segunda-feira, 5 de março de 2018

Abertura do Ano Judicial: o descalabro da PGR!


Boa segunda-feira e muito boa semana aos meus amigos, fãs e fieis seguidores. Cá estamos nós para mais uma jornada. Pois bem: na quinta-feira passada procedeu-se a abertura do Ano Judicial. Eu não escreveria nenhuma linha sobre este assunto não fosse algo que me chamou atenção e me provocou um nó no estômago: a Procuradora- Geral da República.

Até aqui não sei se Beatriz Buchili não sabe verdadeiramente porquê está naquele cargo, ou é mesmo pura incompetência. Não disse nada digno de realce. Foi como se não estivesse presente. Até porque ter-nos-ia prestado um grande favor se tivesse ficado em casa. Estava na cerimónia toda nata ligada à Justiça, além de figuras sobejamente conhecidas do Governo da Frelimo.
Beatriz Buchili divagou. Se estivesse a caminhar até teria caído. Não disse uma única palavra sobre a problemática das dívidas ocultas. Isto é estranho. Os organismos internacionais matam-se de publicar, semanalmente, relatórios sobre Moçambique ligados às dívidas ocultas. E nós os donos do problema não nos pronunciamos. Estou a ver que querem matar este processo.
E, por outro lado, temos uma imprensa incompetente. Anda atrás de supérfluos, como seja a atribuição do doutoramento honoris causa a Filipe Nyusi. Até fazem capa de jornais com isso. O problema de Moçambique, meus senhores, são as dívidas ocultas. Isto quem vai pagar é o povo e seus filhos e netos. Não são os que roubaram os dois biliões de dólares. Esses estão numa wella!
Reparam que até o Bastonário da Ordem dos Advogados, Flávio Menete, questionou o facto de até aqui não haver ninguém constituído arguido no processo das dívidas ocultas. Quer dizer, não se está a mover palha. O processo está engavetado. A imprensa só ficou indignada durante dois dias quando a PGR endossou o processo das dívidas ocultas ao Tribunal Administrativo. Desde ai o silêncio é cúmplice. Tais governantes, tal imprensa…
Temos imprensa em Moçambique? Acho que são fofoqueiros e lambe-botas…
Aliás jornalistas de meia tigela!!!
A PGR sacudiu o capote. Não me recordo de nenhum jornal, mesmo esses pasquins que acham que fofoca é notícia, que abordou Beatriz Buchili sobre o facto de ter remetido o processo ao Tribunal Administrativo.
Beatriz Buchili sacudiu o capote!
Isto faz-me lembrar o episódio bíblico em que li numa das minhas curiosidades
“em que Cristo estava para ser crucificado. Pôncio Pilatos lavou as mãos e entregou Cristo a Herodes, mas sabia, de antemão, que iria ser crucificado. Era só para não ficar manchado.”
A PGR sabe que o processo às mãos do Tribunal Administrativo está condenado a morte. E mesmo assim o entregou. Lavou as mãos.
E, outrossim, desconhece-se o desfecho sobre o assassinato bárbaro de José Ali Coutinho e Alfredo Muchanga. Ninguém foi constituído arguido e o processo vai a sepultura. Recordam-se, caros amigos, que no mesmo dia que Coutinho e Muchanga foram baleados e a PGR quis atirar areia aos olhos do povo dizendo que haviam sido resgatados pelos seus comparsas, fui o único a desmentir esta insinuação. Disse, curto e grosso, que Coutinho e Muchanga foran retirados das celas do Comando para serem assassinados por ordens da PGR. Foram os esquadrões da morte que os assassinaram.
Dito e feito, o seus corpos foram descobertos dias depois algures nas matas de Boane. A PGR até negava que aos mortos se lhes reconhecesse o direito de terem morrido. As certidões de óbito saíram a muito custo. A PGR preferia continuar a dizer ao povo que fugiram. É esta, enfim, a justiça que temos. Meus amigos: esqueçam o problema das dívidas ocultas. Se acham que a PGR fará algo estão enganados. O povo é que pode e deve fazer algo.
PS: Aproveito o ensejo para responder a um indivíduo cujo nome prefiro omitir. Senão se vai gabar aos amigos e familiares lá em casa dizendo que falou com o Nini. É pouca areia mesmo para um Txova. O referido indivíduo, comentando o meu post da sexta-feira, defendeu a PGR alegando que está a trabalhar. Um manguito para esse indivíduo e a sua PGR. O trabalho não se esconde. Vê-se. Quem trabalha nota-se. Assim como se nota quem lambe as botas. Tem a língua rija.
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
42 comentários
Comentários
Lola Tembe O bastónario fez o papel da senhora procuradora que optou por ficar no silêncio depois da pouca vergonha que cometeu no discurso do ano passado, onde fez menção ao enriquecimento repentino que os vizinhos devem divulgar caso notem algo estranho, faxavorrrr... Na minha opinião ela fez muito bem ficar calada, mostrou que não toma decisões, faz tão somente o que os patrões mandam. Eu achei absurdo uma procuradora da República incentivar ao povo a denunciar casos dessa natureza, e me questionei se a PGR não tinha casos melhor para investigar/trabalhar neles, esta preocupada com o cidadão que vai denunciar que o seu vizinho ficou rico da noite dia para o dia. É absurdo, daí o facto de concordar com o silêncio pois mostrou que de facto não tem nada para falar, porque o que o povo precisa ouvir ela não iria falar nunca... o bastónario mesmo na palestra que deu na UDM mostrou-se preocupado porque o tempo esta a passar e nada de arguidos constituídos para o caso das dívidas ocultas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Samson Nkabinde Bem dito e escrevinhado miTembe
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Roberto Lamba Os comentários do Bastónio da Ordem dos Odvogados foram nota 1000 quase espelharam todas malicias do ano transacto, sobre as dividas ocultas, assassinatos de presos indefesos e sem esclarecimento, ilegalidade da PRM no que concerne aos vidros fumados bem sabendo que é uma prática não legalmente proibida ao enves de multarem os indivduos que alteram os tenques de petroleo para gaz que violam de forma grosseira o Codigo de Estrada, também a não concessão do direito á segurança que é um dos direitos fundais mais importantes do cidadão dando como exemplo as populações da portagem da matola , as de Hulene e do mais povo reassentado, se a PGR pretende mudar deverá mudar o modo de actuação seguir os dizeres da Constituição e das demais Leis no toca a sua competencia e atribuição. Durante o discurso do Dr. Menete picou no olho muita gente incompetente.👌
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Francisco Nabila ...Dr.Menete picou no olho mta gente...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Roberto Lamba Isso que é ser representante de uma agremiação, justiça só poderá crescer com pessoas deste genero.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Calton Basilio Bom dia meu carro #Nini, é de louvar o seu posicionamento na luta pela justiça moçambicana. Eu sou da opinião que se faça uma manifestaçao pacifica mas com um pouco de chantagem. Não vamos votar sem que primeiro condenem os responsaveis das dividas ocultas. Este é meu posicionamento para provar que eu também mando no meu país. Meu povo sigamos essa ideia.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Bruno D. Isaac Se não votar estaremos assumir que eles continuem no poder...talvez votar noutros q estejam interessado em dar andamento o caso!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Ernesto Eleuterio Buanaz Bom dia senhor "nini" e ao povo Mocambicano e agradecer desde ja sobre a visao que nos tem transmitido, somos aproximadamente 28milhoes de habitantes subtraindo desse nr temos por ai 600 pessoas a nos escravizar a nos matar e fazer e desfazer como se de algo sem prestigio e que nao pensa se tratasse, nos falta a uniao o que nao temos, nao porque somos matrecos mais sais com a coragem dizes a verdade e amanha estas no cachao e isso que o povo tem medo, estamos a voltar nos tempos de filosofo socrates que foi morto alegadamente porque ensinava as pessoas a pensar, neste pais quando vc sabe/inteligente viras inimigo e es abatido pk a uma gangue de tubaroes que defendem um principio ignorante mais que mantem-os seus objectivos e beneficios bons, se existe um combate que o povo deve ter e combater aquela tradicao , isso deve comecar de todos nos, todos deixar de ir trabalhar paralizar tudo inclusive o policia porque ele tambem e povo marchar pacificamente, ja basta estarmos calados , quem colocou aqueles individuos la fomos nos, tambem temos poder de tira-los.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Rogerio Moises É caso para dizer: a Procuradora ainda procura a agulha no palheiro! Enquanto estes pilandras estiverem no poleiro, não vai haver nenhum processo crime,porque eles são a parte do problema! esses otários não teem sensibilidade, com o sofrimento do povo,e estão nas tintas...Quem não esteve com Papás na língua, foi o bastonário da ordem dos advogados,disse bem,e num bom som: as diligências (investigações) já foram feitas,estão ai os relatórios!e o quê, que falta mais? e sem delongas disse:já deveria haver arguidos!!a resposta é simples,a nossa democracia é só pra o inglês ver,se houvesse separação de poderes,esse caso estaria dado como encerrado. E quanto aos médias(imprensa)alguns vão conforme o vento, outros ao reboque do partidão... Mais não disse.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Miguel Alberto no passado a stv tentou fazer algum trabalho serio...mas o p.c.a daniel david nao resistiu a tentacao e derrepente ja estava lamber guebas...epa mocambique humm
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Elisio Vg Bom dia meu Caro #Nini, è de louvar o seu posicionamento na luta pela transparencia dos factos malignos desd inferno de Moz ,um Governo sem vergonha mesmo dispnto os vestes ainda continuam
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Joaquim Mavone B'dia Nini,sempre presente para nos actulizar,nos como o Povo devemos mudar de mentalidade,O governo e a justiça de MoZ é autêntico fiasco.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Nacir Amade Amade Nini, obrigado pelas aulas, agente precisa de si e de mais Ninis, Azagaias e creio que existem, mas escondidos esperando o dia D.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Saide Jacinto Ali ESTAMS NUM PAÍS FALHADO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Tyninho Muianga Nao estamos num pais falhado nos os moçambicanos e que somos cubardes e aceitamos que nos caguem em cima e nus enfiam a própria merda goela a baixo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Joaquim Moiane Imprensa de moz ,tudo fantoxada
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Mirex Dalaximiro Chivulele MEUS IRMÃOS NÓS QUE SOMOS O POVO, NÃO DEVERIAMOS VOTAR NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, MAIS JAQUE SOMOS ESFOMEIADOS IREMOS VOTAR LOL,,MAS AFINAL QUANDO EQUE MOÇAMBIQUE IRÁ CRESCER ECONOMICAMENTE?!NINGUEM RESPONDERA_ME,,E PRECISO SE ENCORRAJAR PRA TERMOS PROVAS,,XIII JA CANSAMOS CHEGA
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Naine Mondlane Tristemente!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Nurmamade Satar Adam Temos que ir votar,mas assim ao contràrio.Enquanto esses gajos d Frelimo estiverem n0 puder continuaremos na merda nós povo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Antonio Milton Temox k votar e votar certo para pôr fora os mafiosos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Mirex Dalaximiro Chivulele Eq esses kotas da "Frel", comanda ate na " STAE
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Tyninho Muianga Sem o voto nao a governação eu pelo menos nao sei o'que e votar faz muito tempo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Joaquim Mavone Povo somos nos ,temos que tomar Nova atitude,esses gajos nunca vão mudar se não tomar outra atitude.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Mirex Dalaximiro Chivulele Meus kotas se nós não acordarms,,Moz ja era
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
James Augusto Mangulane Caro nini satar, Moçambique não é país de povo como camarada machel dizia povo em primeiro lugar, mais estes chamam a corrupção e a sassinatos primeiro prá o bm estar deles e família. Bando d ladrões.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Sergio Lourenço "O trabalho não se esconde. Vê-se. Quem trabalha nota-se. Assim como se nota quem lambe as botas. Tem a língua rija." heish, weyo Nini com essa rendí.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 hEditado
Absalome Sitoe Nini akela senhora parecia uma convida alias uma pessoa e que nao entendia bem a lingua ali falada . É uma vergonha . Menete virou PGR no lugar dela .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Aniceto Benzane De certa forma essa PGR é uma lástima e acima de tudo temos uma imprensa que colabora sobre maneira com esses filhos da.....mas tudo isto o culpado é povo digo somos nós,é de lamentar que ainda existe um indivíduo que defende a PGR esse é sem dúvidas um lambe botas mesmo...!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Stenio Semente "Quem lambe botas ve-se porque tem a língua rija" Eu juro que nunca tinha ouvido meu caro #Nini. Esta foi demais. Kkkk...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Francisco David Nhaca "Temos Imprensa em Mocabique?Acho que são fofoqueiros e lambe-botas...
Aliás jornalistas de meia tigela!!!"


ISTO CONSTITUI A VERDADE!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Acacio Pedro O silêncio de cada um de nós que temos tido oportunidade de participar nestas aulas de sapiência com #Nini traz a desgraça de um país por completo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 hEditado
Fondo Armando Quem labe botas tem a língua rija..... isso camarada você é um heroi pra...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Danilo Badru Obrigado nini 
O único jeito de condenar esses ladrões e a oposição ganhar e mandar prender todos gatunos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Simon Luis lamentamos e nao temos decisao outros pais ja stariam na rua a mto tempo contra o governo ladrao
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 min
Albertino Pinto A nossa procuradora tal

Isto desmostra que estão a fazer de nós o povo moçambicano de otários. Eles são complices nessa tramboia toda. Que pena para nossos filhos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Pedro Feliz Moya Mas esta Mulher porque nao se demite, está a esperar o Seu Camarada lhe exonerar?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder48 min
Amilcar Dos Santos Mazime Poz d moz vamos ter atitude. Para saímos dessa já estamos penhorado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Leo Belo Charmozao A senhora Beatriz Buchilli e uma vergonha para Moçambique.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Celso Bulule Menete devia ser procurador geral da República
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Ribeiro Cruz Vamos pensar numa mudanca de atitude irmaos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Zefanias Macamo moz vamos mudar tudo isto.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder29 min
Jose Chirruco Quem lambe bota, vê se que tem língua rija
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Miguel Alberto sinceramente este pais...esta na lama por causa da frelimo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Aghast Mandu Que cena
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Idrisse Max Idrisse Max O povo precisa tomar atitude.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Nelson Halaze Nehemias Os jornalistas estao a garantir o pão e se livrar ds bolas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Fondo Armando Ja em breve vou fazer uma tatuagem com sua imagem Nini
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Sattar Juma Ibraimo Kkkk, talvez...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
José Pedro Pagula Força Nini satar para ver se agente acorda desse inpnosse profundo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Helio Pedro Mausse Enfim... quase tudo em MOZ VAI DE MAL A PIOR ATÉ JORNALISTAS JÁ FORAM CONTAMINADOS OU RECEBEM ALGUM PARA NÃO TIRAREM INFORMAÇÕES RELEVANTES? BOM, NÓS O POVO ESTAMOS COM MEDO DESSA POLÍCIA E DOS ESQUADRÕES NÃO É POR ACASO K ATÉ O ILUSTRE E GRANDE HOMEM PROMOTOR DA "DEMOCRACIA" EM MOZ REFUGIOU-SE NUM DOS LOCAIS SEGURO PARA ELE SEGURO POR TEMER ESSES ESQUADRÕES E A POLÍCIA(DIRECÇÃO DO MINT). ESSA TAL PROCURADORA É O K É NUNCA IRÁ SUPREENDER O POVO COM COISAS K CONFORTAM E DÃO TRANQÜILIDADE O POVO. HÁ ASSUNTOS SÉRIOS QUE MERECEM TODA A ATENÇÃO DELA COMO GUARDIÃ DA LEGALIDADE MAS PREOCUPA-SE COM COISAS MESQUINHAS EM NOME DO INTERESSE DE UM PARTIDO E UM GRUPINHO DE PESSOAS. E NÓS O K FAREMOS?!!! SAIR A RUA E QUEM IRÁ NOS PROTEGER? ABRAÇO
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Orliques Adelino Magul Peço as declarações do Flávio (847718321/orliqueso@gmail.com).

Sem comentários: