quinta-feira, 8 de março de 2018

Obrigado Doutor Guebuza pela aula de sapiência...

    Bom, nos somos um povo esfomeado, e, aceitemos ou nao, a necessidade de alimentar a barriga condiciona muito a nossa forma de encarar as coisas, que somos capazes de negar que palony eh feit de carne. Ora, ha pessoas (talvez eu tambem) que ainda nao sabem porque Armando E. Guebuza foi atribuido o Honoris Causa em Desenvolvimento. Este video, que tratei de extrair sua mensagem para o texto a seguir, resume toda "TESE", e, para quem for sensato, ha que deitar o pano, e aceitar que o 'gajo', ou sabia das coisas, ou era bom de labia. Eu prefiro pensar nas duas opcoes. Nao estou com isso a negar o assunto "mamatum", nao, ate porque isso ainda esta' a ser Buchilado. Bom, eis o Doutor Guebuza:
    "Combater a pobreza significa criar condicoes no distrito, para que o distrito possa ter os recursos que a cidade tem hoje; mas, que esse processo, seja um processo de apropriacao, um processo em que o distrito se transforma, o distrito se desenvolve. [O distrito] nao e' transformado, nao e' desenvolvido. Ha uma diferenca.
    As pessoas no distrito ganham maior confianca em si proprios, e, utilizam os recursos que eles tem, incluindo os intelectuais (que ha muitos); nao falo do medico ou professor que la esta', ha o conhecimento que se chama conhecimento local, outros chamam conhecimento indigena, que esta', e que muitas vezes nao e' valorizado para resolver e responder aos problemas que o distrito enfrenta. 
    O nosso ponto central e' trabalhar para que o distrito assuma sua responsabilidade no processo de combate contra a pobreza."

    Obrigado Doutor Guebuza pela aula de sapiência... 
    Haammm, quem nao gosta, vai se picar ali atras.
    -1:16
    297 Views
    LikeShow more reactions
    Comment
    Comments
    Adelino Inacio Assane E não é que ele tem razão. Urge valorizar o saber que se encontra no "local " e empodera_lo.
    Manage
    Reply23h
    Ser - Huo ...e os recursos locais, que devem sim ser explorados sob principios de apropriacao e direitos. 
    Pena que nao me recordo quando foi a ultima vez que ouvi a palavra "distrito" por parte daquele Conselho de 3as.feiras.
    Manage
    Reply22h
    Adelino Inacio Assane Desapareceu do dicionário. Existem palavras que passam da moda
    Manage
    Reply22h
    Momade Ali Muita lábia.... Plagiou a "TESE" de Wilson Porfírio Nicaquela, ali onde fala do conhecimento local....kkkkk
    Manage
    Reply22h
    Ser - Huo Infelizmente Adelino Inacio Assane infelizmente caiu no esquecimento a palavra "distrito", so nao sei como sao os processos do distrito agora. 
    Kakakakkkk, ohhh Wilson Profirio Nicaquela, o comparsa Momade Alidiz que deves exigir a revogacao do Honoris Causa do meu Doutor Guebuza por conta de "plagio" 'a sua producao...e com isso, te atribuirem o titulo. "Intau", procede?
    Manage
    Reply22h
    Wilson Profirio Nicaquela Kakaka. As tantas como eu era executor de suas orientaçoes ao nivel do "POLO DE DESENVOLVIMENTO", acabei recalcando esses falares do clarividente. Ja agora, desde ontem advirto o meu adversario como sois dizer-se por ai, Ser - Huoquando recorda o filho mais queeido, corre o risco de perturbar os MEMORANDOS! 
    --------
    PS// Receio em 2030, equiparar-se o Homem da Perola Indiana com o saudoso juro.
    Manage
    Reply22h
    Wilson Profirio Nicaquela Ja que o passado obriga ser lembrado, sempre que necessário, olhem só que naquele tempo havia motivos para alguem trabalhar nos polos. Os quadros superiores eram assediados com recompensas necessarias para irem ao Polo.
    Manage
    Reply22h
    Ser - Huo E o que se pode dizer de hoje?
    O distrito voltou ao distrito, infelizmente
    Manage
    Reply21h
    Wilson Profirio Nicaquela Hehehe. Tipo assim: ANC que foi ruralizada de novo. Kkkkkk
    Manage
    Reply21h
    Ce Henriques Resumindo: Desenvolvimento endogéno...
    Manage
    Reply21hEdited
    Ser - Huo Felizmente essa era a ideia do mais velho AEG, desenvolvimento endogeno, porem, sem descurar os esforcos e realidade actuais, parece que as abordagens fundadas em processos "exogenos" voltaram em peso.
    Manage
    Reply21h
    Armistício Mulande "parece que as abordagens fundadas em processos "exogenos" voltaram em peso". E como. O local já não tem interesse. Até o "nosso" PR tem inveja doutros povos.
    Manage
    Reply6h
    Emerson Picardo Pena que a visão deste grande homem não foi bem concebida!
    Manage
    Reply20h
    Ser - Huo Emerson Picardo, "a visao do homem nao foi bem concebida", ou nao foi bem PERCEBIDA, ou ainda, nao foi bem acompanhada (naquela de nao eh para andar, e sim, correr?)
    Manage
    Reply20h
    Emerson Picardo Digo concebida porque a visão era de procurar desenvolver os distritos através dos vulgos 7 milhões, porém os gestores desses fundos é K perceberam mal a ideia!
    Manage
    Reply20h
    Ser - Huo Ainda acho que em termos de concepcao, a ideia estava la, pecou apenas a percepcao no momento de implementacao, coisa que depois se sanou. Veja que "7 milhoes" so ficou nome, porque, depois dos relatos de gestao nos primeiros anos, nos anos seguintes se (tentou) clarificar, introduzindo e/ou aprimorando os instrumentos reguladores e de gestao do fundo, que tambem passou a ser estabelwcido nao de forma uniforme para todos distritos, havendo uns que recebiam um pouco mais que os outros, dependendo de necessidades e caracteristicas proprias... Bom, mas seu ponto eh de se observar, se querendo pensar em desenho de pokiticas e estrategias de desenvolvimento a todos niveis, piis, ha muito corta-mato por ai.
    Manage
    Reply20h
    Emerson Picardo Ser - Huo tanto é que depois houve necessidade da criação do conselho consultivo para ajudar na monitoria do processo envolvido na concessão de tais fundos!
    Mas prontos o que vejo nesse vídeo é a ideia do líder independentemente dos "contras", e insisto ainda que não foi só esta visão dentre muitas que hoje são objetos de críticas sem termos a visão de certos factos reais do nosso país. Humilde opinião pessoal!
    Manage
    Reply19hEdited
    Ser - Huo Desse teu ultimo comentario ohh Emerson Picardo, sinto que estamos na mesma linha de pensamento sobre o assunto. Por ora, acho que devemos arregacar as mangas, reconhecermos que estamos em situacao dificil, mas que precisamos fazer o distrito, de novo, o polo de desenvolvimento, ou seja, fazer com que o "distrito SE desenvolva, SE transforme", e "tenha os mesmos recursos que as cidades". 

    Ops, havia esquecido que este ano (foi ano passado???) se cortou os bonus de localizacao, ne?
    Manage
    Reply19h
    Emerson Picardo 😂😂😂😂😂✔️
    Manage
    Reply18h
    Hélio Norberto Passe Facto é que a maior parte doa discursos de Guebuza foram tomados com preconceito.
    "Usávamos o argumento 'moda' para não admitir que estávamos nus"

    Distrito;
    Pobreza nas cabeças;
    Etc.

    Muitas monografias, dissertações e teses tem estes elementos patentes e assumidos como catapultas/entraves para o desenvolvimento.
    Manage
    Reply19h
    Maria Feliciana Velemo Dambo Desenvolva local e saqueia Central. Quando a soma de todas as forças vai dar zero. Ya para mim Guebuza é a soma de todas as forças. Conseguiu nos distrair e penhorar todos milhões de moçambicanos com o pretexto de desenvolvimento. Abaixa o capitalismo sangrento e a militarização do estado.
    Manage
    Reply10h
    Adolfo Munacucha CONCORDO, mas preciso saber se da avaliacao feita "CONSEGUIU ATINGIR ISSSSSSO" em 10 anos.

    ____________
    Há Distritos que nao conhecem MINI BUS desde 1975
    Manage
    Reply9h
    Emerson Picardo Prezado, a implantação falhou com sucesso, mas os mecanismo foram criados para que os distritos desenvolvessem!
    Manage
    Reply9h
    Ser - Huo Minha feminista gostada, ohhh Maria Feliciana Velemo Dambo, nao acho que tenhamos de esquecer os avancos que este pais teve durante os dez anos, por causa de uma decisao governativa no final. Sim, ate ca estamos ambrulhados numa crise da divida, mas, sera que, para alguem sensato, a divida resume o reinado de Guebuza? E o resto? E eu sou daqueles que acha que estamos a julgar o caso dividas com a pagina da condenacao ja aberta, sem interessar o resto. Por mim, Guebuza fez sim o que agora estamos a nao fazer.

    Ja, Adolfo Munacucha, nao te entendi, serio. Desenvolver o distrito para ti eh colocar mini-bus ne? Estas a me recordar aqueles que exigiam ponte em Lichinga.
    Manage
    Reply8h
    Maria Feliciana Velemo Dambo Mr teacher... (in)felizmente eu sou daquelas pessoas que não conseguem ver o bem e o mal em partes. Ou é bom, ou é mau. Durante muito tempo fui fã do Guebas. Fã de apaixonada pela forma governativa do "homenzinho" mas com a cena dos saques, militarização de tudo e nada a democracia e participação cívica foram aos poucos mortos e enterrados. Nós estamos agora a viver uma democracia hipócrita em que as redes sociais e de comunicação criam uma aparenta democracia que não se traduz e nem reproduz nas bases. Estou longe de olhar com admiração o que era trabalho dele fazer. e nem fez com tamanha primazia.
    Manage
    Reply6h
    Ser - Huo Wena wa karrata, juro, txeeeee
    Manage
    ReplySee Translation6h
    Adolfo Munacucha Olha, meu caro Ser - Huo, eu de governancia quase nada sei, mas tenho a certeza que para falarmos de desenvolvimento de um Distrito, apropriacao, combate a pobreza, tenho a certeza que preciso olhar e velar pelas vias de acesso, (ex:Moma, Angoche, Mecuburi, Mogincual, Liupo etc) nao conhecem MINI BUS, prontos acho que consegui expliiiicarrr 
    NADA CONTRA NINGUEM
    Manage
    Reply4h
    Jessemusse Cacinda Grande Guebuza. O meu presidente de sempre. Uma vênia.
    Manage
    Reply6h
    Muzila Wagner Nhatsave independetemente dos seus erros esse homem deixou legado. a nossa forma de pensar. podemos falar muito, mas hoje somos outros cada um anda atras da sua vida e das suas coisas.ja nao esperamos ninguem. Essa visao de desenvolvimento esta correcta. o presidente Guebuza falhou em nao explicar o que ele queria dizer com autoestima. ha 3 pilares de desenvolvimento de uma naçao ou comunidade. A capacidade desta satisfazer as suas necessidades basicas, alimentaçao, habitaçao, educaçao. 2. A Autoestima sentir se dono e capaz de resolver seus problemas. apropriar se do seu destino. 3 liberdade. liberdade de escolha, saber o que quer e como quer. esses d
    Manage
    Show more reactions
    Ser - Huo Brada Maria Feliciana Velemo Dambo, vem ler o que esta aqui, por favor. Pohhhhhh
    Manage
    Reply6h
    Muzila Wagner Nhatsave sao os pilares de desenvolvimento. apartir daoi o povo tera bases para escolher os seus modelos de desenvolvimento e reforço da sua unidade. fpo o que ele nao soube explicar na altura, tendo dado enfase a autoestima que nao funciona de forma isolada. Muito do que disse est consubstanciado nesse discurso Ser - Huo. mas infelizmente pensar e perceber nao e para todos, e pomos amarras nas nossas cabeças que nos impossibilitam de tirar o sumo do que ele diz.
    Manage
    Show more reactions
    Armistício Mulande Eu até acho que ele tentou explicar com algum detalhe o pensamento dele. Pessoalmente tive o privilégio de estar com o Guebas em alguns encontros privados com a classe empresarial, nos quais sempre deixava claro que o centro do desenvolvimento deve ser o esforço individual. Enfatizava que os moçambicanos são tão bons como qualquer outro cidadão do mundo. reconhecia que o país não tinha ainda os mecanismos para potenciar e compensar da melhor forma todo o esforço individual, mas isso não devia ser pretexto para não acreditarmos que podemos realizar mais. 
    Com todos os erros que possa ter cometido (eu vejo muitos erros políticos que de gestão), Guebuza é, até aqui, o único PR que teve um projecto de sociedade para este país.
    Manage
    Show more reactions
    Muzila Wagner Nhatsave exatamente. se formos frios e analisar so as ideias ha muito para debate
    Manage
    Reply5h
    Elisio Macamo concordo sem reservas. teve que aquilo que depois da frelimo gloriosa de 77 e depois dele próprio nunca houve: um líder com uma visão. não é à toa que muitos o desprezam. libertar-se custa. infelizmente, muita gente perde energia à procura de cabelos na sopa ao invés de honrar o que é bom.
    Manage
    Reply5h
    Maria Feliciana Velemo Dambo Cá para mim ele é um bom homem de negócio. Vê oportunidade em tudo e onde não há oportunidade ele cria. Em baladas e business ele é bom. Tão bom que bolou a auto estima de milhões de moçambicanos. A terra que produzia, s Jetropha inguliu. A água que irrigava os campos, os minérios se banham. Os sonhos de milhões de jovens, a tensão política sequestrou. Alimentação básica nas famílias de bem, ematum penhorou. Desenvolvimento esperado nos cinquenta e tanto distritos, as vilas monipolizaram. Grande visionário com tacto para boladas. Só falhou mesmo um bairro inteiro privatizado.
    Manage
    Reply5h
    Ser - Huo Maria Feliciana Velemo Dambo, o lider (o autoproclamado pai da demicracia), pode reclamar que lhe "roubam" nas eleicoes, mas existe uma eleicao que ele nao tem como reclamar. Sabes qual? A releicao de Guebuza em 2009. Sera que "todo" mocambicano estava cegamente hipnotizado quando votou de forma "retumbante" nele em 28 de Outubro de 2009, com 75% contra 16% do lider, que ficou no segundo lugar? Nao, todos sabiam que caminho ompais estava a seguir.
    O que esta' a acontecer e' o que se disse, mesmo nao tendo inventado nenhuma roda nova, tentou nos impulsionar a uma outra forma de ser e encarar nossos processos.
    Ps: Guebuza nao voltara a ser PR do pais, dai que o que alguns de nohs estamos a fazer, nao estamos a escovar ou lamber nada dele (isso alguns fizeram desde 2004 ate 2014, e alguns estao a fazer com os que detem poder hoje). Estamos apenas a tentar nao ser muito lineares. Bom, apenas mais uma opiniao.
    Manage
    Reply3h
    Muzila Wagner Nhatsave Elisio Macamo concordo plenamente consigo
    Manage
    Reply3h
    Reply2h
    Ja que perguntar nao ofende:
    Eu NAO tenho nada contra o DOLAR, mas, soa a falta de alguma coisa (me recorda a ideia de "auto-estima" do meu admirado Guebuza) essa dolarizacao das comunicacoes do Governo. Nao estamos a falar de estarem a comunicar para outros povos (daqueles que o nosso PR tem inveja deles), e sim, comunicar para o seu proprio povo. Se nao for o Governo a tomar a dianteira na promocao da moeda e a lingua do METICAL, quem sera por nohs?
    Pode nao acontecer convosco, mas eu fico tes* quando vejo os porta-vozes do governo - logo eles, que deviam ser os guardioes - a falarem Dolar Dolar Dolar, nos obrigando a pegar tabelas de cambio e em maquinas de calcular para saber que o assunto da LIXEIRA vai nos custar acima de 6 mil milhoes de Meticais (6 bilioes ne?).

    E ja, voces que entendem de Economia e Financas e legalismos, isso eh normalmente normal?
    Comments
    Wilson Profirio Nicaquela Cuidado aparecerem outros Guebuzas daqui ha 10 anos... Contra seu estado.
    Manage
    Reply1d
    Reply1d
    Ser - Huo Wilson Profirio Nicaquela, apesar de Ematum, eu nunca escondi que "agramo" desse dai.
    Manage
    Reply1d
    Wilson Profirio Nicaquela hehehehe. Voce quer deixar de ser patriota ja.
    Manage
    Reply1d
    Ser - Huo Kakakkk, sai daqui, antes de eu te tocovar  
    Manage
    Reply1d
    Adelino Inacio Assane Há uma lei que obriga que todas as transações internas devem ser estipuladas e feitas em meticais, mas como é Conselho de ministros parece que não lhes vincula!
    Manage
    Reply1d
    Ser - Huo Cara, eu evitei falar dessa lei para nao cair cada vez mais na inocencia, de tipo este gajo nao entende que uma coisa eh governo comunicae e outra sao transaccoes comerciais internas. Mas pensei nela, e fiquei duummm. Acho que custa muito ler numeros em metical.
    Manage
    Reply1d
    Cecinio Sardinha Em português de Portugal, biliões são 12 zeros. E 9 zeros seriam mesmo Mil Milhões. Me parece que em Inglês quando se diz Billion refere-se a um nr com 9 zeros. Só não sei como se chama em inglês quando tiver 12 zeros...kkkkkkkkkkkk
    Manage
    Reply1d
    Ser - Huo Cecinio Sardinha, hehehehhh, reparaste aqueles parentesis e o "ne?" E nem reparaste que ali esta "Bilioes" e nao "Bilhoes". A colocacao de parentesis foi mesmo nessa linha de mil milhoes = 9 zeros e o que se tem popularizado por bilhoes, que na verdade sao mil etcs.
    Manage
    Reply1d
    Joaquim Nkabwede desde fikei indignado, mas comexou com mano guebas. aprendi na 5a classe d k bilhoes=12 zeros, max agora bilhoes=9 zeros. pra kem entende melhor, pexo a bibliografia do autor desta mudanxa por favor, pexo help.
    Manage
    Reply1d
Afinal, a Petromoc, cansada de fornecer sem que as facturas lhe fossem pagas, deixou de vender directamente Jet A-1 (combustível para aviões), tendo sub-contratado a Puma para passar a fazê-lo...e esta [Puma], sendo genuinamente privada e, por isso, menos exposta a “interferências políticas”, fá-lo apenas a pronto [pagamento] e não a crédito...
Comments
Francisco De Assis Cossa Terá de abrir uma excepção para o pai da aviação nacional, a nossa companhia da bandeira custa o que custar sob pena de...
Manage
7h
Sonia Mboa Mboa E se forem a analizar com calma phammmm alguem pode estar no meio a molhar as maos
Manage
7hEdited
Juma Aiuba Não há sopa para malucos, mano Salema. É assim que as empresas do Estado ou comparticipadas pelo Estado vão a falência. Na verdade, elas se levam à falência umas às outras em efeito dominó. A Petromoc vai falir porque a LAM leva combustível sem pagar, e por sua vez a LAM está falida porque há gajos que voam sem pagar e por aí em diante. A Puma não é louca.
Manage
7h
Francey Zeúte Por isso, no comunicado que andou ai, a LAM - Linhas Aéreas de Moçambique insistia que nao têm divida com a BP, e quem foi mais atento percebeu que sim, nao ha(via) divida nenhuma com a BP mas sim com outras entidades. Uma coisa é nao me dever a mim mas dever ao Jose, que na mesma significa ter divida.
Manage
7h
Rui Helder Guilaze E, a notícia é...?
Se o comunicado da LAM aborda claramente a questão.
Manage
7h
Ericino de Salema Prezado, podes mostrar onde o comunicado da LAM diz que a Petromoc deixou de vender directamente por as facturas não lhe estarem a ser pagas, tendo estrategicamente passado esse task à Puma, que vende a pronto? Obrigado pelo apoio!!!
Manage
7h
O comunicado da LAM Diz que as condições estabelecidas pela PUMA são incomportáveis para eles (pronto pagamento).
Manage
7h
Rui Helder Guilaze Apenas defendo um informação mais adequada e correcta.
Manage
7h
Carlos Jonasse E porquê será que a Petromoc optou por esta via?
Manage
7h
Ericino de Salema Rui Helder Guilaze, isso é óbvio, sendo a LAM uma firma tecnicamente falida, mas o meu ponto é absolutamente diferente desse. Repito aqui o que ‘postei’: “Afinal, a Petromoc, cansada de fornecer sem que as facturas lhe fossem pagas, deixou de vender directamente Jet A-1 (combustível para aviões), tendo sub-contratado a Puma para passar a fazê-lo...e esta [Puma], sendo genuinamente privada e, por isso, menos exposta a “interferências políticas”, fá-lo apenas a pronto [pagamento] e não a crédito...”
Manage
7h
Carlos Jonasse É óbvio sim!
Manage
7h
Muzila Wagner Nhatsave Rui Helder Guilaze pura defesa de imagem e sem logica. O Salema apresentou e muito bem a questao. O que estao a fazer e +pagamento a boca de caixa. Isso no mundo comercial so acontece quando o cliente tem um rate de risco
Manage
6h
Muzila Wagner Nhatsave nenhuma empresa com juizo vai dar combustivel a credito a LAM, esquece. tambem estou num ramo que consumo cerca de 3 milhoes de litros de gasoleo e pago a 30/40/60 dias dependedo das minhas frotas
Manage
6h
Carlos Jonasse Petromoc desmamentou os filhos de barba Branca
Manage
7h
Rafael Por isso o IGEPE diz que os números da empresa estão em crescente...
Manage
7h
Angela Maria Serras Pires Ericino de Salema ha uns anos atrás a Petromoc contratou uma empresa de cobranças e sabes quem era o maior devedor ? Chipande
Manage
7h
Mario Albano Dummmmmm... Quem sera o próximo a sacudir o capote.
Manage
7h
Angela Maria Serras Pires Só a elite frelimista deve milhões de dólares sem contar com os roubos directos a LAM e Petromoc
Manage
7h
Raúl Salomão Jamisse Compadrios que nos levam à falência e comprometem o desempenho das públicas que, sem "interferências" podiam ombrear muito e bem.
Manage
6h
Eduardo Gaspar Sambo E cara sem vergonha ainda aparecem na midia a choramingar.
Manage
6h
Teko Gildo Rhulani Meu caro a LAM esta tecnicamente falida. Uma auditoria séria, imparcial recomenda-se aquela instituicao. Vais ver que os funcionários mensalmente tem seus ordenados a tempo e horas......
Manage
6h
Cubaliwa Babalaze Hum.... O quebra cabeça ja esta completo
Manage
6h
Paulo Macamo Os lideres da perola do indico nao tem nocao de negocio, evolucao e prosperidade. Nao tem nocao de estado. Para eles as agendas privadas estao no top da lista. Desta forma continuaremos como estamos ou vamos desaparecer totalmente. Vergonha ntsem, ntlaa
Manage
3h
John Wetela Mas tentaram desmentir como sempre desmentem o visivel
Manage
3h
Paulo Macamo Negar o obvio é arte deles.
Manage
3h
Nelson Ubisse Qual das empresas geridas pelo estado respira saúde?
Manage
2h
Xavito Marrime Bernardo Não existe nenhuma empresa gerida pelo estado que está de boa saude.
Manage
2h
Leo Do Rosario O Estado a ser engolido

Sem comentários: