quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rússia celebra aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista: Voz da Rússia

9.05.2013, 12:00, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
vitória, túmulo do Soldado Desconhecido
RIA Novosti

A Rússia e muitos outros países estão celebrando os 68 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Por ela foi pago um preço enorme: milhões de soldados, mas ainda mais civis foram mortos por bombas, de doenças, de fome, foram torturados em campos de concentração. A enorme máquina nazista foi parada e destruída. Soldados de diferentes nacionalidades lutaram lado a lado e venceram. Os povos da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e outras repúblicas da União Soviética, que perderam nesta batalha 27 milhões de seus filhos e filhas, deram uma contribuição inestimável para a vitória comum. Na guerra intensa contra as hordas de Hitler eles não só defenderam a sua pátria, mas também libertaram muitos países da Europa.
Nós nunca vamos esquecer que povos de outros países da coalizão anti-Hitler também fizeram uma contribuição significativa para a vitória: os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, mais de 50 países no total. Como resultado geral de seu esforço sem precedentes, em Berlim foi assinada a rendição incondicional da Alemanha nazista. E agora, já pela 68a vez, neste dia de libertação, o mundo homenageia os veteranos da frente e retaguarda, que conquistaram a Grande Vitória, homenageia os soldados que morreram no campo de batalha, e os civis.
Na Rússia não existe família que não tenha perdido parentes na guerra. Não existe casa que não tivesse sido tocada pela mágoa. Neste dia, lembramos aqueles que lutaram contra o inimigo na linha de frente, que combateram em grupos guerrilheiros, que trabalharam na retaguarda – todos aqueles que deram a sua força, saúde e vida em nome da vitória.
Perante a memória daqueles que, em nome da nossa pátria comum – o planeta Terra, – deram as suas vidas para reforçar a fraternidade, o parentesco espiritual, tentaremos fazer realidade o sonho dos que morreram de uma simples felicidade humana para as gerações futuras.
Hoje prestamos homenagem e expressamos a nossa eterna gratidão a todos os que não retornaram da guerra. Em igrejas de muitos países do mundo, em todas as línguas são rezadas orações fúnebres. Elas podem ser diferentes em cada religião, mas o seu significado é um só: “Dá, Senhor, eterno descanso aos teus servos defuntos, que derramaram seu sangue e deram suas vidas no campo de batalha! Que a sua memória seja transmitida de geração em geração! Memória eterna!”

Sem comentários: