segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Parlamento adia eleição do Provedor de Justiça


Comments

1
Francisco Moises said in reply to Khanga Hanha Muzai...
Caro Muzai,
Nao sei como descrever a nossa desgraça e nem dizer quais sao as suas causas. Talvez doidice, estupidez, natureza do negro africano que de liberdade e democracia nada entende enquanto fala de tais principios politicos...
Por tradiçao, a Frelimo nao quer a liberdade e a democracia e largar o poder. Sofre duma doença chamada o MUGABEISMO que dita que quando se esta no poder, deve-se permanecer no poder, custe que custar, a nao ser que uma força superior com armas nas maos expulse os detentores do poder do poder.
Mas a Frelimo tem um poder colectivo. Trocam-se individuos entre os barbudos-carecudos como Chissaon, pigmeus e feios como Armando Guebuza e barrigudos como Felipe Nyusi, mas a regra fica a mesma: reter o poder, matar e chacinar e roubar.
Quanto a Renamo sob o tal Afonso de Dhlakama que devia ter mostrado aos moçambicanos que a Renamo desejava na verdade mostrar ao povo que pode mudar de liderança, esta tambem sofre da terrivel doença apelidada de Mugabeismo. Nada tirara o tal Dhlakama do poder da Renamo, excepto a força.
A sua razao de se perpetuar no poder da Renamo é que ele nao foi ainda o presidente de Moçambique. Desde quando o povo de Moçambique disse que ele deve permanecer dirigente da Renamo aguardando estar na presidencia de Moçambique, que nunca sera possivel com as batotas da Frelimo e a determinaçao da mesma para estar no poder ad infinitum.
O tal senhor armado bandido nao quiz tomar o poder quando ja tinha praticamente derrotado a Frelimo na guerra dos 16 anos visto que ele nao queria humilhar e matar os seus irmaos Chissano e Guebuza, jagunços estes que dia e noite sonham em como acabar com ele.
Daviz Simango nao é diferente e é tambem vitima da infirmidade denominada o Mugabeismo. Ele pode ser um elucidado e mais esclarecido, mas os seus instinctos nao passam os da Frelimo e do Dhlakama. Dai que se fez candidato unico para a presidencia da sua organisaçao, o MDM.
Ele é tambem fotocopia dos tiranos da Frelimo e do despota Afonso de Dhlakama. Sao todos a mesma asneira.
David Simango ndauisa a liderança e o controle do MDM por gente da sua tribo enquanto tentando se servir dos macauas e senas como as suas pontas de lança.
Falar duma coisa e fazer outras coisas
2
Kota Moises
Bom dia
Sobre este trio Chissano, a Guebuza e a este Nyusi, já se disse todas as verdades mais alguma coisa, rejubilo pelo facto de as verdades não terem sido refutadas porque só constituem a verdade, a excepção das insanas intervenções do filho adoptado por Mugabe “o presidente falecido do Zimbabwe”. Todos sabemos que estamos entregues e tramados pelo bando dos irmãos metralhas tomaram conta do poder e o Bafo-de-Onça Dlakama anda lá nas matas a receber de vez em quando visitinhas do irmão dele Nyusi, e contenta-se com isso, pois, as promessas feitas entre irmãos ficam no segredo dos deuses.
Agora, o Davidinho dos Simangos é uma peça de teatro incrível, tem a coragem de pedir a redução dos poderes do Presidente da Republica Nyussi, pois, isso permitiria por exemplo a separação de poderes tais como judiciários, o Presidente da Republica deixaria de Nomear Procuradores, deixaria de Nomear Reitores, deixaria de nomear Governadores, deixaria de Nomear Juízes do Tribunal Supremo….etc.
Kota Moises
O caricato nesta historia toda, é que o Deviz Simango detém todos os poderdes dentro do seu partido, iguais a do PR Nyussi, na qualidade de Presidente do MDM, ele nomeia e des-nomeia, faz e desfaz não raras vezes respira para praça pública, desentendimentos putrefactos que enojam qualquer alma sã, existe um velho ditado que diz; “não faça aos outros o que não queres que façam a ti”, eu pergunto, afinal o que se passa na cabeça desta gente a DEMOCRACIA muda de significado em função de quem pronuncia a palavra DEMOCRACIA? ora veja-se, o Dlakama fala de Democracia no entanto não a exercita, esta grudado ao poder desde que o tempo é tempo, o Davidinho dos Simangos, parece ter apreendido bem a lição também não vislumbra a hipóteses de sair do poleiro partidário e ainda almeja ser ele o próximo presidente da republica enquanto isso acumula tudo que é poder no MDM e está fazendo de jeito que lhe da na Piva, exemplos são vários nos últimos tempos em Nampula tivemos o desfile de carnaval politico que até acabou coroado com mortes, e pistoleiro a moda far-west.
Uma vez, Sergio Viera disse que o MDM e os Simangos são um partido de Vingadores porque os progenitores dos lideres máximos do MDM os “irmãos Simangos”, foram assassinados pela FRELIMO, consta nos papos de corredor que houve a dado momento da historia da FRELIMO alguém que propôs a eliminação física dos Simangos com intuito de evitar que estes viessem reclamar justiça em algum momento, mas, parte dos membros do Bureau Politico de então, não concordaram com tal proposta de matar os Simangos, hoje, eu, juntando as pontas soltas consigo descortinar actos que concorrem para a vingança no caso vertente não com recurso as mesmas técnicas da FRELIMO, pois, ai mais uma vez a FRELIMO mataria sem do nem piedade.
O MDM dos Simangos, tenta chegar ao poder a todo custo capitalizando o Sobrenome que ostentam e que e o factor motivador da entrada na senda política dos descendentes de Urias Simango, este sobrenome, é sonante porque todos moçambicanos maiores de 30 anos cantaram as famosas cancões revolucionárias que designavam os Simangos “ os Pais” como Reaccionários, traidores de Revolução, aliás na tomada de posse de Nyussi, o protocolo das altas cerimónias, fez tocar estas cancões compostas em Naxingueia, FRELIMO a YINA MIXU, SIMANGO REACIONARIO…etc., e aquelas baboseiras, que serviam para lavagem cerebral colectiva do povo moçambicano na era monopartidária, e que ainda mexem com muitas pessoas.
A FRELIMO ao tocar aquelas cancões tem por objectivo perpetuar a queima/assassinato de Personalidade de Urias Simango “mesmo morto”, e por tabela depreciar a sua descendência os irmãos Simangos “filhos”, em Africa se eu Chefe de família sou bandido a minha família toda será vilipendiada e tratada com desconsideração porque o chefe de família é bandido, então, deste modo associa-se as tais traições de Urias Simango com a vida politica dos filhos hoje, e na mente do povo inculto-sem instruções e nem capacidade de se constituir como massa critica no panorama nacional continuam acreditando que tudo que a FRELIMO disse e verdade.
Bom, voltando a vaca fria, em abono a verdade o SIMANGO Presidente do Conselho Municipal da Beira, está sendo mal aconselhado pelos seus pares a gerir o partido dando primazia a factores tribais e amizades o que descamba num único resultado nepotismo e ditaduras de toda ordem, parte desse comportamento é visível e audível hoje no MDM, i.e., o processo de divisão interna do partido já esta incubando por negligência do Eng. Simango, jovem que no inicio admirei mas que não demorou a decepcionar-me, pena que a politica seja somente um trampolim para alcançar poder e através deste açambarcar as riquezas da nação e ou fazer acerto de contas, vale dizer que não importa a via que ele opte se for caso das vinganças “esta come-se em prato frio” se for o caso do nepotismo e ditaduras provindas do bando de amigos que rodeiam vai se dar mal principalmente na Beira terra dos moçambicanos inconformados.
De qualquer das maneiras haver vamos, a esperança era a de que dos tantos gritos de gente que quer bem do MDM partido o Simango, este devia dar ouvidos aos seus simpatizantes que opinam de forma desinteressada sempre na busca do que e melhor para o MDM, que ele não devia cair no erro repetitivo de ficar cego e surdo quando o povo fala, inúmeras vezes apelos e avisos de mau tempo são postos a circular dentro das hostes partidárias do MDM, precisa estar atento a esses sinais que anuncia algo errado.
Que a juventude lhe convide a agir como homem inteligente que é, contemporâneo e moderno não traia esta pátria como os outros fizeram.
Quem avisa amigo é.
KHM
3
Francisco Moises said in reply to Khanga Hanha Muzai...
Caro "meu irmao" Muzai.
Penso que nao faz mal ficar dhlakamasado, o que quer dizer a tendência daquele senhor e lider INSUBSTITUIVEL da Renamo de chamar "meu irmao" aqueles que ele devia considerar como os seus piores adversarios em tempo de paz e os seus piores inimigos em tempo de tensao e belicidade como agora quando o irmao dele Nyusi lhe faz de fora da lei. E assim este homem ja chamou "meu irmao" a Chissano, a Guebuza e a este Nyusi -- homens estes, cada um deles, que planou e implementou ataques para elimina-lo fisicamente.
E Dhlakama ja se chamou o 'meu irmao' a ele proprio. E este mesmo homem, Afonso Dhlakama portanto, refere-se aqueles que ele devia apelidar de "meus irmaos, como miudos. Tudo para ele sao miudos, incluindo Deus e o Satanas.
Nao percebo o que é que temos em Moçambique e que desgraça é esta que cai sobre nos? Todos os nossos lideres sao assim com certas loucuras. Quanto aos dirigentes da Frelimo, ja rebatemos ad nauseam o facto de que eles foram sempre loucos.
Nao seria mais preciso dizê-lo, mas devemos continuar a frisa-lo para que os moçambicanos nao se esqueçam que tem tolos como os seus lideres. Tolos a esquerda e tolos a direita, tolos em cima e tolos em baixo.
E depois temos este Dhlakama que se auto-intitula de pai da democracia moçambicana enquanto de democracia nada tem. E que lider democratico se faz de dirigente vitalicio? Se Mugabe foi democratico, entao Dhlakama é tambem democratico. A quem ele quer aldrabar que ele é democratico e democratico de que tipo de democracia?
O tal Daviz Simango do MDM nao foge a regra. Ele fala de democracia enquanto de democracia nada tem. No ultimo tal congresso do seu MDM, manobrou os seus delegados para ele se apresentar como o unico candidato a tal presidência do seu partido e na eleiçao unicandidatal no seu partido, foi eleito com uma esmagadora maioria. Que raio de brincadeira! Faz mesmo enjoar.
Nos outros, como livres pensadores, continuaremos com nossas posturas livres e
independentes. Penso que mudanças so acontecerao em Moçambique com novos lideres e nao com estes famintos do poder a busca de recursos para eles proprios, incluindo o uso de tais recursos para tornar as vidas deles faceis enquanto que as dos populares se enterram mais e mais na lama.
Sao todos eles a mesma mierda como se diz em espanhol. Qu'ils s'enmerdent comos se diria em francês para dizer aquilo que em inglês se diz: Let them go hell visto que é ao inferno onde estes jagunços, Chissano, Guebuza, Nyusi, Dhlakama, Daviz Simango e outros, pertencem ou devem pertencer.

4
Hoi Kota Moises
Bom dia Moçambique
Essa dos abusos do erário publico perpetrados pelo desgoverno da FRELIMO, mete do, meu caro, sabe esta não começa com Nyusi não, toda corja de Governantes anteriores ao presente governo agiram exactamente do mesmo jeito, foram sempre tao estúpidos que acharam que o povo se engraçava por vê-los a viajarem/circularem com carros que custam o equivalente a Hospitais apetrechados, Escolas apetrechadas, Esquadras apetrechadas, Estradas bem asfaltadas, milhares de poços de agua potável, milhares de vacinas e anti-retrovirais, milhares de sacos de arroz para os verdadeiros necessitados.
A FRELIMO e mesmo da ala do MAL, demonstra isso pela total ausência do respeito pelo povo, Na era do Chissano na morgue do hospital central os cadáveres já cheiravam mal não havia acomodar nossos entes queridos em camaras frigorificas, com higiene e atenção necessária, já na era do Guebuza o SR. 4x4 e mestre dos helicópteros também tais situações prevaleceram a ponto de um doente entrar com malaria no hospital e morrer de diarreia contraída no hospital, ou entrar com amigdalites e morrer de malaria contraída no hospital.
Kota Moises, o bando de naxingueia apostou contra o povo, tendo como único objectivo açambarcar tudo que possa constituir riqueza e fazer sucumbir um povo inteiro devido a ganancia desmedida e um punhado de cleptomaníacos escondidos atrás da politica pretendendo parecer benfeitores.
Esses tarados foram sempre insensíveis perante preocupações do povo, por não faltou coragem para ir buscar um jacto só para gingar, eu pergunto como ginga o presidente de um povo tao empobrecido como o moçambicano, que orgulho transborda dessas mentes? Serão indivíduos sãos? Como dorme o presidente da Republica quando em frente a Presidência da Republica perfilam os meninos de rua pedindo esmola? Que presidente sacrifica seu próprio povo por causa de uma mera mordomia?
Há, eu sei, dirão que é para ele governar com dignidade um povo sem nenhuma dignidade, dá para perceber isso? Por amor de DEUS esses tipos so existem nas revistas aos quadradinhos só pode ser historia de uma banda desenhada, não da para crer que somos sujeitos a tamanha crueldade, pelo que rezo, rezo, rezo, rezo, para que não haja mais mandatos para o partido FRELIMO, sei que esta minha esperança e uma utopia, mas essa utopia matem-me vivo e confiante.
KHM
NB= São todos uma cambada de ladrões agora deu jeito falarem de corrupção a andar a prender e desprender seus comparsas como se alguma coisa tivesse mudado neste terra do indico, nos estamos a ver essa peca teatral estamos a espera do ultimo acto onde certamente os mentores das dividas ocultas também irão passear nas celas das penitenciarias de Moçambique, sabemos estarão em celas com televisores, com refeições vindas de fora todos os dias, jornal, sabonetes de marca, cremes de pele, i.e., estarão numa estancia turística praticamente com direitos a visitas intimas regadas de champanhe e uvas importadas. 
5
Francisco Moises said in reply to Francisco Moises...
É preciso agarrar no Guebuza, Nyusi e outros acolitos incuindo o carecudo-barbudo Chixanu para bem explicar e esclarecerem a questao das dividas ocultas e obriga-los a seja devolverem o dinheiro que angariarm ou eles a paga-las sem envolver o povo de Moçambique.
Deve-se tambem dizer ao bandido armado-mor (le grand bandit armé de la brousse de Gorongosa) de mata de Gorongosa para parar de apoiar os criminosos e super gatunos.
Que ele o bandido armado-mor (the chief armed bandit) Afonso Dhlakama saiba que estes irmaos dele que ele entretem e apoia o incurralaram na sua cova la em Gorongosa. Estes vao asseguram que ele morrrera la em vez de liberta-lo para ir fazer disturbios nas cidades com comicios sem pés ne cabeça.
Até quando o phanga de Gorongosa comprendera isto?
6
Francisco Moises said in reply to moolla sidat...
OUTROS PONTOS SALIENTADOS NO ARTIGO DE DAILY MAIL CONDENANDO O COMPORTAMENTO INDIGNO DO NYUSI
Que Felipe Nyusi gasta tanto dinheiro assim no valor de 7 milhoes de libras esterlinas, que é o equivalente de 9.2 milhoes de dolares que se pagou a companhia BoMBARDIER e que ele deveu este dinheiro que a LAM, o sério braço aéreo, tomou como divida ou empréstimo do banco estatal BNI.
O absurdo deste gesto de acordo com o jornal Daily Mail é que 2/3 (dois terços) dos moçambicanos ganham menos de 1 libra esterlina por dia.
Tenho que dizer que menos de 1 libra sterlina é uma estimaçao daqueles que estao empregados e do que ganham dividido pela populaçao de Moçambique cuja maioria nao tem nem um centano se quer, anda nua, padece de fome, morre de doenças muitas das quais curaveis e as suas crianças nao vao a escola visto que escolas nao existem em muitas zonas do pais e aquelas que vao a escola estudam em baixo de arvores enquanto assentadas no chao.
Daily Mail tambem diz que quando o regime tomou uma divida oculta, ele recebeu ao mesmo tempo mais de 84 milhoes de libras esterlinas do Reino Unido. Este dinheiro que estava suposto a ser usado para equipar a industria do atum, Ematum, foi usado para comprar navios militares a França.
O jornal londrino salienta que um aeroporto que custou 150 milhoes de libras esterlinas para construir na cidade portuaria de Nacala, esta la sem ser usado, por causa da situaçao encrencada que o regime da Frelimo criou em Moçambique.
O artigo do Daily Mail, que condena e chamboquea verbalmente Felipe Nyusi pelo seu comportamento nao digno de louvor, termina dizendo que mensagens electronicas e chamadas telefonicas para o presidente e a Lam nao sao respondidas.
Nota bene: este voo de aguia e o resumo que forneci ontem sobre o artigo do Daily Mail dao todas as informaçoes em português contidas em inglês no jornal londrino.
7
moolla sidat said in reply to Francisco Moises...
CARO SR.DR. ABRAÇOS.
CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO, A FRELIMO E OS SEUS CAPANGAS SÓ PENSAM NELES, PODE DEMORAR MAS UM DIA ESSES GATUNOS IRÃO PAGAR BEM CARO.
TÁ AÍ TENTARÃO FAZER AS COISAS AS ESCONDIDAS, E AGORA TODOS JÁ SABEMOS.
MUITO OBRIGADO PELO EXCELENTE TRABALHO DE MACUA MOÇAMBIQUE, AO SR.FERNANDO GIL ABS.
8
JORNAL LONDRINO DAILY MAIL CONDENA FELIPE NYUSI POR TER GASTO 7 MILHOES DE LIBRAS STERLINAS PARA COMPRAR UM AVIAO JATO PESSOAL FABRICADO PELA COMPANHIA CANADIANA BOMBARDIER.
Com o titulo de "Completamente errado: o dirigente de Moçambique compra um jato privado no valor de 7 milhoes de Libras sterlinas enquanto o seu povo padece de fome e o pais recebe 55 milhoes de Libras sterlinas como ajuda externa do Reino Unido," jornal londrino DAILY MAIL critica o comportamento do presidente Nyusi e dos seus subditos.
O jornal cujo artigo em inglês fustiga Felipe Nyusi se encontra acima colocado com o titulo entre aspas na minha traduçao e salienta entre outras coisas que:
Felipe Nyusi gastou 7 milhoes de libras sterlinas para comprar um aviao que ja estava em serviço por nove anos, fabricado pela companhia canadiana Bombardier no Quebec. Nyusi adqueriu o jato para o seu uso pessoal atravez da companhia aérea de Moçambique, Lam, que se encontra de ma forma por causa da economia moçambicana que esta em crencas por causa das dividas ocultas no valor de 1,5 bilhoes de dolares com um emprestimo conseguido do banco estatal BNI.
o jornalbdiz que Nyusi voou no aviao de viagem para a inauguraçao do novo presidente zimbabweano.
O aviao bombardier Challenger 850 contem 14 assentos mais confortaveis do que o antigo aviao do presidente, um Hawker 850XP.
O jornal diz que Nyusi faz isto enquanto as ajudas externas, incluindo a do Reino Unido, para o seu pais pararam, estando o Reino Unido so assegurar ajudas para sectores sociais como a saude entre outros e apoio para organisaoes nao-governamentais que trabaham em Moçambique.

Sem comentários: