domingo, 6 de novembro de 2016

12 garrafas de vinho para Nyusi a 462 mil Meticais

CIDADÃO Sérgio REPORTA:
enquanto o povo #Moçambique não tem água potável na Presidência o seu empregado bebe vinho, e do bom!
Guerra digital: comunicação de crise na era das redes sociais.
As redes sociais estão cheias de informação caluniosa ou não sobre a alegada compra pela Presidência da República de Moçambique de 12 garrafas de um vinho português ao preço aproximado de 500 mil meticais no dia 6 de Novembro de 2016. A notícia foi despoletada quando uma fotografia de um documento que se acredita de ser a segunda via da fatura foi posta a circular pelo WhatsApp.
A notícia desagradou os cidadãos, diga-se, a esmagadora maioria que julgou tratar-se de uso abusivo dos fundos públicos, num contexto marcado pelo custo de vida, instabilidade política e isolamento internacional. Estava a instalada a crise.
O Taverna entrou em crise. A Presidência também, cada instituição com suas razões. O Taverna por ver seu nome envolvido num aparente escândalo de esbanjamento dos fundos públicos para fins de lazer em tempos de crise enquanto a Presidência entrou em crise por ser a pretensa autora do escândalo.
Na tentativa de apagar o fogo, o Taverna emitiu um comunicado que, ao invés de clarificar o assunto, simplesmente adensou as suspeitas. O comunicado do Taverna é quanto a mim um comunicado mal elaborado por não ter respondido o essencial. A par disso, ainda fica por discutir até que ponto podem os assuntos corridos dentro de uma rede social minoritária e fechada como o WhatApp merece um comunicado daquele género, assinado e carimbado. De uma ou de outra maneira, as seguintes perguntas deveriam ter sido respondidas. Mas antes, importa elencar quais deveriam ter sido os passos dados antes do envio do comunicado:
1. Análise da situação: verificar a autenticidade do documento, explorar o contexto em que tal foi emitido, apurar a verdade, analisar os danos.
2. Identificar os afectados e adotar a melhor estratégia de chegar a eles
3. Decidir sobre a melhor tática a usar na resposta para a gestão da imagem que poderia ser entre a minimização ou lidar com a crise, mediante os resultados apurados em 1 e 2.
4. Responder.
Ora, este processo todo pode levar horas e dias. Dada a delicadeza do assunto – o Taverna não é a única instituição afectada (positiva ou negativamente) hoje não era o dia para responder. Para bem dizer, hoje era o dia para o Taverna emitir aqueles comunicados padrão do estilo “tomamos o conhecimento, o Taverna está preocupado e vai reagir dentro de horas”. A não observância de alguns passos simples fez-lhes tomar medidas estranhas que produziram impacto adverso. Ora, aqui vão as perguntas que o comunicado não respondeu.
• Primeiro: A Presidência da República comprou vinhos na data ou não?
Segundo: A presidência da República é seu cliente ocasional ou frequente?
• Terceiro: Aqueles vinhos são vendidos no local ou não? Em caso afirmativo, os vinhos custam o preço identificado na fatura?
• Quarto: Aquela fatura é autêntica ou não?
• Quinto Em caso negativo, quais são os marcos distintivos e de segurança do sistema informático do Taverna e o que difere da fatura impressa e posta a circular?
• Sexto: Aliado a pergunta anterior, quais os sinais visíveis de falsificação do documento. Aqui devo asseverar que a justificação de que o Taverna segundo a qual as faturas são emitidas em formato de talões. MENTIRA. Nada obsta a um cliente que, para além do talão lhe seja passado uma declaração ou recibo não fatura que confirme a transação, para efeitos de contabilidade. No recibo, indicam-se o nome da entidade a quem deverá recair a responsabilidade fiscal entre outros elementos.
O Taverna também afirma que irá investigar e encontrar o prevaricador, o que sugere que ele desconfia que a fonte da tal denuncia tenha saído do restaurante. Só este elemento denuncia uma suspeita: das duas, uma: ou a fatura é autêntica ou o Taverna desconfia de alguém de lá de dentro. Ora, porque afirmara que a fatura não era sua, com que inteligência irá o Taverna trabalhar para identificar o malfeitor supondo que fosse de fora?
• Sétimo: uma vez ter afirmado que a fatura era falsa, que medidas correctivas adicionais tomaram? Pediram desculpas a Presidência e aos demais clientes, incluindo eu, que também sou useiro daqueles restaurantes?
PARA A PRESIDÊNCIA
Muitos cidadãos possuem uma noção muito reduzida da Presidência da República. Muitos julgam que na Presidência vivem apenas o Presidente da República e sua família e empregados e suas aves. Mas na Presidência trabalham ministros e outros titulares de cargos equiparáveis, para além do Presidente da República, num total que supera 200 funcionários. Com tal, e neste caso específico, existem vários níveis de responsabilização. Com a publicação do comunicado do Taverna, o escândalo ou a desinformação está oficializada. A Presidência da República, principalmente a casa civil deveria pronunciar-se, para clarificar se:
1. Compraram aquelas garrafas ou não
2. Em caso afirmativo naquele preço e porquê.
3. Caso não tenha comprado que medidas correctivas seriam adotadas.
O facto é que a ser verdade, brincou-se com o dinheiro do povo. Mas se não reagir, o povo ainda irá adensar as suas dúvidas e tomará como verdadeiros os factos, prejudicando ainda mais o bom nome institucional.
Como se pode ver, o comunicado da Casa Civil não poderia sair sem a cooperação do Taverna. Pela natureza das instituições, não deveriam produzir nenhum comunicado conjunto.
Mas a pergunta que não quer calar é: precisava o Taverna emitir o comunicado por causa de uma mensagem de WhatsApp? Em caso afirmativo, que téticas digitais e igualmente agressivas seriam recomendáveis? A resposta a estas perguntas deveria basear-se numa análise situacional mais concreta.
PS: A apreciação feita aqui foi técnica. E não política. É dirigida aos aficionados pela comunicação estratégica como eu. E aos outros interessados em apreciar temas relacionados com a comunicação de crise.
GostoMostrar mais reações
28 comentários
Comentários
Isaac Sitoe Jr.
Gosto · 1 · 13 h
Euclides Cumbe
Euclides Cumbe Titulo do próximo artigo?
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes O governo vai ter que mentir e desmentir muito assuntos
Gosto · 3 · 12 h
Crocante Andrade
Crocante Andrade No telejornal da STV
Schauque Spirou
Schauque Spirou Tudo feito com amadorismo. Linguagem de rua num documento daqueles...kkkkk
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Incompetencia no seu melhor!!
Nelson Junior
Nelson Junior Eh pena que voces so possam analizar a actual situacao mocambicana em termos economicos, pois se voces pensarem bem, vao notar de que Mocambique com excepcao dos ditos 20 anos de Paz de Chissano- esse Pais chamado Mocambique viveu sempre em crise: a ac...Ver mais
Gosto · 14 · 12 h
Lucas Silvestre Mate
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Pura verdade
Jose Luis Corrente
Jose Luis Corrente Tudo dito em muito poucas palavras.
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...voces falam de crise, mas nao tem coragem de perguntar aos vossos lideres e aos vossos deputados se, eles sentem as consequencias desta crise...eles( os parasitas) continuam a beber o bom champanhe da Franca e a comer os deliciosos morangos da europa....e voces?????!!!!!....
Gosto · 7 · 12 h
Helena Victor Victor
Helena Victor Victor Aguardando o artigo😊😊
Zeca Becane Felisberto Sibia
Zeca Becane Felisberto Sibia Guerra muito terrivel. Queria eu ter uma semana sem ouvir nem ler nada.

Informacao e contrainformacao tudo junto
Gosto · 1 · 11 h
Francisco Banda
Francisco Banda Hahahahah, agora percebo as razões que leva o presidente a não ter discurso coerente! É muito álcool! Por outro lado, se o compraram, é porque têm o dinheiro! quem não tem, não se mete nisso!
Gosto · 6 · 10 h
Leonel Muchano
Leonel Muchano There's no smoke without fire ou melhor não há fumo sem fogo. Nem eu muito menos a grande maioria acreditamos na possibilidade de ser isto uma encenação.
Gosto · 4 · 10 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo Se o Taverna ja disse que houve o mau uso do seu nome a presid. Da Republica nao tem que emitir nenhum comunicado.
Salomão Mambo
Salomão Mambo O que nao ficou claro eh se o documento eh falso mas a informacao eh verdadeira ou o contrario.
Gosto · 3 · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Exactamente. São pontos que levantei neste texto
Gosto · 1 · 9 h
Zito Do Rosário Ossumane
Egidio Vaz
Egidio Vaz Você é comunicador como eu. Vamos debater ciência ou técnicas. Nada de insultos. Estamos analisar a melhor forma de se comportar.
Zito Do Rosário Ossumane
Zito Do Rosário Ossumane A actual equipe da Presidência, elaborar uma estratégia para responder de forma transparente e convincente este assunto, não consigo imaginar algo que não coloque a presidência em maus lençóis. De facto os argumentos que apresentas são os que devem ou deviam ser tomados em conta. Insultos? Eu um reles gajo de Inhassunge dificilmente abro boca para envenenar o ar e sabes disso hehehehe
Juma Aiuba
Juma Aiuba Egidio Vaz, se me chamassem para assessorar o Taverna não faria comunicado nenhum até que a Presidência da República pedisse reação. E isso faz-se por meios próprios. Ao meu ver, esse assunto interessa a Presidência da República e não ao Taverna. O restaurante não tinha nada que sair em defesa da Presidência da República. A Presidência da República que se defenda ou que peça a reação adequada do Taverna. A reacao do Taverna seria a Presidência da República e não para o público.
Gosto · 3 · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu também acho. Sinto que a pressão em querer se livrar precipitou uma resposta inacabada. Por isso que na análise situacional previ a identificação dos afectados. Nestes termos concordo consigo. A Presidência e eventualmente alguns clientes deveriam ser o foco do Taverna. E a Presidência, o povo.
Gosto · 1 · 9 h
Salomão Mambo
Salomão Mambo Alguem sai rua diz: "Aiuba eh milionario". Dia seguinte voce Juma Aiuba manda um comunicado a desmentir
Gosto · 1 · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk
Salomão Mambo
Salomão Mambo Digo mais, o Taverna devia ter ficado calado pk deste modo ganhava mais clientes. Se eh la onde bebe o chefe.
Gosto · 3 · 9 h
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Quem quer perder cliente daquela envergadura que com 12 garrafas vendidas ja fecha as vendas do mês todo, só tenho pena dos trabalhadores que estiveram a trabalhar na caixa na data da emissão do recibo.
Gosto · 1 · 8 h
Loló Ubisse
Loló Ubisse A presidência é o melhor cliente da taberna, por isso a correria
Loló Ubisse
Loló Ubisse Taverna e não taberna
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Juma Aiuba, promiscuidade, meu caro! Neste presente caso a reaccao do Taverna pode levar qualquer um a suspeitar que o Taverna e' restaurante c/costas quentes la' na Presidencia da Republica! Dai que se autorga o direito de usurpar funcoes alheias e responder a cenas que deveriam merecer a consideracao da Presidencia da Republica! Era das instituicoes dumbanenguizadas....mnha opiniao!
Gosto · 1 · 7 h · Editado
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Concordo Moniz!! So alguem que se ache amigo intimo e que pode vir em defesa de outrem... Nem quis seja a mentir.. Sao os tais testemunjos falsos
Nelson Junior
Nelson Junior Minhas Queridas Irmas e Meus Queridos Irmaos, pensando bem, nao se trata se esses lideres comprem uma garrafa que custe mais de 500 mil meticais, Mas ,se,esses lideres, estarao tambem eles a "apertar" o cinto?....Pedem ao povo de fazer sacrificios mas, eles continuam viver no luxo....e isto eh deploravel!!!...
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Espírito bowane! Responde à quente, leva tau tau e apaga, ridicularindo-se.
Tomás Guimarães
Tomás Guimarães Haaa manl acha mesmo que taverna tem mesmo essa capacidade de elaporar um,comicado nos moldes que sugeres? Alem disso me,parece ser exigencia de,mais a nao ser que as duas instituiçoes elaboracem,um,comunicado wm conjunto mas acho que essa estrategia piorava
Zarito Angelo
Zarito Angelo Alguém pode me dizer se até este momento a Presidencia ja (ou nao) fez um comunicado a respeito deste assunto?
Leandro Paul
Leandro Paul Mestre!!!!
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho Nao importa agora, discutir o certo ou o errado, o verdadeiro ou o falso, o importante e necessario, `e, a presidencia da republica, aceitar e acreditar no pais real; whatsApp existe, facebook existe twiter existe, corrupcao existe, infiel existe, descontentamento existe, oportunismo exite, ilegalidade existe, roubo existe, escumalha existe, sacanagem existe. O que nao existe, `e um presidente contemporaneo.
Gosto · 5 · 8 h
Joaquim Tesoura
Joaquim Tesoura Gostei.
Agora deixe-me assistir o Donald Trump a perder...
Gosto · 1 · 8 h
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. Mas quem esse que teve a coragem de publicar isso? Lhe doeu tanto em comparar o seu salário magro em relação ao preço de uma garrafa de vinho?
Gosto · 1 · 7 h · Editado
Abel Mavie
Abel Mavie "Nao estamos em guerra; Nao ha valas comuns; Nao ha esquadroes de morte; Nao ha divida externa; Ha divida mas nao vai afectar o bolso do cidadao; Nao precisamos de audotoria externa, a procuadoria esta a trabalhar; os proximos dias serao dificeis". E voces vem com exe papelinho... Ntlah
Gosto · 3 · 6 h
Dias Cardoso Tuchu
Dias Cardoso Tuchu "Moçambique é maningue nice"
Ercílio Zacarias
Ercílio Zacarias Eu não acredito que o meu presidente bebe vinho mais caro que um barril de crude.
Gosto · 2 · 1 h · Editado
Claudio Lombene
Claudio Lombene Kikikiki morri de tanto rir. Era melhor beber crude.
Mazoio Luis
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Oquè tem chifres nao se embrulha
Claudio Lombene
Claudio Lombene Winegate 😂😂
Alexandre Macitela E dipois sai a rua expreitar a pobreza da janela de um Mercedes de luxo..!ou nos tambem precisamos saber que presidente nao e' lider "o presidente nao passa as consequencias que os seus subordinados passam",muito diferente do lider que tem de estar a frente das consequencias..
GostoResponder15 hEditado
Marcio Cleciano Paulo Esse é o produto do nosso VOTO, mas enfim não temos grandes partidos para o pôr o maldito FRELIMO
Shandy Tsinine Lamentavel.
GostoResponder18 h
Edgêncio Da Calista 38.5 ainda é preço de 1 garrafa de vinho??
Nhato Magaia Yaaaaa estamos fritos
BOM DIA MOZamigos!
Este país esta entregue mesmo veja os gastos que o empregado do povo faz só nas bebidas alcoólicas.
Nyusi gasta 462.000 00 na compra de 12 garrafas de vinho isto é demais pah!!!
Pogas
GostoMostrar mais reações
Comentários
Thokozani Innocent esse vinho muito muito nice voces deixala de falar por nyusi grande ladrao
Albertina Jose Manuel o filho d cu sempre foi um cú
Gosto24 h
Ofece Deniasse Chania Quer dizer uma garrafa d vinho custou 38.500,00mtn, presidente tchidacua (bebado).
Zina Ngorinenhi Thomas Incrivel gente!
Customo Jo Jo ????????....merda d dirigentes
Gosto23 h
Rene Novidade Novidade E VEZ DELE PHAA
Cufa Acuna Memba Nguenha Ele faz esses gastos d compra d vinho pra tentar tiraar tatuajem q os pais o colocou como macondinho ,ja q agora e president d esquadroes d morte ja nao quer tatuaje
Gosto13 h
Kyllap Muh Fogoh pah
Gosto13 h
Jorge Matchay "O POVO E MEU PATRAO" estamos a pagar esse senhor .
Gosto23 h
Sammy Gabriel Dos Santos Eu aqui a trabalhar sem salario!
Gosto13 h
Candido Gabriel Cinturao Evitar fazer comentários desse tipo
Sammy Gabriel Dos Santos Isso nao é novidade mano, eles mesmo ja falaram e costumam falar sempre que nao ha dinheiro pra pagar salarios.
Simao Matavele Cândido, para alguém ñ fazer esse tipo de comentários é ñ entrar neste espaço. Os q criaram o fb fizeram bem se ñ agente estaríamos a ver notícias sensuradas da TVM e RM. Mas agora ñ há como o segredo deles sai aqui dia após dia. Um abraço especial aos heróis Afonso Chicuare Chicuare e Unay Cambuma.
Gosto237 min
Fonseca Cussaiavida Quissimisse K pena do koitado president
Gosto13 h
Carlos Santana Afonso Desculpem me os detratores. Temos que ser realistas. Acima de tudo quer queiram quer não é o presidente da republica!
Não acredito que essas garrafas todas sejam p "se enfardar" sozinho sem do nem piedade. Ou querem que o presidente ofereça cachaço ou esses vinhos piratas aos seus convidados?
Que há vinhos bons e mais baratos... de certeza que os há! Mas estas compras acham que foi o presidente que fez ou alguém fez p ele com a segunda intenção de levar umas garrafita p casa!?
Mesmo aqui o máximo que ele pode fazer é recomendar que se compre um vinho mais barato
Igo Gomes E quem disse k o presidente nao pode oferecer aguao/ou sucos aos seus convidas? ate prq os convidads iriam ficar satisfeitos por serem oferecids/cervids agua por ele se a razao fosse por preocupaxao d povo devid a situaxao em o pais se encontra
Gosto11 h
Carlos Gue Esse pais entregue ao gangueste
Gosto13 h
Fernando Milice Cada garrafa supera o meu salário mensal.
Gosto13 h
Salomao Chemane Esse macondinho é pior que todos os outros que aqui passaram assim ja nao da pessoal nas proximas eleicoes vamos mostrar quem manda aqui ele ou nos pra mim ja chegou ao limite chega de palhaços um atras de outros queremos mudancas ou isto nao vai parar nunca um sanguessuga atras do outro nao tem vergonha esses porque nao comem os seus suores proprio malucos
Zacarias Matope Matope Pessoal o nosso governo tem uma polícia salarial que não podem imaginar.
O salário do chefe de estado não passa 300000,00 mas o seu incentivo pode fazer alguém morrer de tenção.
Quando a isso ele não é culpado está a seguir os passos dos passaram daí.
Araújo João Muchare Mas kem votou ele?
Vania Pinto Ta-se "bem". Pra proxima melhor votar no vinho!!
Ação Imediata Melhor votar.....o povo,viva a uniao.
Simao Matavele Já estou a gostar, até os menos atentos sabem deixar um comentário construtivo. Força ai Chemane. Estamos juntos.
Maria Armando Enquanto os populares não se revoltarem contra esses makondinhos, sempre continuarão a viverem do bem e do melhor a custa de nós todos.
Kwame Nkruman Mas que safado o macondinho ta ne ai com pelomenos a familia dele no planalto de moeda que esta a morrer de fome.
É so comessarem a cantar a palhaçada de novo "EU COMFIO EM TI NYUSI"talvez combinarám com o ditado que diz:TODO IMBECIL SE ARREPENDE QUANDO OS BRAÇOS ESTAO NA CABEÇA E AGUA NO NARIZ
Gosto142 min
Simao Matavele Kwame Nkrumah, os seus comentários fazem alguém ficar atento. Parece q conheceu o próprio dono desse nome! Aquele aceitou sacrifício em prol do povo Congolês o mesmo sacrifício q o filho querido está passar na Serra de gorongosa. Viva a Revolução..

Sem comentários: