quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Conversa Fiada (1)

Conversa Fiada (1)
Com a catadupa de assuntos que me chega à mesa, fico embaraçado por não conseguir dar vazão a tudo. Sem uma estrutura funcional de “newsroom”, não há como fazer isso. É uma chatice para quem decidiu confiar em mim suas histórias e desilusões, alguns reclamando justiça, outros muitos levantando a bandeira da transparência, geralmente pessoas que não se revêem noutras plataformas mediáticas. Decidi então recuperar minhas “conversas fiadas”. Com registo de comentário político e social e uma pitada q.b. de informação, num esforço para antecipar factos.
O volume de informação que me chega é altamente profuso assim como os factos sociais e políticos que merecem um descasque minucioso com jeito de denúncia e exposição de mentira, sem panfletarismos banais e polarizações desnecessárias. Eis a primeira fornada:
TENZA PENAS
É o nome da Ex-Delegada da LAM na Beira. Foi demitida há cerca de três semanas. Sumariamente. Sem ser ouvida. Sem processo disciplinar. A Direcção Geral da LAM, hoje encabeçada pelo Eng. João Pó Jorge, mandou Tenza de volta à Pemba, donde é originária, com base numa carta anónima alegadamente manipulada. Antes dessa carta, houve intriga da pesada nas redes sociais envolvendo a senhora e outras figuras da LAM na Beira. Esperava-se, no entanto, que a direcção da LAM investigasse profundamente as alegações antes de tomar uma decisão assim de chofre. Estas demissões sumárias não são boas para as empresas do espectro do Estado. A LAM deve levantar um processo para averiguar o que se passou. E os direitos adquiridos da funcionária devem ser salvaguardados.
CARLOS AGOSTINHO DO ROSÁRIO
O Primeiro Ministro está a fazer campanha em Lichinga. Mas vejam do que ele fala: de assuntos nacionais. Há dias ele disse: a Frelimo tem de vencer em Lichinga para tirar Niassa do isolamento. Mas Niassa é mais do que Lichinga, camarada! E a mesma esfarrapada ladainha de sempre: Tirar Niassa do Isolamento. Porque e que o Consellho de Ministro não se insta Esta fórmula da Frelimo de enviar chefes de brigadas centrais para fazerem campanha ao lado dos cabeças de lista não funciona. As TVs tendem em expôr demasiado esse chefe e menos os putativos cabeças. Essa formula não ‘e um salvo conduto para a vitória. Tomás Salomão foi um grande derrotado com Amisse Cololo nas intercalares que elevaram Paulo Vanhale ao poder. Mas Carlos do Rosário não tem assim tanta capacidade de apelação. Os chefes de brigada central devia ser mais discretos. Não tentar substituir os cabeças. Como faz Ana Rita Sithole em Tete. Ela não usurpa o espaço de César de Carvalho. E evita, sempre que pode, estar longe dessa figira sinistra, condenado por corrupção. E faz bem!
UM GRANDE TACHO PARA O DR CHILUNDO
Depois de ter sido vexado, o Dr. Arlindo Chilindo recebeu um prémio gordo. Sair de Governador do Niassa para PCA executivo da STEMA, a empresa que gere tudo o que são silos nos terminais portuários moçambicanos, é mesmo uma promoção. Ser PCA de uma empresa robusta é uma grande vantagem. Não tem lá interferência de relevo e os salários são chorudos. E quando se vai para a reforma, sai-se com todo o salário base. Há antigos PCAs que ganhavam 15 mil USD e continuam a auferir isso na reforma. Na actual taxa de câmbio, isso dá uma grande maquia. Chilundo deve estar a respirar de alívio.
SACUGY NA SMS
Quem foi agora também acomodado é Faizal Sacugy, ex-administrador comercial da LAM. Sacugy tomou posse semana passada como novo administrador-delegado da SMS Catering, participada pela LAM e pelos Aeroportos de Moçambique. A LAM tem uma dívida astronómica com a SMS e ultimamente esta fornecedora exigia pagamentos à cabeça. Os balancetes da SMS também estão no vermelho por conta da LAM. Será que Faizal tem estaleca para reverter esse cenário? A ver vamos!
E A BASE LOGÍSTICA PARA A EXXON?
Agora que foi anunciado que a gigante Exxon Mobil vai iniciar sua pesquisa de hidtro-carbonetos ao largo de Angoche, os nativos da região estão abrindo champanhe. Finalmente Angoche pode sair do isolamento. É provável. Aliás, outro bloco do Quinto Concurso, também ao largo da Angoche, foi adjudicado à italiana ENI. A questão que os angocheanos deviam começar a colocar é se a logística para as operações de pesquisa da Exxon e da ENI estarão baseadas na sua cidade, através de um novo porto, ou descerá cá mais para o sul, para o Porto da Beira. Isto ainda não está claro. Mas devia estar.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Luciano Mapanga “Há antigos PCAs que ganhavam 15 mil USD e continuam a auferir isso na reforma”. Puxa!!! Há pessoas que ganham balúrdios nesta pérola do Índico.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Egidio Vaz Grandes noticias Marcelo Mosse. Obrigado por nos trazer noticias relevantes. Estamos juntos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Joao Cabral "Curto e grosso" ! Faz falta!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder58 min
Daniel Neto O Caboclo A razão e lógica em ação! Aplausos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder54 min
Nelsoncarlos Tamele O primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, de facto está cometer muitas gralhas na campanha de Lichinga.
Promete coisas da dimensão nacional, promete como se estivesse a fazer campanha p eleições gerais.
Me espanta o facto de não aparecer ninguém até agora a lhe assessor, ele continua empenhado nessas gralhas!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder49 min
Hussein Nácir Rupava Bem vindo Conversa Fiada... Que venhas com saúde e muita conversa fiada.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 min
Jr Chauque Tanta comida para um único prato... Não é fácil, gerir o estômago, só o cheiro é apetitoso... De cada prato, boa sorte MM, que vença o melhor(tema) 😜😜😂😜😂😂😜😜 claro que todos são muito importante, força
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 minEditado
Sic Spirou MM só podes fundar um jornal. Seja eletrônico ou papel! Isso de apenas seres PGR das redes sociais, não rende !! Eheheheh gostei da resenha: tipo "a boca pequena " "diz se, diz se "!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 min