domingo, 24 de dezembro de 2017

“Se fosse Ministro da Cultura, funeral de Zena Bacar seria nacional”


 “Se fosse Ministro da Cultura, funeral de Zena Bacar seria nacional”
Autores importantes da música moçambicana não se calaram, diante da morte de Zena Bacar. Um dos músicos que interveio a respeito da morte da cantora foi José Mucavel, quem considera que Zena Bacar é uma figura que não foi valorizada em vida, “porque nós somos assim em Moçambique. Ela não era uma mulher qualquer. Por isso, sempre a chamei de primeira-dama. Ela tinha tanto estatuto que merecia este meu tratamento”.
José Mucavel conheceu Zena Bacar em 1978, quando fazia pesquisa para o projecto Compasso I. Foi antes da criação de Eyuphuro. Na altura, o músico até quis fazer parte da banda, quando estava em Nampula, mas teve que voltar para Maputo antes. “No primeiro dia que eu ouvi Zena cantar, eu vinha do grupo RM e já tinha escutado muitas vozes, fiquei bastante impressionado. Ela tinha uma garganta especial e uma voz pura e potente. Até a criação de Eyuphuro eu acompanhei-a muito. O funeral da Zena deveria ser algo nacional. É claro que os políticos não ligam à cultura e às artes como nos outros países. Se eu fosse Ministro da Cultura, eu proponha meu governo para fazer um funeral nacional desta senhora. Uma cidadã com muito valor”, disse Mucavel.
De acordo com Omar Issa, co-fundador dos Eyuphuro, Zena foi uma moça que sempre quis cantar. “Inicialmente, quando a conheci, ela nunca tivera contacto com um conjunto de música ligeira. Ela cantava nos bairros, ela tinha boa voz. Fizemos o grupo, e, a seguir, surgiu a primeira digressão. É uma perda grande para a música moçambicana, porque não vai existir mais uma voz igual a aquela”.
Elvira Viegas também teceu um comentário sobre Zena Bacar, frisando que a cantora tinha um bom senso de humor. “Por detrás daquela mulher alegre, escondia-se uma dor intensa. Mas ela sempre se mostrou forte, mesmo doente”.
Depois de muito tempo internada, foram 91 dias, os médicos do HCM disseram que ela estava 70% recuperada. Então, uma prima a levou para Nampula. Mas lá, de ontem para esta madrugada, adoeceu e perdeu a vida no hospital. “Nós perdemos um grande ícone da música moçambicana. Se o nosso ARPAQ poder preservar todo o seu manancial seria muito bom. Apelo que a UEM recolha algumas obras de Zena Bacar porque podem ser objecto de estudo. As suas músicas tinham um bom conteúdo e uma intervenção social. Ela foi uma mensageira da paz”.
No mesmo tom, Wazimbo disse que a morte de Zena Bacar é uma perda irreparável pelo facto de Nampula ter perdido o símbolo da cultura macua. “Vamos levar muito tempo até que apareça uma voz límpida, uma voz suave como era a da Zena Bacar”.
Com vários anos de diferença, Valdemiro José teve a oportunidade de partilhar o palco com Zena Bacar. Para o artista, foi uma experiência muito boa na qual se surpreendeu a cada momento em que estiveram juntos. “Ela estava sempre animada, sempre a correr de um lado para o outro, muito traquina. Zena Bacar marcou a música moçambicana e a minha também. Agora, temos de fazer de tudo para que a sua vida não morra também. Temos de eternizar o caminho que ela percorreu ao longo da sua vida. Zena Bacar foi exemplo de luta, de humildade, de alguém que veio de baixo e atingiu altos patamares. Temos que nos espelhar nela porque, muitas vezes, há muita gente que se preocupa em fazer música, mas não carreira. Os jovens devem se preocupar com trabalho. Se não, daqui a algum tempo não vai sobrar nada para a geração vindoura”, vaticinou Valdemiro José.
 O País
5 h
José Mucavel considera que Zena Bacar não foi valorizada
Autores importantes da música moçambicana não se calaram, diante da morte de Zena Bacar. Um dos músicos que interveio a respeito da morte da cantora foi…
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Miguel Mascote Porque que em Moçambique os ídolos apenas são valorizados após a perda da sua vida. A Zena necessitava de tanto apoio mas ninguém pensou nela e hoje logo a sua morte, já se comenta muita coisa boa. Moçambicanos e ilustres temos que acarinha aquele que carrega o país para além fronteira demonstrando o potencial de é Moçambique. Caro José concordo contigo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Santos F. Chitsungo Muito triste que mais uma voz que atravessou fronteiras transportando a nossa bandeira em nome da cultura que se cala silenciosa e defenitivamente e em situação quase de indigência. Temos de repensar o nosso concerto de heroi nacional. Sobretudo, temos de aprender de os reconhecer e prestar-lhes a justa homenagem ainda em vida. Que a terra lhe seja leve Zena. Deixa nos um legado que um dia será devidamente valorizada.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5hEditado
Nilton Sdn é verdade sim,se fosse um cantor/músico do Sul estaria em boas condições de vida..eu vi última reportagem dela e as condições na qual vivia não era nem tão pouco favorável, não reunía nem se quer mínimas condições, esse desprezo parte por ela não sera do sul, mas se fosse creio eu que ainda-a teríamos em vida, aliás cheio de vida mas como o País é de quem pode felizmente perdemos-a, essa vai pra todos aqueles que não a valorizaram, não comentem a morte dela, mas sim deixem a sua alma descansar em paz...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Milton Cardoso Isso não corresponde com a verdade a mesma reportagem que você viu eu também vi isso foi no contacto direito não mostram ela apenas como cantora que necessitava de apoio haviam outros e zona sul estava incluso, isso não acontece por ser do sul, norte ou centro é norte ou azar de cada um.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Adriano Novela Nilton, tenho um conselho para si: investiga as condições em que viveu Fany Pfumo nos últimos anos da sua vida. Depois disso podes voltar para cá.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3hEditado
Nilton Sdn Milton, ok!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Nilton Sdn Adriano ok!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Adriano Novela Quero lembrar lhe que o Fany Pfumo era natural de Maputo/Lourenço Marques.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Nilton Sdn Sim, e de origem pobre! Mas a desvalorização parte da origem também.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Milton Cardoso Agradeço pela sua compressão bom natal!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Nilton Sdn Obrigado a si também.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Manuel Tourais Que pena irmão esse teu atraso, o tribalismo ja faz parte do passado, é triste ver vcs do Centro e Norte ter esse tipo de comentário, a Elsa mangue também era do Sul, mas vimos como ela foi tratada após a morte, .. e não só , e tantos outros, ... 

Ao 
invés de dar condolências a família e dar os pêsames, aproveitam a morte de alguém p vir expressar o ódio e o ressentimento que tem do Sul , que burrice.. 
Moçambique somos um e indivisível. .viva o povo moçambicano Unidos do rovuma ao Maputo. ..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1h
João Fornasini É sempre assim, o Fani Mpfumo, o Alexandre Langa o Davide Mazembe e tantos outros, neste Pais ser Artista é (loucura) o Ministerio da Cultura nao passa de um edificio apagado para a maioria dos Artistas, a nao ser que se saiba o (codigo) para ter apoios etc e tal. Enfim cambada de incultos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Juvencio Herminio Exatamente....talvez porque ela é do norte....é assim k terminam os artistas do norte. Quando caregam o nome de Mozambique na diáspora. E considerado. Moçambicano mas depois de morrer já deixa de ser moçambicano passa a ser do norte, ou é macua, makonde etc....ate qnd????.para quem ja assistio o funeral da zaida chongo e assistio o foneral da zena bacar conclui tdo isto que eu disse.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Dofo Cm Estas a comparar Zena a Zaida ??
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Adriano Novela Que mal há em comparar 2 mulheres que cantavam? Há muita coisa em comum entre elas, como pode ver.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Preto de Moz Adriano Novela, deixa esse dai que ate hoje se nutri de tribalismo achando que Sul e que e afonte da economia desse pais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Adriano Novela Por acaso eu também sou do Sul, mas não dou muita importância a essas coisas. Acho que somos todos iguais. Para mim a Zaida e a Zena eram as nossas divas. Merecem ambas todo o nosso respeito e carinho de igual maneira, sem olhar para a região onde nasceram.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Preto de Moz Vâlder P ManuelAnselmo SimbaVitor BothaMaria AníbalPrincezina DollNando's Bling Ell KingJulião Simão Julião, olhem para a pergunta infatil num aspecto claro de tribalismo do Dofo Cm. E bonito assim? Samora nao queria esse tipo de pessoas que causavam desuniao para o desenvolvimento desse pais, logo fusilava.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Evaristo Emidio Baptista Deixa de tribalismo irmão. Em Moçambique toda pessoa que faz a arte não é valorizada.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Vâlder P Manuel Pena nem, o jovem é tão inocente até é capaz de dizer, que as nossas mães ainda são virgens!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Osvaldo Iko Emicee A conheci no mercado mandela, tirando agua c implama de 20l. Reclamava da doença e da falta de apoio, na qualidade duma artista de referência nacional. Lamento, quando vejo tanta solidariedade e mensagens que precisou, mas não teve ainda em vida. RIP
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2h
Adriano Novela Grande verdade.
Irão valoriza la agora que faleceu. Até irão lançar um disco em homenagem dela para depois ficarem bem na fotografia. Vão dizer nos tudo de bom o que não tiveram interesse em dizer lhe enquanto viva. Vão nos encher o saco com homenagens que seriam bem mais valiosas para ela se tivessem sido feitas enquanto vivia. São sempre assim.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Herminio Nhantumbo É verdade, o governo até é tão ainda não tem uma política sólida para Cultura. Por mim não sei porquê existe ministério da Cultura e ministro da Cultura vão aparecer agora para dar discursos falsos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Alfredo Timane Não sou bom, mas concordo que a o falecimento da mãe zeina teríamos um feriado nacional, não só por estar em casa a relaxar. Mas pelo símbolo que ela foi e será
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Wise Dias Só agora depois da morte que ele diz isso? Seria bom que calasse! Como músico deveria criar uma campanha para ajudar a ela enquanto estava viva e não agora que a Zena já partiu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Zito Joao Baptista Os verdadeiros fazedores da arte ainda não tem valor na nossa Pátria amada, infelizmente.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Mazambane Said Vão aproveitar as intercalares de nampula para até visitar a família ilutada carregado de um saquinho de arroz, uma barra de carapau e feijão verde para atrapalhar o pobrezinho xingondo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Águida Octávia Quando ela necessitou até de habitação ninguém se pronunciou, país do pandza é assim mesmo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Fidel Macete Atenção aos grandes fazedores da arte em Moz....não esperem por muito!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Manuel Tourais Pois é. .. também não fazemos nada p ajudar só esperamos a pessoa morrer p criticar, o que fizemos quando ainda estava em vida ?...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Sergio Marcos Cossa Cossa ESTOU DE ACORDO CONSIGO ,MAS QUI FAZER ESSE PÀIS É MOÇAMBIQUE TERRA DO PANDZA
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Antonieta Niconte É verdade. O azar dela foi ter nascido no norte e ter sido macua. Tenho certeza se ela fosse do sul até teriamos ruas com o nome dela. Aki custa viver!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Milton Cardoso Isso não corresponde com a verdade a muitos músicos no sul a sofrer...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Manuel Tourais Não adianta falar do Sul sem conhecer. .. esse tipo de comentário torna vos mais burros.. 
Tribalismo, regionalismo e racismo, inimigos da paz , inimigos do povo e serão derrubados ( palavras de samora)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1h
Remigio Da Helena Arnaldo Maka kwa famoso! Se voce canta Como Mr bow, amanha podemos te lembrar Como Zena bacar (tunezas acertaram em cheio)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Jacob De Araújo Araújo Cantar,cantar,cantar... Sem sem escovar, polir e lamber. Logo ak em Moz? Kenhem vc?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Armando Mouro Não se gasta nenhum dinheiro em homenagear uma figura pública, é apenas fazer um convite, por parte dos Governantes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Amândio General Ele devia ter merecida a melhor consideração pós sua morte.
Foi grande veículo da cultura moçambicana e africana
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Deny Alfredo muitos disem que é porque ela nao era de maputo e eu perguto: quém do povo ja meresseu atensao ou respeito pela parte do governo da ematum, proindico e mam? sabem essas coisas de xingondo e matxangana é uma forma de nus distrairmos da pura realidade de tdos sermos moçambicanos e africanos mas tdos somos filhos do mesmo deus..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3h
Oweni Esmael Azarias Lino JequeJorge MamadeEstevao UcamaNhungue MusicoFernando Antonio FernandoGaldinos Maparage, melhor que leiam esse post uma reflexão profunda para fazedores de cultura de ontem, hoje e amanha!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Alide Tuaire Se fosse do Sul podia ser valorizada sim. Sem dúvidas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Ângela Talhada Pai em Moçambique só valorizam a guerra esquecem a cultura que une o povo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Jojo Joao Manuel Qdo ela sofria ninguem se pronucio . Fodas
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Milton Cardoso Pessoas valorizam depois da morte
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Joaquim Motoca Issury Issury POIS É ...SOU DA OPNIAO DESTE GRAND FIGURA AI
.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
Valério Tamele Concordo plenamente com o José Mucavel.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4h
Anifo Mario Mucussete Porque não é de Maputo e nem Gaza
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5h
GostoMostrar mais reações
Responder5h

Sem comentários: