sexta-feira, 12 de abril de 2013

AFONSO DLAKHAMA, O HOMEM MAIS PODEROSO DE MOÇAMBIQUE

Nito Ivo comentou em opais.co.mz.
AFONSO DLAKHAMA, O HOMEM MAIS PODEROSO DE MOÇAMBIQUE
Devido a forma como decorria a situação política no país muitos ficaram com a percepção de que o líder da Renamo era um fanfarão, mercê dos seus ditos por não ditos no que toca a várias ameaças de greves, de paralisar o país, bem como pelas garantias do Governo Moçambicano segundo as quais a Renamo não tinha capacidade para fazer guerra.
Ora, este cenário mudou completamente com a demonstração de força em Muxungue maquinada pelos homens da Renamo ao assaltar e matar polícias especiais no seu reduto, local considerado o mais seguro da vila no momento da incursão. Ontem, dia 10/04/2012, Afonso Dlakhama recebeu cerca de 30 jornalistas (com sede de ver e ouvi-lo) nas matas de Gorongosa local onde reside desde finais de 2012. Mais do que as suas declarações fica a sensação que de facto Dlakhama pode desestabilizar o país e hoje muitos moçambicanos e estrangeiros acreditam que de facto pode fazê-lo.
Na altura da assinatura dos acordos de Roma Joaquim Chissano era o homem mais poderoso de Moçambique, devido a vários poderes que a nossa constituição concentra no Presidente da República. Depois esse poder passou para o actual presidente da Republica, Armando Guebuza que está em fim de mandato pelo que deverá deixar os poderes constitucionais para o futuro PR.
Enquanto este poder dos presidentes é forçado pela Constituição da Republica, Dlakhama mesmo desprovido de cargos se afigura como factor importantíssimo nas varias esferas no pais, mantendo a sua influência político MILITAR ao longo deste tempo de paz podendo-se assim dizer que, hoje seria aceitável admitir que Dlakhama seja o homem mais poderoso de Moçambique devido a sua influência em milhões de moçambicanos, os recursos financeiros que controla; a capacidade de poder em várias esferas (politico, MILITAR e social) e a capacidade de exercer activamente esse poder.
Pode aqui discutir-se se poderoso bom ou poderoso mau mas não se pode discutir o poder e a influência de Dlakhama sobre a vida do pais e tal como a Forbes já classificou Bin Laden como dos homens mais poderosos do mundo penso que seja aceitável, na mesma logica, admitir tal posição para Dlakhama como homem mais poderoso do país.
Nito Ivo
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.CO.MZ
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Júlio Brige Nao sei bem qual leitura a frelimo e/ou o PR vai fazer em relacao a esta declaracao, mas eles (frelimo e PR) nunca devem pensar que é o sinal de fraqueza do lado da Renamo. Militarmente a Remano é superior, embora talvez lhe falte armamento moderno, mas a experiencia pode superar. Por isso, nada de arrogancia da parte do governo. Ainda vai a tempo!

4 ano(s)
Mostrar mais reações
Sebastião António Silva Silva Nito qual a tua forma de se comunicar online

4 ano(s)
Mostrar mais reações
Sebastião António Silva Silva quero falar contigo

Sem comentários: