quinta-feira, 2 de maio de 2013

Morreu o sobrevivente mais velho dos campos de concentração

Leopold Engleitner tinha 107 anos (foto AP)
Morreu o sobrevivente mais velho dos campos de concentração
Por Redação

Leopold Engleitner, o mais velho sobrevivente do sexo masculino dos campos de concentração nazis, morreu aos 107 anos de idade, segundo anunciaram os meios de comunicação austríacos.

O austríaco morreu no dia 21 de abril, mas a sua morte foi apenas anunciada agora, de acordo com os seus desejos, disse o jornal Salzburger Nachrichten.

Engleitner, testemunha de Jeová, cuja vida foi documentada no livro e no filme «Unbroken Will», esteve preso nos campos de Buchenwald, Niederhagen e Ravensbrueck entre 1939 e 1943.

Quando foi libertado pesava apenas 28 quilogramas, sob a condição de que concordasse passar o resto da vida a trabalhar como operário sob um regime de escravatura.

Engleitner foi libertado do trabalho forçado pelas tropas norte-americanas, em 1946, após se esconder nas montanhas para escapar servir o exército alemão.

Após a guerra continuou o seu trabalho missionário, enquanto mantinha outros empregos, incluindo um período como vigia noturno numa fábrica de sabão. aos 107 anos, Engleitner morreu em casa, na companhia da família.

Alice Herz-Sommer, nascida em 1903, é considerada a mais velha sobrevivente de um campo de concentração viva.
16:34 - 02-05-2013

Sem comentários: