domingo, 14 de outubro de 2018

LAÇÕES Terminaram as autárquicas em Moçambique.

ILAÇÕES
Terminaram as autárquicas em Moçambique. Os vencedores já foram declarados. Uns justos e outros injustos, cabendo desde já tirar as seguintes ilações:
1. A FRELIMO está em queda vertiginosa. Se não fosse a megafraude apadrinhada pelo stae/CNE, tenho certeza que o partido só venceria nos municípios de Gaza.
2. O modus operandi para a concretizacao da fraude continua o mesmo do das eleições anteriores i) escolher membros da OJM para Presidentes das mesas de Assembleia de Voto, e entregarem 3 ou mais boletins aos membros identificados como deste partido, e introduzirem na urna. ii) criar uma votação paralela e usar a FIR para trocar urnas, iii) inutilizar deliberadamente os votos a favor do adversário directo, iv) ivInstruir aos órgãos de comunicação social a não divulgarem resultados dos locais onde está a perder, v) Retardar a contagem, ( que não custa nada ), dos locais onde está a perder.
3. No caso da Matola e Alto Molocue, Mocuba, Montepuez e Monapo, foi usado um método adoptado em Angola - anunciar a todo o custo que o vencedor é o Partido no poder, independentemente dos resultados oficiais que constam dos Editais.
4. Nos municípios onde as pessoas votam em massa e fiscalizam o seu voto, não há margem para manobras, por mais que tragam os viajantes.
5. A oposição ainda não está muito organizada, precisa de criar um blogue, onde qualquer cidadão tem acesso e nele publicam todos os editais obtidos em cada mesa, por forma a que o cidadão comum, através de um telefone veja que na escola X o Partido X ou Y ganhou com tanto. Aí não haveria reviravolta.
6. A lei eleitoral, deve ser revista. A eleição deve ser gerida apenas pela CNE, o STAE não é necessário. Deve criar um blogue onde são publicados editais nos termos explicados no ponto anterior.
7. A actual CNE deve ser demitida em bloco. Mostrou incompetência total.
8. A PGR, deve processar aos indivíduos que de forma activa cometeram crimes eleitorais, desvirtuando a vontade do Povo.
Atraves de: Elvino Dias
Nota:
Grande contributo.
Nao basta so criticar.Tem que trazer ideias tal como exposta acima. Quer se cumpram ou não, mas a ajuda do cidadão para salvar nossa sociedade degradada, esta lá.

Sem comentários: