domingo, 14 de outubro de 2018

Carta aberta para a Renamo


De: Felizardo Mucussete
Nampula, 14/10/2018
Caros resistentes, permitam-me intrometer-me no vosso quotidiano político desde às primeiras eleições de 1994. Na altura, eu era uma criança de apenas 6 anos de idade, significa que nem direito de votar tinha e nem sequer para perceber factos políticos podia. Apenas era uma criança cheia de inocência.
Hoje, devia eu estar ao lado do meu filho mais novo a celebrar o seu 2o aniversário. Mas antes mesmo, preferi abordar um pouco daquilo que me incomoda desde que me tornei um jovem atento quanto a nação moçambicana. Aproveitar de já pedir desculpas ao meu menino por não ter lhe oferecido à prioridade.
RESISTENTES, nesta carta quero exactamente focar sobre os comportamentos que o partido Renamo vem tomado após eleições. Nós, moçambicanos estamos cansados de ouvir a Renamo se lamentando sempre de roubalheira.
Penso eu que a Renamo já é partido maduro o suficiente, a Renamo actualmente é um partido com membros academicamente preparados e ainda jovens.
Lembro-me nas eleições gerais de 1999 quando eu tinha apenas 11 anos de idade, os adultos e em particular nossos professores diziam-nos que não podíamos apoiar a Renamo porque era um partido de velhos e que tinha matado muita gente dos 16 anos de guerra, e, na verdade era o que eu via ali na minha terra natal Inguri (Angoche), todos homens e mulheres das 3as idades é que se faziam presentes nas delegações de Renamo ou quando Dhlakama viesse para Angoche. E nós éramos sempre obrigados pelas direcções das escolas a dirigirmo-nos lá em Malatane onde sempre aterrava helicóptero presidencial para receber Joaquim Chissano e sem transporte (não quero descrever a distância, mas para quem conhece dá para imaginar a distância).
Mas era um facto que sempre me preocupou "por que razão os mais velhos gostam da Renamo e os mais novos não?". E atingi a minha juventude com essa preocupação e o resultado disso tornei-me o que sou hoje.
Bom, vamos ao assunto principal.
RESISTENTES, escutem-me com muita atenção e parem de brincar com sentimentos do povo. Nestas eleições vocês foram votados pelos putos de 2000, aqueles que quando nasceram encontraram cheias, anos depois crise financeira a culminou com as instabilidades politicas e mais.
Mas esses putos ainda não perceberam que o vosso partido é muito desorganizado e é por essa razão que ganha as eleições e é arrancada e depois aparece se lamentando e prometendo o uso de armas.
Caros ilustres, a frelimo costuma dizer "a Victória prepara-se, a Victória organiza-se".
Todavia, a Renamo deve se reestruturar, a Renamo deve ter instituições, a Renamo deve ter sedes províncias fixas, distritais, e nos postos administrativos no mínimo.
A renamo deve parar de ameaçar o povo, falando de guerra. É possível sim, um partido político ter sucessos neste país sem usar armas. Nós temos exemplo do MDM, o MDM nunca teve armas, foi as eleições e ganhou alguns municípios e governou com sucessos ainda sem armas.
O MDM, se hoje está destruído é por seu líder devido a sua arrogância e ignorância. Mas não foi destruída pela frelimo e muito menos pela renamo.
Eu, pessoalmente aprendi a fazer contagens paralelas durante as eleições com MDM e com isso quando é Vitória é Vitória e nunca foi Vitória e depois derrota. Mas isso porquê? Porquê o MDM nunca exitou em apostar com jovens.
E são jovens que têm a capacidade de fazer coisas do gênero.
Portanto, nestas eleições por essas vossas brincadeiras perderam Matola à olho nu e acredito também tenha acontecido o mesmo nos outros pequenos municípios.
Mas eu apelo ao partido que seja a última vez de lamentações e ameaças públicas a guerra.
Peçam apoio quanto a estrategias de como evitar fraudes eleitorais.
Eu pessoalmente, me voluntario em apoiar-vos na provincial de Nampula, se quiserem. E se assim não fizerem, continuarão com lamentações.
Indo mesmo a conclusão, quero aqui pedir para deixarem de agredir vossos membros fisicamente, aquilo que vimos em Chimoio é uma vergonha. Aprendam a resolver vossos problemas num fórum próprio.
Assim, estão assustando os putos de 2000, senão, da próxima vez não se farão presentes as urnas.
Co'licença, meu filho está a minha espera.
Tenham um óptimo domingo!

Sem comentários: