sexta-feira, 2 de março de 2018

POVOADO DE SANHOTE, SEM UNIDADE SANITARIA


Sanhote é nome de uma terra limítrofe entre Mossuril, Monapo e Nacala porto e residem cerca de 114 famílias, em redor de uma reserva que data há décadas.
Com terra fértil e arável, de sanhote produz-se cereais, cana-de-açúcar e arroz, das baixas das águas que passam pelos afluentes do rio Monapo. Há quem chame por rio Sanhote, o afluente que atravessa aquele povoado.
De Sanhote, extrai-se madeira de qualidade e que grande parte dela, é preferencialmente absorvida para Nacala Porto.
O mal para moradores de Sanhote é pela apatia de qualquer dos Governos a destacar, o de Monapo, por não implantar alguma Unidade Sanitária, como forma de acolher inúmeras famílias que por lá residem.
Residentes de Sanhote e sobretudo mães em estado de Gravidez, percorrem um raio de 20 quilómetros, para alcançarem a alguma Unidade sanitária, a destacar, as de Monapo, pelo acesso da via asfaltada. O percurso, envolve chapa-cem e chegam a gastar uma média de 100 meticais por pessoa e para ida e volta.
Por vezes, tal como nos confidenciaram, solicitam ambulância de Monapo, vias linhas verdes e sao ciclicamente respondidos de que a mesma, encontra-se em serviço, fora daquele raio autárquico

Sem comentários: