quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

História da Semana

Madrugada Amiga


Boa noite, chamo-me Zinha, nasci e vivo na cidade da Matola, a 29 anos. Formada em Geografia, e dou aulas. O meu maior problema actualmente, esta nas minhas origens.
A sensivelmente 2 anos descobri, a partir de uma conversa que a minha mãe, estava a ter com a sua irmã mais velha, na qual dizia que eu não era filha deles, que sou adoptada. O meu pai é um senhor que não posso me...ncionar o nome, porque é uma figura pública, da nossa política, e que a minha mãe era uma miúda vizinha humilde, que entregou-me a eles por falta de condicoes, uma vez que ela não conseguia engravidar.
Naturalmente fiquei bastante chocada ao saber disso, uma vez que eles sofreram e dedicaram-se a mim como filha deles e nunca demonstram diferença de tratamento com os outros dois que me seguem. Nada indicava que não sou desta família.
Recuando alguns anos, quando tinha 22 anos, o meu namorado, apresentou-se a minha família com intenção de me casar, não tendo dado certo por questões que ate hoje não percebo. Tive outro namorado que anelou-me, mas disse que casava, caso resolvesse a minha situação familiar. Na altura, não dei importância, porque acreditava nos meus pais e na solidez da família. Esse noivado também terminou de forma estranha. Tanto que estou sozinha a um ano.
No ano passado decidi procurar os meus pais biológico, sem o conhecimento da minha família. Ele recebeu-me, contei-lhe a historia toda e ele disse que na época era jovem e se for provado que sou filha dele, estava disposto a assumir-me. Fomos fazer os testes de ADN na África do Sul e deram positivo. A minha mãe biológica a conheço bem, é nossa vizinha, casada e tem 1 filho. Nunca me tratou de forma especial, apenas lembro que ela estava presente nas festas do meu aniversário, mas vejo-a como amiga da minha mãe. Com ela não tive coragem de falar. Apenas a observo com muita atenção para encontrar traços e gestos familiares.
Em Janeiro, o meu pai biológico disse que quer me apresentar a família dele e seguir a tradição, porque a minha sorte esta a ser barrada por não conhecer as minhas origens. Mas isso implica reunir todos que estão envolvidos, os meus pais biológicos e os adoptivos.
Perante esta exigência estou de mãos atadas, não sei como abordar este assunto para os meus pais adoptivos, não gostaria que soubessem que já conheço a verdade. E porque a minha mãe biológica nunca se aproximou de mim, mesmo estando perto.
Que saída me aconselham?


 

  • Filipe Muregue Seu caso eh mto delicadu, vo dxar aos meus cmpanheirus a responsabilidade de ti darem bns conselhus

  • Xigueboss Eduardo Eu acho melhor aceitar o que teu pai disse, nesse cazo teu pai biologico. Pork se continuares assim a sua sorte continuara barada pra sempre, boa noyte.

  • Mildred Muchangaa olah amiga, o que aconselhot e' que tdos fiquem sabendo da verdade, n so porque ainda estamus numa epoca na nossa sociedad que a tradicao conta muito e que varias veses ainda e' usada como causa de muits dos nossos problemas. N que eu duvid + uki n e' pra ser n e'. Por outra paute sempre pela verdade, isso fara com k possas conversar com tua verdadra mae e ela te explique tamanha indiferenca, quanto ao pai biologico que te leve realmnt as tuas origens para conheceres part da tua familia. Kuanto aos adoptivs nunka deixaram k ser teus pais, porki pai e kem cria. Resolva esse dilema com a verdade. Espero ter ajudado

  • Leonardo Evaristo Marige Se eu fosse o legislador esse termo d adopcao d filhos nao existiria pq na vida existe um e unico pai e uma e unica mae,as condicoes dos pais nao implica nao tem nada haver em ter ou n filhos e digo mais ter pais pobres e' destino os filhos neste caso n tem culpa.

  • Leonardo Evaristo Marige Se eu fosse o legislador esse termo d adopcao d filhos nao existiria pq na vida existe um e unico pai e uma e unica mae,as condicoes dos pais nao implica nao tem nada haver em ter ou n filhos e digo mais ter pais pobres e' destino os filhos neste caso n tem culpa.

  • Paulo Samuel Evenesse Amiga pai é kem cria,educa.

  • Paulo Samuel Evenesse Filipe nao seja pessimista.

  • Joao Alberto Malevo ganha coragem fala com eles porque nos somos africanos ja tens sinal de que nada vai dar serto certo e dificil quando nao conhece a origem do problema agora tu ja conhece tenta falar com eles de boa maneira.

  • Nelson Francisco Mandlate Siga o k o pai disse.

  • Danilo Mouzinho N. Tiago Esta situaçåo, apesar de ser delicada, so a verdade é a solução da mesma. Se o pai biologico teve a coragem de fazer os testes e tendo dado positivo o resultado, é um bom começo para dismistificar a situação. Sem ressentimentos e com muita delicadeza e simplicidade, aproxima aos seus pais adoptivos, informa-lhes que ja conheces uma parte da verdade, porque creio que eles sabem da outra verdade e informa-lhes as reais intençoes do teu pai biologico. Este processo todo é delicado, mas tua coragem é necessaria, da mesma maneira que te assumiste em "detective" por conta propria ate a ida a Africa do Sul para a realizaçao dos exames de paternidade podes falar aos teus pais biologicos da meia verdade que sabes. Isso nao significa que com este gesto lhes iras abandonar, sugiro que tbm nao faças isso apos o teu pai biologico assumir as suas responsabilidades de pai. Fala lhes a verdade, com certeza k irao entender, reconcilia te com a tua mãe biologica e em nenhum momento a trates como a culpada da triste sina. Alias, eu nao encontro nenhum culpado nessa historia, foram circunstancias da vida que desenharam o vosso destino.

  • Salomao Maluvele Amiga seus pais sao aqueles q t criaram desd crianca+ para o teu futuro e q obriga tens q reunir todos e a tua mae saber q ja sabes a verdade.+ nao machucar os teus pais q te levaram desde crianca isso custa vida minha amiga boa sorte.AMEN.

  • Paulo Samuel Evenesse Cm certeza salomao.

  • Euroflin Guirengane Conta a verdade. Quanto a tradição conversa com os teus pais (os que educaram-te) e pede a orientação deles.
    Tu só sentes que a tua sorte está barrada agora (quando queres casar)? O ''azar'' pode mudar de figura segundo o que consideras de terminar de maneira estranha. Pensa nisso.

  • Joao Dlate Bom dia Zinha!
    E o seguinte, tendo em conta k somos africanos, nao devemos fugir daquilo que e a nossa origem, da nossa realidade!
    A verdade e apenas uma, e verdade que e muito dificil contar algo dessa natureza aos teus pais adoptivos!
    Voce tem que ter em mente que a culpa nao e tua, e deles. Voce esta apenas salvando a tua personalidade!
    Os ritos africanos sao pesados de mais, todos nos dependemos dos nossos antepassados!!!
    Zinha, voce deve tomar corragem de conta-los de uma forma muito educada!!

  • Mario Alfinete Júnior bom dia a todos os fazedores do programa M.A. e a todos os ovintes. A Zinha se tiver muitas dificuldades para contar os factos aos pais adotivos, deve aproveitar da abertura e da aproximação que o pai biológico teve com ela e peça a ele para abrir o jogo a todos intervenientes e que tudo vai correr bem, boa noite a todos, Mario Alfinete Júnior, de lisboa.

  • Agostinho Nhampossa Deve procurar juntar as duas familias explique a sua preocupacao, o primeiro passo ja deu, devem resolver a parte tradicional e continue a levar a sua vida normal.

  • Hosten Yassine Ali Eu só não percebo se estes homem amam a moça ou ao passado da moça? 99% dos problemas que temos, não são problemas são preocupações...o problema da moça já está resolvido, só buscamos formas de o colocar na mesa. Resolveu-se quando ela encontrou o pai porque o resto não é novidade pra ninguém, senão ela mesma. Boa sorte e que Deus te ajude

  • Johane Manuel Alficha E klaro salomao.

  • Tecnic Profic Works Bm dia amga, os teus pais sao tdos + akeles k te criaram sao os melhores, tu tens k ganhar coragem n sentido d contar p os adoptivos e issetivas os k eles ek sao os teus pais, e cotinua cm o respeit k tens tdo cm eles. Nunca s deixa levar com tradicao pk sao espiritos malignos eganagdores, n exist espirito familia. O unico espirito e o jesus. Aconselh t a participar numa igreja seja firmi ,dak a pouc vais casar teras tudo p ser feliz.amen.

  • Ali Raja Zinha, tu es Mulher de muita sorte, 1. POR falta de condiçöes dos seus Pais biologicos Deus cologou uma familia no seu caminho Para ti Amar, educar e formar ate onde chegaste, Feito tudo hoje conheces sua familia biologica, acho que as 2partes sabem e conhecem quem tu es, fizeram tudo pensando no seu bem, agora é sua vex retribuir a todos dizendo muito obrigado Pais atotivos e os biologicos quanto a tradiçäo näo creio muito porque teria acontecido no tempo Da escola, por ex. Acidentes no recinto escolar, muitas deficultadx na aula,mau relacionamento com as pessoas, pesadelos nocturnos e outros nunca sentiste Dai que Tu es mulher Cheia de sorte que 10cubriu sua outra familia, muita força porque os mas velhos estavam preparados. Que1 dia desse poderia acontecer so näo estavam preparado Como iria. Reagir. Bj.

  • Lizerito Vida A situacao que enfrentas amiga e extremamente complicada procura ter boa saida para evitar lesar a parte dos seus pais adoptivo visto k foram eles que criaram desde pequenez ate a fase que te encontras o que digo foi tarde demais,talvez como a esperanca e a ultima coisa a morrer!

  • Ofelio Fote Zinha! Ja deu um passo importante e' reunir os pais adoptivo e explicar k ja conhece a verdade e ker tratar sua kestoes por tradicao. Lute para ser feliz. Deus te ajudara. Muita forca.

  • Jamal Abragimo A palavra pai nao sgnfica xmplxmente traser alguem ao mundo, passa necessariamente d assumir # papeis: para alem d nascer a criaca, deve cuida-la, dar carrinhos, ensinala, segui-la na sua educacao, etc, independentment da condicao k a visa s lhes oferece, sendo k, ate ond ek esses supostos pais nao ti aguentavam criar? E hoje, passados 29 anos ek irao t criar? todavia, procure resolver sem cm mta delicadesa o caso.

  • Gabriel Pangananhe Samson graxax a Deus conseguist uma familia k cuidou t bm e n tens motivos de reclame.agora sobre o k keres por mim kem vai apresentar nao seras tu sera o seu pai ou sua mae, tu n seras mestre da cerimonia ou um da familia os dois saberao articular.nao tenhas rancor da sua mae biologica todx somos suicetives a erros.DEUS continue te protegendo.

  • Assunção Mundlovo Eu nao encontro complicação a volta dste assunto pq creio eu q os pais adoptivos sabem quem é vc Zinha, quero fazer minhas as palavras do amigo Danilo Mouzinho e sugerir q desenhe a melhor maneira d introduzir a conversa com todos os intervenientes nesta situacao d maneira q nao haja nenhuma frustracao em ambas as partes. Siga o seu caminho e Deus te acompanhe como sempre! O meu abraco amigo!

  • Belito Antonio Miguel Miguel Zinha,tenha muita delicadza minha irma,pork pra serex uk es graxas aox paix adotivos, ame ox cm a mesma intensidad anterior, 1dia reuna ox seux paix adotivox e explike a xituaxao sem lhes maxucar. Boa sorte mnha irma.

  • Baptista Ossifo Guarre Os seus pais adptivos,, sabem mais de q tarde ou cedo isso iria acontecer. No entanto ja es maior de idade procura saber a verdade apartir deles. Nao faca nada escondido isso poderia provocar a furia deles. Chama o teu pai adptivo e conversa com ele. Ele conhece bem a historia do q o resto das pessoas ao seu redor.

  • Gabriel Pangananhe Samson zinha quem ta exigir e seu pai e ele quer t apresentar pa todox e nao vce pa eles.eles se conhecem, sao vizinhos e tud mais.

  • Assunção Mundlovo Eu nao encontro complicação a volta dste assunto pq creio eu q os pais adoptivos sabem quem é vc Zinha, quero fazer minhas as palavras do amigo Danilo Mouzinho e sugerir q desenhe a melhor maneira d introduzir a conversa com todos os intervenientes nesta situacao d maneira q nao haja nenhuma frustracao em ambas as partes. Siga o seu caminho e Deus te acompanhe como sempre! O meu abraco amigo!

  • Pequenina Mazonda Hassamo Zinha querida.Tanto os seus pais biológicos knt os adoptivos sabiam mto bem k um dia a verdade viria ao de cima. Portanto ja aconteceu,o k resta agora e sentar-se com eles "todos" faze-los perceber k ja sabe da verdade para que possa estar bem consigo mesma e com eles. Teve a sorte de ter os seus pais biológicos por perto,outros nem sequer sabem por onde comecar a procurar,isso significa k e uma mulher de sorte e k no final tdo vai ficar bem. Boa sorte e seja feliz.

  • Said Ali Oy kerida zinha tenta resolver a quextao cm mx clma para evitar lesar ox tw pais adoptivos tratnd xe d uma pxwa maior d idade tm direito d saber a vrdad pk n mundo n ha cegrdo cedo ou tard vc ia sber ent logicament xame elex em dialogo racional e dga k ja sb a metad da vrdad elex vao aprfundar tda hxtoria e dpx dga k mxmo axm ainda lhx ama e nunca vai dxar d lhex cnsiderar como pai .tenta ter a propria iniciativa antex d sber cm otrax pexwax xe n vai lhex magoar.

  • Neves Egidio Jane Nao vejo cmplicacao nessa situacao,muito por cntrario os seus pais pode estar a pessar da mesma situacao-o medo de lhe revelar a verdade porque nao quere t perder como filha, mas pra alem disso a uma coisa: seria capaz d perdoa los e o amar do mesmo jeito, sem olhar pa componente material do seu pai adoptivo? O meu conselho, procure alguem tao influente e de confianca da tua familia para servir d intermediario se e que nao pode fazer.Veras que essa historia tera um final feliz porque eles o quere assim. Forca.

  • Dércio Macuacua Bom dia , Zinha na realidade o caso ate pode ser meio complicado mas eu no meu entender para que tu sejas feliz para o resto da sua vida vida reuna os seus familiares faca chegar a noticia de uma forma serena e sem exaltacoes e peca aos seus pais adotivos a abrirem caminhos de modo a chegar as suas origens de modo a seguir com os ritos tradicionais para que possa colocar a sua vida nos eixos boa sorte amiga que deus ilumine os seus caminhos e que te permita encontrar a porta da felecidade.

  • Said Ali Inflzment eu t aconselho x fxe vc pxwalment a falar cm elex pk mx d ti vai sjar tdo pr ixo tenta ter a prpria inixiatia corage eu xei k tenx .mx frca.

  • Santos Angelo Bonde coragem mana uma veis q, ja percebest leva com calma devem cer os teu pais adptivos,aquem vai aprezemtar aos teus pai biologcos,nao tenhas presa.

  • Pinto Mainza Mainza Sem muito comentário eu digo que deves enfrentar a verdade. Doi,mas deve ser feito esse encontro familiar. E nao condenes a sua maezinha biologica,quem sabe por te dar para adoçao ela nao podia falar k eras filha dela,porque se ela falasse seria bom para ti, mas mal para teus pais adotivo por revelar o segredo da confiçao. Bjxxxxx.

  • Anabela Rodrigues Rodrigues Olha a verdade sempre vem ao de cima e apareceu kto menos tu esperavas. Conversa com os teus pais adoptivos k no fundo sao teus pais verdadeiros e eles vao entender. Agora essa tua mae biologica!.. Vou te contar. Te carregou 9 meses na barriga, sofreu com a dou do parto e nao consegue criar a filha e nem dizer a verdade. Essa mesmo nao e tua mae podes estar certa. Nada na vida justifica te ter doado.

  • Novais Morais Ola zinha... As razoes que fizeram com que os teus pais (tanto adoptivos como biologicos) escondessem a verdade certamente foi para o teu bem. Aconselho a sentares com os teus pais adoptivos e expor a questao, caso contrario eles podem se aperceber q as suas origens foram reveladas a partir de outras pessoas o que na minha opiniao nao seria bom. Fale com eles...

  • Desmond Rodjers Tore A verdade ja exixte,tenta da melhor forma poxivel pa q s une aox seux paix biologico sem q haja problemas com ox paix adoptivo pq sao elex q t fizeram crescer ate hoje descobrir os teus pais biologico.

  • Francisco Miguel Acho que conheces bem teus pais adoptivos. Tens sangue dos teus pais biologicos, mas amor, afecto, educacao e' dos adoptivos. Qd digo educacao, evoco tb a tradicional. Ha que haver harmonia e nao disiludir teus pais adoptivos, senao pioras a situacao.

  • Francisco Miguel Aqui teu pai biologico n precisa te assumir, mas te amar. Ele deve rezar aos defuntos dele para que se juntem aos dos teus pais adotivos e informa-los que nao foste roubada nem perdida. Que onde estiveres, seja sortuda. Mas, tua familia e' a adoptiva..

  • Tapiua Elias Piosso Zinha!nao sofre procurar os seus pais biologicos para ter sorte na vida.sua mae biologica sabe onde ela t entregou tanto como teu pai biologico tem conhecimento daquilo k aconteceu.um ponto para refletir "sera k os teus pais biologicos,so agora k tem condicoes para t assumir?'teria t assumido kndo c

  • Telson DE Alfredo Antes de tudo procura uma boa igreja.

  • Castro Alves oy amiga so tenho a acrescentar e repisar k abra o jogo pexoalmente aos teus pais adoptivos e continue lhes considerando de pais pork na verdade sao teus pais mxm apesar de nao terem ti gerado, qnto a tua mae biologica das gracas a ela pork teve boa iniciativa em ti dar em adopcao e de xtar por perto, se nao se revela deve ser k nao ker criar complicacao na tua cabexa e ker preservar o lar em k ela se encontra, amar te filha ela ama te so k nao pode fazer nada agora, para alem dixo se ela aparexexe agora k xtas formada dizendo k é tua mae pensarias k é uma aproveitadora, nexa resoluxao nao deixe a mae biologica fora do axunto, va com calma Deus ti ajudara.

  • Tapiua Elias Piosso os teus pais biologicos nao kr t assumir na verdade como filha mas sim kerem t aumentar problemas.para ter sorte nao precisa d lhes procurar mas sim vai orando na igreja e deus t realizara o teu pedido.os teus pais sao esses k t adotaram nada d procurar a origem sua.

  • Salló Sitoe Zinha,tenha muita calma na resoluçao deste assunto e aglomera os teus pais adóptivos revela-lhes a historia entao se eles verem que dá pra com que procures os teus progenitores biológicos farás a questao e uma vez que já conheces eles simplesmente juntarás os pais adóptivos com os biológicos e terás uma saída positiva.

  • Alcino Rafael Medalha Ola bom dia. "Ha males que vem p'ra o bem" e "nao ha regras sem excepcao". As coisas aconteceram de tal forma que nao estivesse no seu control, os seus pais esconderam a verdade e hoje tentas fazer o mesmo ocultando o que ja sabes! Na realidade uma boa conversa resolvera'... Qto aos homens que perdest pense que "o que nao esta' cntgo nao te pertence". Infrente os problemas de frente, com garra e determinacao... Boa sorte.

  • Isac Costa siga em frente p resolver este problema duma vez pr todas vai doer ,vai,ofender mas passa logo se continua aviver na mentira o a dor nunca vai passar procura uma boa igreja k deus vai te ajudar a sair desta .se continuares em silencio os teus problemas nao vao acabar va em frente !

  • Negro D'fumo Junior Bule bom dia....bom por mi tu devis falar primeiro com os teus pais adoptivos,se eles cuidaram de ti sem asimetrias cm dicest entao acrdto k irao prcber a situacao.e isso k tensk fzr pork tard o cedo eles.

  • Mamudo Carlos Mamudo Carlos Eu ñ acredito q conhecendo os verdadeiros seus pais teus problemas venham acabar. Procure conhece-las pork é seu direito, mas nada vai mudar.

  • Julio Laitone complicado isso.

  • Macajo Fenomenal Teus pais verdadeiros sao exes k ti criaram e ti educaram, quando dizx k teus namorados pdiam k regularizaxes tua situacao familiar ker dizer k eles ja sabiam k nao eras filhas dstes fulanos k ti criaram ou pork estes mesmos fulanos tavam cntra a tua relaxao? Quanto aos teus pais biologios repare lhes cmo pais e aceite lhes cmo pai, mas se kiserx ti envolver na tradicao dles taras a sobrecarregar teus problemas.

  • Jane Junior Ora viva gente amiga, renovados votos d uma bela manha... Olh nao tenho muito que dzer a nao ser tomares essa atitude procure reuni los quem sabe apois um jantar cmesse cm o papu cm os seu pais adoptivs, nada mais k uma conversa pa ultrapasar os seus poblemas. E quanto a tradicao fique bem ligada pois podem t aprontar um 31, eu em particular deteste coisas do genero, mas to sugeito a isso sempre k for necessario. Akel abraco. Wa gaiya nhembane.

  • Adelaide Jemusse Eu acho k seus pais são akeles k passaram tda vida a cuidar d si. Considere eles cmo seus pais.

  • Amândio Borges Esse assunto é deveras preocupante e serio. Mas como ja encontraste o teu pai biologico e mostra-se aberto a colaborar tudo dara certo. Teras tambem que ganhar coragem abordar a tua mae biologica. Agora teus pais adoptivos têm e teram importancia imensuravel, dai que deves contar tudo para eles.

  • Hilário Do Rosário Trinta Como nao saber sua origem?

  • Chelton Muchangos forca zinha, exes tipos d problema existem nao pds ignorar tem solucao.

  • Beto Vieira Vieira Vem s dizendo k procura a igreja k deus vai lhe ajudar por mim a opcao e conversar com os pais adoptivos prk fizeram mto pra ela.

  • Beto Vieira Vieira Vem s dizendo k procura a igreja k deus vai lhe ajudar por mim a opcao e conversar com os pais adoptivos prk fizeram mto pra ela.

  • Abrao Banqueiro yap. Eu acho k devias continuar conversar com os teus pais adoptivos a respeito da verdade, afinal d contas ja n ha nenhum segredo a ser escondindo, e chegada a hora de resolverm issu com todus os seus 4 pais. Nao podes abondonar akeles k te criaram pork afinal foram elles k t apoiaram em todas as situacoes dificeis da tua vida.! Procurem ter uma reuniao familiar pra k elles t posam ajudar a superar esa tua ''barreira'' perante us teus relacionamento. Mas va com calma... Deus te ajude.

  • Abrao Banqueiro yap. Eu acho k devias tentar conversar com os teus pais adoptivos a respeito da verdade, afinal d contas ja n ha nenhum segredo a ser escondindo, e chegada a hora de resolverm issu com todus os seus 4 pais. Nao podes abondonar akeles k te criaram pork afinal foram elles k t apoiaram em todas as situacoes dificeis da tua vida.! Procurem ter uma reuniao familiar pra k elles t posam ajudar a superar esa tua ''barreira'' perante us teus relacionamento. Mas va com calma... Deus te ajude.

  • Flory Malay Zinha o que vale agora é a sua vida sentimental afogada pla antropologia. Melhor é ter uma cnversa seria com teus pais adoptivos na pessoa da tua mãe...começando por abordar-lhe a questão da cnversa tida cm uma amiga dla a qual escutou. Seja franca com ela e ela cntará te a verdade, desta feita fará cheggar informação ao marido...jogo aberto e toda a verdade virá atona. Vai dar arrepio. Contudo vai passar pois são vivências mundanas e tem acntecido muito em vários quadrantes do mundo. Força e siga em frente.

  • Jose Chitsumba Chitsumba MUITO SIMPLES EU TAMBEM SOU EXEMPLO PASSEI EXACTAMENTE O K TA SE PSSAR CONTIGO A UNICA COISA K TE ACONSELHO E SER FORTE E SER CORAJOSA VAIS SUPERAR TE GARANTO MUITO BEM.

  • Ivan Dumace Chihale Acho k a amiga tem k ser corajosa o suficiente, a mesma coragem k teve para procurar o pai biologico o `o tal figura publica´e usar a mesma pa falar com os adoptivos. Pk a vida é para frente.

  • Niva Sumila os teus pais adotivos te amam como uma filha biologica deles, não faças com que eles se magoem, converse com eles seriamente sobre o assunto pois até hoje ainda estas na responsabilidade deles. Para ser féliz nao preciza d tradição e sorte, faça o bem e estaras junto com a felicidade.
    VOTOS D UMA OTiMA SEMANA A TODOS.

  • Aderito Fernando Leonardo Cossa Olha zinha tu tinhs que estares de maos atadas pk nao e um simPles caso,porem nao deves esquecer que soms africans e k a tradicao em algum moment ns persegue.e uma coisa que tens que levar na mente,e que tua mae se calhar coitada quer se aproxmr de is mas o k lhe falta e corgm,e medo da sua reacao,e nao te esqueca que na altura ela nao tinha condicoes e loga optou por te deixar com que tinha.e de louvar a atitude dela pk nao acabst noutrs lugares onde milhares de criancs terminam! Agora por mi tods sao seus pais,ms pra a sua vida e o seu bem estar,ganha corgm e reun-os pk nao tem outro jeito! Corgm pk tudo vai dar certo!

  • Emidio Tovela aborda lhes como se tivesses um amigo ou colega com poderes de proflecia, que tera ti dito algo do genero. Siga todos os traumetes tradicionais, mas, nunca te esqueca de demostrar gratidao ao amor que teus pais sempre te deram. Seja feliz! 

  • Khofi Zavala Zinha, sinceramente falando, estou solidário contigo. A tua situação precisa de uma resolução usando a cabeça e não o coração. Veja bem os conselhos expostos, reflita em cada um e leve pelomenos uma palavra para o uso. Tenha calma e serenidade. Não entendi bem se o teu pai biológico esteve também a par da tua adopção. Peço-te que não culpe a ninguém pela primeira acção(a adopção), porque havia uma razão, no entender da tua mãe e não gostaria de julgar essa razão. Os teus pais sociais são a tua familia em 90% e os biológicos também a são em 90%. Vejas se completas esses 10% sem criar conflitos. Faz entender aos teus pais sociais que já sabes do caso e peça que o mesmo seja esclarecido. Maninha, não é bom que sejam os filhos a descobrirem uma situação igual a esta, mas sim os pais têm essa obrigação logo que a criança se tornar adolescente. Sobre a tua sorte, maninha, acho que a pessoa vive pela sua fé. A vida é uma luta e depende do rumo que nós queremos dar. Ao religioso tradicional africana fica patente que os teus defuntos é que controlam a tua vida e provocam esse azar. Ao religioso cristão, Jesus é que controla a tua vida e através dEle tu podes viver. Mas, mana, ja imaginaste que, geralmente, os nossos defuntos são sempre acusados quando a vida não anda bm? Será que esses nossos antepassados não nos querem bem? Não te betas muito a cabeça, a tua situação pode ficar bm só por conversa amiga com os teus parentes todos, repito, todos. As pessoas aproveitam-se da frgildade dos outros e uma pessoa frágil, facilmente aceita tudo. Qualquer igreja que falar de demónios, perseguição dos defuntos, má sorte etc, estará a enganar-te. Espero não te ter perdido.

  • Raindinho Dionisio Geriano yap primeiro leva uma cnverxa bem seria cm pais adotivx.

  • Elvino Pascoal Prima nao podes t arpeder pk sao coisa d mundo inteiro
     

  • Elias Jofrice Unico conselho bom e que provavelment pod aos seus pais adoptivos seria d sentar e conversar a respeito dixo e que eles fiquem sabendo q vc dxcobriu a verdad,talvez havera uma soluxao logica.

  • Abel Zandamela Oi mana zinha,eu sou da opiniao k devias contar a verdade a teus pais adotivos pois eles sao teus verdadeiros pais cuidaram d ti sem nenhuma diferenxa cm os outros,hje tens 29 anos vivendo cm eles e te formaste vivendo cm eles,entao zinha exes merexem tua confianxa.
    Dpx dixo podem juntar as familias e fazem a tradixao cm a familia biologica e voltas pra os teus pais adotivos,pois sao os teus verdadeiros pais.
    Uk eles fizeram tem mta razao crida,nao e' facel pra eles te contar hje ja cm 29 anus,xegarem a te e diz:zinha vce nao e' noxa filha biologica.intenda a eles ta.

    Kto a tua mae biologica k e' tua vizinha,d certeza teus pais adotivos e ela converxaram sobre ixo,pra ela nao se envolver mto ctgo pra nao disconfiares.
    Mta forxa ai ta mana zinha.

  • Ivenilde Mate Zinha, o teu assunto eh bastante delicado, mas tens k ter muita coragem e determinacao p o resolveres. Nessas condicoes, eu te aconselharia a conversares com os teus pais adoptivos, procura o k eh mais acessivel e conta lhe a verdade, so a partir dai poderas prosseguir com as cerimonias tradicionais como manda a lei africana. Boa sorte.

  • Mario Sidonio Sidonio Bom dia amigos da nossa madruga amiga, a questao narrada e que apoquenta a Zinha, deve ser encarada como uma causa nacional temos mtos casos semelhantes com os da Zinha em todo pais. Indo concretamente a ela julgo pessoalmente ela ser mto sortuda, tenho caso da minha tia tem 66 anos e so ano passado ficou a saber que era filha adoptiva nesta familia e os pais tanto biologicos como os adoptivos ja faleceram. Zinha deve unir as duas familias e comemorar torna se dificil aceitar isso mas temos que saber perdoar sem magoas aceite sua mae biologica que nao deves estar a imaginar o quanto esta sofrer com esta situacao mas tudo que forem benesses tens que dar os teus pais adoptivos, se achares que deves dar algum apoio financeiro deia sempre aqueles que te adoptaram aos biologicos deia somente amor, amor esse que nunca tiveste deles como unica forma de agradecer o facto de terem te gerado.

  • Paulo Manhica parece uma novela, mas sinseramente tens que agir e muito rapida, nao foi poracaso que ouviste isso quando tua mae adotiva conversava com a irama era muito mas pa isso, tenha coragem pois isso ja nao precisa de forca e aborda o assunto num momento oportuno e tira fora o que tens pa dizer voce e' bem grande pa tomar atitude.

  • Jeronimo Bande Tou mui feliz por star ligado a uma familia d amgos como esta, aberta a colocar em dsposiçao suas historia ainda k sejam tao tristes. boa sorte e mui força pa si e pa todos k se encontram nas mesmas ou em situaçoes semelhantes e aí vai mais uma liçao dok agente tenha k fazer para tomada de decisao de determinados assuntos.

  • Josefo Poruro Axo k n ha problemas d se revelar a verdad.faxa ixo cm muita naturalidad.o important é valorizar a todos com maior peso aos pais adotivs.

  • Bachir Muianga tambem tou na opinao d k tens aboratr o assunto com os teus pais adoptivos pk nao tem como pk apesar d serem adoptivos sao seus pais tambem e nada podes fazer sem o conhecimento deles.

  • Paulo Marcelino Melembe Muito bom dia a todos amigos/as q fazem parte dsta familia. Pela fraca percepcao q ostento,percebe se q o q t pertuba é ter dscoberto a vrdad,sem ensolar as qestoes q embaraçam a sua vida. Portanto, faça a verdade valer,ou por outra ponha os pratos a limpo Zinha e axo q as coisas seram diferentes. Assim so deves criar um ambiente p tal.

  • Leonel Lahade Zinha... Te encontras numa situaçao em que só vejo nas novelas ou filmes. Mas é seguinte: saber oque voce ficou sabendo e da forma como voce ficou a saber é complicada . Mas eu te aconselho a falar com teus pais sobre as tuas descobertas. E eles podem te explicar melhor oque aconteceu de verdade.

  • Alberto Castigo Mabota Pai biolgc vivo, mae biolgc viva, pais adptvos vivos e proxms d ti. Ñ perca tnpø querida livra s logo dxe peso, p ki a sua flcdad floreca antes ki sja tarde, isto é, perdres algum menbro. Boä sorte e age d cabeca erguida.

  • Assunção Mundlovo Mario Sidónio, meu irmão, a Zinha é filha d ambos os pais, portanto ela n tem q dar amor e apoio financeiro a uns e somente amor a outros pois ninguem é culpado neste assunto. Lembre-se dos motivos d bebés abandonados nas licheiras deixados a sua sorte. A mãe biologica pelo amor a filha ofereceu-a à vizinha vivendo perto dela dsde pequena até hoje. Também n sabemos oq terá acontecido com o pai na altura. Zinha, ame a todos, pois eles merecem! Aquele abraco amigo!

  • Assunção Mundlovo Mario Sidónio, meu irmão, a Zinha é filha d ambos os pais, portanto ela n tem q dar amor e apoio financeiro a uns e somente amor a outros pois ninguem é culpado neste assunto. Lembre-se dos motivos d bebés abandonados nas licheiras deixados a sua sorte. A mãe biologica pelo amor a filha ofereceu-a à vizinha vivendo perto dela dsde pequena até hoje. Também n sabemos oq terá acontecido com o pai na altura. Zinha, ame a todos, pois eles merecem! Aquele abraco amigo!

  • Dallassy Maquina mana buske seriedade coragem o mais rápido possível. evite magoas com as duas famílias senão vai perigar mais a sua felicidade. abraços a todos k fazem tudo pa o bem dos outros.

  • Arcides Foloma Acho que deve avançar sim. Comesse por falar com a mãe adotiva sobre tudo que já sabes. tendo como ponto de partida a conversa que ouviste entre ela e irmã. ai ela saberá oque fazer e o problema passa a ser da família e não somente seu. Boa sorte.

  • Namizio Guambe Bom dia Zinha a sua mãe biológica teve a sua razão para te entregar a adopção e os seus pais adoptivos por amor aceitaram você! Deste modo eu aconselho a aceitar qualquer que seja a justificação de ambas partes, principalmente as da sua mãe biológica pois ela esta sofrendo por olhar para ti e não poder assumir-te.

  • Francisco Hilario Jose É complicado mesm, n tenho o k dizr pork ja vive uma situacao identica cm algm muito prxm d mim, é dificil tenha muita coragem zinha.

  • Firmino José Mazive bom dia, é com profunda tristeza q tomei conhecimento da tua tambem triste historia d vida, no entanto nada pod ser feito s nao seguir aquelas que sao tuas origens embora formalmente eiques conhecida como filha dos teus pais adoptivos
    quem sabe iso ti tira d uma vez a duvida d que o que acontece na sua vida sentimental seja resultado disso.

    Sem mais desejar forca e coragem nessa fase da vida em q te encotras, lembre-s é uma fase vai passar.

  • Assane de Sousa Concordo plenament Guambe!

  • Gérsia Ricardo Se o teu pai fosse um ze ninguem estrias tambem interessada em saber a tuas origens. que mais te preocupa e saber que teu pai e grande e nao como foste consebida que tal se a tua mae tiver sido esrtupada e abusada nao olha no minimo respeita os teus pais e deixe que sejam eles mesmo a revelar-te pok podes te magoar.

  • Juliao Salomao Matavel muito bom dia pra todos os meus amigos qui faze parte desta programa da madrugada amiga oqui aconteceu nesta minha irma e uma coisa qui acontece pra muitas pesoas mas pra avida andar ela procura saber averdade e continuar aviver com eles como a familia. 

  • Tony Ernesto Cossa Oi zinha bom dia minha querida irma tas numa cituacao conplicada mas ne por isso age de cabeca erguida e primeiramente converse com os seus pais adotivos para que eles digam te a verdade, ja sabes quase de tudo nao quarda maguas pra ningue e se ficas calada, cuidado podes ter problema de saude entao minha fassa tudo nas calmas cabeca quente faz agente errar. Boa noite a todos.

  • Sergio Lobo Vá a frente, a tua felicidade é k está em causa, procure fazer tudo sem querer ferir a ninguem. Havera algum Tumulto numa primeira fase mas é normal, dpois tudo abranda e a Vida volta ao Normal. Bj e Muita Força.

  • Damor Fábio Damor Faxa duma forma respeitiva e tenta consultar tdos seus familiares e marca uma conversa cm seus pais biologicos acerka dso e entra nos vizinhos velhos da sua confianxa ouvir deles sobre ideias. Sem k apercebam os adaptivos.

  • Micheque Jemusse Va em frente 4fa felicidade ta acima d tudo, fala cm ela olhand0 bm nos olhos dla.
    Tu cnseguex e ex capaz pdx crer.

  • Octávio P K Tavinho O pai não é aquele faz mas sim aquele que cria. Já tas muito tempo com os teus pais adotivo não aviã necesidade de procurar o teus pais biológico e como vão reagir ?  

  • Durval Mazivila oi zinha ,cnverse primeiro cm os teus pais adoptivos cm mta calma,pk eles sao os teus verdadeiros pais, antx d tdo pense bem pra nao magoa los.

  • Herminio Raul Raul Respeito todas opiniões k tive acesso, mas eu tenho a minha!

    Procure encontrar 1otra amiga "AMIGA" da sua mãe biológica, e tente cm ela abordar xta situação, não podx logo encarar ela prk apesar d ser sua mãe não-a 'cnhecex' daí teras pistas d cmo cnversar cm ela se pocivel + xclarecimento. Não deixe d ser filha dos pais adoptivos, mas msmo k os biologicos fossem ......... , tinhas o direito d os cnhecer. Força kirda.

  • Anidia Tacaiana Menina, acho que e melhor contares aos teus pais e a tua mae que ja sabes a verdade, pois tens o direito de saber tudo sobre tuas origens. Nao temas porque a falta foi deles por te terem escondido a verdade.

  • Alex Tsamba Bom dia eu acho que primeiro devia falar com seus pais adoptivos porque nao sabes o que seria de si se eles nao tivessem cuidado de ti mesmo esse teu pai que alega a juventude por nao ter te assumido essas sao desculpas do mau pagador que tal se tua mae tivesse pensado em te jogar no lixo por causa da pobreza? A sua verdadeira mae e melhor que seu pai ela preferiu te atribuir a uma familia do que te jogar fora os seus pais adoptivos se nao tivessem te dado a educacao que tens hoje quem sabe se ate hoje o seu verdadeiro pai nao te assumiria. Pense como ultrapassar esse problema sem magoar nem a sua mae nem os seus pais adoptivos conhecer somente a tua origem porque talvez mesmo voce se o teu verdadeiro pai fosse um jose ninguem nao acreditaria nada do ele te dissesse.

  • Anywill Will Zinha faz tdo d coraxao aberto, e tnha fé em akilo k krs, tdo vai dar certo! Converse cm ambas parts da sua familia, prk axm ja tns 2 familias, pr incrive k s parexa, e vc é km xta n meio dxa hxtoria, tdo dpend da sua coragem! T dgo ainda dpois d tdo ñ dxpreze nenhuma das parts, prk cada kal teve suas razoes pra fazr u k hoje xta a criar sofrimento pra t! Boa tard e boa sort!

  • Jossefa Cumaio Siga os conselhos d seu melhor amigo. O seu coração. Jamais t traira correcto. Força ai e aluta continua pha.

  • Benio Tramo Chume Bom dia gente d madrugada amiga como ja fez os teste dera positivo deve seguir o caso com muito respeito reunido as duas partes deve pedir conselho duma pessoa k tem mais aproximacao com d familia pedir ideias e depois reuniao seus proginitores ouvir o k eles dzem do assunto nao devem usar agessao se nao vao perder razao forca querida.

  • Marcelainêsvilanculo Vilanculo Zinha e inportnt o k tas a fzr vc n tm culpa km tm culpa sao os teus pais k escndram a verdde forca pra t.

  • Ermelindo Humberto Olha!
    Sua mae é kem cuidow de ti desde até entao. Madraxta é kem te nascew e abandonow. Nao decepcione os k cwidaram de ti. Faça tdo e menos isso.

  • Amadssen Veterano Interessante para debate.... Comentem
     

  • Isaías Carlos Dias Ah, minha colega Zinha!!!!! É triste saber e muito tarde. Infelismente a lei cobre os pais adoptivos de razão pork houve consentimento de teus pais biologicos. Neste sentido, tu vais casar daki ha pouco e ai aproveitas sair do poder dos pais adoptivos e crias formas de tratar o caso. A velocidade mata: ou chegas cedo e morres de cançasso, ou morres pelo caminho por acidente. Dai kero dizer k tenhas calma pork isso pode custar muito caro aos pais biologicos se os adoptivos descobrirem. Nao tivest a sort de crescer com eles e entao deixe k Deus te ajude com o andar do tempo. Kem conhece a lei n duvida disso. Bj.

  • Martin Pringuel Tembe zinha nao a muito k fzr mexeu com isso vai ate ao fim.começa com kem tu axas mas facil de falar.forca ai.bjbjbj

  • Jaime Cesar Luis Querida Zinha, o maior problema disso tudo é o facto de sua vida não não andar julgo eu, repare que tem 29 anos para quando é que acha que tera sua familia? foram dois homens que lhe queriam para uma vida a Dois, mas porque os caminhos estão barrados pelas "ORIGENS" nada aconteceu, minha irma faça o que é justo a culpa não sua doe a quem doer procure sua felicidade pois os teus pais adotivos estão felizes e o seu pai tambem julgo que esta feliz bem como sua mae, apesar de tudo. querida va a frente pois esta patente que tens futuro .

  • Martins Alberto Vembane oi zinha, kem nao gostaria de ter 1 filha ja "doutora"? a tua sorte xta com Deus, la nas tuas origens pdes caregar + prblemas da tradicionais dificies de resolver, va com calma. da + valor aos pais k te criaram se nao dirao k agora k ela é dra ja ker seus pais. tenha fe em deus pk nao ha barreiras perante Ele.

  • Cardoso Meque Posso ser ridículo mas, para mim os pais verdadeiros são aqueles que te cuidaram. Faca tudo para que nao os magoe. Please.

  • Naftal Machava Algumas opiniões sao a brasileira copiadas da vida fictícia das novelas e isso nao vai ajudar a nossa amiga Zinha. Segundo as nossas tradições se a Zinha fosse um rapaz já era altura de abandonar os pais adoptivos para viver no seu lar onde iria chamar o seu verdadeiro apelido ou seja do Pai biológico. Sendo uma menina ela tem de facto se apresentar ao Pai biológico na presença da mãe biológica para o ritual que o Pai biológico lhe falou isto na presença da mãe biológica. Feito isto ela poderá continuar a viver com os Pais adoptivos se quiser mas se aparecer outro amor da sua vida e pretender anelar os Pais adoptivos podem receber o dote mas deverão tirar nem que seja uma nota de 100 Mt para irem entregar ao Pai biológico para seguir a nossa tradição. Se isto nao acontecer poderá vir a experimentar varias dificuldades no lar. Esta eh a nossa realidade diferente daquela que muitos assistem na novela. Portanto nao mande passear a ninguém converse com os seus pais adoptivos e mais tarde procure juntar os 4 para se resolver o problema.

  • Naftal Justino Magombe Zinha, nao menosprezo nenhum dos conselhos dados mas entenda uma coisa. Por mim foi bom ter conhecido seu pai biologico por que isso faz parte de sua vida mas nao acredito que seja o problema de nao se ter seguido as tradicoes que estas tendo problemas na sua vida ja com 29 anos ou seja descobriste isso ha bem pouco tempo. Os seus pais adoptivos nao lhe roubaram, foi a partir de um consentimento que foi viver e crescer com eles. Pelo sinal do que conta, nao teve problemas tanto de saude como de tratamento e, coisa rara conseguiram lhe escolarizar. Por que nesse tempo todo as origens nao lhe criaram problemas? O nao dar certo nas suas duas relacoes ou promessas de casamento, considero facto comum, que acontece mesmo com aquelas que saiem de suas proprias familias de origem e, depois, as coisas se acertam. Os seus pais adoptivos ja conhecem os seus defeitos, suas fraquezas e seus pontos fortes dai melhor lhe podem compreender do mesmo jeito que isso 'e de si para com eles. Voltar a nascer, mamar e crescer de novo com 29 anos, com novos parentes, nao imagino que isso seja algo facil e que lhe possa trazer sucesso como se espera. Seguir literalmente tradicoes do jeito como se fala, entendo que a familia adoptiva venha tambem a cobrar sua parte, nao somente seus proprios pais adoptivos por que a lei os protege, como tambem questoes espirituais, se assim seguirmos essa linha de pensamento porque protegeram a si como filha de casa e, depois de ter ganho um certo patamar ja diz que nao lhe prestam seguranca. Foi meu ponto de vista, fique calma e decida sem emocoes.

  • Ermelindo Humberto Olha comparsas ta-se tratando de vida real e k cada um coloke esta situaçao em seu lugar. Ca dê os pais desde entao?
    So agora k reconhecem a filha pk tem alguma posiçao social?
    Kem fe-la xegar?
    Eles so nasceram a ela e abandonaram. Isto em condiçoes normais seria um "aborto",passem o termo.
    Olha! Colhas as sensibilidades e tomes atitudes k nao possam te decepcionar. Bowa sorte.

  • Gérsia Ricardo Ermelindo ta claro que a zinha quer cuspir no prato onde comeu mas sabias palavras as tuas ela pode se dcepcionar por causa dem um tituluzito filha de tu nao es nada o teu pai e que è.

  • Tome Felimone Zuro Boa noite amigos de Madrugada amiga, o caso da Zinha temos que o ver, analisar e tentarmos ponderar certo tipo de atitudes, que por ventura possam magoar as partes intervenientes, o caso dos pais adoptivos, eu julgo que a Zinha deveria falar com a Mãe adoptiva, dizendo toda a verdade que ouviu e como ela ouviu, assim a julgo que a Mães adoptiva não terá receio em abrir o jogo a ela e contar como ela chegou a ser filha deles, daí julgo que seria prudente da parte da mãe adoptiva mandar chamar a Mãe biologica e o Pai biologico a fim de apresentarem a filha, isto pelo menos poderia aliviar o sofrimento da Zinha, agora ficando se roendo por dentro não traz desfecho nemhum para o caso, ir ter directamente com o Pai biologico sozinha julgo que não é solução, se ele for mal educado pode te rejeitar e vc ira sofrer muito mais, com os seus Pais adoptivos vc ja é feliz, a penas queres saber as tuas verdadeiras origens, por isso essa é a minha opinião.

  • Ermelindo Humberto Tow grato Gérsia pela sensibilidade.
    Estas coisas provocam maldiçao. E maldiçao é mais k bruxaria.
    K a Zinha saiba assegurar-se.

  • Ivo Lino olha zinha a aconselho lhe k prmeiro fale cm seus pais adptivos antes d + nada pa ouvirs a versao dels pk dependendo d tudo eles merecem maior respeito pk os biológics se t percisassem n fariam o k fizerm.bo sorte.

  • Ermelindo Humberto I agree totaly with your opinion my bro!
    Zinha must respecu the adoptive parents. It will make she wanna.

  • Jaime Honwana Boatarde Zinha hasd vencer, logo k se fazer essa tradição, e apresentarem te a sua legítima família! Mas sempre ñ te xqueça dos pais adoptivos, pós eles foram muito importantes pra tí! Caso complicado, mas tem saída! Boa sorte.

  • José Vilas Olha Zinha, somos afrikanos e devemos aceitar noxas realidades. O ideal será conhecer a familia dos seus pais para o seu bem nao obstante, respeita os seus pais adoptivos pois foram eles que te fizeram pessoa. . . , tudo o que é voce hoje, foi graxas a eles. muita sorte nesse mistério.

  • Antoninos Intimane boa tard meus novos amigos, focalizando o ponto, Zinha é mulher de coragem e certament deixou claro k o k pretend nao é dscutir e nem priozar paternidad+sim dar uma orientaçao a sua vida, superando esse milando; na verdad reunirse com pais biologicos materialment nao altera nada; sim ela sai a ganhar, tipo, missao cumprida, nao virando costas a ninguem,quem cometeu erros neste processo" nao cabe a Zinha o poder de julgar ca naterra.

  • Marto Julio Zinha, esta situacao e muito dificil de acreditar. Mas assim que e real, tenta encarar tudo o que vier com muita paciencia. E nossa realidade. O peso e saber depois de duas decadas, mas em fim, resolva duma maneira sabia sem magoas.

  • Marthellos Dos Santos O teu caso è chocante mas entrega tudo a adeus pois a boa resposta terás.

  • Édel Munguambe Puto Edel Boa noite amigos/as do programa M.A. Este caso me deixa preocupante, Zinha tens toda razao nunca teras sucessos em caso d viveres sem entender da sua origem, tens k se preocupar tanto so assim k teras alivio moralmente.

  • Januario Joao Dias Zinha,realmente é triste,mas procura resolver de um bom modo,nunca abandonas os teus pais adoptivo porq achos k ja t deram tdos paxos da vida.va atraz dos teus pais biologicos de modo a tratarem oque te afecta.boa sorte.

  • Adelaide Jemusse Zinha, continue respeitar ox teux paix adoptivos, graças a eles es akilo k es hoje. Coragem mnha irmã.

  • Khofi Zavala Subescrevo na totalidade a opinião do Naftal. Como escrevi no anterior comentário, a pesso é salva pela sua fé, mas Zinha, a tua fé não deve ser cega. Tudo pode ser conectado assim como pode ser dsconectado. Acho que a tua vida ficará mais dificil agora que tens esta boa/má noticia de pais BIO e SOC. Ganha calma e cuidas-te para não te perderes pelos nossos conselhos exagerados e teóricos. Imagina a tua vida antes, verás que não houve nenhuma cerimónia do teu pai Bio(B) mas tas viva e és formada. Não é isso que vai trazer o sussego em tua vida, mas sim conversando continuamente contigo mesmo e com todos os teus pais. Bjs de boa sorte.

  • Laurinda Coroco Realmente va atraz dos teus pais verdadeiro pcura saber tua origem tens esse direito.mais nao esqueça d teus pais adpatados porque eles ti fizeram a mulher que es hoge.

  • Redy Lydya Tamele Nha kerida, foste corajosa parabens. Agora exa tua mae... À tua familia biologica tenta seguir tdo k for preciso reconhecer eh sempre bom, tdo ja comexou n pds ter medo d terminar sabes. Abra o jogo a familia adoptiva e sê feliz. Bj boa sorte.

  • Augusto Mabaquisse Chambule Ola. Acho k deves falar com tua mae adotiva sobre o k sabes e procuere fazer com a mae adptiva e a biologica compartilhem o seu amor pois as duas merecem. Nao vale apenas semear vento nas duas familias pois ate aki aparentemente elas se entendem perfeitamente na sua inocencia.procure as razoes da tomada dessa decisao e assim teras a sua mente limpa. Talvez vai fortificar a amizade ja existente e saiba k as duas sao suas maes.

  • João Manuel Gande Kreva minha amiga ainda bem o seu comentario é historia da semana é seguinte meu nome podem mim chamar de joão manuel gande eu tenho 21 anos e nao conheço o meu pai quando eu digo mae tou apedir mim motrar o meu pai ela zanga comigo ate ja é de abito ja nao falo com ela sobre esse asunto.mas sempre mim doe quando mim lenbro disso.mas pai é pai um dia vou liconhecer mesmo sem ajuda da minha mae.amiga vai na verdad o silencio fala ta.com calma.tu comessaste bem.

  • João Manuel Gande Kreva minha amiga ainda bem o seu comentario é historia da semana é seguinte meu nome podem mim chamar de joão manuel gande eu tenho 21 anos e nao conheço o meu pai quando eu digo mae tou apedir mim motrar o meu pai ela zanga comigo ate ja é de abito ja nao falo com ela sobre esse asunto.mas sempre mim doe quando mim lenbro disso.mas pai é pai um dia vou liconhecer mesmo sem ajuda da minha mae.amiga vai na verdad o silencio fala ta.com calma.tu comessaste bem.

  • Moises De Azevedo Oi, o gene familia tem 2prte nao ha como, pai e pai biologico.

  • Moises De Azevedo Oi, o gene familia tem 2prte nao ha como, pai e pai biologico.

  • Higino Mabalene Oi zinha, se tua felicidad depend d juntares as duas familias e contares uki sabes faxa-o, mas è nenhum momento deves dsprezar uma das partes. Sucessos.

  • Suzana Marta Dunda Tenta cnversar cm os seus pais adoptivos antes k saibam cm secundários e lembre s k.PAI É AKELE K CRIA N K GERA.

  • Suzana Marta Dunda Tenta cnversar cm os seus pais adoptivos antes k saibam cm secundários e lembre s k.PAI É AKELE K CRIA N K GERA.

  • Varlido Jorge Mahoche É simples kerida, senta com eles e diga lhes que ja sabs da verdade e concerteza eles terao muito que t explicar...mais porfavor, ñ julgues a ninguém, eles tiveram seus motivos para agirem desta forma, o interessante é k agora és rica, tes duas mais e dois pais. TENHA ENCONTRADO CORAGEM.

  • Dino Manuel Bem eu penso k começares por falar do caso podera criar transtornos uma vez k nunca te trataram mal,mas também um dia k houver um problema com eles(k adoptaram) nao corra logo na imaginaçao d k n sao pais biologics, algo important é k:te criaram ate hoje!

  • Elso Carlitos ja que a mana zinha dicidiu procurar os pais biologico acho que deve ir em frente, tente conversar com os teus pais adoptivos sobre a tua situacao social, trate os com respeito se eles te amam de verdade vao entender a tua situacao e vao te apoiar.

  • Celso Luis Mavie esa e uma situacao dificil, mas uma forma bem sultil de comecar a conversa e falar com a tua mae adotiva, pois ela tera uma sugestao para colocar todo em pratos limpos. e lembrece pai e kem cria, mas kem te protege e dita a tua sorte e kem gera. FORCA AI!

  • João Chibielo Ola zinha prociga com as descobertas , mas não te eskeça kuantos filhos são criados com pais ditos biológicos mas k as mães nunca declararam os como adoptivos ( há um ditado k dz quem conhece o pai verdadeiro de um filho é a mãe).

  • James Changule Amiga, axim q o seu pai biologico tomou conhecimento melhor ganhar coragem e falar cm os seus pais adoptivos mas sem os amagoar. A sua maê biologica, axo q ela nunca ganhou coragem d abrir o jogo mas tenta lhe perdoar. Força amiga!

  • Chandinho Mize ola querida espero apos teres conhecido seu pai biologico te sentes feliz procure avisar a familia.

  • Fina Muianga OlA zinha estas numa situação muito difícil tens que usar a cabeça de modo que ninguém saía ferido e sem esquecer que a tu felecidade depende d teu pai biológico conversa com a tu mama que tudo vai dar certo força irmã.

  • Salimo Alberto Huo bom dia zinha, que situacao tao triste viver tanto sem as verdades, mas o k deves fazer e d continuar a investigar cm vizinho sobre as verdads ate cm sua mae biologica, cm o dna deu positivo melhor ainda, pork d verdade so vais viver bem junto d seus pais biologicos, vai em frente has d consiguir.

  • Salomao Moiane Olha, a sua adopção deve não ter seguido os tramites legias como está preconizado. Isto é no momento não houve nenhuma lei que te protegia muito menos que obrigasse aos teus, já agora, pais adoptivos. Pois, se isso tivesse acontecido já devierias saber de toda a verdade que te é de direito.

    Não é o momento de procurar culpados pois o tempo "bazou" e isto te atrasou. Somos africanos e em nenhum momento devemos ignorar isto. Podemos nos esconder por de trás da verdade mas que um dia poderá vir à tona. E para si foi muito cedo graças a Deus.

    Pelo que entendi, nenhum dos que tinham a verdade logo à "Priori" quis revelar-lhe logo, sou de opinião que a quem precisa da felicidade e você oh Zinha, portanto, tem que tomar a coragem e fazer o que deve ser. Pois, se continuar a fazer na clandestinidade você vai magoar sem perdão aos que lhe amaram e lhe amam sem reservas. Tem garantir esse amor para sempre.

    Eu creio que os seus "pais" não tiveram orientação legal no momento da adopção pois sempre aconselha-se que toda a criaça adopta deve saber da verdade a uma certa idade e a Zinha já não é criança já deveria saber disso.

    A sua mãe biológica por lei tem razão de não se meter pois se não atrapalharia a sua relação com os seus "pais", eles é que tinha o dever de lhe contar a verdade e não fizeram faça já agora pois isso far-lhe-á muito bem verá.

    Tenho muito a dizer sobre este assunto pois encaro muitas destas situações deste tipo e isso dói para as pessoas que descobrem isso. É triste ser adoptada enquanto tem pais ou mesmo família que lhe pode TUTELAR.

  • Samuel Siucha Minha amg sig cm o procenso mx 1 fala bm c .cm teu pai ate ds outr d fora saibam d vrdade dai ele cm pai vai t dar ideia.

  • Samuel Siucha Minha amg sig cm o procenso mx 1 fala bm c .cm teu pai ate ds outr d fora saibam d vrdade dai ele cm pai vai t dar ideia.

  • Samuel Siucha Minha amg sig cm o procenso mx 1 fala bm c .cm teu pai ate ds outr d fora saibam d vrdade dai ele cm pai vai t dar ideia.

  • Fernando Nhausse Minha amiga vai com calma e conta tud a tua mae adoptivo pois ela é tud pra si da mesma forma como contou seu pai biologico e de como as meninas contam as maes sobre adolescencia é da forma como dev fazer. A sua mae nao tev coragem mas é sua mesmo ela dev ser perdoad.

  • Bernabe Zandamela Porqe èq os teus namordados sempre dizem pa tu resolveres o teu problema familiar antes d cazarem?ixo so prova q eles extao enterexados nas poxes q teu pai biolgc tem,tua familia èaq t criou e te amou cmo filha tu nunca dveias tr prcurado t pai biolg.

  • Benny Xerinda Minha irma ja foste longe e deste passo importante isso vai doer pra alguns mas nao preciza continuar "infeliz" abra s com seus pais adptivos e diz o sabes!

  • Edmilson Mocola Olha agora nao tem mais volta, tens q ir ate ao final. A tua felicidad é q conta, mas sobre tudo tu tens o direito d saber quem te trouxe neste mundo.

  • Gildo Afonso Namagoa Mana, ja que os seu pais existem e estao vivo, e agora queres se entegrar na sua propria familia,isto é biologica: eu lhe aconselho a falar como o seu pai biologico demodo a seguir os parametros legais para voltares a sua familia.
    sua mãe,pode não lhe dar todo carinho do mundo porque ela esta sofrendo pelo que fez.somos humanos,ela não queria te faser sofrer. por esta razão pereferio lhe entregar nas mãos dos que no tempo estavam com melhores condiçoes para lhe adoptar.
     

  • Fracio Rondinho Zinha ergue a cabexa e perdoa aos seus pais biologicos dpos manda reunir para irem ter cm a familia k t cuidou ate entao.cumpra cm tdos rituais e volt a ser felz.tnho certeza k fkast muito decepcionada cm a hstoria mas e' natural.faxa oq a maioria t recomenda.abraxos e muita corag.

  • Fracio Rondinho Dscobri agora k repet muitas vezes o mesmo comentario.a red xtava a falhar.dsculp.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Alberto Valoi A cosmovisao varia por pessoa. pra mim a solucao dos seus nao esta no pai biologio, mas em Deus. entregue tudo a ele.

  • Zefaniascuamba Bernardo Ela deve entender - se com os pais.
  •  

  • Manuel António Mussaba Ela tem que se abrir com os pais de criação, creio que eles vao ajudar muito nesta situação.

  • Evaristo Macauzee Macauzee Bom dia madrugada amiga e em especial a Zinha!
    Olha, a tua situacao e' bastante complicada... Mas uma coisa tenha certeza! Tens direito de saber a verdade, pelo que entendo parece que os teu pais de criacao nao pretendem dizer a verdade... E o tempo esta a correr, a tua mae biologica manteve se calada por algum motivo que eu nao quero a condenar... Bj doce
    .

  • Manuel Mabunda E arrajar uma pessoa mais proxima da familia explicar toda situacao.

  • Santos Angelo Bonde mais otraves olha umaves elis erao jove porfalta d comdiÇos devis coprieder.devis ovir os teus pais adotivos pos fizerao muito. devem negociar.

  • Arcenia Mapengo Arcenia Mapengo Pai nao akele k nos nasceu,akele k nos da amor ,carinho e afecto...Tudo bem Zinha,entendo k doi viver sem saber a verdade e descobrir mais tarde,esta na hora de ganhares coragem e falar com os seus pais adoptivos.Procure uma pessoa proxima de ti e mais velha e aborda o assunto...Nao vais viver de maos atadas e infeliz porke nao keres k eles saibam,luta pela sua liberdade e pelo seu futuro.

  • João Baptista S. Gimo Boa noite Madrugada Amiga! Em primeiro tenho que agradecer pela existência desse programa que traz-nos historia interessantes e grandes lições da vida. Em segundo lugar, acompanhei atentamente o programa na madrugada de hoje (Quarta-Feira, 20/02/13), no horário habitual entre 2 as 3 horas, gostei da contribuições dos ouvintes, tentando ajudar a amiga Zinha, que actualmente tem 29 anos e descobre que os pais que vive com ela são adoptivos. Muito complicado, já ouvi muitos casos semelhantes desses, de pais que assumem paternidade por várias razoes entre eles culturais, conflitos familiares como divorcio e abandono. Alguém com coragem e boa-fé assumem este papel é de louvar estas pessoas, que salvam vidas de pessoas abandonadas ainda criança e inocentes. Na verdade, apoiando-me num dos ouvintes, ela (Zinha) deve ter coragem e bons modos de apresentar o que ela já sabe aos pais adoptivo, gostei o comportamento amável do pai biológico na recepção da filha e aceitação dos testes de DNA. Agora falta abertura da mãe biológica espero que facilite a recepção da moça que esta chocado com a situação. Estou certo, que há necessidade profundas análises sociológicas e antropológicas desse caso.

  • Zito Tive Bom dia, gente da madrugada. Antes parabenizar a sua Mae progenitora pela atitude, imagine se ela tive ti abortada, ou ti jogar n vala de drenagem ou... Maes assim fzem falta a sociedade. Segundo acho que a sua Mae adoptiva não agiu de boa forma ao comentar essa situação com a irma, isto prque antes houve um acordo no sentido de não denunciar o facto e aonde que aquele segredo passa para outrem ja deixar de ser singilo no seio da familia. parabens por teres compartilho a essa familia que ti criou tudo de bom, e como se diz o melhor marido para uma mulher é a Escola, e optas por e não em brincadeiras que não posso sintar. Agora quanto ao teu pai progenitor não sei se ficaste satisfeita com a resposta dele, porque para mim é um daqueles que engravidas as mulheres e depois manda a namorada tirar ou quando não é satisfeito decide por nada sumir do mapa e como se nada aconteceu e por culpa deste tipo de homeem que ta cheio de crianças da rua no pais. Bom quanto a sua preocupação e o que entendi é que tens problemas com os relacionamentos por culpa da familia e o teu progenitor quer juntar a familia, para lhe aprersentar a familia. Entao e simples é so ele por enquanto apresentar a familia dele atraves da cermonia nossa africana kupalha e apresntar te aos defuntos e que tirem a má sorte que ti pressegue, ou procura a sua mae(progenitora) como confidente alegando que não tenho sorte veras o que ela vai te acontecelhar(Como amiga). Lembre-se que ao procurar a sorte pode aumentar o azar. fui ate la.

  • Paulino Jaime Boanoite.aconselho para nao preciptar com o caso.pois se nao vai se prejudicar na vida.respeite em grande os pais adoptados.nao é facel criar algem.mas deve deixar tudo ao criterio do pai biologico pa negociaçao na familia.embora seja perigoso pa ti se nao...mores.abraços.

  • Dionisio Sabonete Sei K E Muito Delicado Ok Stas A Passar Mas Eu Acmselho Te A Falares A Verdad Ao Teu Pais Adoptivos Ainda K Crie Um Pouco D Confusao Mas Vai Te Valer Apena Pork Assim Cmo Sofrest Ao Sabrs A Verdad Eles Tambm Vao Sentir_se Muito Mal Ao Sabrem K Tomast Uma Decisao dest Sem Lhes Comunicar_lhes Lembre Se K Apsar D Tudo Eles (os Pais adoptiv) Te Criao Ate Chegares A Sta Faze...coragem...coragem E Tenha Fe Em Deus K Tudo Vai Dar Certo.

  • Jose Pedro Pagula Oi zinha td bem pra mim a soluçao è enfrentar a tds p podr resolver d uma vez pr todas os seus prblms força.

  • Bento Jose Afonso zinha enfrente a todos venha o k vier tú ñ vais parar a sua vida sentimental ta em jogo ñ se xqueça nunca conseguiremos agradar a todos força.

  • Bento Jose Afonso a situação quando é delicada enfrentemos d cabeça erguida só assim venceremos os obustáculos mana força.

  • Chanalde Andrade Boa noite MA ,o programa é excepcional e está a ajudar bastante.Escuto daqui em Guro/Manica. Indo ao assunto afirmo ser delicado visto que a minha amiga ficou a saber dum assunto que nao devia saber porque cria muita confusao nas pessoas,mas eu aconselharia a ela que nao se precipitasse visto que os verdadeiros pais sao os que fizeram crescer, esses biologicos só poderao lhe criar problemas ou mesmo se aproveitarem do seu salario e mais nada. Vive a vida onde cresceste o resto sao problemas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excellent beat ! I would like to apprentice while you amend your web site, how can
i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal.
I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

Review my website - magic flight launch box

Anónimo disse...

Great beat ! I would like to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for
a weblog web site? The account helped me a appropriate deal.
I were tiny bit acquainted of this your broadcast provided
vibrant transparent concept

Feel free to visit my blog; volcano vaporizer review

Anónimo disse...

It's amazing for me to have a web page, which is useful in favor of my experience. thanks admin

Also visit my blog post: volcano vaporizer review