terça-feira, 10 de maio de 2016

Governação do Presidente Guebuza/actuais problemas em Moçambique.


Estevao Pangueia

Os problemas que o país hoje atravessa, suscitam muitas dúvidas e posições, mas poucas são as respostas do que terá acontecido de errado para chegarmos até onde estamos.
De tudo quanto se sabe da sua biografia, Armando Guebuza chegou no poder 2005 como terceiro presidente de Moz. Em 2009 renovou o mandato até 2014.
No poder, Guebuza anunciou a luta contra pobreza, corrupção, burrucratismo e deixa andar como a sua grande missão.
Aqui, Guebuza anunciava ironicamente o combate aos seus partidários. A sua governação trouxe grandes expectativas que acabariam em grandes desilusões.
O ponto de partida para a chamada de atenção na Governação de Guebuza, foram as chamadas Presidências Abertas, o despesismo com que se fazia esta acção governativa despertou crítica nacional. Aos críticos, Guebuza considerou os de apóstolos da desgraça e agitadores que cumprem agenda externa. Isto dividiu completamente os moçambicanos, até que fomos desembocar na instabilidade politico-militar que até hoje regista-se.
A Política dos 7milhões, ao nível dos distritos foi outra acção governativa de Guebuza muito criticada, cujos contra mereceram os mesmos adjectivos (apóstolos da desgraça movidos pela mão externa).
A bajulação, e o culto a personalidade marcavam a sua governação. Foi no seu mandato que emergiu o G40, grupo dos quarenta bajuladores do Governo. Mas,
numa tentativa clara de repúdio a sua governação, a 5 de Fevereiro de 2008 e 1 e 2 de Setembro de 2010 a população saira às ruas numa manifestação que terminaria com mortes e repreensão por parte da politicia.
A liberdade de expressão foi posta em causa, o julgamento do economista Carlos Nuno Castel-Branco e Fernando Banze no crime contra a soberania do Estado por terem publicado na carta aberta, critica a governação também é uma das evidências.
Ao nivel interno(partido), Guebuza fez um Comitê Central a sua imagem, onde no passado Congresso a sua filha Valentina Guebuza também passou a fazer parte. Assim, se tornara cada vez mais forte ao nível do partido.(Aqui reside a sua arte política).
É que Guebuza ao ter fundado as bases partidárias a sua imagem, selou toda a tentativa de crítica interna, o que fez com projetasse a sua sucessão para que os problemas da sua governação continuassem assegurados pelo Estado.
Recorde-se que, mesmo quando Nyusi ficou Presidente da República, Guebuza continuava presidente da Frelimo, isto não era de agrado de alguns históricos do partido como Jorge Rebelo.
Portanto, a tensão politico-militar e dívidas que do país vêm do anterior mandato, mesmo reconhecendo o seu perigo, a Frelimo em todos Órgãos de Soberania do Estado, não se pronuncia porque o presidente Guebuza montou dirigentes a sua maneira, justamente para darem continuidade aos seus interesses.


Rafael Ricardo Dias Machalela Nem mais...

Gosto · Responder · 1 · 11 h


Sergio Buque Aplausos ...

Gosto · Responder · 1 · 10 h


William Damasio Mbeve Tomara fosses ouvido pelos bajuladores q ainda aterrorizam os q não concordam com essa estirpe grotesca de classe pensante q não tem adjetivo...

Gosto · Responder · 1 · 5 h


Estevao Pangueia Vamos até lá estimado amigo William Damasio Mbeve.
Rogerio Antonio

QUE ASSIM SEJA, VAMOS COMER XIMA COM SAL E PIRI-PIRI!

Venho por meio desta, parabenizar a postura do FMI, Banco Mundial, Reino Unido, G-14 e muito recentemente os EUA, que estão a dar LIÇÕES claras de, como se lida com a CORRUPÇÃO, isso faz recordar-me quando Deus revelou a Moisés algumas leis para que ele passasse para o seu povo, “Dente por Dente Olho por Olho”.

Os contribuintes destes países por vários anos lembraram-nos que, as suas ajudas servem para beneficiarem ao povo moçambicano e não para outros fins. Lamentavelmente ouvi com muita preocupação as declarações do 1º Ministro que, devemos “aumentar a produção e a produtividade”, outras coisas pah! Só hoje é que estão a pensar nisso?

Então, na aflição é que se tem estas ideias iluminadas ném? Como é que “aumentasse a produção e produtividade”, tendo em conta que, estamos ZERADOS e PENDURADOS até ao pescoço, acaso saco vazio fica em pé? Penso que o nosso dirigente anda equivocado, juro que não lhe compreendo.

Agora estão de malas aviadas para China, será que vão pedir TAKO por lá? Se for esse o objectivo da viagem, por mim, deveriam ser mandados passear uma vez mais, até que nos digam tim tim por tim tim, os contornos dessas dívidas.

Sei que alguém pode estar agora a pensar, mas como esse gajo parabeniza a suspensão dos desembolsos, é para morrermos a fome? A resposta para esta questão é simples, ninguém aqui, vai morrer de fome, se é para alimentarmo-nos de Xima com Sal e Piri-Piri, que assim seja, mas, os que colocaram o país de cuecas, estarão claramente a hipotecarem a sua continuação no poder, visto que, governar significa resolver os problemas do povo e, quando isso não acontece não restará outra opção ao povo senão penaliza-los.

PS: Já dizia um dos meus professores do nível secundário que, no SOFRIMENTO somos todos IGUAIS.


Abilio Manel Parabéns bem dito


Nelson Timbe Sabe ability porque gaza sempre teve um baixo indice de desenvolvimento ao nivel da construção de vias de acesso, infraestruturas, e outros niveis de desenvolvimento? É na minha opiniao Pelo facto do partido frelimo ter sempre o seu voto garantido e facilmente manipula qualquer gazese. Quem boicotou o espetaculo do mano aza Talvez só se torna popular por esse feito e mais nada, vai continuar um escovinha e nada mais. Força aza, se conhecesses o fulano, covide-o para o seu proximo evento, acredito que vem. Apenas lambeu botas, nao foi muito do agrado do miseravel fulano.

Gosto · Responder · 5 · 17 h


Alex Paulo Dos Anjos Não custa nada escrever bonito e falar bobagens dessas Rogerio Antonio...ainda por cima fazes essa espectacular pergunta: "e agora vamos comer oquê?"...antes de suspenderem as doações que concluíssem que houve desvios e tomassem medidas através do TPI no sentido de mandar processar os culpados pelo suspeito desvio...mas, penalizam antes de julgarem, nem investigam.
De facto esta talvés será o abrir de olhos que estavamos a precisar, temos que produzir e se fechassem algumas barracas que andam em excesso em detrimento de casas de produção diversas, seria inicio de uma campanha até com austeridade aliada a necessária diminuíção dos exagerados subsídios e regalias dos servidores públicos nos lugares de direcção.

Gosto · Responder · 3 · 16 h · Editado


Gulumba D. Mutemba Brada trabalha,tens terra,água,tens os teus membros completos.Pára de pensar que os outros vao trabalhar para ti.
Também o dinheiro das doações não beneficia o povo,mas sim,um grupo de frelimstas e seus lambebotas.

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Alex Paulo Dos Anjos Todos devemos trabalhar, todos.

Gosto · Responder · 12 h


Gulumba D. Mutemba Eu estou a trabalhar,mas esses grupinho que tem a responsabilidade de orientar o desenvolvimento do país está habituado a comer sem trabalhar.
Brada,os políticos no continente negro são improditivo. Enquanto nós trabalhamos de baixo do sol intenso,os gajos estão no AC a sonecar,mas no fim eles é que ficam com quase todo o bolo.

Gosto · Responder · 2 · 11 h


Alex Paulo Dos Anjos Concordo em parte mas deviam fechar casas que produzem e vendem alcóol pra começar e medidas de austeridade rígidas são necessárias.


Nelson Timbe Sorry pessoal o Meu 1* comentario esta fora do contexto, logo esta no Lugar errado

Gosto · Responder · 17 h


Alex Paulo Dos Anjos E qual seria o seu comentário sobre as dívidas escondidas?

Gosto · Responder · 1 · 17 h


Nelson Timbe Que é uma robalheira ja esta claro, que a divida tornou-se soberana tambem esta claro. A Minha inquietação é referente a responsabilização e de que maneira cada moçambicano ira pagar isto.

Gosto · Responder · 1 · 17 h


Alex Paulo Dos Anjos Roubalheira ainda ninguém provou que foi por isso nada está claro para mim, e nada não claro deve ser considerado dívida soberana pois não devemos pagar dívidas contraídas para sustentar empresas comerciais e privadas, companhia Ematun e Proinducus.

Gosto · Responder · 3 · 17 h · Editado


Jose Augusto Nipuicha Augusto É de lamentar o actual estágio em que o país se encontra; mas contudo é de parabelizar sim sim. Já tinham visto isso mas o que faltava era mesmo alguém para por fim nessa triste "história". "ele" têm seleiros de dinheiro. E quanto ao povo? Só Deus. ...........

PS:sejamos unânimes povo moçambicano......

Gosto · Responder · 3 · 17 h


Alberto Pagari Lamentavelmente o cenário do nosso país se os contriaram as respectivas dividas estao ca em Moç e as fantochadas empresas aindam existem é só notificar os ladrões que saquiaram este dinheiro pra justificar melhor sobre tal dividas e as empresas converter pra estados e dinheiro que ainda nao foi gasto devolver ao cofre do estado mas tudo quem deve fazer isto é PRG e por outra o PR parece que esta aquecer o lume apartir do visinho como justifica isto ate agora ainda nao falou sobre tais macabros dividas na casa do povo o que ele esta a esperar? Ele devia esclarecer aos patrões dele sobre as dividas e informar ao povo se estamos em guerra ou nao por favor nao escondem a esta "cabeça de gazela estas sacolas alegando que na sacola tem cabeça de repolho porque tarde como as chifres da gazela vai furando pra fora". A visita do do PR é importuno antes de ir a casa do povo o que eu sei "quem esconde ladrão ou ele benificia ou mesmo ele tambem é " ...................

Gosto · Responder · 4 · 16 h


Helder Waka Moiane Afinal xima com sal é isto??

Gosto · Responder · 16 h


José Nbeua Vamos comer XHIMA se tivermos ao menos a farinha de milho. Acho que se avizinha algo bem feio para todos nos, se os doadores continuarem a suspender a ajuda!!

Gosto · Responder · 1 · 15 h


Jose Augusto Nipuicha Augusto Com toda razão, eles podem e já suspenderam a ajuda....


José Nbeua Quem se lixa sempre nestas situacoes e o povo e nao esses PANCUDOS priveligiados do costume, ossanguessugas e corruptos que deteem o poder!!!!

Gosto · Responder · 1 · 15 h


Zeze Junior Nunca admirei a figura do PM.Além mais,os seus discursos sempre me revelaram inverdades porque não são feitos com vivacidade e propriedade.Neste momento,eles acabam de colocar Moçambique na posição de Estado-ausente:Aquele que não consegue prover serviços básicos aos seus cidadãos,se bem que isso é de vários anos mesmo antes da revelação das dívidas ocultas.Pequenas viagens por terra,viagens cognitivas podem nos mostrar as manobras que o povo faz para sobreviver há bastante tempo mesmo quando deve cumprir agendas impostas por corruptos impunes!


Celso Mapsanganhe Os tipos armam-se de espertos, na austeridade incluem a todos, mais na resposabilização agem como um vàcuo.

Gosto · Responder · 3 · 14 h


Nico Voabil Estou sentado, observando...

Gosto · Responder · 1 · 14 h


Albertino Razao Roste Bem feito,e onde está G40 para comentar isso? Ja k vem sempre em difesa dos ladroes.

Gosto · Responder · 1 · 14 h


Vilanculos Cláudio Vilanculos Com essa cagada toda, será k haverá orçamento pra comentaristas da RM e TVM os vulgos G40???


Ismael Luis Francisco Merci bokó

Gosto · Responder · 14 h


Eduardo Santos Mapata É nesta base que devem refletir e buscar soluções claras e não esconvismo como vinham praticar
É momento de reparar nos vossos 145 mil como salário/em detrimento 3150 mt !?
Os vossos D4D Mercedes e mais outros 4*4/my love


Gosto · Responder · 6 · 14 h


Alex Paulo Dos Anjos Essa imagem dá nervos.


Mathause Sitoe Infelizmente a xima vem da farinha de milho, o milho sai da machamba e, com a seca, a propria farinha (importada), vai aumentar de preço, tornando dificil a sua aquisiçao, para o bolso da maioria dos cidadaos. O proprio piri-piri, para existir, precisa da chuva. E tudo acaba se resumindo na falta de mobilidade interna, devido ao conflito, porque, com a paz, iriamos assegurar a rede interna de troca comercial, o que minimizaria a situaçao.

Gosto · Responder · 1 · 14 h


Andre Jorge Chifeche 40anos no poder so hoje estao a ver que tem que se apostar na produçao? Este tempo todo estavam aonde?

Gosto · Responder · 1 · 14 h


Star Neves A amealhar, roubar, comer e dormir.


Melody Obc Esta dito!

Gosto · Responder · 14 h


Star Neves Nós, o FMI, o Banco Mundial, os G14, os Estados Unidos da América e outros estão à espera que o governo explique o que é que se fez com esses ditos empréstimos soberano, enquanto não houver a dita explicação e responsabilização dos culpados de ter mamado essa mola, nós vamos sim comer xima com sal e piripiri. Eu sinceramente sinto pena mas muita pena do ministro das finanças, felizmente ao contrário dos outros ele não sabe mentir.

Gosto · Responder · 1 · 14 h


Vilanculos Cláudio Vilanculos É verdade Star Neves, também sinto muita pena daquele senhor, que é obrigado a explicar coisas que nem ele sabe, e nem xtava na bolada. Até gagueja quando ele fala.
Ntla....


Cremildo Fondo Os próximos dias serão decesivos,e o povo terá k tomar conta disso.

Gosto · Responder · 13 h


Pio Cassicasse Não vai dar em muita coisa: o PR agora vai a uma visita de estado à China. De lá não voltará de mãos a abanar.

Gosto · Responder · 3 · 13 h


Eduardo Santos Mapata Foi vender o maravilhoso povo ou patrão!?

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Pio Cassicasse Olha que com 2 ou 3 cornos de Rhino pesando 2kgs cada, daria uns bons milhares de usd. Kakakakaka


Hobety Luys Muhamby Falou e disse tudo Mano Rogerio Antonio a lição esta sendo bem dada. Essa atetude dos doadores me faz lembrar nos tempos em que Eu era um garoto. O meu Pai cortava a minha mesada sempre que Eu cometesse algumas irregularidades.

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Jose Majasse Dombe Se não fosse a corrupção e desvios de fundos do estado o nosso pais seria um estado independente da que a alguns anos.

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Américo Matavele Ya. Eu também quando ficar sem dinheiro para dar de comer aos meus filhos, vou-me aplaudir, e dizer a eles para aplaudir.

Gosto · Responder · 13 h


Gulumba D. Mutemba O Yaqub Sibindy disse na Resenha Semanal da tv Miramar,que a atitude tomada pelos doadores é positiva,visto que por causa dessas doações,já estávamos habituados a sentar na sombra da bananeira,com a mão sempre estendida para pedir e receber.
Alguém pode ter interpretado mal,mas é uma verdade que mesmo doendo tem que ser dita.
Só te vai crucificar quem é sanguesuga e gosta de viver do suor dos outros.

Gosto · Responder · 3 · 13 h


Bitone Viage De certa maneira essa crise vêm revelar as nossas fragilidades, mesu caros fora crise, nos como moçambicanos sinceramente falando temos grandes problemas.

* Somos mais consumista.

* Somos despesistas;

* Não temos cultura de poupança;

* temos muita terra fértil em nossas próprias casas, mas ninguém pensa em ter uma pequena horta;

* Somos preguiçosos, trabalhar que é bom não gostamos, no trabalho só vamos prestar mau serviço publico, mas queremos no final do mês receber;

Esta crise mostra claramente, o quão devemos ser dependentes até a nossa morte, pois não temos capacidade de auto sustento e sobrevivência . Caríssimos ajuda Externa tem seus custos, esses que metem dinheiro no nosso Orçamento, sabem o que querem,

Só para terminar, não é pela transparência e a dita corrupção meu caroRogerio Antonio, que esses actores retiram seu apoio ao nosso OE, há factores muito mais fortes por detrás disso meu caro, aliás porquê não quistionamos a não mediatização da dívida oculta portuguesa e não tratam da mesma forma o assunto?

Li delicadamente o comentário do meu Maza Zeze Junior, Maza acha mesmo que o FMI, G-14 agora os EUA, retiraram seu apoio, devidos as razões invocadas?

Gosto · Responder · 4 · 13 h


Zeze Junior Não maza Bitone Viage...Entretanto, o meu comentário cinge-se nas implicações da dívida para a população que não faz parte fa elite política.Não vou mais por esses "actores"

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Bitone Viage Este é o grande problema meu Maza Zeze Junior, as implicações da divida para a vida do povo, é isso que eles querem para que Moçambique tome uma decisão acertada, uma decisão que não esta nos olhos de muitos, que pensam que prendendo algumas pessoas seja a saída para a volta deste apoio.

Meu Maza aqui estamos no famoso " Iceberg"

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Alfredo Macuácua Não concordo consigo Bitone Viage quando diz que o moçambicano não gosta de trabalhar, MENTIRA! Talvez o pessoal da função pública que, já que o Estado faz de contas que lhes paga, eles, também, fazem contas que trabalham.... no privado trabalha-se sim.

Gosto · Responder · 2 · 12 h


Bitone Viage Desculpa la meu amigo Alfredo Macuácua conta outra. Digo de pés juntos.

Gosto · Responder · 1 · 12 h


Alfredo Macuácua Se o mano trabalha no sector privado, sabe de que estou a falar.
Eu já fui servidor público, agora estou no privado, falo com "conhecimento de causa"...

Gosto · Responder · 2 · 12 h


Jerry Revelador Fonseca Bitone, tenho ignorado o que se diz de ti, que, apesar de não sermos nem amigos virtuais, acabamos por nos cruzar nesta plataforma. Limito-me a gargalhar e lamentar somente mas, este teu comentário precisa ser chamado a razão:

* o moçambicano não é preguiçoso só que ele não vai desprender esforços onde é pouco compensado, moçambicanos são esforçados fora de Moçambique.

* os governos que suspenderam a ajuda até podem ter motivos contrários dos expostos mas, tu, como jornalista, sabes muito bem que os povos desses estados há anos vem questionando a aplicação da ajuda aos países africanos, tendo até exigido a suspenção da mesma sobre o pretexto de que esta não chega aos legítimos beneficiários mas, aos bolsos dos políticos.


Tam King O mano Azagaia em 2007 ja dizia em suas rimas satiricas "tu tens que acordar e resolver o que interessa e deixares de ti preocupar so quando o problema aparece".

Gosto · Responder · 1 · 13 h


Bitone Viage Ai esta. E eu acho que esta crise deve servir para alguma coisa. Lamentações acima de muitas basta.

Gosto · Responder · 13 h


Nelsoncarlos Tamele Kkkkkkkjkk... Ha gajos q exageram pah!


Rafa Barroso O governo corrupto a sua finalidade é essa deixar o país de tanga ou fio dental, assim onde vão exercer a sua nova corrupção? O país sem dinheiro com muita dúvida é sem ajuda, o povo quer esse governo do dia muito distante da governação de humilde povo Moçambicano.

Gosto · Responder · 2 · 12 h


Romeu J Maluleque Maluleque Parabens Rogerio Antonio pelo
R/X.....

Gosto · Responder · 1 · 12 h


Abilio Andre da nisso ser governado por um grupo de mafia os ditos "combatentes da fortuna"

Gosto · Responder · 1 · 12 h


Estevao Pangueia Engraçado deste Governo que é continuação do anterior, quando apelava -se os possíveis riscos nos gostos excessivos do executivo de Armando Guebuza, faziam ouvido do marcador, agora inventam políticas para assegurar o Estado, triste cenário!

Gosto · Responder · 2 · 12 h · Editado


Álvaro Xerinda E fundo soberano onde anda?


Weiss Mocalacha Falou tudo...

Gosto · Responder · 12 h


Elcidio Alberto Maleane Kkk teve tempo para pensar e organizar ideias para fazer xte lindo texto

Gosto · Responder · 12 h


Gentil Braga Só de acordo que em Moçambique se devia haver eleições antecipadas, pois uma das formas de recuperar a confiança dos doadores é ter novos rostos que nada tem a ver com a pilhagem feita.

Gosto · Responder · 2 · 12 h


Francisco Pacheco Chigogoro CHegara o tempo em que nem taco para megabites terao para escrever bonito e postarem, alias nem terao tempo de pensar para escreverem , porque se voltarmos no tempo de repolho e carapau acredito que muito de voces vao desenhar o golpe de estado no mesmo dia, porque com fome nao se brinca, se quiserem perguntem aos nossos irmaos Zimbabweanos

Gosto · Responder · 1 · 11 h · Editado


Edson Agostinho Sangue Sangue Vamos fazer txuna.

Gosto · Responder · 11 h


Francisco Pacheco Chigogoro KKKKKKKKK txuna tem limites

Gosto · Responder · 11 h


Edson Agostinho Sangue Sangue Agora e possível fazer dois txunas seguidos sem pagar...
(Sintomas da crise)

Gosto · Responder · 11 h


Francisco Pacheco Chigogoro Se meter vintinha nem um segundo te dao e ficas a dever 2

Gosto · Responder · 11 h


Edson Agostinho Sangue Sangue Hahahahaha depois dizem que em moçambique não e fácil ganhar dinheiro 😂😂😂😂


Ivan João Nihr A luta é dos elefantes mas o capim é que morre!

Com tudo isso não haverá condições para sobrevivência. Ha fome em algumas regiões do pais e ainda por cima ha subidas de preços, com essa divida como vai se viver?

Pior assim com as tais descobertas de petróleo gás no pais... vão nos colonizar aqui porque estamos vulneráveis e vão explorar tudo quanto quiserem e nos deixar na miséria ainda.


Gosto · Responder · 3 · 11 h


Betânia Dioclécia Deram se mal, estão habituados a roubar para o povo pacivo hummm e agora??

Gosto · Responder · 11 h


Joefarman Manjate Rogerio Antonio tudu bem dito mas muitos engam-se por pensar que PR voltará da china de mãos vazia!
Todo o roubo que se faz aqui esta depositado na china e será lá donde sairá já "lavado" e em forma de Emprestimo bonificado para engatar os nossos "co...Ver mais

Gosto · Responder · 10 h


Euclides Da Flora o regimes asiáticos como a república popular da China não estão preocupados em princípios de boa governação, corrupção, direitos humanos dedicam atenção excessiva a prosperidade, nao se espantam se o presidente voltar com dinheiro.

Gosto · Responder · 10 h · Editado


Francisco Alexandre ESTA SABOROSO

Gosto · Responder · 2 · 10 h


Amade Sulemane Com certeza nao podem ser acarinhados e dar tudo toda vez que bocejarem, afinal de contas a coisas que nao podem passar em pune, que justifiquem com a+b o que aconteceu, onde foi cabalizado e quem fez a divida.
Que devolvam tudo e mais alguma coisa que desse dinheiro saiu.
Mandem passear a eles sim, a toda e todos is cantos que recorerem para nos porem mais ainda individados estao so e so pensando neles e nos??
PS: pensamento sabio mano #Rogerio

Gosto · Responder · 10 h


Kanarere Canpeao Nomala Saborosa xima com sal e piri piri. Assim seja porque estes gafanhotos assim quiseram.

Gosto · Responder · 10 h


Jose Chirruco Kkkkk, tá se mal.

Gosto · Responder · 9 h


Bino Amosse É preciso perceber que mesmo Xima/Sal/Piri-Piri adquiri-se com Metical, isto para dizer que esses tipos comprometeram-nos. A que chamar a consciência no próximo pleito Eleitoral. 😡😡😡

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Fernando Maningue Nao vamos esperar pelo pleito eleitoral. Sera no dia 18 deste mes.

Gosto · Responder · 1 · 9 h


Oquilga Costa Que cortem todas as Regalias dos Ministros, assim vao pelo menos pagar a Divida. E nos tirem fora dessa

Gosto · Responder · 9 h


Fernando Maningue Nao esquecer dos deputados que fazem teatro sem nada a fazer. Baixem as regalias e vencimentos. Principalmente os do Partido no poder, estao a zombar a sua ignorancia sem escruplo na cara!...

Gosto · Responder · 9 h


Oquilga Costa Esses gajos dao tanta Raiva cada dia que eles passam na Televisao a falar algo sobre essa Divida..


Filomeno Filipe Cosme #Rogerio, estes gajos não devem ser perdoados pah! Nem que os seus lambe botas, não lhes mostrem os quadradinhos, o povo deve exigir o esclarecimento e a justiça. Espero que no dia 18 não boicotem com ameaças, alias ew por isso que compraram armas; Eles já contavam que a dado momento, as armas seriam necessárias para ameaçar o povo e calar a boca de quem quisesse comentar em prol do assunto.

Gosto · Responder · 9 h


Silvino Sebastiao Simbine Ya cortarem todas as regalias,e os responsaveis dessas dividas responderem em juizo,d preferencia TPI

Gosto · Responder · 8 h


José Luis Domingos Lamento dizer isto mas a experiência obriga-me...a Frelimo não sai do poder com palavras mansas ou disputas eleitorais mas...sim à força das armas. É triste dizer isto mas eu só falo a verdade....o que leva a não ser simpático muitas vezes seja para quem for.

Gosto · Responder · 8 h


Orlando Maluleke Faz tempo que nao comentou seus posts caro gestor, mas te recordar que nem tudo que vc faz sua esposa sabe e ou de forma devida vc esclarece a ela, acha que quando ela fica em silencio é maluca? Ñ, ela percebe sao assuntos nos quais ñ deve se meter e tenta se contentar com o exclarecimento k deu. Bom dia

Gosto · Responder · 8 h


Marcelo Machava Eu tou de acordo. Quero ver como se vao virar os culpados


Jorge Antonio Calane Kito Não sei se devo rir ou chorar. A verdade é que eu não gostaria de viver comendo China e piri piri, mais apoio as ideias dos países endinheirados

Gosto · Responder · 7 h


Custodio Mateus Canada tambem suspendeu ajuda a Moçambique

Gosto · Responder · 7 h


Daniel Augusta Zacarias E o Canada ja se juntou ao grupo. La vamos nós rumo ao fundo do poço. Que isto sirva de lição para os gestores da patria amada e para nós o povo, para que melhoremos as nossas escolhas.

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Marcelo Machava Governo da frelimo agiu como prostituta quando ve nota de 100 dolares

Gosto · Responder · 7 h


Beijo Antonio Kkkkkkk..... este governo e odeado ate com caes,

Gosto · Responder · 6 h


Aurélio Simao O PR vai a china para assinar acordo do financiamento de 16 milhões de US D, sob condição de comprar autocarros fabricados pelos chineses para o dinheiro voltar à china


Victinho Da Etelvina Paquete Falou lindo mano.


Inacio Ernesto Nzonga os carros que so vai andar um ano dai em siquatas de volta a china kkkkkkkk aprendam o empreendedorismo os governante vao viver com a politica ate aonde? tai o sergio viera ja em um dos discontentes da revulucao.


Coronel Juvenal Muthombene O yusi e covarde e caluniador, em vez d prender o ladrao, tenta nos distrair substituindo a divida por falar da Renamo.


Coronel Juvenal Muthombene E desta vez k ate o cego vera que o partido Frelimo esta a arruinar e desgracar o pais.Ate lambebotas ja estao contra.


Mariano Canjor Isso mesm ilustre Rogerio... Vamos bebendo so agua k n precisa d importaxao.

Sem comentários: