segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PR convida Dhlakama para encontro em Maputo


PR convida Dhlakama para encontro em Maputo

O PRESIDENTE Armando Guebuza, no âmbito dos esforços contínuos empreendidos pelo Governo, visando a preservação da paz, convidou o Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, a deslocar-se no próximo dia 8 de Novembro a Maputo para um encontro que servirá para auscultação das preocupações que apoquentam a Renamo.

Um comunicado do Gabinete do Conselheiro e Porta-voz do Presidente da República, Edson Macuácua recebido na noite de ontem na nossa Redacção, indica para a materialização do encontro, o Governo está disponível a utilizar os habituais canais apropriados. O comunicado refere ainda que o Presidente Guebuza é pela paz e sempre defendeu o diálogo como única alternativa para a solução de problemas ou diferendos políticos, em prol do bem-estar, desenvolvimento e tranquilidade de todos os moçambicanos, sem nenhuma distinção.

http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/breves/5859-pr-convida-dhlakama-para-encontro-em-maputo
See translation
  • Bayano Valy quer dizer, tu me escorraças da casa, persegues-me pela mata e ainda me convidas para conversar?
  • José de Matos Absurdo!
  • Antonio A. S. Kawaria Vamos a ver quais será a fórmula para que esse encontre tenha lugar daqui há três dias.
  • De la Casa R I D I C U L O
  • José de Matos Sera que esses ataques é apenas para entregarem pessoalmente o convite?
  • Elias Djive estou céptico quando a essa intenção de "dialogar". Mas,a ver vamos.
  • Cee Maquiti Como ira acontecer isso...logistica me preucupa...cheira armadilha isso...
  • Marques Malua Palhaços sem piada! E assim no jornal da noite do dia 8 de Nov. na TVM, veremos o Macuacua a dizer-nos "viram? o presidente está sempre dispoível. o afonso é que não quer nada." Mesmo antes dos ataques e da perseguição abertas já temia pela sua vida e receiva vir a Maputo. Aos olhos de quem querem deitar areia?
  • Ivan Dumace Chihale O convinte foi feito, e os CRITICOS e CEPTICOS de sempre a atacarem a boa vontade do PR, se o nao tivesse feito dirim improperios...quando nao faz insultam, ja nao sei o k kerem...
  • Marques Malua Ivan Dumace Chihale, não sabemos o que queremos? Agora é mais claro: o presidente deve deixar o cargo e ir tratar dos seus negócios. Já deu provas suficientes de desgaste político e falência de liderança. Eram precisos ataques e mortes para ele mandar esse convite?
  • Marques Malua Ja escrevi aqui antes de toda esta confusão que neste jogo de arrogância do presidente e das infantilidades do dlhakama, o presidente é que sai a perder porque representa a todos nós. o senhor afonso pouco ou quase nada tem a perder. a única saída airosa na altura era o presidente despir as manias de superioridade e grandeza, descer ao nivel do problema, elimina-lo pela raiz la na fonte e voltar ao palicio para lavar as maos e tomar banho. uma espécie de mais uma presidência aberta em santungira. porque não fez? ele visita aldeias normalmente. em santungira há problema do Estado que somente o presidente podia resolvef. não quer ou não sabe. agora esss convite serve para o quê? só para propaganda enganosa!
  • Tony Ciprix Antes de mais, o PR deveria ordenar a retirada das FDS la em Gorongosa. Depois, o encontro deveria ter lugar fora de Maputo. Agora me questiono: qual era o plano de Santunjira: assustar ou aniquilar por completo o Dhlakama? Eu nao apoio qualquer morte neste pais pela via da violencia. Por isso, o encontro somente agora tem uma data marcada apenas porque falhou o plano Santunjira e a Sociedade ja deu sinais de que nao gostou de se brincar de Guerra?
  • Egidio G. Vaz Raposo Bayano Valy, entao como vamos encontrar a Paz? Dhlakama e Guebuza sao a mesma coisa? Um e detentor do poder legitimo e outro de forca militar irregular que faz coisas irregulares. Veja as coisa do outro lado tambem. Antes das FADM ripostarem, ja tinha morrido 15 soldados. E como escrevi no meu post hoje, as forcas da Renamo nao existem para fazer guerra. De principio. Existem para guarenecer o lider. Ora ja se sabia desde ha muito que o primeiro erro foi o de Dhlakama que escondeu parte dos seus soldados e armamento por razoes ditas estrategicas. E agora que eles pressionam para se reintegrar no sistema de pensoes, eles lanca-os a guera. Come on man. Vamos por partes. Podemos todos nos nao gostarmos de guebuza, de resto ha razoes bastantes. Mas este pais tem estado. E este Estado precisa impor-se.
  • Marques Malua Egidio G. Vaz Raposo, concordo contigo que o Estado precisa e deve impor-se. Mas digo-lhe francamente que não é preferencialmente por via das armas. Para mim, o chefe de estado desperdiçou um brilhante momentum de se impor inteligentemente. Confundiu os meios com os ins. Ficou enrolado e amarrado no seu orgulho e no seu ego de SENHOR PRESIDENTE para resolver um simplesmente problema de montar sombrinhas nas mangueiras de santungira ou mesmo em Gonrongosa (as camaras da TVM e as fotográicas que ele gosta haviam de ir lá também) e perguntar ao Afonso, afinal, o que se passa? Se fizesse isso, seria mais barato e hoje não teriamos qualquer oportunista a assaltar casas, carros e a matar pessoas. Agora, veja só onde estamos e o que vai custar-nos restabelecer a paz e tranquilidade. Nem que o Presidente e o so Sr. Dlhakama se encontrem amanha. vai levar tempo para parar os ataques nas estradas. Isso é impôr-se ou é criar confusão?
  • Germano Milagre Isso e estrategia para calar os criticos de fora e embaixadas ... mera jogada sem qualquer intencao de alterar o rumo das coisas... volto a afirmar AEG pode dar o sinal correcto para desanuviar as tensoes ao fazer acontecer as eleicoes dentro da Frelimo p a sua sucessao ... e isso ele nao faz quando falta menos de 1 ano porque ???
  • Egidio G. Vaz Raposo Marques Malua o ponto e justamente o contrario. Estao a elevar Dhlakama ao mesmo nivel de um Estadista. Eh justamente isto que os 21 anos de paz conseguiu fazer. Agora Dhlakama tem que ameacar atacar, inviabilizar eleicoes e o Estado inteiro ajoelhar-se aos seus pes para PEDIR PAZ. Valha-me Deus. Se Dhlakama esta interessado com a PAZ porque ele nao da o primeiro passo. Conta-me pelo menos dois episodios em que Dhlakama avancou propostas e o governo inviabilizou-as. Dois. Se for a ver o programa de negociacoes, existem la 2 pontos que podiam ser ultrapassados memso sem acordo sobre o pacote eleitoral. As negociacoes com a comissao de defesa e sseguranca podia avancar; assuntos economicos, podia avancar. A Renamo ja tinha dito mesmo antes desta confusao que nao iria a votos. Enfim....custa-me como ser pensante, conferir razao nestes termos. Falta-me elementos para aferir a prontidao de Dhlakama para renegociar a PAZ tal como a percebemos. Era para Guebuza adentrar-se nas matas em busca do seu irmao para negociar?
  • Germano Milagre Egidio G. Vaz Raposo "detentor do poder legitimo" ... isso da pano para mangas ... e que um dos problemas da renamo ( e muitos de fora dos dois partidos ) e q a legitimidade dele vem de eleicoes com processos no minimo muito duvidosos ... e uma legitimidade coxa digamos assim ...
  • Egidio G. Vaz Raposo Germano Milagre, entendo, Mas entenda tambem que diplomacia precisa-se do lado da Renamo. Coisa que nao existe. Voce precisa reconhecer que o Estado existe e nesta ordem de ideias se te dao um espaco para negociar aproveita-o seriamente e nao brinque com oportunidades. Eh disto que estou a falar.
  • José de Matos " Se for a ver o programa de negociacoes, existem la 2 pontos que podiam ser ultrapassados memso sem acordo sobre o pacote eleitoral. As negociacoes com a comissao de defesa e sseguranca podia avancar; assuntos economicos, podia avancar.".

    As 4 propostas da Renamo estao interligadas! Nos todos temos de parar de procurar culpados, nao ha nocentes aqui, temos de investir no dialogo e nos caminhos que conduzem a Paz!
    Eu nao fiquei minimamente impressionado com este convite do PR! Conversar exactamente o que?
  • Egidio G. Vaz Raposo José de Matos quem pede encontro e a Renamo e Dhlakama, deve estar claro e nao devemos esquecer. Nao concordo que os 4 pontos estejam interligados. Pode mostrar-me a sua interligacao? Questoes economicas servem para partilha de oportunidads de negocio com memebros da Renamo. Questoes militares visam integrar no sistema de pensoes os guerrilheiros da Renamo e reintegrar aqueles que foram injustamente reformados. Despartidarizacao do Estado e um objectivo programatico. A questao eleitoral eh que eh de facto um problema juridico. Depois de o governo ceder em dois pontos a Renamo teria outro animo. Aqui posso de boca cheia dizer que o governo nunca teve a oportunidade de provar a sua boa vontade. Encurralou-o em pontos intrasigentes sem necessidade.
  • Américo Matavele "Nos todos temos de parar de procurar culpados, nao ha inocentes aqui, temos de investir no dialogo e nos caminhos que conduzem a Paz!" E quando vem esse dialogo tambem negamos. O que queremos mano José de Matos?
  • José de Matos Egidio, é irrelevante quem pediu o encontro, a Renamo ja tinha pedido antes da ofensiva milita, mas eu continuo a achar absurdo que digam que estao disponiveis enquanto prosseguem com a ofensiva militar!
    Indirectamente os 4 pontos estao ligados por um ponto comum: partidarizaçao e exclusao!
    Nestes meses todos de encontros e conversaçoes onde o Governo provou a boa vontade?
    Nao ha outro caminho, dialogo com cedencias de ambas as partes! Ha vontade para isso?
  • Marques Malua Não se trata de elevar Dlhakama ao nível de Estadista. Trata-se de resolver efectivamente o problema de um pseudo politico que tem armas na mão. O Dlhakama e a Renamo já mostraram que sabem mais disparar facilmente as AK47 do que propriamente fazer politica. QUando estão na Assembleia da Republica a tocar batuques ou para variar, a dormer, o povo não se rala e nem devia se ralar o president. Mas quando começam a dar tiros nas pessoas e nas casas, ai sim, o president deve ralar-se e prontamente. O que eu digo
  • José de Matos Américo Matavele, queremos Paz e dialogo serio! Simples!
  • Marques Malua ´...é que o president poderia controlar o Dlakhama não recorrendo a força. Usar força contra a Renamo e o Dlakhama provoca o efeito perverso...
  • Germano Milagre Concordo q a única saída neste momento e negociar, mas se fosse a serio começariam com a reunião dos chás do centro de conferencias a sair com um sinal de marcação por acordo mutuo de local, data etc para um encontro de lideranças com uma agenda etc ... esta coisa q AEG fez não vem com nenhuma credibilidade aos meus olhos a não ser tentar passar a mensagem ao povo q ele quer a paz etc quando todos os seus atos vão contra o q ele diz... isto não pode ser visto num contexto isolado. Vem num contexto de não ter havido nenhuma reunião do CC da frelimo este ano ( fora do que e habitual ), vem no contexto de não ter convocado o CC para eleger o seu sucessor, vem no contexto de um ataque de caráter a históricos e não históricos militantes da frelimo, vem num contexto em que não muda o Kalau nem por nada, vem no contexto do pós-Pemba ... há toda uma sequencia nos atos de AEG que me fazem duvidar e muito que ele esteja de facto a querer a paz ... Ha que ganhar credibilidade p um processo de negociação e encontro das lideranças para que faca sentido agora... Continuo a afirmar o perigo para a nossa democracia neste momento nao vem de DHL ou da renamo, o grande perigo vem de AEG e a sua aliança com os militares ... e isto e deja vu na África austral !
  • Egidio G. Vaz Raposo Marques Malua, usar forca contra as FADM tambem provoca efeitos perversos. José de Matos, e Dhlakama quer que a ofensiva pare, pode vir a maputo muito rapidamente. nao sera esta uma forma proactiva de ele Dhlakama salvaguardar os seus interesses? Vamos pensar de forma equilibrada....
  • Américo Matavele Eu nao vos entendo. SINCERAMENTE! Ha uns dias atras diziam que o encontro entre PR e DHL seria o mais importante. Quando se assaltou e se ocupou Satunjira, disseram que o PR devia dialogar, quando o PR marca dizem que nao eh nada. O que querem? Podem dar uma solucao simples e futurista de uma forma concreta, estilo o PR deve fazer isto e aquilo? Uma proposta que nao mudem como mudaram as outras?
  • José de Matos Egidio G. Vaz Raposo, quem pode negociar com uma arma apontada a cabeça? O PR meteu-se num buraco que nao augura nada de bom para a Paz! Vamos torcer para que o bom senso prevaleça!
  • José de Matos Américo Matavele, eu sou sempre pela Paz e pelo dialogo, em qualquer circunstancia, mas esta disponibilidade aqui nna noticia cheira-me que tem um pouco de cinismo! Ontem nao estiveram disponiveis na Joaquim Chissano!
  • Egidio G. Vaz Raposo José de Matos, nao ha arma apontada para a cabeca de ninguem. Foi nestes termos que se negociava em Roma e na altura ninguem falava de apontar arma a cabeca. O Bom senso deve tambem estar do lado de Dhlakama. Este senhor ja provocou problemas a mais. E deve tambem saber que nos mocambicanos somos mais importantes que ELE Dhlakama. Pelo que deve curvar-se a vontade do povo A TODO CUSTO, mesmo que para tal signifique o fim da sua carreira. Isto ele nunca foi capaz de provar. Para ja, nao quero ser dirigido por Dhlakama e ele nao me faz falta. mas faz-me muita falta a PAZ que ele inviabiliza.
  • José de Matos Egidio G. Vaz Raposo, em Roma ninguem estava com arma apontada a cabeça, havia sim a noçao de que ninguem iria vencer a Guerra. Eu nao vou negar nada em relaçao a Dhlakama e a Renamo mas ninguem me vai convencer que ha inocentes aqui!
    Facto é que muitos tambe afirmam que nao querem ser dirigidos por Guebuza e que Guebuza nao faz falta. A vontade do Povo é que haja Paz.
    So para acresecentar que eu sai que estas acçoes estao a ser contestadas por muitos patriotas dentro da propria Frelimo!
    O nosso esforço todo deve ir no sentido do dialogo serio e na busca dos caminhos da Paz!
  • Germano Milagre Américo Matavele esses simplismos ja fazem parte propaganda ... Egidio G. Vaz Raposo em Roma havia um equilíbrio negocial e era em Roma ou seja fora do país... comparar a atual situação com aquela época e falacioso. Mas depois dos acontecimentos dos últimos meses achar q DHL pode vir ate Maputo em turismo e descabido ... e claro que isto não pode ser assim tao simplista... ha que haver preparação com os quadros da renamo em maputo e depois conjuntamente ser anunciado algo nesse sentido. E por ai que tem que começar a descompressão desta tensão para se retornar a paz ... estes convites unilaterais são mera propaganda e estratégia para calar sobretudo as embaixadas ...
  • Egidio G. Vaz Raposo José de Matos, estamos praticamente de acordo. O que acabou de dizer e o que faz com que muitos confundam o que esta em jogo neste pequeno conflicto. O "desgoverno" de Guebuza, como quer, nao implica conferir razao a Dhlakama automaticamente. Se estivermos de acordo neste ponto veremos que o resto trata-se de respeito ou a falta dele e miopia estrategica. No tempo de Raul Domingos este Governo iria dancar.
  • Marques Malua Ai é que está o problema: é por isso que digo que o Dlakhama pode cuspir ao ar, ele é um perdedor que nada mais tem a perder neste momento. Ao passo que, a camisa branca está com o senhor presidente, dado que ao Presidente, cabem, em primeiro lugar, a responsabilidade de garantir a paz e segurança. Quando pessoas morrem não protestam contra a RENAMO e o DLHAKAMA. Os dedos são apontados para o governo e o presidente. Se entenderem isto, vão perceber o alcance de um NÂO do presidente quando comparado com um NÂO do Dlhakama. Dlhakama é alguma coisa por causa das armas. O presidente é tudo por causa do seu cargo
  • Américo Matavele Mano José de Matos, lembra-se de conversa circular? Eh essa que esta a sustentar aqui.
  • Germano Milagre Eu não tenho DHL em alta estima como político ... nisso acho-o muito fraco, também o facto de ele não ter sabido manter muitos dos melhores quadros, ter permitido as cisões, e outras decisões políticas erradas faz com q não o veja como um político de mão cheia não ... dou-lhe o mérito de ter ajudado a conquistar a democracia e para mim e essa q esta em perigo ... só haver eleições não quer dizer que vivamos em democracia plena e AEG como Eduardo dos Santos e Mugabe antes dele parece-me q quer seguir a via da pseudo democracia ... por isso falo dos contextos ... DHL e neste momento uma distração de algo muito mais sinistro q esta a acontecer no nosso país !!! Daí a necessidade para todos nós ( menos para AEG ) de que se acabe com esta distração da renamo ...
  • José de Matos Américo Matavele, tua opiniao, que deve ser respeitada, mas o meu caminho em questoes de Paze dialogo é rectilineo!
  • Marques Malua Esta conversa está boa...mas tenho que trabalhar um pouco...se ainda for a tempo, voltarei
  • José de Matos Egidio G. Vaz Raposo, tudo bem, eu apenas nao quero exonerar ninnguem, a Paz e o dialogo sao coisas demasiado importantes e é responsabilidade de todos!
  • Antonio A. S. Kawaria Diálogo para a paz é o que a gente quer, mas a mim preocupa-me a fórmula encontrada para a efectivacão deste encontro se realmente for o que o Marques Malua escreveu. Que é para Macuácua aparecer aos microfones e dizer que Dhlakama é quem nega, é quem anda fugitivo. Na última hipótise, as duas partes já chegaram ao acordo para o encontro e desta vez é a Presidência a primeira a anunciar o encontro, já que das outras vezes tem sido a Renamo.
  • Germano Milagre Américo Matavele so um acrescento ... as condições para um encontro antes de Satunjira eram muito mais fáceis do que agora ... e ja nessa altura eu achava q um encontro só dos dois era mais simbólico do q outra coisa ... vir agora dizer "afinal não era o que queriam ?" e falacioso pois os acontecimentos de lá para cá mudaram muita coisa... a preparação e anuncio conjunto deve ser precedida dessa reunião ...no mínimo... e sinceramente não leio nas ações de AEG qualquer interesse em que isso seja frutífero ...
  • Augusto Gildo Buanaissa Caro Egidio, dada a situação em que o presidente da republica nos fez chegar pela falta de tolerância inicial, independente das razões ou não, um convide dele ao lider da Renamo agora, não procede, se ele por sua véz não tomar a atitude de retirar a concentração massiva dos homens das forças de defesa e segurança nacional.
    O líder da renamo antes, como forma de provar abertura ao diálo tinha antes mandado cessar os ataques dos seu homens por completo e a resposta que teve três días depois foi a invasão à sua casa pelas forças do governo a serviço do partido frelimo.
    Não basta os discursos vazios do presidente da república. É preciso acção acompanhado de demostração de interesse de facto.
  • Egidio G. Vaz Raposo Mas Augusto Gildo Buanaissa, deve ficar claro para qualquer um que a Renamo NAO TEM MANDATO para iniciar a guerra em nome da democracia. A renamo NAO devia ter soldados para atacar As forcas que a Renamo devia ter eram para GUARDA PESSOAL. Se atacam em quase todo lado, singifica que a GUARDA DA RENAMO ESTA A PROTEGER DHLAKAMA EM TODOS ESTES LADOS? Entao Dhlakama e um omnipresente! Segundo, o ataque a Santunjira e outros que se seguem podem muito bem parar se ele Dhlakama aparecer para um encontro com o chefe do Estado. O meu ponto e simples: vamos simplesmente encorajar Dhlakama para se encontrar com o PR seja em que lado for. Mas que ele deve dizer algo, isso sim, deve. Estamos a assessorar MUITO MAL a Dhlakama quando aparecemos a impor nos proprios condicoes para que Dhlakama finalmente saia onde esta ao encontro do PR. Estamos a fazer pior trabalho. Como e que se decreta o fim das hostilidades? Por acaso alguem sabe em que situacao militar se encontram as FADM? Alguem sabe e pode dizer-me se as FADM se sentem seguras em posicoes onde estao? Alguem sabe do novo recrutamento da Renamo? Da importacao de armas etc? Nao vamos por ai.
  • Augusto Gildo Buanaissa Egidio, eu ate poderia contra argumentar mas dado ao facto de estar no job, por equanto fico por aqui. Verade é uma, durante todo o seu tempo de mandato o PR não mostrou ser digno de confiança de nenhum moçambicano, quanto mais seria de um lider da oposição?

Sem comentários: