Nos ultims dias perdi o meu rico tempo tentando perceber como a G-zero ou simplesmente #G_merda, a #TVM_RM_NOTICIAS_OMM_OJM_ACLLN_CNJ_YACUB_SIBINDI_pastores_padres_chehes_JOSE_DAMIÀO_GALIZA_MATOS_MINISTROS_ARMANDO_GUEBUZA E O #NYUSI, definem o conceito de [ PAZ ]
Muitos podem dizer Jojo Amade Ernesto, voce perdeu tempo so para isso? Claro que sim nao posso exigir uma coisa que nao sei se o outro tem, e se tem sera que ta pronto para partilhar?
Resultado:
---indaguei nas minhas procuras que as instituicoes e os senhores acima supra citados entendem que a paz é o silencio total do povo e ausencia de opositores. Ainda acreditam que a paz significa ficar quieto, sem perturbar ou interferir na gestao da coisa publica, pior ainda, acreditam que para o fortalecimento da paz, passa por consentir e fazer triagem de cada palavra e pensamento que possam atrapalhar algum proposito (programa). Seja ele legal ou ilegal, deste que favoreça quem governa deve-se deixar andar.
Resumindo, acreditam que uma paz efetiva e duradoura passa por aniquilamento total de vozes contraditorias e uniformizacao de discursos e slogans como companheiros naturais dos programas de governaçao e mais ainda nunca direcionar o seu olhar a vida luxuosa de quem te governa, consequentemente aceitar com muita naturalidade as diferenças socio-politica e socio-economicas que ha entre o governante e o governado.
Questino:
sera que a paz é isso mesmo?
Cabe a nøs analisarmos profundamente se ausencia do barulho proporciona a paz efetiva.
Os 40 (G)uebuzas defedem isto com unhas e dentes, o senhor Juliao Joao Cumbane retirou-me da sua lista de amigos por lhe dizer k seria um grande #poeta dos nossos tempos se ele se mantivesse calado. Pois acredito tambem que o silencio de algumas pessoas é sinonimo de paz.
Agora voltando a questao que coloquei atraz, eu conheço muitos frelimistas ou funcionarios do estado agastados com a situaçao que lhes é submetidos. Fazem silencio mas por fora a alma é sobrecarregada de ruidos estrondosos. Voce deve se lembrar de muitos casos despoletados que vieram ao dominio publico apartir dos atletas daquela equipa mesmo que seja em jeito de anonimado, mas sempre alguem bufou, e deu trabalho de #pimpambo (cada qual apalpa um)
meus face-friends
sao tantas vezes que a raiva é camuflada sob uma aparecencia tranquila, as manifestacoes de 1e2 de setembro de 2010 provaram isso, a ultima guerra localizada em Muxunguee tambem.
Quem nao consegue ler a cara nao vê o coraçao, o mesmo acontece com a paz, nem sempre o rosto expressa o que vai na cabeça ou no coraçao das pessoas.
==a paz nao consiste em conviver somente com aquele que concorda consigo, pois nem todo aquele que te apoia batendo palmas concorda consigo e a sociedade é rica quando ela é diversificada, na arte de pensar, na arte de se expressar, na arte opinar, fazer politica e na arte de saber. Esta é a razao da Frelimo se irritar muito, pois nao consegue aceitar que Mocambique tem muitos Mocambiques dentro de si. E é preciso saber conviver com toda essa multidiversidade socio politico cultural.
Porque quem critica apoia, eis algumas sugetoes para conquista de paz:
=a frelimo precisa fazer exercicio de equilibrio de debate;
=treinar a paciencia;
=simular saber ouvir;
=encontrar alternativa de nao perder a calma
=e finalmente perceber que estamos no seculo XXI
A minha ultima opiniao vou deixar nos comentarios
Sem comentários:
Enviar um comentário