sábado, 5 de novembro de 2016

Cimento adquirido na Matola passa a custar 17 meticais mais caro

nício Economia Economia Cimento adquirido na Matola passa a custar 17 meticais mais caro


Fábrica de Dondo, em Sofala, vai agravar em 29 meticais e nas duas fábricas de Nacala o preço aumenta em 39 meticais
O saco de cimento adquirido nas fábricas da Matola passa a custar 17 meticais mais caro a partir desta segunda-feira. A Cimentos de Moçambique vai também aumentar o preço em outras três fábricas espalhadas pelo país.
O aumento do preço do cimento vai se registar em todas cinco fábricas da Cimentos de Moçambique e em níveis diferentes.
Além do agravamento de 17 meticais para cada saco deste tipo de cimento nas duas fábricas da Matola, a fábrica de Dondo, em Sofala, vai agravar o preço em 29 meticais, passando dos actuais 289 para 318 meticais. Nas duas fábricas de Nacala o preço sobe de 390 para 429 meticais por saco, o que significa um aumento de 39 meticais.
Embora não tenha gravado entrevista com a nossa equipa de reportagem, a empresa Cimentos de Moçambique justifica este reajuste com a derrapagem do metical face ao dólar, uma vez que parte da matéria-prima para a produção do cimento é importada.
A empresa diz, também, que esse aumento do preço continua a não compensar, até porque os custos de Setembro de 2015 a Setembro deste ano aumentaram em 50% e os preços do cimento aumentaram em apenas 32%.
Entretanto, os preços praticados pelos revendedores são ainda mais elevados em vários pontos, particularmente da capital do país.
Para os revendedores, o aumento do preço do cimento está a afugentar os clientes. Amad Abdul é um dos revendedores que diz que o número de compradores reduziu drasticamente desde que a empresa Cimentos de Moçambique vem aumentando os preços.
Miguel Vilanculos é um dos compradores de cimento que conversou com a nossa equipa de reportagem. Está a construir e a notícia da subida do preço do cimento deixa-lhe desesperado.
O cenário do aumento do preço de cimento repete-se em vários pontos da capital do país. Magoanine, 25 de Junho, Albazine, Matola-rio, são reclamações em quase todos cantos.

Sem comentários: