quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

'Prisioneiro X' enforcou-se com lençol - Globo - DN

'Prisioneiro X' enforcou-se com lençol

por Elisabete SilvaOntem6 comentários
'Prisioneiro X' enforcou-se com lençol
Israel revelou parte do processo sobre a morte de Ben Zygier, conhecido como "Prisioneiro X". O tribunal ordenou o levantamento parcial do secretismo a que foi sujeita a morte e detenção de Ben Zygier.
O relatório diz que o australiano (que também tinha a nacionalidade israelita) foi encontrado enforcado com um lençol preso na janela da casa de banho da cela onde estava detido, em dezembro de 2010.
Esta revelação surge após as suspeitas lançadas pelos media australianos que Zygier não teria cometido suicídio. No entanto, os israelitas continuam sem confirmar a identidade do "Prisioneiro X", que foi revelada pelos media australianos. Por explicar continuam também as razões que levaram à detenção de Ben Zygier em fevereiro de 2010.
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, considera que não poderia ter sido apenas a suspeita de que Zygier - que foi para Israel em 2000 e terá sido recrutado pela Mossad, os serviços secretos israelitas - estaria a passar informação aos serviços secretos australianos a razão para a prisão do australiano, que tinha 34 anos quando faleceu. "Suspeito que seja algo mais grave", disse, citado pelo Jerusalem Post.
Na Austrália foram publicadas notícias que davam conta que Zygier estaria a passar informação sobre operações secretas da Mossad, incluindo uma missão "top-secret" em Itália, que terá demorado anos a ser preparada.
Há uma semana, a televisão australiana ABC News transmitiu a reportagem que fez o Governo israelita admitir a existência deste "Prisioneiro X", cujo nome não era sequer conhecido pelos guardas prisionais de Ayalon, em Telavive. Ben Zygier estava preso na única cela da Unidade 15 (que se chama precisamente "Prisioneiro X", da prisão Ayalon, construída propositadamente para o assassino do antigo primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin).
 

Sem comentários: