sábado, 13 de outubro de 2018

AUTÁRQUICAS 2018: HÁ QUE SENTAR E FALAR

AUTÁRQUICAS 2018: HÁ QUE SENTAR E FALAR
É facto que de acordo com os resultados provisórios a FRELIMO ganhou as eleições, se considerarmos que ganhou na maioria das 53 autarquias. Mas conhecendo a história e a grandeza do Partido (há 43 anos no poder) é simplista afirmar apenas que ganhamos. Ganhamos, é verdade, mas há mais.
Se o máximo que a oposição tinha conseguido, em termos de vitórias, eram 5 autarquias, os números que (sobretudo) a Renamo conseguiu devem levar-nos a uma reflexão séria, se ainda queremos ser chamados de vitoriosos. Sei que a plateia habitual dirá que ganhamos. Mas para a Frelimo basta ganhar? Na sessão de encerramento da última reunião do Comitê Central o Cda Presidente Nyusi disse que era preciso “ganhar bem.” Salvo douto, inatacável e irrepreensível entendimento, temos de assumir que não chegamos lá. Pior ainda quando olhamos para o que está a acontecer na Matola...
Sei que se vai dizer que na Beira, em Quelimane e Nampula não perdemos, mas simplesmente não ganhamos, pois já éramos oposição! É este estratagema de auto-consolação que não nos permitiu tirar ilações das intercalar-se que levaram Vahanle a substituir o finado Amurane.
Nestas eleições não só voltamos a perder onde éramos oposição, tendo recuperado apenas Gurue, mas também deixamos escapar, entre outros, Ilha de Moçambique, Nacala, Chiúre, Malema e Alto Molocue. E, repito, a oposição dobrou o número de autarquias em seu poder, o que não pode ser branqueado com o simplista discurso de que ganhamos em 80% das autarquias.
Também de nada nos valerá tentar convocar a tese do tribalismo para sustentar esta queda. E ela é relevante quando falamos de autarquias como Nampula, Nacala, e Quelimane. A derrota nestes não pode ser compensada com uma vitória em periféricas autarquias como Mandimba ou Ribáue.
E, só para finalizar, será interessante tentar perceber a razão do insucesso em autarquias limítrofes à Província de Nampula e o facto de a Renamo ter o melhor resultado de sempre (com um peso importante de Nampula), sendo o Coordenador da Comissão Política um Macua.
Mas se ainda estivermos sob efeito da embriaguez colectiva, acompanhado de eleição à Kim Jong Hun, talvez optemos por dizer, “Camarada Presidente, Farol da Paz, Pedra Angular dos Nossos Corações, Avança, não Arecua, os camaradas estão num alinhamento total...”
Enquanto isso, continuo fiel ao Sérgio Piçarra, para Apreciar o Cenário Nas Calmas😎
Comentários
Nelia Piores Apreciando o cenário nas calmas...
Gerir
Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Escrupulosamente, Uma Boa ReFlexão Para Mudança De Políticas Internas Na Casa Dos Fariseus.
Gerir
Geraldo Ilidio Filipe Governo A minha Pergunta ou o que não entendi é o porque de a Renamo, tendo o seu Quartel General em Sofala, desde o tempo da guerra de desestabilização, o Povo de Sofala e Manica não apostou na Renamo? O que eles sabem ou melhor, o que é que eles querem transmitir a Direção máxima da Renamo ou da Frelimo.
Gerir
Alexandre Chivale São eleições autárquicas meu caro. Seria bom analisar isso com base nas eleições de 2014 ou esperar por 2019.
Gerir
Aurelio Joao Mendiate Alexandre Chivale tem razão Dr. Chivale. O voto na Beira parece ser conforme a eleição tout court. Por exemplo nas presidenciais de 2014 o MDM teve pior resultado no distrito (cidade) da Beira. Esteve Renamo em primeiro e FRELIMO em segundo. Nestas o cenário virou.
Gerir
2 dia(s)Editado
Joao Jone Chicote As autarquicas diz respeito a area municipal... e nao ao distrito.
Gerir
Aurelio Joao Mendiate Joao Jone Chicote Por Isso está entre parênteses. Grosso modo dos eleitores do distrito da Beira estão no raio autárquico. Acredito que não cai por terra a reflexão.
Gerir
2 dia(s)Editado
Geraldo Ilidio Filipe Governo Concordo com esse ponto de vista. Mas não percebi ou gostaria de perceber porque é que a Renamo não foi confiada o voto em quase todas Autarquias de Sofala e Manica?
Gerir
Hulk Betahouse "“Camarada Presidente, Farol da Paz, Pedra Angular dos Nossos Corações, Avança, não Arecua, os camaradas estão num alinhamento total...”

Enquanto isso, continuo fiel ao Sérgio Piçarra, para Apreciar o Cenário Nas Calmas😎" esta parte final me cuiou! hehehehehehehe
Gerir
Lenine Daniel Muito bem dito Alexandre Chivale. Infelizmente há pessoas que pensam que a Frelimo é a grande vencedora destas eleições e se esquecem que há locais estratégicos em que a mesma perdeu, noutros ganhará com margem mínima e perdeu em áreas de elevada densidade populacional...mas, como o que anima é só elogiar já começaram a dizer que tiveram uma Victória retumbante...
Espero que a Frelimo bem como a Renamo e MDM analisem estas eleições de forma fria e serena, de peito aberto.
Gerir
2 dia(s)Editado
Jose Eduardo É que se o "glorioso"nao entender a analise que fazes, deixando-se embalar nos "80%", pode ser que se surpreenda nas proximas eleições, onde a percentagem nao tera relevancia mas sim os territorios conseguidos especialmente Angoche/Nampula, Moatize/Tete, Palma/C. Delgado, etc.
Gerir
Augusto BáfuaBáfua No Centro-Norte ta Gato.
Gerir
Leila Perci Tudo nas calmas hehehehehe
Gerir
Solomone Manyike Uma reflexão interessante! 
Julgo que precisamos de análise não apaixonada destes resultados, os números falam.
Nós precisamos de diálogo interno profundo e encontrar novos paradigmas para esta nova geografia política nacional. 

Abraços!
Gerir
Parruque Nhabinde Boa reflexão pois a frelimo deve reflectir que o voto contra não é a favor da oposição porem de protesto contra a má governação. Nos unamos e levantemos este país cuja bandeira e uma so composta por varias cores onde o erada é a arma k la esta. Kkkk
Gerir
5 h

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado camarada Chivale