quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sete Papas que definitivamente não foram santos

Sete Papas que definitivamente não foram santos
E-mailImprimirPDF
Embora, para os cristãos, só Jesus tenha sido perfeito na Terra, e apesar de ninguém esperar que os papas sejam absolutos santos, algumas histórias envolvendo amantes, crimes e festas no Vaticano parecem profanas demais para ser verdade. Confira sete escândalos de papas corruptos que deixaram as suas marcas de maneiras não muito agradáveis. Confira
Papa-clemente-setimo7) PAPA CLEMENTE VII (1523-1534): Apesar de ser indiferente à Reforma Protestante (um movimento de reforma na Europa, no qual várias denominações se separaram da Igreja Católica), o papa Clemente VII ficou mais conhecido por outro motivo: estava sempre disposto a mudar o seu ponto de vista político para coincidir com o de quem tinha mais poder e riqueza num determinado momento. Ele trafegou entre alianças com a França, a Espanha e a Alemanha, embora tenha se inclinado para as forças políticas francesas antes da sua morte em 1534 (ele faleceu “misteriosamente” depois de comer um cogumelo venenoso). Como resultado da sua fidelidade oscilante, os seus críticos, como Carlos V, o compararam a um pastor que tinha fugido do seu rebanho para retornar como um lobo.
Papa-leao6) PAPA LEÃO X (1513-1521): O Papa Leão X era estritamente contra a Reforma Protestante, movimento inspirado pelo argumento de Martinho Lutero contra os métodos inescrupulosos da igreja para arrecadar fundos baseados no medo das pessoas de não ir para o paraíso. O Papa Leão X não só permitia, como incentivava os fiéis a pagarem pelos seus pecados – literalmente. O líder religioso colocava preços nos pecados dos outros e obrigava-os a dar-lhe dinheiro em troca da sua absolvição. E sim, ameaçava os fiéis de que as suas almas não seriam capazes de entrar no céu, se eles não pagassem por pecados como crimes de assassinato, incesto e roubo.
5) PAPA JÚLIO II (1503-1513): Apesar do juramento do clero de celibato sagrado, Júlio alegadamente tinha várias amantes e, pelo menos, uma filha ilegítima (algumas fontes indicam que ele tinha duas outras filhas, que morreram durante a infância). Em 1511, o conselho fez acusações de actos sexuais indecentes contra ele, alegando que ele era “um vergonhoso sodomita coberto de úlceras”. Embora fosse um fã de artes e esculturas antigas, Júlio também teria forçado Michelangelo a concluir a Capela Sistina antes do tempo que o artista pediu. Segundo registos, Michelangelo nunca chegou a terminar o túmulo do papa Júlio, após ele ter morrido.
4) PAPA ALEXANDRE VI (1492-1503): Não somente o papa Júlio II era um “suposto” clérigo celibatário. Alexandre VI também teve várias amantes, incluindo Giulia Farnese (conhecida como Júlia, a Bela), e teve numerosos filhos ilegítimos com a antiga amante Vannozza dei Cattani (que era casada na época). Os seus caminhos hedonistas eram tão descarados que, mesmo com o crime e a violência tomando as ruas de Roma, o papa ocupou-se com comédias, banquetes pródigos e bailes – todos pagos com fundos da igreja católica. A sua vida de playboy não para por aí: surgiram até mesmo boatos de que o papa organizava orgias.
Papa-bento3) PAPA BENTO IX (1032-1048): Tal papa foi tamanha calamidade que outros religiosos não pouparam críticas severas à figura. Bento IX ganhou poder e riqueza numa idade precoce, aos 20 anos, como resultado de laços da sua família com a igreja. Ele herdou o título de papa por ser sobrinho do papa João XIX. Ele rapidamente desenvolveu uma imagem de “cruel e imoral”. O Papa Victor III escreveu que Bento IX cometia “estupros, assassinatos e outros actos indescritíveis. A sua vida como papa foi tão vil, tão má, tão execrável, que eu estremeço só de pensar nisso”. São Pedro Damião tinha coisas similares a dizer de Bento IX, descrevendo-o como “banquete de imoralidade” e “um demônio do inferno sob o disfarce de um padre”, que organizava orgias patrocinadas pela igreja e participava regularmente em bestialidades. No seu último acto de corrupção como papa, Bento IX decidiu que queria casar-se, e vendeu o seu título para seu padrinho por 680 kg de ouro.
2) PAPA JOÃO XII (955-964): Alcançando o título de Papa aos 18 anos, João XII foi rapidamente considerado preguiçoso e infantil. Acusações mais severas partiram dos seus críticos que eram sacerdotes e autoridades religiosas. Líderes da igreja disseram que ele invocava demônios, assassinava e mutilava vários homens, incendiava casas, e participava em jogos de azar. Também afirmaram que ele “transformou o palácio papal num bordel”, cometendo adultério com muitas mulheres, além de duas viúvas, a sua própria sobrinha e a namorada do seu pai. O seu reinado como papa terminou nos seus 20 e poucos anos, quando ele morreu de um derrame, enquanto estava supostamente na cama com uma mulher casada.
Papa-estevao1) PAPA ESTEVÃO VI (896-897): Esta talvez seja a história mais macabra desta lista. Provavelmente o mais desequilibrado de todos, o papa Estevão VI queria a todo o custo vingar-se do seu predecessor, o papa Formoso, por achar que tinha sido injustiçado por ele. Porém, o seu inimigo já estava morto. Estevão então ordenou que o cadáver de nove meses fosse exumado, vestido com vestes sagradas papais e apoiado num trono para ser julgado pelos seus crimes. Um diácono respondeu em nome do falecido. Estevão enfureceu-se e jorrou acusações no defunto, por achar que ele recebeu injustamente o título de papa. O cadáver perdeu o julgamento, e Estevão declarou que ele foi um papa vazio. Ele, então, cortou os seus três dedos usados para dar bênçãos e ordenou que o corpo fosse retirado das suas vestes e despejado num cemitério para estrangeiros. Logo após esse episódio, um terramoto atingiu Roma, destruindo a basílica papal. O cadáver foi desenterrado mais uma vez, e atirado num rio. Algumas pessoas compassivas o “pescaram” e deram a Formoso um enterro mais adequado. No entanto, o julgamento macabro voltou a assombrar Estevão, pois os danos do terramoto foram tomados como um sinal de Deus. Tumultos e multidões que apoiavam Formoso prenderam Estevão num calabouço, onde mais tarde ele foi encontrado estrangulado até a morte.

3 comentários:

Anónimo disse...

Thanks for the strategies you have discussed here. On top of that, I believe usually there are some factors that keep your car insurance premium down.
One is, to take into account buying automobiles that are in the good
list of car insurance providers. Cars which are expensive tend to
be more at risk of being stolen. Aside from that insurance coverage is also using the value of your car, so the
more pricey it is, then the higher this premium
you have to pay.

Here is my page; Free dating site

Anónimo disse...

Undeniably believe that that you said. Your favorite
justification appeared to be at the net the simplest
factor to keep in mind of. I say to you, I certainly get irked
whilst people consider worries that they plainly don't recognize about. You managed to hit the nail upon the top and also outlined out the whole thing with no need side-effects , other people could take a signal. Will probably be back to ge

Also visit my weblog ... free adult dating sites *forum.websound.ru*

Anónimo disse...

Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources
back to your blog? My blog is in the very same niche as yours and my visitors would genuinely benefit from a lot of the information you present
here. Please let me know if this alright with you.
Regards!

Here is my web page: adult sexual facebook