domingo, 17 de fevereiro de 2013

Consulado britânico declina visto a Bento Bento .

 

Lisboa – Circula em meios políticos em Luanda, informações de difícil reconfirmação, segundo as quais o consulado britânico na capital angolana teria, num passado recente, declinado a emissão de um visto de visita ao dirigente do MPLA, Bento Francisco Bento.
Fonte: Club-k.net
Proferiu acusações contra Inglaterra
Nos mesmos meios, onde o assunto é objecto de analise, associam a acção do consulado britânico como uma retaliação ou declaração de “persona non grata” em função de um discurso proferido por Bento Bento, em Março, de 2011, na cidadela em que acusou centrais de inteligência ocidentais com realce, a Inglaterra de apoiarem grupos internos para destabilizar e derrubar o poder do presidente José Eduardo dos Santos.

“Na sequência do que esta a acontecer nos países árabes, Egipto, Tunísia e agora a Líbia, um grupo de angolanos que se dizem 'mãos limpas', os melhores, os mais patriotas, com apoio de alguns grupos de pressão de alguns países, nomeadamente Portugal, França, Itália, Bélgica e alguns sectores ligados à Grã-Bretanha e Alemanha, puseram em marcha um verdadeiro plano contra a República de Angola contra o MPLA e principalmente contra o Presidente José Eduardo dos Santos", declarou Bento Bento, na altura.

A Inglaterra é dos poucos países europeus que para entrada no seu territórios requerem aos interessados a emissão de um visto de entrada em passaportes diplomáticos. Tem igualmente a reputação de conservadores e ao mesmo tempo retaliadores. Num passado distante, o consulado britânico em Luanda teria igualmente recusado visto a uma filha do político do MPLA, João Lourenço e de dois filhos do então PCA da Sonangol, Manuel Vicente.

Trata-se de um país, onde a maior parte dos dirigentes do regime angolano (Fernando da Piedade Dias dos Santos, Afonso Mbinda, Roberto de Almeida, Manuel Vicente e etc) deslocam-se com freqüência para tratamento medico. Embora, Bento Bento tem o Brasil como país de eleição para as suas consultas medicas são escassas as informações que indicam que pretendia pesquisar outras clinicas em Londres ou apenas efectuar uma visita de caracter turístico.

Sem comentários: