Escrito por Adérito Caldeira em 24 Julho 2019 |
Tendo cumprido na íntegra o mandato para que foi nomeada por Armando Guebuza Beatriz Buchili mereceu a confiança de Nyusi, e do partido Frelimo, para continuar a ser a guardiã da legalidade no nosso país.
Primeira mulher a dirigir o Ministério Público em Moçambique é casada, mãe de três filhos, licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane e tornou-se Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Beatriz Buchili ingressou nos quadros da Procuradoria-Geral da República em 1992, tornou-se Procuradora Distrital em 1994, ascendeu ao cargo de Procuradora Provincial-Chefe de Cabo Delgado em 2001 e foi nomeada Procuradora Provincial-Chefe de Sofala em 2008.
Em 2011 Beatriz Buchili foi promovida à Subprocuradora-Geral Adjunta, no Tribunal Superior de Recurso da Cidade de Maputo, e no mesmo ano foi indigitada para, em comissão de serviço, exercer a função de Secretária-Geral da PGR. Ainda em 2011 ascendeu ao cargo de Procuradora-Geral Adjunta até ser nomeada como guardiã da legalidade e 9 de Julho de 2014.
Para além dos ilícitos eleitorais que continuam a acontecer, tendo como protagonistas membros e simpatizantes do partido Frelimo que continuam impunes Buchili continua a arrastar a acusação contra os principais responsáveis políticos da violação da Constituição da República que culminou com os empréstimos de 2,1 biliões de Dólares norte-americanos à favor das empresas Proindicus, EMATUM e MAM.
A Província de Cabo Delgado continua a ser um calvário para a PGR onde agora tem de encontrar provas para acusar os cidadãos que tem sido detidos alegadamente por pertencerem ao grupo insurgente que aterroriza o Norte de Moçambique desde 2017.
Ainda nesta quarta-feira (24) o Chefe de Estado exonerou Edmundo Carlos Alberto, que ocupava desde Novembro de 2000 o cargo de vice Procurador-Geral da República, e nomeou em sua substituição Alberto Paulo, que desde Novembro de 2011 exercia o cargo de Procurador-Geral Adjunto.
|
quinta-feira, 25 de julho de 2019
Beatriz Buchili continua Procuradora-Geral da República de Moçambique mas troca de vice
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário