sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aberta mais uma frente de conflito em Manica

Aberta mais uma frente de conflito em Manica
Polícia prende 15 homens armados que garantiam segurança de Manuel Bissopo
“Dos homens detidos, seguranças do secretário-geral da Renamo que está de visita a Manica, foram apreendidas 7 armas AKM e 2 pistolas com 172 munições”, Comandante provincial da PRM, Francisco de Almeida
“Não reagimos pura e simplesmente porque não queríamos desestabilizar o dia dos trabalhadores em Chimoio, mas vamos responder em breve se isto permanecer assim”, Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo
2013 05 03 002
Chimoio (Canalmoz) - A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve em Chimoio 15 homens armados da Renamo que faziam parte do grupo de seguranças do secretário-geral do partido que se encontra de visita à província de Manica.
Segundo o comandante provincial da PRM em Manica, Francisco de Almeida, os seguranças de Manuel Bissopo foram detidos na noite da última quarta-feira, numa estância turística – na pensão da Cruz Vermelha – onde se encontrava hospedado o secretário-geral da Renamo, algures na cidade de Chimoio.
Tudo aconteceu num ambiente calmo sem agitação armada, nem pela parte da FIR nem da Renamo. A Polícia diz ter apreendido juntamente com 15 homens armados, 7 armas do tipo AKM, com 172 munições, e 2 pistolas.
Os 15 encontram-se agora sob custódia policial, encarcerados nas celas da Primeira Esquadra da PRM em Chimoio, para averiguações. A Polícia alega que apenas Afonso Dhlakama está autorizado a manter segurança armada privada.
“Os homens vão estar detidos até que se apure a verdade, até que se saiba porquê é que acompanhavam armados o seu secretário-geral, uma vez que é sabido que ele não possui poderes de segurança, o que se pode assim dizer, estaríamos numa autêntica violação dos Acordos Gerais de Paz”, disse o comandante provincial da Polícia em Chimoio, numa conferência de Imprensa ontem convocada.
“Não permanecerão muito tempo detidos” – garante Manuel Bissopo
Em entrevista, o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, disse que a Renamo não reagiu no momento em que a Polícia deteve os seus seguranças por uma questão estratégica e ainda garantiu que os seus seguranças não permanecerão muito tempo detidos.
“Tivemos ordens para não agir e reagir quando a Polícia se intrometer nos nossos problemas ou mesmo tentar nos inviabilizar nas nossas actividades, porque já estamos com dias contados para responder à qualquer altura a acção dos homens instrumentalizados pelo Governo da Frelimo”, disse Bissopo.
Bissopo disse, confiante, que os seus homens de segurança não permanecerão por muito tempo detidos nas celas da Polícia, alegando não haver motivos claros que ditam a detenção.
Quanto às armas, Bissopo garantiu também que serão recuperadas porque estão registadas como da guarda da segurança da Renamo.
“Não reagimos pura e simplesmente porque não queríamos desestabilizar o dia dos trabalhadores em Chimoio, mas vamos responder em breve se isto permanecer assim”, concluiu secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo. (José Jeco e Luciano da Conceição)

Sem comentários: