domingo, 5 de maio de 2013

CanalMoz - Edição de 06 de Maio de 2013

Edição de 06 de Maio de 2013
Que foram detidos pela FIR em Chimoio
Polícia restitui à liberdade e legitima homens armados da Renamo
Maputo (Canalmoz) - Foram soltos “por ordens políticas superiores”, na noite da última sexta-feira, os 15 homens da guarda da Renamo, que haviam sido presos pela Polícia no passado dia 01 de Maio na cidade de Chimoio, província de Manica, quando integravam a escolta do secretário-geral daquele partido, Manuel Bissopo, de visita àquele ponto do País.
Reunião entre Governo e G19 marcada por críticas mútuas
Doadores voltam a clamar por crescimento inclusivo em Moçambique
Para além do crescimento inclusivo, o combate à corrupção, a gestão dos recursos naturais e o desenvolvimento dos recursos humanos são assuntos que mereceram destaque na intervenção do G19, na reunião do encerramento da revisão anual de 2013, realizada sexta-feira passada em Maputo
- O Governo, pela voz do ministro Aiuba Cuereneia, diz-se sufocado pelas constantes missões de avaliação dos doadores, feitas ao País…
Maputo (Canalmoz) Realizou-se na passada sexta-feira em Maputo a rotineira reunião da revisão anual entre o Governo e os doadores do G19 (países e instituições que financiam directamente o orçamento do Estado). O encontro foi marcado por críticas mútuas entre as duas partes, que, entretanto, se dizem dispostas a continuar a cooperar para o desenvolvimento de Moçambique.
Reacção à marcha de “luto”
Instituída equipa para averiguar preocupações de trabalhadores do Millennium bim
- Garantiu o PCE do banco, Manuel Duarte, em entrevista ao Canalmoz
2013 05 02 002
Maputo (Canalmoz) - Os funcionários do Millennium bim – o maior banco comercial do País, surpreenderam a todos ao marcharem, no dia 01 de Maio passado, com pano preto tapando a boca e uma mensagem que dizia: “Estamos de luto pelos (nossos) direitos mortos pelo patronato”.
Produzido na central de betão
Nuvem de cimento paralisa baixa de Maputo
Maputo (Canalmoz) – Uma nuvem de pó de cimento paralisou, na última sexta-feira, por algumas horas, o funcionamento de serviços na Avenida 25 de Setembro e Rua Alberto Massavanhane, na zona baixa da cidade de Maputo. O cimento é expelido pela chaminé da central de betão, montada na baixa para fornecer betão ao empreiteiro que está a construir o novo edifício do Banco de Moçambique.
“GOLO” completa 56 anos
Livro conta história da agência
Maputo (Canalmoz) – A “GOLO”, a agência de publicidade 100% moçambicana, comemorou neste dia 03 de Maio mais de meio século de vida. “Uma vida centrada no Pensamento Local e na história de Moçambique”, diz a agência.
Millennium bim simplifica e massifica serviços financeiros
Maputo (Canalmoz) - Um novo serviço financeiro foi lançado oficialmente na sexta-feira passada em Maputo pelo Banco Internacional de Moçambique – Millennium bim. Trata-se de “IZI Mobile Banking”, um serviço inovador através do qual os clientes do banco e outras pessoas interessadas passarão a fazer as suas transacções e operações bancários via telemóvel.

Em Moçambique

Criado instituto para gestão de recursos ambientais


O instituto denominado “Twin Institute UNU-FLORES de Maputo” vai actuar como centro regional de pesquisa e educação em gestão integrada dos recursos ambientais e é uma iniciativa pioneira a nível da África, sendo que o primeiro Instituto do género está na Alemanha, segundo informaram os responsáveis da criação do instituto


Maputo (Canalmoz) – Moçambique é um dos países que se depara com graves dificuldades de gestão de recursos ambientais, situação que resulta na destruição do meio ambiente, particularmente do ecossistema. Para colmatar esse problema, foi criado o Instituto para a Gestão Integrada de Materiais, Fluxos e Recursos, que deverá funcionar em parcerias com organismos estrangeiros para melhorar a gestão ambiental no País.
Samsung Galaxy S4 apresentado ao mercado
Maputo (Canalmoz) - A Samsung acaba de lançar, em Johannesburg, na África do Sul, o Samsung Galaxy S4, um “smartphone” inovador, desenvolvido para maximizar a satisfação da vida dos utilizadores, permitindo conexões reais com amigos e familiares.

Canal de Opinião

Por: António Kwaria


O Governo da Frelimo dirigido por Armando Guebuza tem alguma estratégia?


Estocolmo (Canalmoz) - Tenho pena daqueles que pensam que lançando conspiração contra a Renamo estarão a resolver os verdadeiros problemas de que ela se serve para obrigar o governo da Frelimo a ir para as conversações.
Em Maputo
Organizações da Sociedade Civil denunciam interferência política na selecção de membros para CNE
Afirmaram categoricamente que a candidatura de João Leopoldo da Costa, para além dela em si ser nula, é apenas parte do problema, porquanto a ONP já comunicou formalmente à Assembleia da República que não candidatou ninguém e a Presidente da ONP já deu disse publicamente que a ONP não propôs ninguém para os órgãos eleitorais. Sendo assim, todos os nomes avançados por quem se fez passar por representante da ONP, quer a nível das comissões provinciais, quer distritais, não se podem considerar candidatos. Citou-se o caso de Gaza em que todos os cinco membros da Comissão Provincial de Eleições pela sociedade civil saíram todos das listas forjadas em nome da ONP
Maputo (Canalmoz) – Diversas organizações da sociedade civil convocaram a imprensa na última sexta-feira, para denunciar aquilo a que chamam de excessiva interferência política na no processo de selecção dos membros da sociedade civil para a Comissão Nacional de Eleições, suas delegações provinciais e de distrito. Dizem que a fraudulenta candidatura de Leopoldo da Costa é apenas parte de todo um processo viciado, com o propósito de colocar nos órgãos eleitorais individualidades ligadas ao partido Frelimo.
Ninguém podia tolerar aquela arrogância do primeiro-ministro, Alberto Vaquina
Maputo (Canalmoz) – O “guebuzismo” que ameaça a estabilidade política em Moçambique chegou até a cidade de Roma, e a comunidade moçambicana residente na Itália manifestou expressamente que não estava disposta a tolerar tamanhas arrogância e presunção.

Sem comentários: