domingo, 18 de março de 2018

Vladimir Putin terá vencido com mais de 70% dos votos

RÚSSIA

Em direto/Eleições Rússia. 

Sem surpresa, as primeiras projeções dão entre 73 a 77% dos votos para o atual Presidente. O dia foi marcado pela participação alta e pelas acusações de fraude eleitoral.
AFP/Getty Images
Atualizações em direto
  • Vladimir Putin teve mais de 90% dos votos na Crimeia

    O presidente russo, Vladimir Putin, obteve mais de 90% dos votos na Crimeia, península anexada exatamente há quatro anos e cujos habitantes participaram hoje pela primeira vez em eleições presidenciais russas.
    De acordo com a Comissão Central de Eleições (CEC), Putin obteve 91,69% dos votos expressos pelos 1,5 milhões de eleitores convocados na Crimeia para as eleições hoje.
    O segundo resultado, após o escrutínio de 20,49% dos votos na península, corresponde ao candidato comunista, Pável Grudinin, com 2,23% dos votos.
    Há quatro anos, Putin assinou a anexação de Crimeia e da cidade de Sevastopol, que antes pertenciam à Ucrânia, numa cerimónia oficial no Kremlin, decisão que foi unanimemente condenada no Ocidente.
    Dois dias antes, quase 97% da população da Crimeia apoiou a reunificação com a Rússia num referendo que nem a Ucrânia nem a comunidade internacional reconheceram.
    Lusa
  • Para uma eleição "relaxada", um discurso curto e sorridente

    Nataliya Vasilyeva, correspondente da Associated Press em Moscovo, destaca que o discurso curto e satisfeito de Putin contrasta em muito com o de 2012 (onde o Presidente russo até se emocionou), porque o clima também não é o mesmo.
    “Emblemático de toda uma campanha muito mais relaxada para Putin do que em 2012 (sem manifestações em massa todas as semanas, sem antigos primeiros-ministros a participar nesses protestos)”, escreve a jornalista.
  • Putin faz discurso de vitória: "Estamos condenados ao sucesso"

    O vencedor da noite eleitoral já falou à multidão. Num discurso de minuto e meio, com um ar satisfeito, Vladimir Putin acompanhou a multidão gritando “Rússia, Rússia” e agradeceu o apoio dos eleitores. “Estamos condenados ao sucesso. Juntos, vamos elevar a uma nova escala o trabalho em nome da Rússia”, disse.
  • Putin ainda não falou, mas animação nas ruas de Moscovo continua

    Enquanto esperam pelo discurso de vitória de Vladimir Putin, centenas de pessoas reúnem-se nas ruas de Moscovo para festejar a vitória — e celebrar o aniversário da anexação da Crimeia que, recorde-se, se assinala hoje.
    Pode acompanhar a festa ao vivo através do Youtube:
  • ...mas com a participação eleitoral mais baixa

    Apesar de alta, a participação eleitoral a manter-se como está neste momento (63,7%) deverá manter-se aquém da de eleições passadas.
  • Putin com 73% dos votos. A manter-se, será a maior vitória de sempre...

    Com 30% dos votos contados, Putin segue à frente com 73%.
    A manterem-se estes números, esta será a maior vitória presidencial de Putin, relembra o El País. Em 2000 venceu com 53,4% dos votos, em 2004 com 71,9% e em 2012 com 63,6%.

Sem comentários: