segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Roubalheira ou falta de foco?



Sobre bancos roubos e busca de responsabilidades

CARTA A MUITOS AMIGOS
Não bastava a taxa de inflação disparada para 30%, a subida de tudo que compramos do combustível à energia, o que comemos, falam-nos que haverá alteração do preço do pão no início de 2017.
Queremos motins de protesto, revoltas gerais contra a vida, o Estado, os poderes constituídos?
Em Setembro o Banco de Moçambique no exercício das suas competências como banco central, suspendeu toda a direcção de um banco, garantiu o reembolso dos depósitos e, como se diz, os accionistas ficaram a ver passar navios.
Agora, em Novembro, no dia 11 de Novembro de novo uma intervenção do banco central, que cancelou as licenças do NOSSO BANCO, que deixa de existir, e os depositantes só se verão reembolsados até ao valor de 20.000MT (vinte mil). Ficarão a roer as unhas!
Corre na praça que um terceiro banco pode-se tornar objecto de nova intervenção do banco central.
O que se passa? Cada um de nós interroga-se onde guardar os seus dinheiros, se no colchão, se por baixo de um cajueiro, maçaniqueira, coqueiro. Certamente que se gere pânico entre os depositantes.
Que confiança nos oferece a banca?
Que tarefas cumprem as diversas entidades de tutela, supervisão e até os accionistas?
Não se trata de um fenómeno exclusivo no nosso país, vemos a repetição do que já aconteceu nos Estados Unidos, na Europa, em Espanha e Portugal nestes cinco ou dez anos no máximo, não nas calendas gregas.
Muito grave o caso do NOSSO BANCO sabendo que o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) e a EDM fazem parte da essência dos accionistas.
Entre os nomes dos administradores sobretudo não executivos constam nomes bem-soantes do nosso país e História.
Normal que o INSS deseje rentabilizar os fundos que recebe para garantir as reformas e doenças dos trabalhadores que descontam.
As próprias empresas por lei contribuem também para a instituição, assegurando assim o melhoramento das reformas de uns e outros.
Há que reconhecer que o valor das pensões que se recebem em termos práticos viram diminuir o poder de compra em 50% ou mesmo mais e parece que isso não vai parar.
O INSS já e recentemente se viu arrasado por escândalos sobre os valores que se atribuíam os gestores como salários e demais benesses. Segundo constava no próprio Ministério do Trabalho de quem dependia, havia cumplicidades.
Sobre os escândalos que procedimentos cíveis e criminais se levaram a cabo pelas instâncias judiciais a começar pelo Gabinete de Luta contra a Corrupção e a Procuradoria? Que sanções contra os desmandos?
Curiosa ou coincidentemente nos dois casos de intervenção os accionistas maioritariamente ou na totalidade são moçambicanos.
Significará isto que não devemos confiar nos compatriotas ou outros africanos quando criam bancos e detêm a maior parte do capital?
Sobre a instituição bancária intervencionada pelo banco central em Setembro passado, o que se sabe, além da garantia de reembolsos aos depositantes? O que ocorreu? Desvios de fundos? Erros grosseiros nas aplicações e empréstimos? Má gestão?
Tudo se fez à margem do sector da supervisão do Banco de Moçambique?
Fecharam olhos cúmplices ou não cumpriram as obrigações para as quais pagamos? Desleixo, ignorância, má-fé na supervisão?
Duas vezes consecutivas interveio o Banco de Moçambique, em Setembro e ora em Novembro!
Agora a vez do Nosso Banco. Pior a emenda que o soneto costumava-se dizer no passado.
Não censuro a decisão do Banco de Moçambique, apenas me ocorre que talvez ocorreu demasiado tarde, em prejuízo dos depositantes, sobretudo das camadas médias, particularmente as mais baixas.
Há que perguntar ao INSS e à EDM que controles e fiscalização fizeram sobre os seus haveres e sobretudo quando se tratavam de grandes accionistas?
Qual a razão para tantos administradores não executivos? Quanto recebiam eles em salários e outras vantagens?
A sua existência e não ponho em causa a idoneidade de cada um, destinava-se a proteger os gestores das instituições que faziam parte dos grandes accionistas, tapar as bocas? Que informações recebiam e como as verificavam? Devemos concluir que os não executivos devem funcionar como meros tapa-buracos?
Há que interrogar os ministérios de tutela dessas instituições sobre o acompanhamento e a fiscalização que exerciam sobre esse banco criado pelos tutores, ou pelo menos com o seu assentimento.
Claro que os moçambicanos não se sentem bem com estes descalabros bancários sucessivos e, as instituições financeiras internacionais se por um lado aplaudem as intervenções realizadas, por outro e certamente que acreditam menos e cada vez menos na nossa seriedade e na hombridade das nossas direcções.
Há de novo que interrogar o sector da supervisão do Banco de Moçambique para sabermos todos como se chegou a estes desastres nas barbas do banco central.
Vão surgir novas surpresas?
O que ocorreu nos bancos intervencionados resultou de incompetência, ganância, desleixo, pilhagem?
Porquê uma intervenção central tão tardia?
As supervisões dos ministérios de tutela, do Banco de Moçambique não possuem qualquer tipo de responsabilidade nestes desastres?
Como cidadãos e o Estado podemos continuar indiferentes?
Estamos conscientes que de um modo ou outro nós, filhos, netos e o país pagaremos estas graves ocorrências, o dinheiro sairá dos nossos bolsos, os salários não sofrerão alteração, mas haverá atrasos e apenas depreciação do seu poder de compra, as reformas em risco de sofrerem atrasos.
Além dos burlões quem ganha com isto?
Desde a independência sempre nos respeitaram como um país com direcções honradas, gente honesta e trabalhadora, talvez com pouca experiência sectorial, atendendo que só os colonos podiam exercer funções de direcção, mas com vontade de aprender e aprendendo.
 P.S. Se fora dos Estados Unidos um candidato com mais de um milhão de votos que o adversário perdendo para este, o que diriam os donos da democracia? Conseguirão eles alterar as regras do jogo para que se respeite o voto real dos cidadãos? Veremos e desejo. 
SV
O PAÍS – 21.11.2016
Momade Assife Abdul Satar
15 h ·

A notícia que a seguir irão ler, deixa qualquer cidadão atento estupefacto. O Governo decidiu adjudicar uma obra de construção de raiz de um edifício integrado do Governo do distrito de Nangade, à empresa Super Obra, Lda. O dinheiro envolvido? 325.981.442, 62 MT, ou seja, qualquer coisa como quatro milhões de dólares norte-americanos. Há quinze meses atrás, estaríamos a falar de cerca de 10 milhões de dólares.

O distrito de Nangade, Cabo Delgado, dista a 356 km da cidade de Pemba. São quase seis horas de viagem. Desde a independência nacional nunca, praticamente, aconteceu nada em Nangade. E esta agora? Aliás, o problema não está em construir seja o que for em Nangade ou qualquer outro distrito: está no timing.

Quem não sabe que o País esta em leito hospitalar com doença grave que se chama crise económica? Moçambique não tem dinheiro. Alguns hospitais não têm dinheiro para pôr combustível nas ambulâncias, até pedem dinheiro aos familiares dos doentes para comprar credelec, os doentes não têm refeições. Estamos a falar do básico. Do indispensável para a vida de qualquer ser humano. E ainda gastamos dinheiro com edifícios do Governo de Nangade. Será que isso não podia esperar?

Quanto combustível comprava-se para as ambulâncias? Quanto daria para o credelec? Aqui há falta de foco. Se não é falta de foco é a habitual roubalheira. Como é que este Governo não é capaz de definir o prioritário? O que nos falta é edifício do Governo ou comida? Meus senhores, será que custa perceber que MOÇAMBIQUE ESTÁ FALIDO?

Este é um país onde falta de tudo: água potável para todos, transporte condigno, educação para todos, saúde para todos, comida para todos, emprego para todos, falta tudo. E temos os mesmos senhores a nos governar desde 1975, portanto, há 41 anos.

As desculpas são muitas, mas não enchem o estômago do povo. Ou seja, enquanto enganam o povo, vão saqueando as riquezas deste belo país. Alguém acredita mesmo que é tão imprescindível gastar dinheiro, a esta altura, construindo um edifício em Nangade? O que o povo ganha com isso? De certeza há quem já está a esfregar as mãos por esta bolada!

E isto tudo desmente o que o ministro de Economia e Finanças disse há um mês. Adriano Maleiane disse que se se não tomarem medidas de austeridade, na função pública, não haverá salários para o mês das festas. Agora pergunto: gastar 4 milhões de dólares a construir um edifício em Nangade é alguma austeridade?

Não era mais relevante pouparmos esse dinheiro do edifício de Nangade para outras prioridades? Pode até ser para salários. Esses governantes sofrem de miopia ou propositam certas medidas? Não me vou cansar de perguntar: quem ganha com a construção do edifício de Nangade?

Nini Satar


374 gostos108 comentários68 partilhas
Comentários principais
Palmira Patricio Dossantos, Alfredo Matateu, Poulo Xadreque e 371 outras pessoas gostam disto.
68 partilhas
Comentários

Eliminar
Joaquim Armando Sambo #Gil Lino Lino, as condolências sao tantas para as vitmas do incendio. O que o Nini traz é uma questao de boa reflexao e analise sob ponto de vista da situaxao economica que o país enfrenta. O país ta mergulhada numa crise jamais vista, e é inconcebível gastar irrisório de dinheiros para coisas que nao sao prioritarias.
Thanks Nini por nos trazer essa informaçäo que passaria despercebido.
E vou partilhar!
17 · 15 hEliminar

Eliminar
Abel Nort irrisório igual insignificante, sem relevância
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Hummer Boy Martins Martins Um povo que elege políticos corruptos não é vítima mas sim cúmplice. Façamos a diferença na hora do voto.
23 · 14 hEliminar

Eliminar
Emildo Patrício Vilanculo Concordo plenamente consigo, o povo em parte é cúmplice, no tempo da campanha já que alguns comem cabeças de bois e usam aqueles vestes vermelhos e esquecem a miséria. O voto de cada um conta. Eu sou da ideia de fazermos uma campanha independente, visto que existem muitos dirigentes que são líderes e gestores, que já mostraram saber o usar da coisa pública. O que temos lá em cima são políticos e esses só estão preocupados com a própria imagem como é o caso do edifício citado no post do Nini.
13 hEliminar

Eliminar
Luis D'Alcino Muhale Obrigado.
13 hEliminar

Eliminar
Boaventura Alberto Massango Mesmo assim.

Revolta popular
9 hEliminar

Eliminar
Henrique Ubisse os votos são super manipulados,sera que ainda não se deram conta disso....nos deixamos de ser colonizados por brancos e passamos a ser colonizados por pretos....
6 hEliminar

Eliminar
Amir De Lurdes Matsimbe E eu pergunto ainda á chances de recuperar o nosso pais,
E o nosso povo já não é unido,á tantas coisas absurdas que está acontecer no nosso país que não podemos aceitar,isso de que a greve não trás nada ,é mentira ,eles fazem e desfazem por saber que nada iremos fazer quando é que havemos de acordar meus irmãos....
2 · 13 hEliminar

Eliminar
Tomás Coana O acordar que lá no fundo de cada se requer é de saber quém tú és, de onde vens e para onde vais. Esse é o acordar que tanto se deve procurar. Esse desses obsecessores, filhos das forças das trevas, aqueles que se sentem felizes por desgraçar os outros, esse eu já ñ quero. Que chegue de vez o apocalypse.
1 · 13 hEliminar

Eliminar
Francisco De Assis Cossa Esses senhores vivem com tapa ouvidos, essa é mais uma empresa dum dos chefes que lhe foi adjudicada a obra, será q tem grande interesse essa obra numa altura em q falta tudo neste País? Ambulancias dos hospitalis sem combustiveis para transferir doentes, precisamos despertar pessoal e dar uma lição esses nossos parasitas.
12 hEliminar

Eliminar
César Bagão Assisti uma situação lamentável, num distrito um lar de estudantes ficar sem comida durante 3 semanas, enquanto estes pagam para isso, ate alunos fugiram e voltaram a casa. ha sim uma questão do nosso governo definir prioridades face a situação. tenho colegas que foram retirados seus abonos, horas extras etc. mas estou a ver aqui uma situação que não deve acontecer, isso tido para favorecer um punhado de ladroes que usam a areá de infra estruturas para roubar. E ainda eles lançam para um ponto do pais bem desconhecido pela maioria ... esperteza
6 · 14 hEliminar

Eliminar
Flavio Condula Deixem de ser tribalistas! Nangade é terra dos macondes, lá pra terras do PR Filipe Jacinto Nhusy! Deixem essa contrução avançar pra o bem do povo maconde! Se fosse uma construção no Sul de Moçambique ou na terra do Nini Satar, ninguém reclamaria!
2 · 15 hEliminar

Eliminar
Eduardo Muianga Sabias que Nini Satar é de Cabo delegado?
8 · 14 hEliminar

Eliminar
Álvaro Xerinda Definição de prioridades Flávio. É preciso entender bem o post do Nini
4 · 14 hEliminar

Eliminar
Manitojeronimo Jeronimo moçambik nao é so maputo as construç d cndominios la na catemb nao falaram so pork é nangad esse nini ta falar atoa quanto dinhro k roubou d povo e o povo ficou com boca colada vao drmir seus tribalistas e regionalistas moç nao é so mapto nangad merece pork o povo d la sofreu muito n libertaç d colonialismo
14 hEliminar

Eliminar
Isac Manhique O flavio nimguem esta negar a construção ate um recém nascido tem olhos para ver que ese dinheiro e absurdo
13 hEliminar

Eliminar
Kilelio Helio Munguambe Manito Jeronimo veja so como escreve seu nome antes esta tudo junto por isso mistura asuntos!quem disse k Nini roubou ao povo?nem o juiz Paulino não foi tao mediocre d falar isso evita senhor fica focado no post não na pessoa do Nini Satar
5 · 13 h · EditadoEliminar

Eliminar
Manitojeronimo Jeronimo abre olho ele faz parte da red do governo e esta stavel s nao sabia aprveta ja. pensa k se de se certo pra ele iria publicar
13 hEliminar

Eliminar
Raul Ganda O que esta em causa nao e o facto de nao se construir em nangade nada disso nini falou do tempo timing. O momento nao e opurtuno devido a situacao actual. Agora se e do sul norte centro isto ja vem de uma cabeca oca.
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Volta Samora aqui anda cheio de demagogo q s preocupa em discutir pessoas não factos, acham q é o momento d gastar-se quatro milhões de dolar numa localidade, e vejam bem não é pra posto de saude nem escola, acredito q nem escola nem posto de saude tem em condições neste distrito
2 · 10 h · EditadoEliminar

Eliminar
Fausto Alves Foce é ti ontiii pa?!! Arriiiii
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Mauro Silva O manitoe Flávio nao sabem oki falam .se estão no fb até o aparelho devem ter adikirido no Estrela nao sabem nem fazer matemática da vida .estamos a falar de prioridades nao se merece ou não ter infraestrutura. Leia primeiro .se kizeres aparecer procurem piri lim pipim.aki debate se ideas
5 hEliminar

Eliminar
Wilson Rui Hobjana Yah, devo reconhecer...
Momade Assife Abdul Satar, tens toda razâo possível.
Sejamos justos.
14 hEliminar

Eliminar
Armindo Gumbo Incrivel que pareça, conseguem ser fortes apenas nas redes Sociais. Organizem se e criem atitude meus caros compatriotas.
8 · 14 hEliminar

Eliminar
Wilson Rui Hobjana O rapper revolucionário Azagaia já uma vez deu uma idéia que eu achei genial.
Faríamos uma greve á escala Nacional e silenciosa, em que todo Moçambicano nâo fosse ao trabalho, todo mundo em casa e tudo parava!
Claro que isso traría efeitos colaterais, mas como dizem os inglêses " No pain, no gain"
Acredito que em uma semana o " Governo" resolveria o problema focal do Povo!
1 · 14 h · EditadoEliminar

Eliminar
Raul Ganda Ai de certeza o governo mandava embora todos trabalhadores e contratava os desenpregados
11 hEliminar

Eliminar
Michek Pnp Raul, kkkkkkk
11 hEliminar

Eliminar
Yussuff Bin Pacha Rodjas Irmao Flavio Condula nao sei se percebeste o post do nacional Nini Satar, ele nao está contra na construçao do edificio do governo, mas sim do tempo em que se pensa em essa fortuna toda por simples edificio. Neste tempo de crise, temos prioridades por resolver. Nangade tem muitos problemas que precisam de urgencia do que edificio, e pra terminar meu caro Flavio Condula, o Nini satar nasceu na provincia de Cabo Delgado tal como Nyusi. Tribalismo nao tem lugar ai.
4 · 14 hEliminar

Eliminar
Manitojeronimo Jeronimo entra ele nasceu hje e dia seguinte seguiu a maputo,alguma coisa k houve d negativo na parte dele se xta na mesma linha com o governo faz parte so k nao ganhou nada nssa bolada dai publicou
13 hEliminar

Eliminar
Mima Cavelane Manitojeronimo Jeronimo está a levar tudo para o lado pessoal. Nao perca o foco... Qualquer distrito precisa de infraestruturas mas nao é momento pra isso...
6 hEliminar

Eliminar
Marcelo Mazive Em Moçambique o povo e que elege? Hummer Boy Martins Martins saiba que desde 1994 o povo nunca elegeu só fez e faz papel em todos os anos apenas manipulam os votos meu caro mesmo k todos ou 99%de eleitores nas próximas eleicoes votarem contra esse governo no poder jamais ira perder não sei mesmo qual e a magia mas essa e realidade. Disse e não disse
2 · 14 hEliminar

Eliminar
Sonia Choi Dos Santos A Frelimo já sabe k próximas eleições não passam ne roubando votos... Por isso estão fazer é desfazer desse nosso belo País deixando numa miséria absoluta... Moçambicanos vamos abrir os olhos e agir... o povo unido jamais será vencido.
2 · 9 hEliminar

Eliminar
Abid Saleem Esse nosso país esta mal, cheio de pobreza falta de tudo mesmo depos dizem que Moçambique è rico em recursos minerais enquanto está cair....
Momade Assife Abdul Satar boas palvras 👍
2 · 14 hEliminar

Eliminar
Jossias Ramos 'A'MABOLADA'.
3 · 15 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Falta de foco e roubalheira. Mesmo em crise esses fulanos não mudam.
2 · 15 hEliminar

Eliminar
Sugo Anjo DA Maldade Esse país me da nojo, nangade é o ultimo destrito la nos confins nunca aconteceu nada, hje sem mais nem menos disponibiliza se esse todo valor pra actos duvidoso, enquanto a gente fica cm dor de cabeca so de pensar no que comer amanha.!!!!! Fuck
1 · 14 h · EditadoEliminar
3 respostas

Eliminar
Álvaro Xerinda Não há vontade de ver este país bem.
3 · 15 hEliminar

Eliminar
Pedro Nhone Me parece que sofre de miopia cerebral, austeridade para me significa cortar algumas prioridades para atender outras mais pertinentes. Por exemplo nas nossas familias singularmente paramos com as obras, festas, viagens desnecessarias, ate reduzimos o numero de cerveja k bebias em cada mes. E agora fico preocupado com o governo k nao consegue atender a prioridade dos moçambicanos: salarios, o bom funcionamento dos hospitais, carros da PRM, ate horas e salarios atrasados dos professores ja vao 5 meses k nao pagam horas e salarios e diferenças desde o mes de junho.
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Zacarias Matope Matope Ya já acredito que esse governo moçambicano está para negócios que beneficia a cúpula deles.
Não precisei ler todo post,
Mas entendi que os 326 milhões no lugar de construir já deviam comprar comida para os doentes, sabão e mais.
Afinal o Chissano dizia de voz viva que confia no Nyusi, afinal era para castigar o povo.
Estão desnorteado sem saber onde começar e onde terminar.
Não faz sentido investir no programa terciário deixando de traz o básico.
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Raul Ganda Cuidado com a manipulacao, mocambique e o pais mais rico do mundo o senhor.Deus permitiu que tivessemos quase tudo em recursos mineirais e energeticos, uma grande quantidade de terras arraveis, mar, recursos hidricos recursos humanos, ate sol nos deu para energias renovaveis, uma grande fauna e flora, uma diversidade cultural jamais vista no mundo.
Olha se nos como beneficiarios ainda intitulamo nos pobres. Sera?
Onde Deus falhou?
11 hEliminar

Eliminar
Arcénio Isaías A verdade é que a frelimo nos leva ao fundo do poço. Francamente digo, o maior culpado de tudo que acontece neste país é a frelimo. Não é que o Dlhakama não queira a paz. mas sim a não concordância nos pontos levantados. A renamo, em vez de clamar pelas seis provincias, devia propor o seu novo modelo para as próximas eleições porque a frelimo nunca ira ceder, por ms que o Nyusi queira os grandes tubarões nunca vão permitir que isso aconteça. Chókwe está sem água, os agricultores estão em apuros, e a fome vai se alastrando. Socorroooooooooooo!!!........
2 · 10 hEliminar

Eliminar
Zeferino Jose Meu caro, há crise sim mas ao mesmo tempo estão a sair bilionários...a título de exemplo do NOSSO BANCO onde foi a outra parte do dinheiro que apenas vão devolver 20mil aos singulares???? Este país está na lama
15 hEliminar

Eliminar
Nito Americano tens muita razao...ja ñ exist foco ou prioridade para este governo de surdos e mudos basta agradar o bastiao da ala macondi pode se forjar fundos como se fosse pra li em quanto sao pra benificios proprios.ex: disso nota se q cabo delegado averá nestes ultimos anos investiment astronomicos com proposito de capitalizar outra massa dos novos colonos.assim q reclamam das dividas ainda que sim outras novas dividas seram feitas em proveit dos macondes
12 hEliminar

Eliminar
Sinésio Paiva O Visionário Roubalheira!
2 · 15 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Múria Ramos Salimo VI Adorei o seu post NINI, o senhor tem se tornado um homem de verdade. E certamente que esta ajudando aos poucos mocambicamos que gostariam de ter a minima informacao do pais.
9 hEliminar

Eliminar
Nemane Selemane E a vez de Nangade e ponto final. Esperemos que essa obra termine. Quando iniciou ponte sobre catembe ja havia crise e ninguem falou nada.
2 · 12 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Estrela Wache Essa empresa "super obra Ltd" o patronato são chineses ou negros? Pergunto isso pork kero tirar uma conclusão bem patente sobre o verdadeiro dono da empresa.
1 · 9 hEliminar

Eliminar
Diogo S Abacar Hehehhhh lamentável isso e muitas outras coisas q já vêem a ser feitas pós a independência...#aomenos #osportugueses#quidaram melhor do país que nos próprios
7 hEliminar

Eliminar
Ramalho Edson Paris Kkkkkkkkkk sorrir para nao chorar
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Isac Manhique Tao a roubar a sério
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Noor Momed Cabir
1 · 11 hEliminar

Eliminar
Antonio Acacio Sorry acho que é tempo de mudar Nao merecemos tal futuro
2 hEliminar

Eliminar
Heras Heras Heras É uma Super obra mesmo kkkk.
11 hEliminar

Eliminar
Eric Raimundo Nhacuco Esse país ja ñ xta dar..s eu tivesse badjet mudava de pais.
1 · 15 hEliminar

Eliminar
Vasconcelos Nhone Nhone depois criticam americanos por ter eleito trump..... e parecem que eles sabem eleger... AMERICANOS PELOS MENOS NAO SAO MANIPULADOS COM GELINHOS, SUMINHOS E CAPULANAS ELES SABEM O QUE E MUDANCA.
9 hEliminar

Eliminar
Navalha Agnaldo Navalha Kkkkkkk
14 hEliminar

Eliminar
Benedito Manhice Manhice Vamos la ter muito cuidado um dia essas gajos ainda podem vir a nos vender como "escravos"
1 · 13 hEliminar

Eliminar
Vivaldo Admiro Meus senhores, estamos a ver essas coisas todas a acontecerem, mas o que podemos ou devemos fazer para reverter a situação? ?????????
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Anacunda Bed O que nos queremos afinal para nosso Pais? Sempre reclamamos tudo menos nada! Me parece que meu Amigo virtual Momade Assife Satar vive numa das zonas mais nobre de Londres onde um apartamento custa milhares de Libras! Não vejo qual é problema dum distrito que nada tem ao menos possa ter Uma Infra-estrutura ha medida! Sempre reclamos das infra -estruturas neste Pais! Vamos deixar pais crescer.
13 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Raul Ganda Me parece um raciocinio logico e lucido chega de lamurias...
11 hEliminar

Eliminar
Xavier Antonio Governar precisa de duas coisas principais: dirigentes honestos e transparência. Se for ver o que está por detrás dessa adjudicação é sujidade. Na realidade mais que metade desse valor vai parar nos bolsos dos dirigentes em forma de corrupção/comissão. O nosso país precisa de um dirigente com uma equipa sério para devolver a honestidade entre moçambicanos, hoje estamos na situação de cada um por si Deus para todos.
1 · 13 hEliminar

Eliminar
Jeronimo Matsolo Se nao houver obras, nao havera boladas, tao simples quanto isso
11 hEliminar

Eliminar
Henriquem Mabasso Eu não sei o que as pessoas querem então da a tua ideia? Porque o edifício ora em causa não pode ser plantada naquele lugar na sua opinião de uma ideia.
14 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Arnaldo Manjate Nesse pais falando mutio
Leva's um tiro na nunca
Ma's que fazem é bussalismo demais
14 hEliminar

Eliminar
Adilson Pereira Me perdoem mas só posso rir, pous se chorar quem ficara mais afectado serei eu...
9 hEliminar

Eliminar
Joao Alexandre Papucides Se nao houvesse a construcao desse edificio como seria drenado esse montante? O truque é sempre o mesmo. Esse montante apos o inicio das obras ainda sera majorado com a desculpa de que os materiais subiram e que o transporte tambem subiu devido a alta dos combustiveis. Noutros paises o preco dos cpmbustiveis num so mes podem oscilar para + ou - consuante o fornecedor suba ou desca. No nosso pais o preco é como as cobras. So sabe subir.
7 hEliminar

Eliminar
Novais Jose Angolano Angolano Roubalheira na moda de cima, em. Moz, envez de pagarem as horas extras e tirno e meio, gastam grande soma de grana pra fins pouco crediveis. Governo que pensa pelo joelho e não com acabeça.
10 hEliminar

Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans Ultimament nem gst d cmentar pk da n msmo,nx o povo mocambicano so sabemx xcrever so i so,eu pergunt,pk nao tomamx outr atitude?kmu pur exemplo "........."? Hey?
14 hEliminar

Eliminar
Raimundo Nhalungo O povo ficou a dormir durante décadas e continua a dormir.os saqueadores das riquezas do país tão fazendo ao belo prazer que até convidam alguns estrangeiros a licencia los a currupicao por favor acordem!....
8 hEliminar

Eliminar
Biaque Gomes Todo este jornal por causa de ser em nangade? Terias razao se falasse tambem as obras k decorem la no centro e no sul do pais invejosos so por causa de uma casa ja xta a doer,por essa razao k fazem o nhussy de isca encuanto sao voces k fazem merdas.
24 minEliminar

Eliminar
Anselmo Afito "Quando os membros do estado promovem roubo,assassinatos,nao protegem os cidadaos,entao temos um estado de criminosos e marginais"➡Samora Machel.
5 hEliminar

Eliminar
Célsio Júlio Sitoe Exactamente como tenho dito vamos aguardar o 2019 simples e eles estão cientes que vão perder, motivos são as sabotagens que tem feito...
13 hEliminar

Eliminar
Milton Carlos Quem ganha nessa bolada o empreiteiro 25% + 25% da comissão k aprova o orçamento 50% e o remanescente pa construção arcaica
14 hEliminar

Eliminar
Norlito Zango Zango Realmente numa altura como esta que estamos a passar aqui definir prioridades alguma coisa está a falhar ou melhor várias.
14 hEliminar

Eliminar
Cassimo Ismael Este é um governo de assaltantes e sangue sugas.Guebuza tinha q levar chamboco n cú.
2 hEliminar

Eliminar
Boaventura Alberto Massango A resposta é simples: quem ganha, é o dito que está esfregando as mãos a esta altura.
Eu até acho que na entrevista dos quadros fa Frelimo perguntam se és corajoso? És mentiroso? És ladrão? És assassino? Porque não é possível o povo reclamar tanto assim e eles continuarem frios e tranquilos. Só podem ser estrangeiros porque de irmandade não vejo nada neles.
9 hEliminar

Eliminar
Ausido Abudo Isto nini e um insulto ao povo mocambicano; como e possível ontem 156 milhões para startime para digital. Nao e posivel conter custos.
13 hEliminar

Eliminar
Victor Warica Nem todos estao afectados pela crisse. A crisse afecta a nos o povo nao os governantes deste pais
14 hEliminar

Eliminar
Gyl Bembele Pais do pandza
3 hEliminar

Eliminar
Almeida F. Massango Moçambique ja nos deixou nos é que continuamos aqui...
1 · 13 hEliminar

Eliminar
Hilton Tembe Roque Leonel Covane
11 hEliminar

Eliminar
Carmindo Joao Faife Faife Humm meus Iramaos esses brutos só luta para o lado deles nao para o povo
1 · 8 hEliminar

Eliminar
Paito Soares LADROES SENPRE A ENCHER OS BOLSOS, APREJUDICAR O POVO.
1 · 14 hEliminar

Eliminar
Mulandi HI Mina Kheni Mas isto é um governo ou um grupo de pessoas que só querem saciar os seus desejos de saque?
14 hEliminar

Eliminar
Dercio Albino Ya somos o povo que chora minutos depois começa a sorrir !eis a razão do roubo
15 hEliminar

Eliminar
Hilario Hilas Hilas

12 hEliminar

Eliminar
Antonio Vieira Tony Nas prossimas eleissoes...eu nao voto neste partido...de camaradas
13 hEliminar

Eliminar
Ismael C. Gocaldas Estamos entregues a nossa sorte.
13 hEliminar

Eliminar
Reinaldo Godide FILHOS DA PUTA!
10 hEliminar

Eliminar
Celso Rafael Raimundo BANDIDOS, MALANDROS, PREGUIÇOSOS, GANANCIOSOS, AUTORITÁRIOS DO. CARAÇAS
14 hEliminar

Eliminar
Jose Manuel Chiziane Bela observaçao nini esses sao gatuno governo d merda. Tou foxxx
3 hEliminar

Eliminar
Frans Nkosi ESTE GOVERNO SERÁ UMA HISTORIA BREVEMENTE
14 hEliminar

Eliminar
Fielde Linda 🙊🙉🙈✍️✍️✍️
15 hEliminar

Eliminar
Lidia Munguambe Ha k definir prioridades, concerteza....
10 hEliminar
1 resposta

Eliminar
Jose Chando Governo distrital a custar 350 milhões de notícias?
12 hEliminar

Eliminar
Khan Mamud Há pessoas que ñ entendem nada de prioridade a coisas essências
12 hEliminar

Eliminar
Hlavanguana Elvino Dique Muitos correm risco d n ter salario por conta d robalheira
11 hEliminar

Eliminar
Nelson Clementino são boladas q começaram dos patos ate chegar a edificios fantasmas.
4 hEliminar

Eliminar
Eduardo Dion Dion Barbaridade
15 hEliminar

Eliminar
John Cabral O que fazer mais, 'e nele que votamos.
11 hEliminar

Eliminar
WD Francy da Luisa são boladas q começaram dos patos ate chegar a edificios fantasmas.
15 hEliminar

Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans Nha cabeca ate ta duer ja nem falo d meu coracao
14 hEliminar

Eliminar
Delcio Gimo Meus Caros a isto chama se Pura ROUBALHEIRRRAAAA.....
15 hEliminar

Eliminar
Tony Mondlane Ermaos Metralhas
22 minEliminar

Eliminar
Muhamed Carlos Assane INSENSIBILIDADE
14 hEliminar

Eliminar
Rosario Sampaio A saga continua
14 hEliminar

Eliminar
Vasckinho Carlos É mesmo falta de foco e prioridade
15 hEliminar

Eliminar
Anlawe Abudo Essa chama se rede de pesca mano.
15 hEliminar

Eliminar
Arcénio Isaías O povo dormiu burro e acordou sábio!
10 hEliminar

Eliminar
Sonia Mboa Mboa E este para quando fica

11 hEliminar

Eliminar
Curai Victorino Curai Falou e disse.
14 hEliminar

Eliminar
Jose Bento Jose Bento Gatunagem
9 hEliminar

Eliminar
Marcelino Razulo Nao ha seriedade neste pais
15 hEliminar

Eliminar
Mendes Menete Nós o povo precisamos de formar um partido de nos todos, nao é para selecionarmos alguem pro parlamento é pra irmos todos, pk os k elegemos pra nos representarem lá nao fazem nada, a bem pouco tempo aumentaram os salarios dos deputados e diminuiram dos funcionarios; esses deputados festejaram e o povo a sucumbir. O governo ta babar os gajos pra nao falarem nada neste tempo de crise. Unay Cambuma
14 hEliminar

Eliminar
Volta Samora

10 hEliminar

Eliminar
Arssen Nhavoto Só tu mesmo para fazer frente a esses cobardes.
13 hEliminar

Eliminar
Edson Vilanculos DOU NOTA MIL NINI.EXCELENTE OBSERVACAO
8 hEliminar

Eliminar
Adolfo Majanguissa So boladas, mano Nini

Sem comentários: