes empresas etc. etc.? Esquece os roubos de catedral e diz-nos o qual é a ideologia de um governo destes,e que, lembro-te, é basicamente o mesmo que hoje nos desgoverna novamente?

5Responder




Ping PongYangManuel Pinto




2 d

... o Mendes tem passado turnos inteiros a afinar o instrumento... já estamos quase preparados para a recepção "triunfal" !

3Responder




Longuenuit Manuel Pinto




2 d

...considero esse comentário como o inicio da luta armada pafiana! ...já estou a ver o guerrilheiro Passos Fidel Coelho com o seu braço direito Luis Che Montenegro a descerem de Sierra Maestra armados até aos dentes! ...Fantástico!

3Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

Estás redondamente enganado troll, se há coisa que Passos já mostrou foi o seu carácter, aliás mostrou logo quando ganhou o partido e não fez ao Rangel o que o Rio e a Ferreira Leite lhe fizeram a ele. tenho a certeza que não vai andar por aí a fazer oposição cerrada ao Rio como o Rio lhe fez a ele!

4Responder




Longuenuit Miguel Cardoso




2 d

...a única coisa que o Passos realmente mostrou foi que é um valente aldrabão!

4Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

Ao contrário do Sócrates e do Costa que são gente séria, certo troll?

1Responder




Joaquim Sousa Alves




2 d

tá enganado... gostava-mos muito do do passos... depois de ser corrido claro!




não era docinho... era amorfo... a caminhar para o zombie... mas era divertido... e a melhor parte era vê-lo morrer lentamente!!!

5Responder




Longuenuit Joaquim Sousa Alves




2 d

...vais ter hipóteses de o visitar quando ele fôr passar o seu exilio na Serra da Malcata a guardar ovelhas pafianas.

5Responder




Joaquim Sousa AlvesLonguenuit




2 d

não vou perder a oportunidade de passar lá!

4Responder




Ping PongYangLonguenuit




2 d

Ná !!! Isso não vai ser assim tão fácil nem simples...

Há um montão de temas para para esclarecer com ele e com os amiguinhos...

Este não se vai escapar de fininho "à Cavaco"!

Temos contas para acertar, meus meninos !

5Responder




Longuenuit Joaquim Sousa Alves




2 d

...mas tem cuidado! ...porque na Serra ele costuma trazer o Carlos Abreu Amorim sem trela...

6Responder




Miguel CardosoJoaquim Sousa Alves




2 d

Chiça caburro! É com cada pontapé na língua que dói! Ó néscio escreve-se "gostávamos" e não gostava-mos, capisce? Que raio andaste a fazer nas Novas Oportunidades? Estás em linha com a indigência intelectual dos teus kamaradas que por aqui andam!

3Responder




Comentarios AgostoMiguel Cardoso




2 d

Eu ando seriamente desconfiado que eles têm um alambique escondido...o que explicava toda a raiva com que comentam (medronho não é para meninos) e os erros ortográficos (o metanol cega)...

Mas isto sou só eu a desconfiar...

2Responder




Miguel CardosoComentarios Agosto




2 d

Não, são burros e analfabetos funcionais mesmo, daí prestarem-se a estas tristes figuras!

1Responder




Longuenuit




2 d

...estou tão satisfeito com o Rio que até sou gajo para votar nele nas próximas eleições de 2027!

7Responder




Martins Almeida




2 d

A estratégia de Rui Rio parece-me a mais acertada no momento político que vivemos, com os bons resultados económicos do atual governo, independentemente das razões desse mesmo sucesso, os eleitores nunca distinguirão o que é fruto das políticas do governo, da conjuntura internacional favorável, ou do bom legado deixado pelo anterior governo.

A vitória do PS nas próximas eleições parece-me uma quase inevitabilidade, principalmente se a economia continuar a prosperar, portanto é melhor aproveitar o otimismo e auto-confiança de António Costa, para o levar a aceitar reformas que obrigam a uma maioria de 2/3, e isso seria impossível com uma oposição cerrada e feroz.

2Responder




Susana OliveiraMartins Almeida




2 d

Qual é a reforma que precisa de uma maioria qualificada de dois terços de votos dos parlamentares (outra que não a revisão da CRP)?

3Responder




Longuenuit Martins Almeida




2 d

...o Costa não precisa de ganhar as próximas eleições ...aliás, o melhor resultado para ele era ter exatamente o mesmo de 2015.

1Responder




Miguel CardosoSusana Oliveira




2 d

E para que servem os acordos entre PSD e PS se o PS nunca os cumpre, veja-se o que aconteceu no IRC, na justiça ou mesmo no memorando que os próprios socialistas desenharam. Este PS, o do gangue socrático não é um partido de bem!

6Responder




Comentarios AgostoMiguel Cardoso




2 d

E a regeneração de Moreiras, Santos e Galambas, tenho dúvidas que seja melhor.

1Responder




Nucha Neves




2 d

Excelente,já estou farta do Rui Rio,Marcelo,o afilhado e comparsas nem cobertos de ouro

13Responder




Ping PongYangNucha Neves




2 d

Finalmente descobri quem é que é afinal o Dr. Passos Coelho !

É o pai do Tecnoformas !

6Responder




joão reisNucha Neves




2 d

Assim sendo quem é que a nucha vai 'venerar' ?

4Responder




António BentesPing PongYang




2 d

Palerma

0Responder




Ping PongYangAntónio Bentes




2 d

É mesmo. E é óbvio que não saiu ao pai !

3Responder




Carlos Mambo




2 d

Apesar de achar que a estratégia de Rui Rio é a mais indicada para desgastar a confiança que os portugueses depositam em António Costa, à no PSD um conjunto de pessoas que não o vão deixar sair da agressividade azeda.

Provavelmente, Rui Rio não chega às próximas eleições.

4Responder




victor guerra




2 d

Parece que a dúvida será a de saber se o Costa tem maioria absoluta.O grupo parlamentar irá continuar a oferecer surpresas

4Responder




Francisco Pinto




2 d

Depois do debate quinzenal de hoje, as intenções de voto no PSD rebentaram a escala. Nem se vê com exactidão qual é número percentual, tal a enormidade! Os especialistas garantem que de tão elevadas.....deram a volta e estão no início.

Rio é ridículo e sonso.

Nenhum militante ou simpatizante do PSD dará qualquer benefício de dúvida a um líder fraco que põe o partido ao serviço de Costa, enquanto hostiliza internamente com tiques de tiranete quem não o segue cegamente.

Rio que comece a arranjar um tacho. Acredito que Costa ou César não se esqueçam!

22Responder




Ricardo MarquesFrancisco Pinto




2 d

Os burros só conseguem enxergar 5 metros em frente do focinho...

3Responder




Dr. FeelgoodFrancisco Pinto




2 d

É vero. Um fraco líder faz fraca a forte gente.

6Responder




Francisco PintoRicardo Marques




2 d

As palas são para usar lateralmente. Experimente tirá-las da frente dos olhos!

12Responder




Ricardo MarquesFrancisco Pinto




2 d

Não falei em palas... Falei em cegueira

1Responder




Francisco PintoRicardo Marques




2 d

Ó Ricardo, pelo amor de Deus, tenha um pouco mais de auto estima. Vá lá, troque o focinho por trombas. Escusa de ser tão duro com a sua pessoa. O paizinho não está a ver,

7Responder




Ricardo MarquesFrancisco Pinto




2 d

Está bem exagerei peço desculpa

0Responder




Francisco PintoRicardo Marques




2 d

Pois, foi o que eu li. Para ver deve mover as palas para a lateral da cara. Tirá-las da frente dos olhos vem na bula com as instruções de utilização.

4Responder




Ricardo MarquesFrancisco Pinto




2 d

A bula vem nos medicamentos que você precisa para baixar os níveis de ácido no estômago.

2Responder




Francisco PintoDr. Feelgood




2 d

Sem dúvidas!

1Responder




Joao MAFrancisco Pinto




2 d

É, consta que já há multidões à espera que as urnas abram para votar no Rio e no seu programa eleitoral que nunca ninguém viu.

E esta devoção toda foi causada pelo rastejar aos pés do Costa a mendigar um pouco de amor, nem que seja fingido.

Que manobra política tão genial que ninguém na geringonça a percebeu...




o costa nem vai usar a posição de rastejante do ex-partido líder da oposição para ganhar poder negocial com os parceiros de geringonça ... genial!

11Responder




Francisco PintoJoao MA




2 d

Às vezes não sente um certo desencanto por antever tão facilmente o futuro, especialmente quando se trata de desastre? É o que eu sinto, caro João

5Responder




Joao MAFrancisco Pinto




2 d

Pois é caro Francisco,

Uma pessoa quase que se atrevia a pensar que as pessoas votam em partidos A ou B por estes se diferenciarem uns dos outros e ter ideias próprias. Mas nao. Agora parece que votam nos partidos que tentarem ser mais iguais uns aos outros...

13Responder




António Marquês




2 d

José Manuel Fernandes continua com a espinha na garganta por o seu PSD não ter sido governo. E, então, entende que só á matracada é que se consegue fazer ouvir. Para ele a democracia não é diálogo, mas gritaria.

Tenho pena dele, coitado.

4Responder




victor guerraAntónio Marquês




2 d

Ele não tem pena de ti,imbecil!

2Responder




Miguel CardosoAntónio Marquês




2 d

Primeiro a espinha está na garganta mas é dos portugueses, os que sobreviveram a este gangue, claro, os outros paz à sua alma. Segundo, num país que se queria civilizado este governo de que metade fez parte do de Sócrates, estaria na prisão. Dialoga-se com gente séria e bem intencionada, não com canalhas amorais cujo único interesse é a sua própria sobrevivência política e o enriquecimento ilícito das suas clientelas!

5Responder




Joao MA




2 d

A Assunção Cristas é A líder da oposição.

O PSD está a fazer uma triste figura.

24Responder




Longuenuit Joao MA




2 d

...Deus queira que a Cristas roube muitos eleitores ao PSD ...todos os dias rezo para que isso aconteça!

5Responder




Ricardo MarquesLonguenuit




2 d

Você sabe rezar??? Seu aldrabas...

0Responder




Longuenuit Ricardo Marques




2 d

...entendo perfeitamente o teu comentário! ...estás habitado a fazer umas missas negras para invocar o diabo ...por isso achas estranho que alguém reze!



4Responder




Dr. FeelgoodRicardo Marques




2 d

Reza à porco maometano, de cu pro ar, descalço e a enfiar o chulé no porco à rectaguarda e a empinar o focinho e a lamber os túbaros do da frente consoante as badaladas do emir. Um autêntico suíno veterano em pocilgas.

5Responder




Longuenuit Dr. Feelgood




2 d

...fico sempre muito satisfeito de te ver a rabejar!

5Responder




Ping PongYang




2 d

O raio do acordeão estagou-se !

Plano B: o Mendes e eu vamos "tocar" o "Requiem" inteirinho... com... vocês já sabem ... vai parecer a batalha de Ypres !

E que se lixem as convenções de Genebra !

4Responder




Pedro V.




2 d

Ainda me lembro de JMF a elogiar a escolha de Maria José Nogueira Pinto e a exclusão de Passos Coelho das listas do PSD. O que mudou nos últimos anos? Passos tornou-se no arauto dessa mistura de aparelhismo e neoliberalismo que pelo vistos agradou a JMF. Eis o maoísmo de direita no seu esplendor!

4Responder




Longuenuit




2 d

...está mais que visto que enquanto os apoiantes de Rui Rio não tratarem à bruta e sem contemplações a escumalha de extrema direita que tomou de assalto o PSD vão estar sempre a levar com eles em cima.

...não se esqueçam PSD's que essa escumalha não quer saber do PSD para nada, apenas lhes interessa os votos dos vossos eleitores pouco esclarecidos que votam sempre no PSD em qualquer circunstancia.

4Responder




Dr. FeelgoodLonguenuit




2 d

Não está nada. Você não percebe nada disto, é porco e basta. Limite-se a andar de bicicleta no circo .

11Responder




Manuel RBLonguenuit




2 d

Com esses problemas de orientação (ou serão só de geometria?) você torna-se um inútil no que ao que aqui se comenta diz respeito. Talvez voltar à escola? Bem sei que os senhores professores preferem falar-lhe dos amanhãs que cantam. Talvez exista por lá alguém que lhe lhe ensine geometria. E outra coisas com alguma utilidade.

6Responder




Miguel CardosoLonguenuit




2 d

A escumalha de extrema direita são os deputados que foram eleitos com o programa de governo que obteve mais votos dos eleitores?

4Responder




Longuenuit Manuel RB




2 d

...mete a geometria no kagueiro ó direitolas!

3Responder




Longuenuit Dr. Feelgood




2 d

...volta para o PNR ó fascista! ...o PSD não é a casa da sogra!

4Responder




Manuel Ferreira




2 d

Penso que Fernando Negrão fez bem em pegar num só tema e é bem grave. Aguardemos os desenvolvimentos sobre esta trapalhada do Montepio e Santa Casa, Costa não deixou de referir, várias vezes, o papel de Santana Lopes, perfeitamente evitável, mas foi mais" um pontapé na incubadora". Segundo os jornais de hoje, a Associação Mutualista vai apresentar capitais próprios negativos e tudo se conjuga para a desgraça. Para o próximo debate pode trazer o Novo Banco, outro banco que já devia ter sido liquidado ou entregue aos do costume, se o quiserem. O Observador deve dar tempo a Rui Rio e não menosprezar um homem que derrotou o PS no Porto sem qualquer dúvida.

0Responder




Pirolito Manuel Ferreira




2 d

Concordo. É melhor ouvido aquele que não grita.

3Responder




Mario Figueiredo




2 d

Este Portugal dos esforços para consensos e acordos alargados para o bem nacional, veja-se, não é um Portugal acabado de sair de uma guerra civil à procura da reconciliação nacional. É tão somente um Portugal com uma política ao centro inteiramente esgotada, cujo politicamente correcto acusa de falta de diálogo qualquer tentativa de combate político. É um pais sem políticos-alfa, sem combate, sem dureza nas palavras e que não bate em ninguém. E é, acima de tudo um Portugal a mentir aos portugueses que reformas só se fazem com consensos, quando reformas nunca conseguem obter consensos. É a areia que se atira aos olhos dos portugueses enquanto que há 40 anos se finge que se governa, e de crise em crise se atiram-se para a frente com a barriga os problemas deste pais...

6Responder




Joaquim Moreira




2 d

Não acredito que Rui Rio quisesse ser líder do PSD para ser um "docinho" para se dizer que "Costa gosta. E trinca". Parece-me demasiado "evidente" para ser verdade. A aparente facilidade com que, no fim do debate, o dito se movia entre o PSD e a esquerda dos parceiros da Geringonça, demonstram, ao contrário, um certo nervosismo. E não é para menos. Com esta atitude "docinha", já se nota que a oposição aumenta nos parceiros do BE e do PCP.




Pode não ser suficiente para desarticular a Geringonça até 2019, mas vai criar cada vez mais tensão que, além de permitir ver mais claramente as divergências de fundo que até agora têm sido muito disfarçadas, irá tornar inviável a sua repetição. E acredito, que o PSD pode ganhar com isso, ao contrário do que muitos dos comentadores pensam. Desde logo, muitos dos comentadores do Observador que muito aprecio, mas que não concordo, por nem sequer lhe darem o "benefício da dúvida" e um "estado de graça".

1Responder




Carlos Acm




2 d

Agora só falta o costa fazer como o presidente da china , declarar-se vitalício , Rio dará o seu apoio.

14Responder




Jose Melo




2 d

Rui Rio tem um grande problema: é que as suas ideias e a sua forma de fazer política não foram sufragadas. E não são certamente uns poucos milhares de militantes que podem decidir algo que os ultrapassa. Até porque, na sua generalidade, têm interesses próprios. E como tal, RR dificilmente terá a aprovação que espera dos votantes habituais do PSD. Estes votaram num projeto (bem ou mal), e não foi este.

6Responder




José Fidalgo D' Abreu Avelar




2 d

Muito bem Dr.Fernando Negrão. Para fazer oposição, passar uma mensagem ou defender politicas alternativas não é necessário ser-se arruaceiro ou malcriado. Basta ser-se assertivo e determinado. Parabéns.

3Responder




Paula Alexandra MatosJosé Fidalgo D' Abreu Avelar




2 d

WHAT?

5Responder




Longuenuit José Fidalgo D' Abreu Avelar




2 d

...cuidado Zé Fidalgo! ...olha que vais levar com os pafianos de extrema direita em cima!

3Responder




João Adder




2 d

O principal objetivo da comunalha, não é poder ter um cheirinho de poder, é evitar que o pê-ésse-dê lá chegue. O pê-ésse-dê tenta meter o pézinho, a ver se cabe ao lado do ps. Agora é que a comunalha se agarra mais ao costa e para os laranjinas: nada!

Costa tem a comunalha e o pê-ésse-dê na mão, tal como o portas tinha o pedro: agarrado pelos tomates.

9Responder




Conde CruzeiroJoão Adder




2 d

Assim se exprime um comunalho, com um pavor atroz do comunismo.

1Responder




João AdderConde Cruzeiro




2 d

Você é aparentado com aquele sujeito que também se diz conde, o Castelo Branco?

0Responder




Conde CruzeiroJoão Adder




2 d

Não não é da minha linhagem e o senhor é aparentado com ele ou com o Adolfo?

0Responder




João AdderConde Cruzeiro




2 d

O que o leva a concluir sobre o que pensa de mim?

0Responder




Conde CruzeiroJoão Adder




1 d

A sua deriva de leitor da Maria.

Conforme a sua pergunta revela, uma vez que nada tem a ver com o meu comentário.

0Responder




Ping PongYangConde Cruzeiro




1 d

Não se zangue com o "Adder". Parece-me um especialista em circuitos digitais... é bem mais complicado de ler do que parece à primeira vista...

1Responder




João AdderConde Cruzeiro




1 d

Não sei se leu bem o meu comentário. Se reparar, eu não me posicionei ideologicamente, apenas fiz a minha (insignificante) analise sobre a situação politico/partidária que se desenvolveu com a eleição de um novo líder no pê-ésse-dê.

Você resolve acusar-me de ser não-sei-o-quê, e de ter pavor de sei-lá-quantos, o que quer que lhe diga?

Não costumo envolver-me em bate bocas de troca de galhardetes como fazem os aficionados por aqui. Não acho que isso resolva alguma coisa e até porque não sou afim a qualquer cor politica ou fação ideológica, (embora por vezes possa parecer que sim).

Só estava a querer imprimir um pouco de descontração na conversa, mas... tudo bem.

Cumps!

1Responder




Ping PongYangJoão Adder




1 d

Muito eu sofri com os malvados "mapas de Karnaugh"... mas não diga nada a ninguém...

Na "vida real" a maioria das pessoas que "contacta" comigo, pensa que tirei a 4 classe na tropa, à Neandertal...

Às vezes chateia-me, mas é melhor assim !

1Responder




João AdderPing PongYang




1 d

Sem dúvida, muito melhor. E a minha 4ª classe foi tirada nas novas oportunidades, e é por isso que, ao contrário da maioria, eu tenho uma admiração sem limites pelo Sr. Egº José Sócrates.

Sobre mapas não pesco nada, só os que têm os caminhos para as praias, de resto...




1Responder




Ping PongYangJoão Adder




1 d

A minha foi tirada em pós-laboral, pelo que partilho da sua admiração por todos eles... Como me pagam para manter a população prisional sem sobressaltos, por vezes sonho com um grupinho deles em grave sobressalto...

Levanto-me logo muito mais bem disposto !

1Responder




chico fininho




2 d

"Um debate onde fez papel de ovelha dócil a caminho do matadouro"




esta é o máximo !!!! era para isto que os traidores andaram a dizer semanalmente mal do PPC ??.

4Responder




Dois Milequinze




2 d

Rio, nem é carne , nem peixe. É banana !

11Responder




Alexandre BarreiraDois Milequinze




2 d

........banana split.......!!!!!

3Responder




Ana Fidalgo




2 d

Com Rui Rio como presidente do partido eu não voto PSD

17Responder




Adelina Maria Ribeiro RibeiroAna Fidalgo




1 d

Nem eu!

0Responder




josé maria




2 d

O PSD bem se quer colar à gerigonça, mas o seu requerimento foi liminarmente rejeitado. Que falta de personalidade.

4Responder




Alexandre Policarpo




2 d

Quando Costa trouxe dois partidos que defendem soluções politicas totalitárias e anti democráticas para o governo, deu uma grande machada na Democracia portuguesa. Agora vem o Rio dar a machadada final, e, o que é mais grave, com a benção do presidente da República. Quando esta gente sair das lideranças dos respectivos partidos, e se ouvirmos com atenção o que andam a dizer os que vão substituir a tralha socrática no PS, não vai sobrar pedra sobre pedra.

6Responder




Pirolito Alexandre Policarpo




2 d

Três partidos que chegam a um acordo parlamentar e de acordo com o texto e espírito da constituição, conseguem apresentar um governo e programa viável , é empossado com manifesta alegria por Cavaco Silva. Governa bem, tem apreço dos eleitores e vai acabar a legislatura em perfeita tranquilidade e vc acha isso tudo anti-democrático. Brilhante.

3Responder




Alexandre PolicarpoPirolito




2 d

Dois desses partidos e metade do outro nem acreditam no Parlamento e são contra tudo aquilo que Portugal e os portugueses precisam para ter uma vida decente: são contra a UE, contra o Euro, contra a economia de mercado, e para mim o mais grave, são contra a Democracia representativa. O Costa vai ficar vergonhosamente na História da politica portuguesa, como o politico que depois de copiosamente derrotado nas eleições, é 1º ministro levado pela mão dos comunistas mais estalinistas da Europa. Vergonha!!!!

1Responder




Dr. Feelgood




2 d

Costa agora vai s'agarrar ao partido " corneto ", um corneto pra ti um corneto pra mim .....e a vida sorri. Sweeter than honey.

4Responder




Vasco Abreu




2 d

O PSD de rio não tem o meu respeito! Nem terá o meu voto!

22Responder




Longuenuit Vasco Abreu




2 d

...é assim mesmo! ...eu também não vou votar no PSD! ...como sempre!

7Responder




Manuel RBLonguenuit




2 d

Percebe agora porque são irrelevantes os seus comentários?

5Responder




Longuenuit Manuel RB




2 d

...mas vais ter que os gramar ...e durante muito tempo! ...acabou-se a quintarola da direitalha!

5Responder




Pirolito Vasco Abreu




2 d

Porque não vota no novo partido liberal? Será muito à esquerda? Em situação de recurso pode votar PNR.

1Responder



























































Sem comentários: