sexta-feira, 10 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 10 de Maio de 2013

Edição de 10 de Maio de 2013
Última Hora * Última Hora * Última Hora
Finalmente camarada Leopoldo desistiu!
2012 05 15 001
Maputo (Canalmoz) - Leopoldo da Costa acaba de apresentar uma carta à Assembleia da República a renunciar a sua candidatura à vogal da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Da Costa viu-se envolvido num escândalo que incluía a falsificação de assinaturas que suportavam a sua candidatura e a sua não pertença à sociedade civil.
  Negócio não está a ser lucrativo  
Rio Tinto anuncia redução de mão-de-obra em Moçambique
 
Maputo (Canalmoz) – A mineira anglo-australiana, Rio Tinto, vai reduzir a mão-de-obra em Moçambique, devido a perdas nas suas operações em 2012 e à previsão de um novo cenário negativo este ano, anunciou ontem em comunicado a empresa.
  Em Chifunde, província de Tete  
Descobertas cerca de 500 milhões de toneladas ferro
 
- Exploração poderá arrancar em 2016, ao cargo da empresa australiana, Capitol Resources
 
Maputo (Canalmoz) - Os primeiros resultados da pesquisa de ferro, no distrito de Chifunde (um dos distritos mais assolados pela fome), na província de Tete, indicam a existência de mais de quatrocentos e oitenta milhões de toneladas deste minério. São dados preliminares colhidos após o trabalho de prospecção em curso na região de Matsamba, perto de Ntchena, naquele distrito central da província de Tete.
  Ainda sobre o informe no Parlamento  
Oposição acusa PGR de ocultar informação sobre crimes de intolerância política 
 
2013 05 10 001
  Porta-voz do MDM, José de Sousa  
 
Maputo (Canalmoz) – Terminou o debate sobre o informe do procurador-Geral da República, sobre o estado da justiça e da legalidade no País, prestado à Assembleia da República. Na hora da avaliação, as bancadas da oposição uniram-se para acusar o Procurador-Geral, Augusto Paulino de ter ocultado estrategicamente informações sobre crimes que são cometidos por membros do partido Frelimo quando pautam pela intolerância política.
  Visita de David Simango  
População da KaTembe queixa-se dos mesmos problemas de sempre
 
2013 05 10 002
  David Simango, presidente do Conselho Municipal de Maputo  
 
Maputo (Canalmoz) – A população do distrito municipal da Katembe queixou-se da falta de água potável ao edil da capital, David Simango, que ontem visitou este distrito municipal. Esta é uma reclamação que desde o período em o edil era Eneas Ciomiche, os moradores da KaTembe vem sempre colocando.
Canal de opinião 
Por: Noé Nhantumbo
 
Urge colocar Procuradoria-Geral da República no seu lugar…
 
Beira (Canalmoz) - Os cidadãos moçambicanos estão deveras cansados de informes insonsos. O PGR já devia ter entendido que sua principal responsabilidade é defender a CRM. No seu trabalho importa mostrar equidistância em relação aos partidos políticos e demarcar sua acção de tal forma transmita sinais de imparcialidade visível para todos os actores.
Canal de cidadania
Legislação recente
Maputo (Canalmoz) – O Canalmoz, em parceria com a Pandorabox, disponibiliza a mais recente legislação e demais diplomas legais que entraram em vigor em todo o território moçambicano. Confira aqui:
Millennium bim promove mais uma campanha de segurança Rodoviária 
 
Maputo (Canalmoz) – No âmbito do seu programa de responsabilidade social “Mais Moçambique para Mim”O Millennium bim volta a promover a Campanha Nacional de Segurança Rodoviária, em parceria com a Polícia da Republica de Moçambique (PRM) – Departamento de Trânsito do Comando Geral da Polícia, com a Top Produções e este ano com a Seguradora Impar.
Dezenas de empresas expõem na  Feira da CADE
 
Maputo (Canalmoz) - Um total de 80 empresas, nacionais e estrangeiras, expõem seus produtos na 5ª edição da feira da educação que arrancou hoje em Maputo, organizada pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento (CADE).

Sem comentários: