16 ANOS DE GUERRA
Por: Venâncio Mondlane
Uma grande pena que muito do que se diz sobre os 16 anos de Guerra, é em função da trincheira em que nos havíamos abrigado.
Muitas teses são, em verdade, hipóteses ou pré-teses e, naturalmente, com uma carga de pre-juízos para os quais os "opinadores" nem consciência disso detém.
Precisamos fundamentar objectiva e empiricamente essas fácies "sentenças" que decretamos, muitas das quais resultantes de alguma "intoxicação" ideológica durante décadas.
Quando se escreveu "O Livro negro do comunismo" uma obra de pesquisa colectiva de professores universitários sob coordenação de Stéphane Courtois (1997), veio ao Mundo a desumanidade desse sistema ideológico nefasto, que criou mais vítimas que todo capitalismo que se seguiu a revolução industrial.
Em Moçambique precisamos produzir conhecimento, objectivo, imparcial, historicamente racional, sobre os 16 anos de Guerra, talvez com o título sugestivo "O período das trevas pós-independência". Tudo que se diz agora diabolizando uns ou outros, levariamos apenas como hipóteses e no fim da pesquisa iríamos ver o que realmente fica como tese. Aí muitos se surpreenderiam. Muitos ficariam encandeados e cegos pela intensidade da luz, como os escravos da "Alegoria da caverna", a parábola filosófico-pedagógica do filósofo grego Platão.
Infelizmente hoje estamos num período do take away intelectual, tudo vale, opiniões e achismos produzidos em várias barracas e quiosques elecrtronicos, designados canais ou redes sociais, são absorvidos e difundidos com uma ortodoxia que supera a igreja russa e com uma velocidade que mataria, de náuseas, uma chita.



Sem comentários:
Enviar um comentário