segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O que deve ser feito para que mais moçambicnaos tenham emprego?

DO EMPREGO
Bom Dia. Um pouco por todo mundo, os governos enfrentam um grande desafio, o de prover EMPREGO aos cidadãos em idade activa. Moçambique não é excepção.
Eu não domino o tema, mas gostaria de modera-lo aqui mesmo.
Também não estou seguro da qualidade das perguntas de partida. Mesmo assim, ei-las.
1. O que deve ser feito para que mais moçambicnaos tenham emprego?
2. A propósito, quando se fala de emprego é para fazer o quê? Aonde?
Com certeza que poderia fazer muito mais. Mas comecemos se calhar, daqui.
Boa semana a todos.
Comentários

Mauricio Guiamba Respondendo a questão 1: 

Uma das formas para mitigar o desemprego, o governo deve proteger, incentivar, ate mesmo financiar as iniciativas empreendedoras que ja estao no mercado a dar prova de que podem ser grades empresas, 


Pois esta camada tem a maior percentagem de empregabilidade.

Gerir


8 h

Afonso Dete Eu so acho que eles nao deviam te excluir depois dakela entrevista de emprego na UP. Podias ser mais valia na UP do que aqui no FB... N tem visao akeles da UP juro. Falando sobre o emprego tenho a dizer isto: A frelimo é que fez, a frelimo é que faz.

Gerir


8 h

Egidio Vaz Afonso Dete assim já deixaste a tua contribuição? 😜

Gerir


8 h

Afonso Dete Egidio Vaz kkkkkk contribuindo pra pergunta 1: eu, sinceramente, acho que os corruptos (os q se beneficiam/beneficiaram do dinheiro do Estado) nao devem/deviam guardar esse dinheiro nas europas, americas, china ou paraisos fiscais, mas deviam investir aqui em Mozambique.

Gerir


8 h

Egidio Vaz Afonso Dete então para ti, uma das formas de criar emprego é trazendo dinheiro espalhado lá fora. Se sim, então, em que é que esse dinheiro seria empregue?
Gerir


7 h

Afonso Dete Trazer todo dinheiro Ilicito/roubado. Dinheiro limpo deixa la mesmo. Afinal de conta numa economia globalizada cada um pode investir onde quiser. Uma vez repatriado o dinheiro, deve-se criar condixoes de se criarem pequenas e medias empresas.

Gerir


7 h

Egidio Vaz Afonso Dete ainda estamos no longo caminho para a objectividade. Se for o problema de dinheiro, posso garantir que podemos mobilizar internamente algum para investir nessas tais áreas. A questão permanence: em que áreas? Devemos ter essa clareza para que possamos criticar/pressionar/advogar.
Gerir


6 h

Afonso Dete Mobilizar dinheiro internamente? Como e quando? Com divida publica interna cujo digitos ultrapassa duzia de zeros, como mobilizar? Vamos ser realistas.... Desde a independencia ate data ontem, quando e' q ja se mobilizou dinheiro nesse country?
Gerir


6 h

Egidio Vaz Afonso Dete ajude-me por favor a saber mais. Você acha que lá fora existe dinheiro dos moçambicanos...qual é a estimativa? Quanto dinheiro existe lá fora? Podes estimar? O problema de emprego dos moçambicanos tem a ver com a falta de dinheiro? Quem devia ter esse dinheiro? EMpresarios? Estado? Governo?

Gerir


6 h

Afonso Dete Leia economy of corruption in Mozambique.... There you will get more information about how much money government loses per year.
Gerir


Egidio Vaz Afonso Dete peço detalhes do livro/publicação por favor
Gerir


5 h

Ed Mazive 1. O que deve ser feito para que mais moçambicnaos tenham emprego?Para aumentar o emprego eh necessário implementar politicas económicas expansionistas. Do lado do Governo, este deve baixar os impostos para incentivar a produção nacional e deve protege-la da concorrência desleal do estrangeiro. O Governo deve gastar dinheiro na aquisição de bens produzidos no mercado nacional para ajudar a aumentar a produção por via do aumento da demanda interna. Do lado do Banco de Moçambique, este deve baixar as taxas de juro para facilitar o credito a economia. Os produtores nacionais devem produzir produtos e serviços de qualidade a preços competitivos para que as pessoas nao prefiram os produtos importados. O governo deve tornar mais difícil exportar produtos para Moçambique do que deslocar as unidades produtivas para dentro do pais.
Gerir


8 h

Roberto Lamba Para mim acho que não devemos deixar tudo nas mãos do Governo, senão seremos absolutamente dependentes, temos que ser empreendedores e valorizar o auto-emprego

Gerir


8 h

Egidio Vaz Roberto Lamba fixei o termo autoemprego. Se a sua ideia for aceite, então o debate acaba ou haverá ainda espaço para o Estado mexer-se?

Gerir


8 h

Roberto Lamba Egidio Vaz o debate não pode parar, o Estado deve sim mexer-se para regular e garantir o equilíbrio, ora vejamos o Estado se exonerar das suas funções de regulador do mercado nunca irá alcançar os seus fins basilares, as receitas públicas nunca serão satisfeitas, o povo voltará a carga mais uma vez e desta será por outros motivos.
Gerir


8 h

Roberto Lamba Egidio Vaz o Estado já nos faculta a Educação, segurança e saúde isso que é importante, temos que avançar

Gerir


8 h

Edson João João Alberto Temos que ser empreendedores? Um individuo que acaba de terminar faculdade e que não tem capital como vai ter uma iniciativa empreendedora?
Gerir


7 h

Roberto Lamba Edson João João Alberto essas ideias que devem acabar, todos nós durante os anos que passamos da academia colhemos alguma experiência, nada justifica uma pessoa que fez curso de economia, gestão e contabilidade usar isso como argumento.
Mesmo os jurist
as não devem estar dependentes ainda temos falta de assessoria jurídica.
Auto-emprego não tem a ver com o tempo de formação, mas sim com a acreditar de cada um nas suas capacidades

Gerir


7 h

Egidio Vaz Edson João João Alberto qual é o grande desafio dos recem-formados: ideias? capital (financiamento) ou necessidade de ser empregado?
Gerir


6 h

Ed Mazive 2. A propósito, quando se fala de emprego é para fazer o quê? Aonde? emprego eh possibilitar as pessoas com capacidade e vontade de vender a sua forca de trabalho a encontrar um comprador adequado para as suas qualidades. Quais sao as qualidades que aspessoas tem e que podem ser vendidas? quais sao as areas que essas qualidades interessam? onde estao os empresarios que se interessam por essas areas? o que fazer para que esses empresarios se interessem por investir nessas areas em Mocambique? Essas perguntas todas, quando bem respondidas, indicarao o que fazer e onde.

Gerir


8 h

Ed Mazive Por exemplo, Mocambique tem um problema cronico e que a todos interessa ver resolvido e cuja solucao poderia dar emprego a muita gente: O problema da habitacao. Mocambique tem muita gente sem qualificacoes tecnicas avancadas e que servem muito bem como mao de obra para obras de construcao civil - temos na verdade uma populacao jovem e cheia de energia. Que tal, o governo incentivar a construcao de casas melhoradas de baixo custo para a populacao? temos materia - prima para isso: calcario, areia, pedrad, fabricas de cimento, madeira. falta apenas injectar dinheiro para - via orcamento do Estado para esse fim e formar empresas e empresarios para a grande empreitada. Quantos novos ricos emergeriam? quantas pessoas passavam a ter emprego por muito tempo? com muitas pessoas empregadas quanta demanda por diversos produtos e servicos emergeriam? Na verdade estariamos a criar um novo ciclo vicioso de desenvolvimento.

Gerir


8 h

Egidio Vaz Ed Mazive casas melhoradas de baixo custo. A propósito, QUANTO É CASA DE BAIXO CUSTO? O que se pode considerar casa de baixo custo?
Gerir


8 h

Ed Mazive seria necessario definir o que pode ser baixo custo em funcao de certos objectivos sociais sobre que tipo de acomodacao melhorada uma familia media mocambicana poderia ser capaz de pagar

Gerir


8 h

Egidio Vaz Perfeito.
Gerir


7 h

Pedro Américo Viva meu caro, respondendo a primeira questão :
1) Fortalecer os programas de formação profissional, 


2) Reformar serviços como o do Sistema Nacional de Emprego, isto é, Categorizar os que procuram por emprego para facilitar a oferta de vagas.
Investir em sistemas de informação para alinhar a demanda do mercado com os candidatos.
Fazer uma busca ativa das empresas que mais contratam trabalhadores com baixa qualificação.
Estabelecer indicadores e metas de encaminhamento para vaga, tempo em que o trabalhador fica na vaga.

3) Revisar e ajustar as leis trabalhistas para melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo e 

4) Melhorar as políticas de inclusão produtiva
A maior parte dos Moçambicanos está trabalhando, mas a renda é baixa.

Gerir


8 h

Jorge Saiete Bom debate
Não ê tarefa do governo oferecer emprego ao cidadão. Sua tarefa é facilitar a criação de emprego pelo sector privado. O governo deve remover todos obstáculos ao investimento, tanto dos maiores bem como dos pequenos empreendedores. Dos empree
ndedores nacionais, bem como dos estrangeiros. Cito alguns obstaculos:
 Custo, burocracia e o tempo envolvida na legalização de uma empresa (reserva de nome, aprovação dos estatutos, publicação dos estatutos no BR, lengalenga para obtenção do alvará, solicitação de vistoria, solicitação do NUIT, Solicitação do Inicio de actividade, registo no INSS etc. etc.). Todos estes passos são cumpridos em instituições diferentes, com suas próprias filas de espera, recorrente falta de sistema, arrogância de quem atende, tempo de espera para obtenção da resposta, solicitação de refresco etc. O BAU não resolve nem 25% da burocracia da abertura de um negocia. Aquilo só serve para reconhecimento de assinatura, qual registo civil a miniatura.
 Custos exorbitantes para compra de espaço/terreno para montar o negócio. É falaciosa a ideia de que a terra não se vende em Moçambique e o governo sabe dessa mentira.
 Custos elevados e pagamento de refresco para obtenção de serviços como energia elétrica, agua etc.
 Impostos e taxas elevadas a serem pagos ao fisco e ao INSS.
 Inspecções quase que diárias de inspectores publicos e refrescos a mistura.
 Custos elevadíssimos para desalfandegamento de equipamento e outros insumos indispensáveis ao negócio e que não estão disponíveis no mercado nacional e se estão, o custo é proibitivo
 Etc etc

Gerir


8 h

Ed Mazive O Governo tem como uma das terrefas criar emprego para as pessoas e pode fazer isso de varias formas: o exercito e o servico publico. Quantos milhoes de co-cidadaos os Estado pode empregar no exercito, na policia, nos bombeiros, na administracao publica, nas escolas, nos hospitais, etc.? Como pode notar existe a questao da criacao do bem publico (puro ou nao) que somente pode ser oferecido pelo Estado/Governo e que pode ser solucao para o desemprego. Isso nao eh negar que o governo tem TAMBEM como missao facilitar a criacao do emprego pelo sector privado. O Governo eh empregador e regulador quando se trata do mercado do trabalho.
Gerir


7 h

Jorge Saiete Ed Mazive Com toda boa vontade do mundo, as pessoas que o Estado poder empregar representarão uma ínfima gota no oceano do desemprego. A solução ao desemprego, irmão, virá do sector privado assim que o governo deixar de ser factor desencorajador ao investimento

Gerir


7 h

Egidio Vaz Ed Mazive estás a ser "fordista" no teu comentário, no sentido de, és da opinião que o Estado deve empregar mais. A realidade é que neste momento, o Estado está apertado até o pescoço com mão-de-obra que não precisa. E, quando pensa em inovar, fica sem sono ao pensar em mandar para a rua. Estás a entender? O estado só pode fazer isso em situações que se considerar folgado financeiramente. O que tem a dizer? Como podemos superar o dilema?
Gerir


7 h

Egidio Vaz Jorge Saiete, muito obrigado pelo comentário. Um TPC que o Estado deveria levar a sério. Eu também me iniciei nesse empreendedorismo mas até hoje não sou elegivel à empreitadas públicas. Chato.
Gerir


7 h

Muzila Wagner Nhatsave Ed Mazive mas para isso o estado precisa de captar receita para por a funcionar esses serviços. ZNos pensamos ao contrario. O estado nao inventa dinheiro, vive do que colhe com impostos. voce nao pode aumentar a maquina de estado sem que haja condiçoes para a sustentar.

Gerir


4 h

Muzila Wagner Nhatsave A unica forma de criar emprego e trabalho acima de tudo e atraves do aumento da actividade economica , que so e possivel quando ha politicas claras e consistentes para que haja segurança no investimento, remoçao de barreiras ao investimento e cultura de caranguejo nas instituiçoes. O Jorge Saiete alencou quase todas e nao vou ser repititivo. sem isso esquece. Outra coisa e que o governo sabendo que a maioria da sua populaçao e jovem e pouco capacitada tem que promover investimento em areas de mao de obra intensiva que requera formaçao basica ou media de modo a absorver essa gente. sectores como copnstruçao, agricultura, agroprocessamento, criaM MUITOS EMPREGOS. ha no entato que haver politicas que estimulem o investimento nessas areas bem como a protecçao desses investimentos, o que nao acontece.

Gerir


4 h

Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave obrigado pelos comentários especializados. É deste tipo de debate que precisamos. Infelizmente rareiam esses debates. Estamos cheio de política na cabeça e nos escusamos em clarificar o nosso devir através de um debate superador.
Agora, se puder me ajudar ainda, faria a seguinte pergunta.
Hoje, QUE INVESTIMENTOS ESTAMOS A PERDER por causa disto que disseste? 

Eu acredito piamente que se o governo conhecesse o segredo, iria atrás dela. O que julga que esteja a emperrar ao estado acabar com estes empecilhos elencados por ti e pelo Jorge Saiete?
Gerir


4 h

Muzila Wagner Nhatsave esta a perder muitos na area da agricultura por exemplo. a taxa de irpc saiu de 10 para 32%. como e possivel um estado que diz que a agricultura e base de desenvolvimento e tributa da mesma maneira que uma empresa de produçao de bebidas? sabendo que a maioria do sector e familiar tributa IVA apartir da segunda transmissao impede desenvolvimento de uma logistica a volta do sector , essa logistica cria varios empregos na cadeia. ao inves de querer tributar no fim da produçao quer em toda cadeia , nao e possivel ter um sector competitivo assim. Nao tens protecçao aos investidores que fazem fomento, e necessario regras no contract farming. Os mercados tem que ser protegidos de forma estrategica. voce produz no chokwe tomate e ao mesmo tempo deixa entrar tomate de refugo da africa do sul. O que custa meter uma barreita tecnica durante os periodos de pico de produçao para escoar tudo e os pequenos produtores venderem a sua produçao. qualquer pais faz isso. experimenta la tu quereres mandar tomate para africa do sul , vais ver a complicaçao que te fazem. O estado tem que parar de andar a dar semente as pessoas se meter onde nao e chamado, deixa os agrodealers fazerem isso. semente de qualidade e o que precisamos e nao de grao que o governo atraves do MASA poe a circular . agricultura e negocio, as pessoas em si depois se adaptam, e e adas actividade que recuperas investimento e e de ciclo curto. O problema que tens aqui e ausencia de pessoas que percebam agricukltura nas instituçoes financeiras e que criaram o mito de ser actividade de alto risco. um seguro cobre isso e havendo contratos firmados com offtakers reduzes isso . Estariamos a empregar muita gente neste sector se fosse tomada a serio. na construçao e preciso tomar medidas serias. primeiro estrattificar e clarificar que obras devem ser feitas por moçambicanos. nao empresas moçambicanas de direito, de moçambicanos mesmo. Nao podes brincar com um sector onde a maior parte do bolo dominvestimento publico vai para la. Este sector e alavanca para muitos outros tendo tambem um efeito multiplicador com o dinheiro que gira dentro dela. este pais ate 50 anos estara em construçao, e a maneira de capitalizar isto e atraves da criaçao de um ambiente especifico para o sector. juntar a mesma mesa empresas de cimento, construtores, formadores, transportadores, distribuidores de material de construçao, arquitetos, municipios de modo que em conjunto percebam onde esta o problema das obras serem caras, e criar uma politica especifica para o sector que estimule e atraia investimento para o fabrico de boa parte dos componentes ca no pais. e abandonar a ideia dop fundom andar a construir casa. dar terra infraestruturada aos jovens e estes sozinhos , mas seguindo as normas fazerem a auto construçao que ira absorver muita mao de obra, com isso nao so criavas um desenvolvimento da industria, mas como tambem aumentarias o consumo interno do que e produzido ca. para alem dos trabalhadores das obras estarias a dar emprego, nos estaleiros, aos transportadores, e ao mesmo tempo iliminando um problema grave que e habitaçao condigna. Nas grandes construçoes mesmo com dinheiro de fora exigir que 20% do valor da obra no minimo seja para empresas de nacionais, e com o mercado regulado, os serviços de apoio como maquinaria e transporte sejam contratados no pais e que parte dessse dinheiro fosse depositados dentro do sistema financeiro local. so assim crias condiçoes para que haja estabilidade num sector que iras precisar para os proximos 50 anos.

Gerir


4 h

Muzila Wagner Nhatsave o segredo para isto acontecer e ter uma politica economica e desenvolvimento de forma integrada. temos tudo aqui para atrair industrias de uso intensivo de energia como de aço e outras, que ajudarias a criar outras oportunidades dentro desses projectos. tens uma localizacao geografica estrategica deviamos ser os lideres na logistica onde tambem ha muito emprego a ser criado. O pais Egidio Vaz antes de tudo deve fazer uma analise para saber em que areas pode ser competitivo e depois ter um plano integrado de modo a criar sinergias entre eles e dar ao pais uma maior capacidade competitiva. e durante alguns anos e para sectores chaves vamos ter que atrair mao de obra estrangeira que sera essencial para trazer nos a cultura de fazer as coisas,pois nao basta potencial se a mentalidade nao esta la. pode parecer estranho, mas precisas de outros para te ensinarem. E as areas onde eu acho que temos potencial serio e em poucos anos darmos o salto. sao: Agricultura, turismo, Logistica, Energia e Mineraçao. E qual o dominador comum aqui? Agricultura e construçao. todos comem e as infraestruras de apoio necessitam de ser construidas. Temos uma mina aqui.
Gerir


3 h

Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave a minha gratidão pelos teus comentários não para de crescer. Aqui, por exemplo, consegui obter um conjunto de insumos que, querendo usa-los, poriamos o Eng Marule a responde-las ponto-por-ponto. Este tipo de debate ainda não aconteceu. Chama-se um dirigente para vir dizer o que está a fazer e não o que deveria fazer. Temos uma disfunção assombrosa por exemplo, no sector da agricultura. lembro que em 2016, o país teve a maior produção dos últimos 15 anos. O que aconteceu com ela? Não sei. Porque 2017 não superou 2016? Não sei. Ora, produção é uma coisa...e o produto? Ficou onde? O que este produto gerou? Riqueza? Enfim, questões que os nossos dirigentes deviam fazer.
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave estamos aqui para contribuir mano
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave nao conheço nenhum pais serio que nao protege agricultura. nas negociacoes economicas agricultura e serviços nunca sao pacificos, e ha muita barreira por causa de proteger os nacionais. so nos nao fazemos
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave ao importar estamos a manter empregos nos outros paises
Gerir


3 h

Jorge Saiete A não protecção do produto nacional ante a entrada massiva do importado é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do agro negócio. Falo por experiência própria.
Eu trabalho com avicultura e sofro com isso e conheço ainda muita gente que enterro
u suas poupanças em vão nesse sector, produzindo muito ovo e frango mas que não vendem. Não vendem porque o mercado está inundado de ovo e frango importado e que é muito mais barato porque na origem os preços dos factores de produção são extremamente baixos ou subsidiados pelo Estado.
A ideia não é nos fecharmos ao mercado global mas temos que encontrar formas de encorajar o produtor nacional e isso se faz optando por uma ou mesmo adoptando as duas forma seguintes : (1) promover políticas que ajudem a redução dos preços dos insumos, por exemplo, pintos, rações, energia e água, porque baixando os custos a consequência será a redução do preço do produto nacional, estimulando assim a sua competitividade no mercado; (2) aumentando os custos de importação mediante taxas alfandegárias e claro, controlar o contrabando.

Gerir


3 hEditado

Ed Mazive Egidio Vaz e Muzila Wagner Nhatsave, eh claro que o Estado precisa de dinheiro para poder aumentar a despesa publica e, com isso, o emprego. Ha varias fontes que o Estado pode usar para mobilizar recursos para o Desenvolvimento, uma delas eh aumentar a oferta da moeda ao mesmo tempo que aumenta a despesa publica. A outra, mais conservadora em termos de politica monetária, eh recorrer aos mercados internacionais para financiar o desenvolvimento - o Banco Mundial, por exemplo. Neste momento, o problema do nosso Estado (veja que isto eh em relação a preocupação de Egidio Vaz, de que o Estado estah sem dinheiro e estah altamente endividado) eh a credibilidade nos mercados internacionais o que dificulta o acesso ao capital a custo mais baixo. Eh inutil dizer que se o Estado quer sair dessa situação deve "regularizar" as questões pendentes relacionadas com as dividas ocultas. Se nao "regularizar" a situação o Estado deve "rezar" para que o sector de "oil & gas" de os recursos necessários ao pagamento das obrigacoes da divida actual e para financiar o desenvolvimento.
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave como economista a minha escola de pensamento nao ve com bons olhos que o estado tenha maquina pesada. aqui estas a falar de outra coisa que e via despesa publica estimular crescimento atraves do sctor privado, ai e outra coisa. Mas no estagio actual nao aconselho o estado a fazer isso. O que estado deve fazer e previlegiar as PPs em infraestruturas, ha dinheiro nos fundos soberanos arabes que sao melhores que os chineses, epor via disso desenvolver o pais. somos um pais de serviços e deviamos investir nisso com o intuito nao so de criar eficiencia interna, mas sobretudo regional por sermos o natural gateway. mas por falta de politicas c

Gerir


3 h

Ed Mazive Mocambique, como pais, nao se deve dar ao luxo de "confiar" as questoes de desenvolvimento ao sector privado apenas. o nosso sector privado eh demasiado fraco que nao consegue resolver problemas basicos como, por exemplo, a certificacao internacional para poder "servir" o sector de "oil & gas". A Mozal e outras empresas multinacionais tiveram muitos problemas para poder capacitar as empresas mocambicanas a se qualificarem como fornecedoras de servicos basicos (nao tecnologicos) de que precisava para manter as suas operacoes em Moz. O Governo deve investir seriamente na criacao da demanda interna e na proteccao dessa demanda aos produtos importados de modo a induzir os investidores internacionais a se estabelecerem no pais. O Governo nao pode, por exemplo, criar uma industria como a automovel - caso matchedje e huyndai - e depois comprar viaturas fabricadas no estrangeiro quando precisa. Este eh um exemplo de falta de proteccao. Eh preciso uma politica coerente e com visao de longo prazo nas decisoes sobre o desenvolvimento.

Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave serias e consistentes ate te das ao luxo de matar as tuas empresas de transportes de mercadorias..repito o que falta aqui e visao
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave o problema e olhar para grandes coisas. quem emprega gente de verdade meu caro sao as pequenas e medias empresas. sobre o que dizes Ed tambem penso igual. as empresas nacionais devem passar por uma plataforma de conhecimento se realmente quiserem pegaroportunidades nos mega projectos. eu nem estou a olhar para ai ainda. ha outras areas onde podemos melhiorar e criar emprego. o nosso problema e estar anestesiado com gas e petroleo. grande erro esse
Gerir


3 h

Ed Mazive Uma "visao" de "estado" exige que o pais se livre de problemas basicos que criam e alimentam o ciclo de pobreza, a estagflacao e armadilha da divida em que vivemos: a corrupcao e o compadrio no acesso as oportunidades de crescimento pessoal (negocios, emprego, dirigismo politico, etc...). Para isso, o nosso sector de Justica deve ser melhorado e tornado, efectivamente, independente e actuante.

Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave Ed Mazive concordo com essa tua visao. resumindo protecçao aos investimentos. por isso que ninguem poe dinheiro aqui. nao ha regras , nao ha segurança, politica muda em funçao do ministro que entra no sector . Nao pode.

Gerir


3 h

Jorge Saiete Muzila Wagner Nhatsave será que o problema é mesmo falta de visão? Conhendo os dois homens a frente dos ministérios de Indústria e Comércio, bem como o de Agricultura duvido que haja falta de visão. Para mim o problema é muito mais profundo e complexo, há que desvenda-lo. Provavelmente precisamos um bom Mazione para exorcizar os nossos governantes
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave kkkkk, o falta de vontade e coragem para fazerem as coisas.?
Gerir


3 h

Ed Mazive Muzila Wagner Nhatsave , sobre o assunto corrupcao ha um relatorio internacional que tem esta frase forte sobre o nosso sistema legal: "The legal system has collapsed and court rulings are available to the highest bidder." Eh este tipo de frases que caracterisam o nosso sistema se justica.
Gerir


3 h

Muzila Wagner Nhatsave nem me fales. um estado que nao se assente em instituiçoes fortes, esta condenado ao fracasso

Gerir


3 h

Ed Mazive Jorge Saiete , O Ministro eh uma figura dependente de outros poderes que condicionam a sua actuacao, Por mais bom e bem intencionado que ele seja - isso aplica-se ao PR - nada pode fazdr se todo o sistema estiver contra ele ou contra a sua vontade.

Gerir


3 h

Ed Mazive Jorge Saiete , O Ministro eh uma figura dependente de outros poderes que condicionam a sua actuacao, Por mais bom e bem intencionado que ele seja - isso aplica-se ao PR - nada pode fazdr se todo o sistema estiver contra ele ou contra a sua vontade.
Gerir


3 h

Jorge Saiete Ed Mazive é exactamente isso que me leva a concluir que não há falta de visão, há sim outros factores condicionantes que devemos identificar
Gerir


2 h

Edson João João Alberto A distribuição equitativa da riqueza colectivamente criada é a solução.
Gerir


7 h

Dias Manuel 1- Nao existe formula magica, para empregar é preciso haver entidade empregadora (fabricas, farmas, etc.). O que tem que se fazer? Criar este tipo de infra-estruturas (em grandes quantidades) que precisam de mao de obra para o seu funcionamento.
2-Nao ha expecificaçao: emprego é fornecer mao de obra em troca dum pagamento.

Gerir


7 h

6 h

Waka Machava Machava bom tema..olha eu apreendi uma coisa com o Petersburgo; a necessidade do auto -emprego através do empreendedorismo baseado em cooperativismo, principalmente para os recém-formados...pena que para iniciar estas cooperativas não há mola..sabes porque amigo E.Vaz??? Porque aqueles ......já tiraram tudo dos cofres quer do Estado ou do INSS...kkk..ponto de vista..
Gerir


7 h

Egidio Vaz ainda restou algo. provavelmente não seja suficiente. já agora, em que áreas o autoemprego pode ser mais frutifero?
Gerir


6 h

Waka Machava Machava eu honestamente se o Governo metesse a mão para injectar e não para sacar a mola, seria nas áreas de agro-negócios...irmão..esses putos estão cheios de ideias construtivas..ex; processamento de produtos (excedentes de produção que apodrecem por falta de meios de escoamento))...ouvi: em Manica putos produzem iogurte e tem dificuldade de escoar..precisa se injecção de mola..as ideias não devem ficar na incubadora...PITA do Ministério da Agricultura e segurança Alimentar..façam o favor de por os putos a desenvolver esta merda do país que esta a afundar...
Gerir


6 h

Damaceno Biquel Cossa Para responder esta questão é preciso fazer um estudo de viabilidade sr. Egidio Vaz, o estudo permitirá dar feramentas necessarias ao negócio que o individuo deve seguir.
Gerir


6 h

Damaceno Biquel Cossa Sr. Vaz, em outra prespectiva não se pode olhar só no negócio que " esta bater" é preciso mudar da mentalidade ser criativo, é possivel criar um novo negócio e com ele fazer que seja rentável com apoio de um sistema integrado de marketing
Gerir


6 h

Damaceno Biquel Cossa Este assunto dá uma palestra...

Gerir


6 h

Mwua Thinhenhana Tembe 1.Revitalizar a industria transformadora em todos os sectores:. O Resto é cadeia de valores, demanda de serviços de transporte(ferroviario e automovel) manutenção industrial, logistica de equipamentos, ensumos e matéria prima (nacional seria melhor), trabalho sazonal disparava, o formal também, papel, collheres, agulhas, lonas, sacos, cordas sao coisas pequenas e aparentemente irrelevantes mas que podem prover muito emprego e operacionalozar a economia. MegaProjetos: Precisa de especialistas, esse, é só na fase de exploração(Prospecao, Construção) extraçao e processamento o emprego começa a se classificar e restrigir-se ao pessoal experiente e especialista...por isso não podemos depositar toda nossa confiança neles como soluçäo de emprego a longo prazo (30 anos) 
2.Acho que acabei abordando a segunda questão na resposta anterior. PS:Foi uma opinião inocente e ingênua.

Gerir


7 h

Isaias Nyamunda Bom dia e boa semana laboral pra ti também
Gerir


7 h

Nelson Junior .......é incompreensivel, inadmissivel, intoneravel, inexplicavel, e inaceitavel de que um País ou um Continente que nao tem no seu todo, energia, agua potavel suficientes para os seus cidadaos, meios de comunicaçao adequados, hospitais e escolas suficientes, e fale-se de desemprego...O Continente Africano ou os paises Africanos devem ser desenvolvidos, porem a taxa de desemprego em Africa ronda po aí nos 30% e a de Moçambqiue nos 27%( aproximadamente)....Para que o Moçambicano ou o Africano tenha emprego é necessario que os Governos da Africa ou de Moçambique saibam governar....De Marrocos ate a Africa do Sul ( com pequena excepçao do Botswana) todos os governos sao incompetentes e nao sabem o que fazem...faltam projectos de longo prazo que criem uma estabilidade economica.....O Governo ou governos jogam à lotaria...mas, me digam, do Governo Moçambicano, qual é realmente o Ministro que é competente?????....Nenhum....sejamos honestos: todos ou quase todos os ministros do Governo Moçambicano se vivessem e trabalhassem no Ocidente, na sua maioria, seria simples funcionario publico....A Frelimo destruiu companhias tais como a Companhia do Boror, as companhias de Cha, de sisal, de tabaco, de batatas açucar, etc etce hoje, ela mesma( a Santa Frelimo) se queixa d falta de empregos???...senhores, estamos a brincar???....Maus governos nao geram empregos!...Period
Gerir


7 h

Niz Tambira Epa... conheço famílias em que todos estão desempregados, e o quarteirão também, todos desempregados, maior parte das pessoas que vão a igreja também são desempregados. O governo devia ser franco e conversar com a juventude sobre isso. Você não é pessoa indicada para debatermos sobre isso por enquanto. Lá no luso é condição de desemprego, a venda de sexo.
Gerir


7 h

Egidio Vaz Diga qualquer coisa válida irmão. Por favor

Gerir


6 h

Niz Tambira Kkkkk indisciplina isso, queremos falar com o governo, papo aberto , aqui no Facebook nao vai funcionar

Gerir


6 h

Rutuane Valige Basta eliminar corrupção, nepotismo, lambebodismo, etc tudo se resolvem automaticamente
Gerir


6 h

Egidio Vaz É só isso? De onde é que virá o emprego. Sabe dizer?

Gerir


6 h

Benjamim PM Bom dia.

1. Reduzir os processos burocrático e alguns protocolos que influenciam negativamente na formalização de uma empresa ou de um negócio. Há muita criatividade e força de vontade, entre os jovens, em soluções que possam gerar empregos. É muito difícil registar um negócio em Moçambique e caro

Gerir


6 h

Elísio Nhantumbo Uma questão Central. O ambiente de negócios porque é importante para atrair investimentos
Gerir


4 h

Benjamim PM 2. Intendo emprego como fonte de renda (legal).
Gerir


6 h

Evanex Saboroso EMPREGO VIRÁ QUANDO: O nepotismo não ser praticado, quando os velhos aceitarem ir a reforma pois muitos estão ocupando lugares onde já não deveriam estar, quando se apostar em jovens recem formados sem exigir-se 5 anos de experiência... quando deixar-se de gerir coisa publica como se fosse de um partido XY ou Z... Abra jornal de maior circulação noticias, tem vaga todo santo dia, que chego a pensar que são uma farsa. Vais ao banco de moçambique reina nepotismo, pai, mae, filhos todos estão lá
Gerir


5 hEditado

Egidio Vaz É da distribuição do trabalho que fala?
Gerir


5 h

Evanex Saboroso Egidio Vaz também. 
2. Emprego é para pessoas formadas e capacitadas para ocuparem um determinado posto e dar continuidade e ser produtivo naquela instituição/ empresa.
Gerir


5 hEditado

Maria João Marques Eu sinceramente, nem estou bem a acreditar nas perguntas…. Vou tentar responder : 1ª O que deve ser feito para que moçambicanos tenham emprego : Primeira coisa de grande importância é promover a instalação de empresas que potenciem o emprego. Empresas empregadoras que garantam postos de trabalhos . Como é que isso se faz? Criando incentivos, tais como algumas isenções nos impostos, e incentivos fiscais para quem garanta e mantenha postos de trabalho. 2ª pergunta: Quando se fala em emprego é para fazer o quê? aonde ? eu espero que isto seja no gozo , como espero que seja no gozo, vou responder mais ou menos no gozo. Pelo que sei quando se fala de emprego , é aquele sitio, onde os adultos vão, tendo ou não tendo formação, mas vão por indicação de um tio, ou por indicação de um comité politico qualquer , por forma a garantir não só o voto como um local para fazer algumas coisitas …. tipo carimbar papeis, dar despachos , responder a perguntas …. essas coisas ….

Gerir


5 h

Egidio Vaz Obrigado. Aprendi muito e irei ampliar as suas sugestões. Do fundo do coração, congratulo-a pela ajuda.
Gerir


4 h

Maria João Marques Egidio Vaz há uma instituição em Moçambique INEFP ( instituto nacional de Emprego e Formação Profissional , tutelado pelo Ministério do Trabalho , Emprego e Segurança Social … :-D :-D :-D , acho que este é o sitio indicado para a procura activa de emprego, se for como em Portugal, ajudam a organizar os currículos a dar destaque ás competências pessoais e sociais dos cidadãos desempregados e oferecer as ofertas de emprego …. http://www.mitess.gov.mz/site-page/inefp-0
Gerir

4 h

Egidio Vaz Maria João Marques aqui não tem nada ainda. Espero que consigam fazer

Gerir


4 h

Ntumbuluka Mucavele O primeiro grande problema é a inércia com que se vive em relação ao empreendedorismo. Já escrevi algumas vezes sobre isso, chamando atenção às instituições de ensino superior, que só se lembram que os seus estudantes, aliás graduandos devem pautar pelo auto emprego nas cerimónias de graduação, sem porém prepará - los durante os cursos para enfrentar a dura realidade. Por isso, na minha opinião o Governo podia influenciar se possível às universidades a contemplar nos seus programas cadeira/s ligadas à projectos de desenvolvimento, sem no entanto fugir da sua vocação, se possível;

Incentivar aos Conselhos autárquicos promoção de formações e/ou capacitação (ADPP, entre outras associações que se ocupam na formação de cursos de curta duracao) de jovens em matérias ligadas à cada caso nas regiões em que se encontram, pois muitos dos que clamam por oportunidades de emprego são jovens com 12a classe;

Quando se fala de emprego é para fazer alguma actividade que tenha um fim remunerativo em qualquer área que necessite de mão de obra. 

Espero ter ajudado.

Gerir


5 hEditado

Moses Filho Há que considerar a ideia das pessoas procurarem e descobrirem seu potencial oculto. 
Não esperar que o governo dê emprego, porque nem há espaço para tanta gente na função pública. 
Há que ser proativo deixar de ser reativo. 

Deixar de reclamar sem fazer nada. 
Não contaminar os outros pelas suas frustrações.
Ser a luz na escuridão para encorajar os seus próximos. 
Auto empregar-se, procurar novos modelos e métodos de fazer pequenos negócios. 
Fazer cursos profissionalizantes que estão disponíveis. 
Tenho que ter ideias e fazer acontecer alguma coisa de útil.
Gerir


4 hEditado

Elísio Nhantumbo Moçambique deve apostar na diversificação da economia. Apostar nos sectores intensivos em mão de obra. "Previlegiar" as pequenas e médias empresas nacionais nos negócios com o Estado e nas oportunidades econômicas que surgem, por exemplo os ventos que sopram do Norte. Também é importante a questão da formação. Que tipo de quadros/ áreas específicas o mercado demanda?
Gerir


4 h

Lukuekue Amani 2. R : em todo canto de qualquer que seja o país. Tendo como prioridade onde se verificarem maior condições favoráveis.

1. R: Para que haja mais emprego é preciso que se aumentem os empregos existentes. 


Obs: o exercício de aumentar os empregos (para que sejam mais) compreende muita coisa:

1.1 Os governos serem compostos por pessoas sérias ( comprometidas com as causas/norte de um pais; os anseios dos habitantes de tal país). Alguma coisas como tem feito o D.Trump EUA.

1.1.1. Através da facilitação, criação de condições básicas, indispensáveis para que se desenvolva actividade trabalhos a saber: Eliminar os esquemas de subornos/comissões/falcatruas dirigidas a certas indivíduos. 

1.1.2. Simplificar a vida dos investidores sérios ( grandes, medios pequenos), empreendedores....

1.1.3 não desestabilizar a economia ( através de batidas, especulações, ....) que no final do dia tornam os mesmos como ridículos e lhes coloca num estágio de não CONFIÁVEIS.

1.1.4 não administrar um país em como se fosse um distrito. 

1.1.5 etc
Gerir


4 hEditado

Manuel Verniz Bem o Governo deve colocar em prática todas as políticas viradas a juventude especialmente pois nota se que as politicas traçadas pelo Governo viradas a esta camada não são implementadas, facto este que coloca o jovem numa condição de exclusão.
Outro aspecto é a necessidade de incutir nos jovens a cultura de saber fazer devendo desde o ensino primário implementar-se no currículo noções práticas de empreendedorismo.
Gerir


4 h

Amonge Rafael Macuacua Primeiro é construir o País, muitas vilas do nosso País ainda não tem infraestruturas mesmo cidades estão todas depenadas porque as infraestruturas existentes são do tempo colonial e ninguém está dando atenção ao estado de degradação em que se encontram.
Ja os governos central provinciais municipais e distritais, soltando fundos para que se possam reabilitar tudo isso tem muitos jovens pedreiros, Carpinteiros, canalisadores( predios da cidade de Maputo joram aguas negras e ninguém toma conta do recado.) pintores etc. Podem manter essa massa laboral ocupada e quando as cidades passam desse estagio aparecem novas exigencias e a obrigação é ataca las assim em diante.
O governo não pode so para fazer uma estrada 20 km entrega aos estrangeiros chineses.
Quando um dia perguntei a uma pessoa porquê o governo faz isso ele me respondeu que é por pessoas daqui gingam quando tem uma obra se faz muito!! Isso só?
Isso não é nada o Estado tem que ter capacidade de disciplinar seu cidadãos, tem uma obra entrega a um nacional e combinam quando é que a obra termina pôr fiscais no terreno para evitar quaiqueres desvios de material e quando houver isso tem haver sanções para o individuo perceber que não pode brincar com assuntos do Estado e não deixar cidadãos nacionais na pobreza e combater a pobreza de outros paises.
Se o governo ter uma obra de grande envergadura em que um empreteiro nacional não tenha capacidades, contratam se tecnicos ESTRANGEIROs para dar o seu saber dando orientações de como podem fazer tal obra e esses são pagos e o empreteiro nacional fica com aquele conhecimento.
Mesmo na agricultura, o governo não precisa andar por ai dizer os camponeses para irem a machamba porque eles vivem daquilo aí.
Se é para priorisar a agricultura como base de desenvolvimento o que devem fazer é abrir machambas estatais contratar tecnicos farmeiros, mão de obra temos em casa, terra temos, é só os tecnicos mostrarem como é que se faz...
Não é andar a ler discursos vazios toda hora.
Gerir


4 hEditado

Catman Mandlazi O Estado deveria facilitar expedientes de quem requerer registo de empresa e sua legalizacao. Evitar que expediente leve um ano ou mais sem aprovacao, "ate o dono comer o dinheiro".
Gerir


4 h

Francisco Dos Santos Diz se que Moçambique é um país iminentimente agrícola, considera se a agricultura como base do desenvolvimento do país. A Maioria dos Moçambicanos são agricultores que usam tecnologias arcaicas , seria espectável que para alcançar tal desihidato, um maior financiamento na indústria agrícola, para melhorar a produção e produtividade, escoamento e armazenamento e indústria de processamento agricula e de distribuição. Isto seria o começo para atrair jovens para produção agrícola, na indústria de processamento, conservação, transporte e comercial, com efeitos de eternalidades positivas na geração de empregos.
Gerir


3 h

Layer Dos Anjos o governo deve desenvolver o pais.

Gerir


2 h

Egidio Vaz como? fazendo o que?
Gerir


38 min

Nelson Junior .........Como??...Governando melhor...fazendo o que?..nomeando,pessoas que nao sao necessariamente da Frelimo para diriger empresas publicas e certos Ministerios.......Repare de que a Frelimo, "frelimizou" todo o aparelho do estado e a socidade....
Gerir


7 min

1 comentário:

Anónimo disse...

NO MUNDO A AUTOMATIZAÇÃO DO TRABALHO ESTÁ A AUMENTAR.
A EUROPA ENCONTROU COMO SOLUÇÃO DO DESEMPREGO, DAR VENCIMENTO MINIMO AOS DESEMPREGADOS.
PARA ISSO É NECESSÁRIO TRANSFORMAR TODOS OS DISTRITOS EM AUTARQUIAS.
A RESPONSABILIDADE DE ATRIBUIR VENCIMENTO AOS DESEMPREGADOS ENTREGUE AOS MUNICÍPIOS.
E UM IMPOSTO ATRIBUÍDO ÁS EMPRESAS PARA AJUDAR A SUPORTAR OS DESEMPREGADOS.
PODE-SE DIZER QUE ISTO NÃO É SOLUÇÃO PARA O DESEMPREGO.
COM TUDO, É VERDADE QUE, SE O ESTADO CARREGAR NOS SEUS OMBROS OS DESEMPREGADOS, VAI SENTIR A PRESSÃO DE ENCONTRAR SOLUÇÕES DE MODO PERMANENTE, DE RESTO, O VENCIMENTO MINIMO NÃO DEIXA NINGUÉM A SOMBRA DE BANANEIRA.
POR OUTRO LADO, A MISÉRIA NÃO FAZ UM SANTO, ISTO É, O ÍNDICE DA CRIMINALIDADE ESTÁ RELACIONADO COM O ÍNDICE DO DESEMPREGO.
FINALIZANDO, OS PAIS DE CADA CIDADÃO CONTRIBUIRÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAIS, PELO QUE CADA CIDADÃO NASCE JÁ COM MÍNIMO DIREITO.