domingo, 7 de julho de 2019

Muito bem, obrigado pelas questão darei apenas 10 das acções prioritárias para reestruturar o país:


MEU ELEITORADO!!
EU SEI QUE, PELO VOSSO CANSAÇO E DESCRÉDITO PARA COM OS POLÍTICOS, VOCÊS QUESTIONARIAM;
“ COMO CONFERIR TAL INDEPEDÊNCIA AO PODER JUDICIÁRIO DE FORMA EFICAZ ? ”
Eu diria: A ciência politica estabelece algumas formas que garantem independência do Judiciário. Na verdade, a Constituição da República de Moçambique já confere independência a este órgão, só que também prevê superpoderes á figura do PR:
Constitucionalmente, cabe á figura do PR de nomear e exonerar titulares destes órgão, como por exemplo PGR, TA,TS etc...
Ou a Figura do PR não nomeia nem exonera, ou nomeia e não exonera, para permitir liberdade do órgão, na sua actuação - A nossa preferência é de isenção total.
Por via de um “colégio”, formado pelos membros da magistratura, ou seja, conhecedores tanto da matéria como de si mesmos, podem eleger três nomes para cada pasta tutelar e remeter a AR para sua nomeação. No caso de, alguém questionar dissolvência de soberania da figura representativa do estado, tais escolhas, podem ser remetidas ao PR com fim exclusivo de nomear, sem poderes para exonerar.
Por sua vez, o SERNIC (EX PIC) é um órgão de apoio ao Judiciário. Por isso, não faz sentido que este órgão continue sobre tutela do executivo. Isto, só dificulta o processo de esclarecimento de matérias criminais e fraudulentas.
Sobre CNE – outro Órgão independente
As matérias de decisão dos órgãos eleitorais (CNE), são decididas sobre o conceito da maioria expressa na AR. O que significa que, sobre o entendimento fraudulento, na fixação da paridade ora questionado pela oposição, o poder de decisão conferido á bancada maioritária no parlamento, reflete-se sobre este órgão de eleição, o que constitui um acordo manipulado entre dois partidos que tem orientado os destinos do país bilateralmente, a luz dos seus interesses.
A solução passa por, eliminar a separação do departamento técnico eleitoral (STAE) e consolidar com a CNE como instituição única de gestão das eleições, conferir mais poderes a SC e gerar paridade genuína na observação e nas decisões de matérias eleitorais.
NÓS SOMOS PELA INCLUSÃO GOVERNATIVA E VOCÊ NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE TER CARTÃO DO NOSSO PARTIDO, A SUA COMPETÊNCIA E LEALDADE É SUFICIENTE PARA MOSTRAR QUE; JUNTOS PODEMOS DESENVOLVER MOÇAMBIQUE.
Vosso Candidato: Hélder Mendonça
Comentários
  • Palomah Victor Palavras bonitas, resta-me saber se faria isso se por acaso chegar no poder. Não confio nos políticos africanos principalmente Moçambicanos.
    5
  • Osman Richgang Saudações!

    Gostaria de saber, como candidato as próximas eleições presidenciais de Outubro 2019 quais sao as suas primeiras prioridades se for a ganhar as eleições? 


    E o que tens a nos dizer sobre o nosso Educação em Moçambique?
    Sobre os investimentos criados recentemente em Cabo delgado Com Anadarko, qual é a tua visão diante desse empreendimento, que benefícios nos trarias como presidente da República? Obrigado
    7
    Ocultar 15 respostas
    • Hélder Mendonça Osman Richgang Muito bem, obrigado pelas questão darei apenas 10 das acções prioritárias para reestruturar o país:

      1) Rever o estado que recebo;

      2) Propor uma revisão na constituição, para tornar o judiciário e seus órgãos de apoio independente e reduzir alguns dos poderes do PR; 
      3) Resolver a problemática da CNE 
      4) Formar um governo com base na inclusão;
      5) Fazer um levantamento territorial para apurar o que temos como recursos naturais e territorial 
      6) Re-qualificar o território para permitir planeamento no investimento público.
      7) Estabelecer parques de produção agrícola e parque Industrial 
      8 ) comunicar via terrestre distritos e localidades com as cidades capitais 
      9) Construir Infra-estruturas de Educação (escolas) 
      10) Construir infra-estrutra de saúde
    • Tony Ferreira Hélder Mendonça onde pensa arranjar fundos para prossecução de alguns pontos elencados na tua resposta? Sabido é que o estado moçambicano esta falido...
      4
    • Ernesto Cossa Tony Ferreirany o estado moçambicano não está falido. Apenas têm maus gestores que tiram tudo desse estado! Nós somos ricos más muito ricos de verdade. Apena temos que ter politicas de como gerênciar essas riquezas
    • Naine Mondlane O Estado Moçambicano Não Está Falido, Meu Caro. Ademais, Os Estados Têm Recebido Apoios Externos e Internos Sem Me Esquecer dos Nossos Fundos Nacionais.
      1
    • Ernesto Cossa Eu sonho com um Moçambique melhor, escreve isso que estou a dizer em alguns anos não vai se falar mas de pobreza absoluta em Moçambique
      1
    • Phaculada Phacule Hélder Mendonça, tens ideias jovens que quando implementadas levarão Mozambique a outros patamares.....força.
    • Phaculada Phacule Tony Ferreira Com carrência de recursos recorre-se ao financiamento, o que faz com que o estado Moçambicano esteja falìdo è a inoperância dos orgãos de direito no combate a corrupção.
    • Rogerio Daniel Naene Hélder Mendonça sugiro que reforce os poderes locais, descentralizando algumas responsabilidades que centram se no governo central.

      Segundo fazer um pacto com todas as forcas politicas e outros bracos da socuedade para desenhar um master plan de desenvolvimento de mocambique para oS 30 anos, dos quais todos os priximos governos iriam seguir
    • Tony Ferreira Phaculada Phacule digo isto irmão porque temos exemplos de vários municípios que estão sob a gestão da oposição e nada acontece apesar da sua autonomia só muda de musica mas a dança é a mesma.

      Não tenho duvida nenhuma de que um bom lider pode leva
      r uma organização ao sucesso depende muito de como ele faz a gestão da mesma, mas convenhamos Moçambique e moçambicano é uma questão para ser estudada pela Nacional geográfica 🤣🤣🤣🤣🤣

      Veja a qualidade dos nossos politicos?? Sinceramente
    • Hélder Mendonça Tony Ferreira Mozambique tem recursos minerais
      1
    • Hélder Mendonça Rogerio Daniel Naene A questão da eleição dos governos provinciais, já trazem consigo grande parte da descentralização. Tomei nota mas não se esqueça disso.
      1
    • Hélder Mendonça Tony Ferreira esta questão da sua dúvida parte pela submissão do poder judiciário.
      2
    • Fidel Carlos Carifo MOÇAMBIQUE É RICO,...ÁQUI SE REVER OS CONTRATOS COM AS MULTÍNACIONAIS
      A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
    • A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
    • Tony Ferreira Hélder Mendonça congo, Nigéria, Venezuela, Angola etc também tem recursos minerais suficientes para alavancar a economia mas....
    Escreve uma resposta...

  • Manuel Moiane nós PODEMOS.
    2
  • Xavier Fernando Matola WE Are can...
  • Tutto Bento Catine Nao pode falar tudo agora senao outros vao usar os mesmos bastando trocar a linguagem
    1
    • Hélder Mendonça Tutto Bento Catine não se preocupe a eficácia da nossa governação incide sobre o Judiciário. Nem todos estão em condições de o fazer porque significaria um tiro no próprio pé.
      2
  • Simão Nhambi Senhor Presidente.
  • Amalia Nhambirre Joao Joao Nós podemos,estamos mesmo Precisar de um governo do jovens o de a juventude pode se expressar como pode. não um governo como este k fazem e desfazem sem se preocupar com o bem da humanidade
    1
  • Lucas Chichava Bom dia ilustre, candidato presidencial Hélder Mendonça.
    Gostaria de saber, quais são as prioridades caso seja eleito presidente.
    1- como resolver este problema das dívidas não declaradas.

    2- como restaurar a nossa economia.
    3- como tirar benefícios a 100% dos nossos recursos naturais.
    4- como colocar o nosso país na vitrine do mundo, ou seja vender a imagem do país.
    5- temos possibilidades de rever os contatos com as multinacionais que operam no país, no sentido de tirar mais proveito em benefício do país.
    2
    • Hélder Mendonça Lucas Chichava Muito bem, grato pela pergunta.
      1. Sobre as dívidas ocultas, é um assunto muito fácil, qualquer juiz bem formado e livre de interferência governativa, será capaz de resolver esse assunto.


      2. Muito complexo porém se reparar o governo tem feito um exercício contrário porque tem tentado aumentar a base salarial no lugar de rever custos do exercício macroeconômico. 

      Moçambique é um país que importa TUDO e não faz sentido ter um índice de taxas elevadas. Porém há políticas do investimento que devem priorizar o sector laboral local, promoção de indústrias transformadoras e implantação de fábricas de vários sectores que auxiliem o mercado da África austral. Desta e outras formas não só melhora o desempenho económico como reduz o índices de desemprego.

      3. No post passado já tinha dito, promover a restruturação territorial, e a prospeção dos recursos existentes, como forma de avaliar a necessidades do Investimento e ter uma noção real das existências em solo pátrio. 

      Por outro lado, não faz sentido ter uma ENH funciona como uma espécie de reguladora e não propriamente parte do negócio. 

      Com todo esse recurso Moçambique precisa estabelecer uma empresa pública de exploração e transformação dos recursos disponíveis, para aumentar os encaixes e promover os serviços públicos necessários.
      4. Para melhorar as taxas de desempenho internacional, temos que transformar o nosso sistema, num sistema credível onde as instituições dos estado são fortes, a justiça e seria e as leis são eficazes. Porém existem indicadores internacionalmente previstos que asseguram o bom desempenho da governação.
      5. Bom essa pergunta só posso responder quando chegar lá. Porém devia haver uma janela SIM. Quanto mais tempo ficarmos com o regime, mais reduzimos as chances de reconstrução da nação.
      Muito obrigado
      2
  • Amos Jonathan Tapera Olha hoje tendo esta visão politica o que nos faz acreditar k não vai ser igual a todos.
    Todos sabemos que o nosso governo está doente e está doença e contagiante será k não serás igual a eles. 
    Mudar moz não é tarefa fácil você está mesmo com toda força para levar TDS a barra do tribunal
    3
    • Stelio Chiule O importante é não perdermos a cultura de cidadania. Se um político promete algo e não faz vai sair do mesmo jeito que entrou. Simples assim. O problema é que a inação dos nossos líderes provoca abstenções e por isso ganham os que não merecem. Resultado ficámos reclamando sem razão.
    • Hélder Mendonça Amos Jonathan Tapera tudo na vida sugere indicadores para reflectir boa ou má intenção , existem indicadores na nossa proposta, que deixa claro que se agirmos mal, existiram elementos legais, segundo nossa proposta de governação que, poderiam actuar sobre nós. Tente dar-no um voto da sua confiança.
      1
    • Stelio Chiule Estimado Hélder Mendonça, eu sonho com um Moçambique com uma imagem aproximada à cidade de Dubai. O que precisámos é de líderes visionários. Espero que no teu projeto, caso ganhes, dirijas o país para ser lembrado. Rogo que Deus seja o teu guia.
    • Amos Jonathan Tapera Mano Dinho nos aque na beira queremos depositar o nosso voto em te e principalmente por nós sabemos de TDS suas batalhas. Hoje este posto requer de te e para nós mas k confiança ou amizade. Queremos alguém capaz de fazer Moçambique ser um país seguro e próspero. Queremos ver o seu manifesto em relação a tudo isto.
    Escreve uma resposta...

  • Manuel Maleve Tenho uma serie de questões mas aguardo com chegar o momento de campanha
    1
  • Emilia Majira Boa tarde. 
    Caro Helder Hélder Mendonça, gostei imenso de ler este poste. Senti me totalmente representada. 
    O primeiro passo para um candidato que servirá o povo será discentralizar o poder judiciario da politica. 


    Continua Nessa linha que chegarás longe.
    2
  • Alcino Sandra Bila Estamos juntos nessa nosso candidato. É uma causa maior que nos move, o Bem-estar do povo moçambicano.
    1
  • Anabela Jaime Pode contar contar comigo.afonsomacumbe@gmail.com peço informações do partido
    1
  • Yuran Lax Owner A verdade é k os moçambicanos precisam de abrir os olhos por mais que o novo partido seja jovem a verdade é k chega a Frente de libertaçao de moz apenas serviu pra independencia
    1
  • Rhulane Antony Makhubele NOS SOMOS APODEMOS ,COM PODEMOS. Podemos desenvolver moz,juntos unidos.
    1
  • Marcos M. Pakhonde Bom projecto. Força
  • Hlavangwane Siquiçane Só por ser JOVEM me identifico. Tem meu voto.

    I mean it, I got you dawg!!!
    1
  • ArliNdo PedRo NhoEla RalPh ⇨● O Peixe Antes Se Ser Seco Foi Fresco

    Tradução : O Política Antes Se Ser Corrupto Foi Honesto
    1
  • Rogerio Daniel Naene Sugiro q se reduzam regalias e beneficios que os politicos ganham atraves do s poucos recursos do estado...
    Reduzir cilindrada dos caros e que sejam marcas mais basicas.
    1
    • Hélder Mendonça Rogerio Daniel Naene já está previsto no nosso manifesto muito obrigado.
    • Carlos Napaua Agostinhoo Sugiro a expansão do partido ao nível das províncias, visto que o tempo que resta para o início da campanha eleitoral é extremamente reduzido e isto pode não ajudar muito ao partido a ter um alento de forma extraordinária!
    • Hélder Mendonça Carlos Napaua Agostinhoo o partido já está em todas as províncias e distritos sem excepção estávamos a trabalha na expansão agora temos de divulgar as base. Passo a passo. O importante é mantermo-nos juntos e firmes em benefício do PAÍS
    • Carlos Napaua Agostinhoo Caríssimo candidato, no caso vertente do maior círculo eleitoral do país, onde está localizada a vossa sede?
    Escreve uma resposta...

  • Francisco Joao Moiana Moiana Forca,queremos jovens no poder chega de kokwanas na presidencia,juntos unidos chegamos la.
    1
  • Crescencio Arao Carlos O candidato jovem, 15 de Outubro às 7 horas estarei lá a depositar em você.
    1
  • André Massango Tchembino Até agora nunca ví nem ouvi um candidato a prometer aprovação à instâncias legais a retirada do poder acumulado do presidente da República,terá algo a dizer sobre a minha inquietação senhor candidato?
  • Mahany BM BM Bem aja excelência
    Nós PODEMOS
  • Januário Ernesto Lucas Meu caro,
    Gostaria de saber de si, o nosso sistema de ensino, cada ano civil muda de cor a semelhança de camaleão (currículo), e nunca apresentam resultados ou razões de mudança. Moçambique vive de sistemas educacionais que não conferem com a realidad
    e e o cúmulo cada ministro vem com seu rabisco na mão, não há nenhuma consistência a educação está politizada o que não devia ser ela devia ter um cariz especial exclusivo e autônomo, monitorado e currículos que devem passar a aprovação do parlamento. 
    Quero sabe de si, o que pensa na nossa educação e o que pode rever.
    • Hélder Mendonça Januário Ernesto Lucas muito grato, porém complexo.

      Sobre matéria de qualidade de educação há vários factores que poderiam ser citados.


      Nos temos como prioridade:
      1. Melhorar o acesso a sistema de educação com foco nas zonas rurais e nas zonas sub urbana. 
      2. Construção de infra-estrutra nas zonas rurais e apetrechamento;
      3. Revisão da caravana horária para permitir melhoria no aprendizado;
      4. Melhorar a qualidade de formação de professores;
      4. Aprimorar o ensino ajustado à zona Austral de África Porém a formação de professores, 

      Nesta primeira fase poderá ser fundamental garantir acesso e posterior incremento de qualidade do sistema de ensino.
      2
  • Vasquinho Gimo Tem meu voto
  • Nilta Sande És o presidente que a juventude,os professores, médicos. etc presisamos.JUNTOS PODEMOS
    1
  • Marcio Correia Na minha opinião, os políticos não valem nada só pensam nos seus interesses pessoais , a mim nunca me trouxeram nenhuma remuneração, que se danem.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Armando Tivane Ilustre Boa aparição e bons planos e projetos de governação. 
    Eu quero fazer parte deste partido como poço me juntar to em maputo.
    1
  • Fernando Filipe Franco Essa a teoria. A pratica e outra historia.

Sem comentários: