quarta-feira, 17 de outubro de 2018

MATSANGAÍSSSA - PADIMBE KAMATI ANDREA


MATSANGAÍSSSA - PADIMBE KAMATI ANDREA
Alguns dos meus "seguidores", quais vespas sem colmeia, gostam de "sangue" neste mural. Se lhes der coisas finas não gostam; querem pandemônio, pendenga, luta, rebolar no chiqueiro. Ora, trago uma para vos alegrar o coração.
EI-LA:
A Renamo comemora amanhã, dia 17 de outubro, a morte de André Matsangaíssa, até hoje, considerado o primeiro dirigente do movimento rebelde contra o estado e o povo moçambicano. Antes de morrer, no mesmo dia, ele havia morto um colega por ter descoberto que escondera alguma comida no bolso, fruto do roubo.
Existe, porém, um detalhe que se esconde, seja por conveniência, seja por distração. O nome de Padimbe Kamati Andrea. Não há consenso sobre quem é de facto o primeiro fundador do movimento agressor, mas algumas fontes dizem que Kamati serviu como o Vice-chefe de André Matsangaisse por duas semanas enquanto outras fontes dizem que foi de facto o primeiro dirigente deste movimento tendo sido substituído pelo Matsangaíssa quando decidiu rumar a Ghana, para onde teria fundado uma empresa de import-export.
De uma ou de outra forma, Padimbe é um dos poucos que fundou a Renamo. Antes de Dhlakama, Padimbe goza da precedência. Sebastião Chapepa idem. É a este último quem se atribui a autoria do primeiro ataque do MNR, no dia 3 de fevereiro de 1977 em Chimoio.
Padimbe funda o seu PPPM - Partido do Progresso do Povo de Moçambique. Não sei se em 1959 quando ele tinha 17 anos ou 1991, já em Lisboa.
As fotos são de Sebastião Chapepa (que parece está a escrever), Padmbe (e suas declarações), André Matsangaíssa (na capa de uma revista), Afonso Dhlakama (de óculos) e um campo de treino dos agressores a Moçambique pela Selous Scouts; um regimento de forças especiais do Exército Rodesiano que operou de 1973 até a derrota do regime de Ian Smith no Zimbábue em 1980.
Agora divirtam-se.
Comentários
Algy Amad Sim sim sim...só para acrescentar Padimbe Kamati FUNDA o PPPM - Partido do Progresso do Povo de Moçambique em 1991 em Lisboa e na altura vivia numa casa que havia lhe sido emprestado pelo falecido Domingos Arouca que se encontrava radicado em Portugal...o primeiro escritório do PPPM foi de facto em casa de Domingos Arouca......(Fonte: António Sopa)
Gerir
18 h
Antonio Pombal Em 1991 mano Egidio vivia no Malawi-Tengani campo com os seus 13 anos a frequentar 5a classe.
Gerir
17 h
Egidio Vaz Antonio Pombal hei Kkkkkk 😝
Gerir
16 h
Denise Nisy Andorinha Domingos Arouca Kinkas teus familiares 😅😅😅😅😅
Gerir
15 h
Joanguete Celestino Sebastiao Mozolande Chapepa é o mesmo que é retratado neste post?
Gerir
18 h
Algy Amad Sim sim sim
Gerir
18 h
Egidio Vaz É ele sim
Gerir
18 h
Euclides Flavio Mano Egidio Vaz, penso que devemos saber aproveitar melhor a função didático da história. Não podemos usar o passado como fonte de promoção de ódio. Um dos factores relevantes para produção da literatura/histórica, em qualquer País, é o contexto. Penso que estamos num momento (período), muito sensível da nossa historia. Neste momento o PR está a evidenciar exforçosos de modo a negociar a Paz com os "Matsangas". Portanto, não é ético pautar por estes golpes. Por que não falar do papel positivo de Matsangaissa na nossa história? Porque não descreve por exemplo, a causa que lhe levou as matas? Porque não fala da idade que ele tinha quando dirigiu a Renamo?
Gerir
18 hEditado
Egidio Vaz Existe algo positivo ou negativo que deixei escapar no meu post? Cite-o textualmente. Por favor.
Gerir
18 h
Euclides Flavio Egidio Vaz, "a Renamo comemora amanhã, dia 17 de outubro, a morte de André Matsangaíssa, até hoje, considerado o primeiro dirigente do movimento rebelde contra o estado e o povo moçambicano. Antes de morrer, no mesmo dia, ele havia morto um colega por ter descoberto que escondera alguma comida no bolso, fruto do roubo. 
Existe, porém, um detalhe que se esconde, seja por conveniência, seja por distração. O nome de Padimbe Kamati Andrea. Não há consenso sobre quem é de facto o primeiro fundador do movimento agressor"
Gerir
18 h
Egidio Vaz Euclides Flavio onde há mentira ai? É uma verdade ofensiva?
Gerir
18 h
Luís Loforte Infelizmente, há pessoas que ainda não entenderam a delicadeza da fase histórica em que vivemos. Egidio Vaz, não é preciso lupa para se enxergar a peçonha escondida nas entranhas de muitos textos aqui publicados. Tal como as pessoas, as fases históricas são feitas de coisas boas e más, as liberdades que experimentamos têm o carimbo de todos, inclusive do Matsangaísse. Como pode desmentir isso, Vaz? Porventura conhece a importância que teve Padimbe Kamate na mobilização de jovens para a Frente de Libertação de Moçambique, inclusive de muitos deles que hoje os temos como heróis?
Gerir
17 h
Egidio Vaz Euclides Flavio poderia ter escrito pior. Que ele mandava matar soldados indisciplinados a paulada a partir do posto policial fronteiriço do zimbabwe, na altura operada pela Selous Scouts. Poderia....já estás a incitar-me jovem
Gerir
17 h
Lenon Arnaldo Se é história, e da Renamo em particular, deixe que a mesma seja conhecida/partilhada a muitos onde eu me incluo para sabermos a versão última.

Mesmo com documentos que baste, se recusam aceitar que, que foram criados para defender interesses dos retornados, Rodésia e da África do Sul, e não pela democracia?!


Pai da democracia ao tanas pah
Gerir
17 h
Sabino Nhantumbo O EV esta tao ocupado em mal dizer da oposicao que ate corre riscos de se esquecer da historia da Frelimo que tanto bajula. Ja agora Dr., pode- nos elucidar da historia da Frelimo. A proposito, seria bom ouvir de si a historia verdadeira, e nao aquela que tantos de nos fomos obrigados a acreditar na escola, please Mr Enlightened man?
Gerir
17 h
Macedo Mário Franque Alface Isso é criar ódio ao próximo, assim como iremos nos conciliar? ?
Gerir
17 h
Buene Boaventura Paulo Quem tem um berço imaculado aqui? Por ventura sabem, com todo rigor, que por altura da vossa concepção não havia traições nos vossos progenitores? A história deve surgir e conhecida para educar os cidadãos a construir uma sociedade unida e não dividida. Abaixo este esforço de divisão e viva Moçambique na diversidade.
Gerir
17 h
Uric Raúl Mandiquisse Euclides Flavio para mim a historia dos lideres da Renamo me faz entender os lideres e comportamento de hoje. Olhar para o passado para entender o presente ou prever o futuro é um metodo valido nas ciencias sociais.
Gerir
15 hEditado
Madeira Junior EV aprendeu que a historia nào é feita com o favoritismo. Historiador de verdade nao repara a cor partidaria
Gerir
17 h
Heitor Guedes Euclides Flavio não gasta tempo com essa gente.
Gerir
16 h
Francisco Pacheco Chigogoro Houve falha ao nomear Augusta Maita como directora geral do INGC ,deviam nomear o fulano que ja anda arrasca a long time em ocupar um cargo no governo
Gerir
12 hEditado
Gulumba D. Mutemba Egidio Vaz ,todos que estiveram na guerra mataram muito,aliás,alguns estão até hoje a matar nas cidades.
Gerir
10 h
Moulinho Lehuany A RENAMO gosta da verdade quando fere os outros, quando são atacados ficam apavorados porque teem muitos males por baixo do tapete
Gerir
7 h
Dercia Adelia Pelo contrário a RENAMO nunca ocultou se quer uma verdade dos seus antecedentes! Agora tu não me vem com esse teu hipertiroidismo Frelimista em cima de mim OK!!
Gerir
2 h
Luís Loforte Padimbe Kamati, um dos principais percursores da manifestação que conduziu ao massacre de Mueda, em 1961. Disso e de muitos acontecimentos no planalto dos macondes. Infelizmente, são documentos que cairam sem que tivessem deixado rasto do muito que continham. A intolerância, muita dela instigada por revolucionários de meia tigela, também contribuíu com a sua quota parte.
Gerir
18 h
Egidio Vaz Seguramente que faltou a documentação de um pouco de tantos outros que participaram na luta pela libertação do país. É um exercicio que deve ser consciente e sério; persistente até que o pantão nacional seja representativo.
Gerir
18 h
Mouzinho Zacarias falta-me atacar Egídio Vaz...fui recrutado por Joaquim vaz, em Lisboa em 1991 integrar o movimento...nessa altura apresenta-me Raúl Domingos quando ia entregar uma carta de Afonso Dhlakama ao Mario Soares
Gerir
18 hEditado
Egidio Vaz Tú foste sempre "majuba". Sai daqui
Gerir
18 h
Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ..
..kkkkk...mentira ... pergunta ivete fernandes....esposa de Ivo fernandes
Gerir
18 h
Egidio Vaz Mouzinho Zacarias o SNASP devia te matar junto com Evo. Atiravam-te ali no 25 de abril
Gerir
18 h
Mouzinho Zacarias Snasp andou atrás de mim....tive protecção do governo português na altura
Gerir
18 h
Lenon Arnaldo Egidio Vaz kkkkkkk .... Mouzinho Zacariasfoste "madjuba"
Gerir
18 h
Mouzinho Zacarias Lenon Arnaldo ...mabjuba a viver em Lisboa... na altura....
Gerir
17 h
17 h
Lenon Arnaldo Mouzinho Zacarias se e lá onde vivem os patrões dos madjubas, a começar por Jardim (família) e muitos outros gatos pingados.
Gerir
17 h
Lenon Arnaldo Mouzinho Zacarias há uns tantos que andam por aqui a espera que Dhlakama enquanto vivo vencesse eleições ..... agora que o velhote deixou-nos precocemente, andam atarantados.

Um deles esta nas colinas na Suazilândia
Gerir
17 h
Antonio Pombal Mano Egidio,pode contar um pouco do tio Joaquim Vaz Rapozo?
Gerir
17 h
Egidio Vaz Antonio Pombal estamos aqui no debate sobre o tema proposto. Não aguenta ou não tem Conteúdo então saia ou leia comentários
Gerir
16 h
Mouzinho Zacarias Antonio Pombal...o que você quer saber de Joaquim vaz?
Gerir
16 h
Alfredo D. Baltazar Madjuba ou PIRIQUITO?
Gerir
15 h
Lenon Arnaldo Grande Padimbe Kamati ....que diz ter abandonado a Renamo por ser um partido sem agenda/programa político e sem rumo. E mais, um movimento que era usado pela Rodésia e África do Sul para desestabilizar o país - teorias recusada.

Fica claro de que, a causa de luta do MNR, não era era a democracia ..... a democracia foi apanhada pelo caminho para sustentar 16 anos de uma luta, boa parte dele, sem um objectivo claro.
Gerir
18 h
Egidio Vaz Sem dúvidas Lenon Arnaldo. o proprio Chapepa assim o atesta; ele que é autor do primeiro ataque contra o povo
Gerir
18 h
Mouzinho Zacarias Lenon Arnaldo ...frelimo que agenda tem?...roubar riquezas do povo da zona centro e norte para saciar as elites de Maputo?
Gerir
18 hEditado
Egidio Vaz Mouzinho Zacarias está a gostar. Sabia que o vespa do Mouzinho Zacarias iria gostar do tema.
Gerir
17 h
Lenon Arnaldo Mouzinho Zacarias qual riqueza?! Pelo contrário, nesses 16 anos que partiram por completo com o país, era o Sul que alimentava o resto do país.

Esse debate (sul, Norte e centro) é estupido e reles.
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ....faz parte da história..orgulha-me fazer parte dos que trouxeram democracia para este país
Gerir
17 h
Egidio Vaz Mouzinho Zacarias Lembras-te daquela canção Mbuno ndi ku tchaya, mbuno! (Sena)

coro


Ndina ku tchaya

Tradução Mbuno (boer) vou te bater, boer (em alusão aos brancos que apoiavam os B.A)
Gerir
17 hEditado
Lenon Arnaldo Mouzinho Zacarias senhor democracia ao tanas ..... pensas mesmo que Dhlakama ou André Matsangaissa se entregou aos boers sabia o que era democracia
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ....kkkk...lembro sim
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Lenon Arnaldo ....calma estas há um metro de filimao suaze...depois vais ficar no silêncio para toda vida...
Gerir
17 h
17 h
Luís Loforte Mouzinho Zacarias, só que as elites de Maputo são do Norte, Centro e Sul, ninguém deposita as suas riquezas por lá. Ou tem algum caso concreto para nos dar? Isso é falácia, amigo!
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Luís Loforte ....refiro-meu as elites frelimistas
Gerir
17 h
Luís Loforte Mouzinho Zacarias, da FRELIMO ou não, todas as elites do país enterram as suas riquezas em Maputo, só voltam às origens para as exibirem, e no Norte, então, pior, ostentam-nas no meio de pobreza extrema. Não se iluda, amigo!
Gerir
17 h
Mouzinho Filipe Mapedje Rendi com esta maxima ilustre Egidio Vaz, " Alguns dos meus seguidores, quais vespas sem colmeia, gostam de sangue neste mural"!!! .... kkkkkkkkkkkkkkk... Isto demonstra claramente que esta's indignado com opinioes e/ou visoes de um grupo de seus seguidores, que os bloqueie, mas fazendo isso, fique ciente de estara's isento a novas aprendizagens porque eles ao opinarem trazem consigo algo novo que o ilustre EV necessite saber. kkkk... gostei da maxima!
Gerir
18 h
Egidio Vaz Aprendo com todos e com cada um. Mas há gajos que gostam de um determinado tipo de tema. Quando tento mudar eles me obrigam a ter que falar, comentar ou descambar num tema so. Isso irrita.
Gerir
18 h
Mouzinho Filipe Mapedje Compreendo. Mas quem mandou ser famoso ate' a este nivel!, olhe so' em pouco tempo que colocaste o teu post ao ar todo mundo quer comentar, quer escrever algo sobre ele e a ser assim os outros querem aproveitarem-se da sua fama e/ou grandeza e sem medirem as suas palavras nos comentarios para com isso poderem aparecer...
Gerir
17 hEditado
Isaias Nyamunda Obrigado professor deu pra divertir
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias lenon Arnaldo ....teu coração está cheio ódio contra renamo
Gerir
17 h
Egidio Vaz tu Mouzinho Zacarias é que andas a viver a custa dos pobres. não trabalhas para eles. apenas vives falando mal da Frelimo. a proposito, sabias que a Frelimo é mal falada desde 1964? Com os colonialistas, com a Renamo. Sao mais de 50 anos de uma má narrativa. pense nisso.
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Egídio Vaz...tenho machambas e criação de gado...nunca chupei sangue de ninguém...tenho mãos limpas
Gerir
17 h
Egidio Vaz Mouzinho Zacarias produto do asalto. Kkkkk
Gerir
17 h
Mouzinho Zacarias Egidio Vaz ....kkkkk...vou mandar maçaroca e ananás para comeres com meus sobrinhos lá em casa
Gerir
17 h
Dercia Mauaie Nhangala Egidio Vaz 😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
17 h
Dinis Francisco Cossa A historia desse senhor esta minada se odeio, é por isso que é dificil acreditar.
Gerir
17 h
Jemusse Abel Egidio Vaz ee inegavel que Kamati ee fundador. os primeiros discursos ja citava muito bem o nome de MNR. Tenho alguns textos dele.. mas a natureza historica tambem tem seus actos.....
Gerir
17 h
Evaristo Cumbane Porque ressuscitar os mortos? Já é tarde. Nos nem queremos saber do passado queremos o presente e o futuro. Amigo Egidio fale doutros assuntos de interesse nacional. Chega de história. Há bastante tempo que vos os historiadores contam nos mentira. Até a história de luta pela independência nacional está cheia de mentiras. Essas coisas já não nos interessam. Interessa nos sim a saúde, formação em áreas vitais (história não) e comida,
Gerir
17 h
Lukuekue Amani 😅😅😅 um pouco de fermento levada a massa... contudo neste contexto, nada que se possa escrever irá levadar a disposição de muitos a respeito dos assuntos do dia. 

Ainda que "algumas verdades" sejam colocadas em destaque e de forma grosseira (com algo mais além de narrar historia). 

Q
ue tudo vos vá bem.... 😊
Gerir
17 h
Egidio Vaz Outra forma de dizer "passei por aqui".
Gerir
17 h
Lukuekue Amani Egidio Vaz a luta é enorme. 😎😎😎
Gerir
17 h
Maths Loo Honk NÃO É POR ACASO QUE SOU SEU MELHOR SEGUIDOR ILUSTRE EGIDIO VAZ, É POR SABER QUE CONSIGO CONSIGO APRENDER MUITO MAIS MELHOR, APESAS DE EXISTIREM INGNORANTES QUE NÃO RENDEM HOMENAGEM AS SUAS SÁBIAS PUBLICAÇÕES
Gerir
17 h
Moses Filho Parabéns pela postagem. 
A história é para ser contada.
Não se intimide de gente sem cérebro.
Gerir
16 h
GRUPOSESPECIAIS.BLOGS.SAPO.PT
15 h
Tiago Sith Eu particularmente acredito que a renamo tenha sido criado para cumprir agendas dos colonizadores, mas isso não quer dizer que a renamo de hoje ainda esteja a cumprir tais agendas, o que me deixa triste nos post's do Egídio é fato de deixar claro que ele não é pelo povo mas sim pela frelimo, diante da frelimo apesar dos pesares a renamo é que merece a confiança do povo, eu era da frelimo mas hoje juro que contra a frelimo voto até o diabo 😂😀😁, não há como, mesmo com tantos lambibotas em cada esquina, tenho a certeza de que esse é o inicio do fim da frelimo....
Gerir
15 h
Uric Raúl Mandiquisse A Minha mãe acaba de contar a historia da morte dos pais: foram mortos pelos "matsangas". Levaram primeiro o meu avo, mataram no mato e nunca mais o viram, meses depois levaram os "matsangas" a minha avo. Disse minha mãe que as mães e esposas para revelar se os esposos e filhos alistaram a frelimo, eram obrigadas a pilar os filhos vivos. Realmente, nunca irei sujar meu dedo para votar nenhum dos abutres da renamo.
Gerir
14 h
Chimene O Próprio Uric Raúl Mandiquisse Não quero defender a Renamo nem mesmo a Frelimo mas, gostaria que perguntasse a sua mãe em que zona, ano, mês , hora se deu um caso desses. É preciso lembrar a sua mãe k tal como no tempo colonial em que havia estórias sobre os actos perpetrados pelos Turas, na guerra civil aconteceu o mesmo. Muita coisa k é dita hoje, nunca foi verídico, ninguém consegue provar . Aliás nem a comissão da verdade pode 
provar nada sobre isso. É preciso muito cuidado nas abordagens para não dizer Falácias.
Gerir
14 h
Jr Chauque Chimene O Próprio é fácil enganar crianças que acham que numa guerra só tem 1SANTO E 1 DIABO... não sabem que numa guerra só tem 2 DIABOS... OU MELHOR TODOS SÃO DIADOS ... Tem muita criança com contos de fadas...
Gerir
9 h
Chimene O Próprio Jr Chauque correcto, meu irmão
Gerir
9 h
Uric Raúl Mandiquisse Chimene O Próprio Estorias são as suas. Se eu me reduzisse ao teu esquisofrenismo confesso que iria esforçar-me em dizer as datas e nomes ds meus avos. Os locais em que foram rapitados pelos teus "familiares", mas a psicologia me ajudou a perceber esquisofrenicos com tendencias fortes a criminal minds. Por isso, meu ultimo comentario.
Gerir
5 h
Chimene O Próprio Uric Raúl Mandiquisse já vi que tens problemas de "mindset". Fique com seu problema
Gerir
5 h
Vasco Manhica Na era digital as pessoas gravam tudo o que vêem, tiram fotos que servem como provas e mesmo assim nem todos são convencidos. 
Exigir provas a camponês daquela altura é má fé. As histórias não fazem parte de obra de um historiador ma sim de pessoas q
ue viveram que foram obrigadas a cometer essas atrocidades, não se trata de relatos do governo nem do partido Frelimo mas sim das próprias vítimas. Se não fosse as imagens de celulares daqui a 20 anos iriam negar a decapitação das cabeças humanas em Cabo Delgado.
Gerir
4 min
Jacinto João Cumba Ainda há mais "estórias" para se escrever...
Gerir
14 h
Warchild Vilakazi Egídio manda vir mais.
Gerir
14 h
Maria João Marques Tu meu querido és homem para alinhar nuns chocos , mas com tinta ,por causa do sangue 😂😂😂😂tu me manques 
Gerir
12 h
Maia Anussa Cassimo Abasse Porquê a designação Movimento agressor...!?
Gerir
13 h
Custodio Cumbane As eleições ja aconteceram e os jovens estão pouco se lixando para essas histórias que claramente tiveram seu tempo. Próximo ano está a porta (novas eleições) verá que essa história não vai mudar em nada o desapontamento dos jovens em relação ao governo do dia. Aguarda senhor iluminado!!!!!
Gerir
13 h
Maria João Marques Eu sangue por sangue gosto mesmo e na cabidela , acompanhado de com um Dão de preferência tinto ....
Gerir
12 h
Hassan Nordino Engenheiro Academia e bajulação São dois cargos divergentes sempre que um acadêmico se torna bajulador será igual a loucura
Gerir
2 h

Sem comentários: