quarta-feira, 22 de maio de 2013

A passagem de Samakuva por Berlin - Fernando Vumby

 
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 5.00 (2 Votos)
Berlin - Samakuva marcou a diferença  ao não transformar  em tortura  psicológica  o encontro com  a comunidade angolana residente na cidade de  Berlim,  como faz geralmente os dirigentes do MPLA ,  e os  que estiveram presente já  pediram mais visitas.
Fonte: Fórum Livre Opinião & justiça
Afinal a UNITA   está  viva  e cada vez mais viva ao contrário daquilo que tem-se dito ,a propaganda criminosa   de JES e seu amontoado de lacaios e corruptos sem vergonha  na cara . Ontem Samakuva falou para um grupo de angolanos que aguardavam com grande ansiedade pela  chegada da delegação da UNITA em terras germânicas ,onde no passado  ela já  se sentia como peixe na  água .

Foi um momento particular  para muitos de nós que já nos encontramos umas poucas dezenas de anos  fora da terra que nos viu nascer ,mas que infelizmente não viu muitos de nós crescer...

Ter tido a oportunidade em  conhecer de perto , abraçar e trocar ideias com pessoas tão simples e humildades como esses lideres da UNITA que passaram por cá .
Foi  especialmente para mim bastante  electrizante  ao  ponto de ter acabado por perder o controle das minhas emoções e gotinhas de lágrimas tomaram conta do meu rosto .
No momento  foi o filme , sobre  tudo quanto têm passado os meus compatriotas em Angola , as imagens daquelas demolições , daquelas crianças que morrem todos os dias , dos camaradas , amigos e compatriotas que desaparecem em muitos casos eliminados e não por morte natural , aquelas mamas que não sabem como se queixarem num país onde a justiça é a pior mentira nacional .
A exclusão dos meus amigos , dos meus conhecidos e de uma grande parcela da população por não serem do partido no poder ou por pensarem e agirem diferente .
Enfim  aquela brutalidade  toda com que o país está a ser  governado ,  foram  essas imagens que flutuaram  na  minha memória no momento que  abracei   Samakuva , com uma lágrima no canto do olho.
Samakuva mostrou ser  uma pessoa bem preparada , não desenvolveu sentimento de incapacidade , e nem se deixou paralisar  pela incerteza de não saber que angolanos teria por enfrentar em Berlim , cidade onde o MPLA tem posto desde  alguns tempos para cá alguns ovos podres.
Como em tudo na vida , quem confia na sorte e na ilusão acaba por se sair mal e até ai o Samakuva mostrou  estar preparado para  ser o presidente de todos os angolanos ,  e isto não se trata de qualquer elogio barato  de minha parte, para uma pessoa que apenas conhecida das revistas e tv.
Em geral só os estudantes que dominam a matéria escolar têm êxitos nas provas de avaliação  , só os atletas que treinam com regularidade e disciplina  atingem vitórias desportivas e só pessoas que com ideias arrumadas  conseguem sair-se bem a falar em público e assim saiu-se  Samakuva..
Este  muito cedo deu nas vistas que não é um demagogo e nem populista , e o que verifiquei no entanto é que a balança do sucesso se inclina mais para o lado do esforço metódico e persistente de uma pessoa , do que para o lado do génio ou da pessoa que confia na sorte.
Como ninguém é dono da verdade certa e definitiva, Samakuva soube defender com entusiasmos aquilo que ele diz serem os planos da UNITA para com Angola , mas mostrou  de imediato disponibilidade  para aceitar as discordâncias dos jovens  porque confia que os outros nem sempre estão errados ou enganados.
Para ser sincero sem querer exagerar , eu andei vários anos no MPLA  lido-me com tanta gente até agora do regime dentro e fora do país e essa postura não conheço no MPLA e se existe anda embarrada ,quem sabe se calhar para não serem mortos ?
O diálogo com Samakuva e com todos aqueles jovens entre culturas e níveis de formação diferentes permitiu medir a grande fome e vontade que os angolanos têm pela  mudança , assim  como ajudou ver melhor certas coisas e ir mais longe .
Samakuva usou argumentos claros para justificar as perspectivas da UNITA e para nos convencer , mais nunca em momento algum  as suas palavras foram as ultimas e nem nos encostou á parede com as mesmas.
Mesmo quando propunha  as suas verdades de boa fé e de modo positivo , não deixou-nos  a ideia de que queria forçar-nos a aceitá-las , como geralmente fazem alguns 'pensólgos' do regime que meteram a sua inteligência ao serviço do  corrupto JES.
Samakuva olhou-nos de frente e nos olhos  deste modo  evitou  distrcções e captou  melhor a  linguagem corporal  dos presentes naquela sala  estabelecendo rapidamente  uma relação muito profunda com aqueles jovens .
Samakuva não se deixou dominar pelas imagens mentais de medo e fracasso da sua viagem caso o regime angolano através dos seus pontas de lance tentassem sabotar o encontro com os angolanos, como  geralmente o  faz.
Esta experiência  veio comprovar que afinal é importante não deixarmos dois pensamentos opostos ocupar a nossa mente ao mesmo tempo, sob o risco de sermos derrotados antecipadamente.
Com a sua postura e sinais visíveis de segurança, Samakuva , além de ter causado boa impressão aos tantos jovens  presentes ,facilitou a confiança entre uns e outros e a nossa própria conversa.
E creio isto ter ajudado também ao próprio Samakuva sentir-se tão  a vontade  no meio daquela juventude vibrante que tiveram  se calhar pela primeira vez na história de suas vidas o direito de livremente fazerem  as perguntas que queriam  , longe do olhar esquisito e ameaçador de um bufo qualquer como geralmente acontece quando passa por cá um dirigente do MPLA.
Samakuva com o seu discurso e todas as perguntas que respondeu de forma concisa e precisa  mexeu o coração dos presentes e foi  ao  encontro do   sentimentos daqueles tantos jovens  que no final se juntaram á sua volta para as fotos da praxe.
Coisa  rara antes  porque toda gente tinha medo  em ser conotado com as figuras da UNITA  , sua linha de pensamento e projectos que têm para com o sofrido país Angola.
Os jovens não conheciam essa forma  de lidar-se  com  figuras tão importantes do país , que alguns apenas conheciam pela tv e pelas revistas  dado os anos que muitos não vão ao país.
Infelizmente quando  passa por cá  delegações do MPLA  com tantos arrogantes  e tanta banga  como se de gente séria e importante se tratassem  muitos  acabam por se  esconder  nos hotéis de luxo , nas compras com os dinheiros roubados dos cofres públicos.
Curioso , até generais da minha relação, governantes que cresceram comigo no bairro, evitam o encontro  como se eu  fosse um leão ,e   apenas por eu pensar diferente e criticar justamente  um grupo de bandidos que govenam o país..

Outra particularidade quando eles passam por cá , os convidados  até para contarem mentiras são seleccionados  á dedo pelos  bufos de sempre de meia tigela , e as perguntas  são pré -elaboradas   para que nenhum atrevido ou arrojado  levante questões como corrupção , má governação , intoleranca politica , fraude eleitorais entre outras.
Samakuva marcou a diferença e muito cedo os jovens se aperceberam desta abertura que deve fazer parte da estrutura moral e política de qualquer pessoa que se considera  líder ,seja o que for.
Samakuva provou não ser aquilo que a média criminosa e nojenta institucionalizada angolana  tem procurado construir e reconstruir  para vender-lhe como o mau da  cena  politica angolana.
Samakuva deixou falar e falou sem tentar confundir ninguém  com tantos verbos  coisa  habitual  nos  discursos dos camaradas quando já não sabem como mentir quem os escuta.
O seu discurso e pela forma como lidou-se com os presentes, Samakuva mostrou ser um grande e verdadeiro patriota,  que faz   oposição com grande sentido de  responsabilidade .
O ponto mais alto do seu discurso foi a mensagem de esperança que deixou  aos jovens angolanos , e os sinais que   nos  deu de que a mudança em Angola é uma questão de tempo  e que ela   só depende de nós mesmos angolanos.
O meu abraço ao Samakuva , Alcides Sakala ,  e a todos os angolanos  no geral  que lutam na mesma trincheira para que um dia o angolano  esteja  em  primeiro , segundo e  terceiro lugar na satisfação das suas necessidades.
 
Fórum Livre Opinião & justiça

Fernando Vumby

Sem comentários: