terça-feira, 14 de maio de 2013

CanalMoz- Edição de 14 de Maio de 2013

Edição de 14 de Maio de 2013
  Enganados pelo Governo  
Médicos anunciam retorno à greve no dia 20 de Maio
 
- Desta vez a greve contará com mais profissionais de Saúde 
 
2013 05 14 004
 
Maputo (Canalmoz) – Conforme noticiou em destaque ontem o Canalmoz,  os médicos dizem-se enganados pelo Governo que não cumpriu nenhum dos três pontos acordados em Janeiro passado para pôr fim à greve que durava quase duas semanas. Por isso, os médicos, agora aliados a mais “profissionais de Saúde” já avisaram a diferentes instituições governamentais como o Ministério da Saúde, o Ministério da Função Pública, que pretendem entrar em greve no próximo dia 20 de Maio corrente.
  Da rota de 353 veículos  
Mais de 65% dos autocarros dos TPM estão avariados
 
“Não existe um cálculo linear dos autocarros avariados. As condições em que se encontram algumas estradas concorrem para a redução da vida útil dos autocarros. Agora se há indicação de que as avarias estão relacionadas com as más apostas nas aquisições dos carros TATAS e Yutongs, nós não temos essa base. É uma percepção dessas pessoas e respeitamos as suas opiniões”, - Maria Yolanda Macamo, PCA da EMTPM
 
2013 05 14 002
 
Maputo (Canalmoz) – A Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM), Maria Yolanda Macamo, desafiou que 2013 deve ser o ano de grande viragem nesta empresa vocacionada em transporte público, viagens de serviços e turismo. Entretanto a empresa tem uma frota de 353 autocarros, dos quais 223 estão avariados. Isto equivale a dizer que mais de 63 por cento dos carros desta empresa estão paralisados.  
Assédio sexual e falsas declarações leva à suspensão de dirigentes da Africom
 
Maputo (Canalmoz) - Dois cidadãos de nacionalidade estrangeira foram suspensos por irregularidades laborais na empresa Africom, em Maputo, após um trabalho inspectivo na sequência de diversas denúncias públicas, anunciou ontem o Ministério do Trabalho em comunicado.
  Segundo encontro entre Governo e Renamo  
Diálogo terminou “praticamente sem nenhum debate”
 
2013 05 14 003
 
Maputo (Canalmoz) - O Governo moçambicano e a Renamo voltaram a reunir-se na manhã desta segunda-feira no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na capital do País, em mais uma ronda do já conhecido diálogo. À saída do encontro, as delegações das duas partes, apesar de terem dito a jornalistas que o diálogo foi caracterizado por um ambiente de harmonia e vontade das partes prosseguirem com diálogo para tratar de questões de interesse nacional, admitiram que não “houve avanços, porque praticamente acabou não havendo nenhum debate”.
Peregrinação sem Polícia nem Cruz Vermelha
 
- Polícia pediu gasolina à Igreja
 
Maputo (Canalmoz) – Os fiéis da Igreja Católico, que na última quinta-feira deslocaram-se ao Santuário da Namaacha, na habitual Peregrinação Arquidiocesana, peregrinaram sem qualquer tipo de protecção da Polícia, nem assistência da Cruz Vermelha, o que não é habitual nestas situações.
  Município de Alto Molocué  
Abastecimento de água preocupa edilidade
 
Nampula (Canalmoz) – Conselho Municipal da Vila de Alto Molocué, na província central da Zambézia, diz-se preocupado com o nível de abastecimento de água potável aos residentes daquela autarquia.
  Ilha de Moçambique  
Edilidade destrói sedes do MDM e rouba bandeiras
 
 Nampula (Canalmoz) – O Movimento Democrático de Moçambique, MDM, na Ilha de Moçambique acusa a edilidade na pessoa do respectivo edil, Alfredo Matata, de estar a liderar um grupo de pessoas que se dedica à destruição das sedes daquele partido, levando consigo os bens do mesmo.
  Na cidade de Maputo  
Bandidos violam neta e assassinam avó
 
Maputo (Canalmoz) – Três indivíduos de 28, 37 e 45 anos de idade encontram-se deditos, indiciados de estarem em conexão com o crime de violação de uma menor de 10 anos de idade e assassinato da sua avó de 60 anos de idade no bairro da Costa do Sol, cidade de Maputo.
Canal de Opinião 
Por: Noé Nhantumbo 
 
  Estratégia de desgaste e entretenimento será a eleita?  
Conversem e digam tudo o que quiserem um ao outro mas não atrasem mais nada …
 
Beira (Canalmoz) - Ao governo de Moçambique e a liderança do partido Renamo queremos com veemência, apelar para que parem com o belicismo verbal e com demonstrações de força militar ou policial. Na verdade todos sabemos que nenhum dos dois possui tal força dissuasora. Contar com aliados e “camaradas históricos “, com hipotéticos concessionários de reservas minerais e outros recursos naturais, não é nem pode ser fonte de estratégia política.  

Sem comentários: