quinta-feira, 21 de março de 2019

Daviz Simango já declarou não ter sido convidado para o Conselho de Ministros realizado na cidade da Beira. Alguém enganou o PR quando este estranhou a sua ausência.

Daviz Simango boicota Governo central?

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O edil da Beira, Daviz Simango (do MDM), tem deixado os membros do Governo central com os nervos à flor da pele. Depois do ciclone, que atingiu a Beira na passada quinta-feira, ele esteve ausente, aparentemente "escondido", tendo dado apenas sinal de vida na terça-feira, no mesmo dia em que o Conselho de Ministros alargado seu reuniu nas instalações do CFB.
Nessa noite, Simango surgiria finalmente na televisão, em mangas de camisa, chorando a destruição da Beira. Na mesma noite, o Presidente Filipe Nyusi, lançar-lhe-ia uma "indirecta", ao se referir à "auto-exclusão" do edil da cidade. Afinal, ele foi convidado àquela sessão do Conselho de Ministros, mas optou por gazetar.
Sua ausência, se propositada ou não, não está a dar paz a Maputo. É bem verdade que os estragos resultantes do ciclone Tropical IDAI requerem um outra nível de intervenção do Governo central, extravasando a capacidade de reacção da autarquia, até porque o fenómeno atingiu toda Sofala e outras províncias. Daí a presença em peso do executivo na cidade da Beira.
Mas, segundo apurámos, Daviz Simango tem estado a contornar todos os convites para fazer parte das equipas que lidam com a situação no terreno. Na reunião de balanço de ontem, no final do dia, quando Celso Correia, Ministro da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural convidou o Primeiro-ministro (PM) para usar da palavra, este lamentou a ausência do edil da Beira em todo este processo.
Carlos Agostinho do Rosário sublinhou a importância do envolvimento de Daviz Simango na coordenação de todas as acções visando ultrapassar o problema que é enfrentado pela população de Sofala e da Beira em particular. "Não podemos fazer nada sem os donos, estamos sozinhos, mas o desejável era envolver os donos da casa", disse o PM.
Sugeriu que se continuasse a tentar envolver Daviz Simango nos encontros de coordenação. Ou pelo menos alguém que lhe representa. "É verdade que nós estamos a colocar as pessoas aqui ou acolá, mas quem conhece a casa são os donos", disse Rosário. O PM diz que se está na presença de um problema nacional que requer a colaboração de todos. "Este é um problema nacional e todos têm que fazer parte da solução".
Consta que quando o ciclone tropical IDAI atingiu a cidade da Beira, a Directora Geral do INGC, Augusta Maita, foi convidar Simango para reuniões de coordenação sobre a emergência. Ele prometeu participar, mas nunca lá foi.
Carta – 21.03.2019
NOTA: Daviz Simango já declarou não ter sido convidado para o Conselho de Ministros realizado na cidade da Beira. Alguém enganou o PR quando este estranhou a sua ausência.
Fernando Gil

Sem comentários: