segunda-feira, 15 de outubro de 2018

*SUCATIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE* Por: Venâncio Mondlane

SUCATIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE
Por: Venâncio Mondlane
A indústria da sucata é das mais florescentes, sobretudo no terceiro mundo. Viaturas, máquinas industriais, geleiras, rádios, TVs, quando já não podem ser reparados vão para empilhadeiras, trituradoras e, por fim, para fundição, donde resulta novo material.
Curioso nisto é que quem vende a sucata, normalmente é um pobre coitado, mas quem recicla, exporta ou faz a fundição, fica com o maior lucro.
Para além da sucata física, como viaturas, em Moçambique uma nova indústria de sucata está cada vez mais forte: sucatização da democracia.
A estratégia do regime, desde a luta de libertação é tornar tudo sucata para poderem reinar. Quando Mondlane tentou emprestar um pouco do seu projecto de sociedade, com base na sua sólida formação académica e experiência profissional nos meandros da Nações Unidas, a rainha da sucata, Frelimo, abandonou a "crítica e autocrítica" e optou pelo buuummm e, Mondlane, se desfigurou justamente por um engenho montado no que ele mais gostava, o Livro. O Pai da unidade Nacional foi morto por aqueles que, até hoje, mais alto evocam o seu nome.
Finado o unificador dos nacionalismos Moçambicanos, os sucateiros rasgaram os estatutos da Frelimo para evitar que Urias se tornasse Presidente. Até foram pedir de empréstimo à antiguidade clássica, ao "triunvirato romano", um termo para que a sucata tivesse um cunho um pouco culto.
Samora Machel, em representação da Frelimo, assinou, com o Governo Português, a 7 de Setembro de 1974, o acordo de Lusaka, em que nos seus seis artigos que mudaram "a história de um Povo e de um País", preconiza que em Moçambique não prevaleceria nenhuma espécie de discriminação e que deviam se realizar eleições após a proclamação da independência. Após a histórica declaração "total e completa", a indústria da sucata do regime foi accionada e o acordo de Lusaka foi rasgado, várias vezes, ao cumprido. Resultado: abolição da liberdade religiosa; extinção dos movimentos associativos; baniram partidos políticos; fuzilamento público de todos quanto quisessem exercer o livre pensamento. Mais grave, sucatizou-se o compromisso de realizar eleições: Frelimo auto-intitula-se, como o fez o MPLA em Angola, o representante único e exclusivo dos Moçambicanos, o guia [divino] do povo e do Estado.
Assim iniciava uma longa história de 4 décadas de domínio de golpistas. Esfaquearam o acordo de Lusaka, estabeleceram campos de concentração, como fãs de Hitler, abriram as portas do inferno, e lançaram para o abismo milhares de almas em nome de "purificação" da sociedade rumo a formação do "Homem novo". Pelas milimétricas semelhanças, é espantoso e impressionante o copy/paste feito ao modus operandi da "araniazação" nazi.
A semelhança do toureiro, pegaram a Economia pelo cornos, centralizaram tudo, o guia do Povo e do Estado, o sucateiro, estralhaçou toda indústria e plantou, como cogumelos, sucatas em todo País: Madal, Boror, Vidreira, Texmoque, Texlom..... em fim..... os golpistas deixaram um rastro de destruição económica e social, cujas feridas, até os dias que correm, ainda não fizeram crosta.
Samora Machel, o pioneiro da sucatização do País, acabou vítima da mesma indústria subversiva que ajudou a implantar. O avião em que vinha de Zâmbia para Maputo, foi sucateado nas montanhas de Mbuzini.
Evaporado o corpo do autor da " a luta continua", os golpistas decidem vender o ferro velho que eles mesmo levaram a enferrujar. inicia a privatização das empresas do Estado. Quem compra? Voila! Sucateiros de Moçambique (Sumo).
Em 1990 se estabelece a Constituição Multipartidária. Todas as eleições foram sucateadas. O sistema de justiça? Sequestrado. A Polícia? Convertida em segurança privada dos sucateiros. Órgãos eleitorais? Hehehehe.... palavras para quê?
Para colocar a cereja no bolo, a partir de 2013 inicia um processo de aceleração de sucatização do País, destroem-se todos rolamentos do tesouro nacional e fez-se o leilão do povo e da terra por via do Credit Suisse e VTB Bank. Resultado: o povo está com a corda colocada no pescoço, as mãos e os pés atados e o banquinho abaixo começa a tremer.
Sucateada a Economia, as Finanças, a Sociedade, a Educação, Saúde... faltava dar o golpe de misericórdia. Em 2018, no Outubro negro, em definitivo, a suspensão da viatura quebra, os pneus estoiram em pleno andamento e o motor gripa: Sucatização das eleições Autárquicas. Morte da democracia. Fim da picada. Água começa a misturar com óleo. A máquina eleitoral tosse, cospe sangue, estremece e apaga. Viva Frelimo!
Comentários
Costa James VM,esta e outras suas visoes e intervecoes,sao realmente a razao pela qual,a CNE,STAE,CC e a frelimo,fizeram de si inimigo numero 1,o qual tinha k ser combatido a qualquer custo,porem quem perdeu foram eles,demostraram ao Mundo inteiro,a sua ma conduta e odio k transportam nos seus coracoes,VM a sua luta E a luta de muitos,principalmente os sem voz, O STAEe CNE mais uma vez nos cortaram e deitaram fora a nossa esperanca de uma vida melhor,especialmente na Matola onde claramente o roubo tornou se nos dos maiores do seculo,a historia fara justica um dia....parabens VM continue iluminado mentes.
Gerir
Responder37 minEditado
Xavier Alberto Da Cruz Nós que somos povo não ajudamos também.
Só votamos e não exigimos que se inverta este resultado.
Eu acho que com uma revolução popular séria melhor, mas acredito que irão mandar aquela polícia que também sofre da má governação e opta por seguir ordens absurdas.
Gerir
Responder1 h
Notorio Franciscocongolo Concordo a única solução é a revolução porquê isto não está dar pha estamos fartos disto. Ninguém mais quer esse regime
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder38 min
Eloutério Francisco Klg Sinceramente si a Renamo não quiser decepcionar o povo que não aceite os resultados da Matola pois o povo votou em vós
Gerir
Responder41 min
Arzenio Azarias Mazive Boa noite mano vm.em Moçambique queremos uma resolução. .Um começo de todas páginas podres do velho livro.
Gerir
Responder58 min
Nello Ubysse “É justa a guerra para os que dela necessitam e são lícitas as armas quando nelas repousa a última esperança!” 

Nelson Mandela (enquanto líder da Aliança Armada do ANC) 


A Renamo tem que governar ou sair à rua! Nós queremos a Renamo a fazer jus do voto canalizado e a ela confiado, sob pena de se não houver bagunça suspeitarmos que a Frelimo pagou e corrompeu as mentes revolucionárias, estamos prontos para exigir a reposição da legalidade, justiça e sentido do conceito democracia!!!
Gerir
Responder13 min
Sergio Baloi Sergio Grande texto escrito de homem do povo para o povo. Abraço irmão Deus e o povo está contigo não desanime irmão você é nosso esperança. Este país um dia vai te agradeçer, o meu grande abraço VM.
Gerir
Responder57 min
Joao Gafar Jussa A sucatizacao da frelimo kkkkk essa é boa só o problema é que o mesmo ferro que está se usar 40 anos pra a produção do novo carro ja esta cansado até os clientes que compram os tais carros decidiram mudar de agência de viaturas kkkkkkk
Gerir
Responder32 min
Xavier Alberto Da Cruz Os mais velhos sabem da verdade, mas fazem tudo em defesa do Pão.
País perdido e encontrado por bandidos.
Gerir
Responder1 h
João Mindo II Uma escrita com uma exímia qualidade que até me recorda o Mia Couto. Parabéns VM.

Muchanga tem de assumir o posto. Respeitem o nosso voto. A nossa vontade. Não queremos Calisto. Não. Não mesmo.
Gerir
Responder37 minEditado
Inacio Benjamim Desta vez não muda purk a renamo vai guvernar matola purk u guvernador do stee na matola foi burro pur a sinr os resultados que dao vitória a renamo n tem como negr uk eli asinou
Gerir
Responder38 min
Aires Castro Gabriel Novela Parabens pelo texto e pelo conteudo não sempre coerente e veridico porém bem.argumentado
Gerir
Responder48 min
Candido Cunbane Espero que a Renamo tenha recorrido ficou bem explícito no Jornal de Stv
Gerir
Responder58 min
Amisse Estevao Estevao Resultados diferentes como assim? Condidero o legal qual? Bandidos....
Gerir
Responder58 min
Geraldo Obra Nem sei o que comentar. Siderado com tamanha verticalidade. Este texto não precisa de elogios. Como enviar a todos alunos das escolas para que saibam que ja são sucatas.
Gerir
Responder15 min
Leandra Valdemar Essa è a minha frelimo,nunca deixem matsangas governarem aqui no sul
Gerir
Responder17 min
Andre Macuacua Se vcs da RENAMO Não resolvam este assunto de sucataria.Terão que me devolver o voto k depositei em vosso nome. Caso não da proxima o meu dedo estará bem limpinho.
Gerir
Responder22 minEditado
DL Muthetho Nós(povo) fizemos a nossa parte, que é vos colocar no podio e governar matola. Vos arrancaram o poder, a culpa nem é vossa mas nós não queremos saber disso, queremos sentir o nosso voto, queremos a pessoa que elegemos, façam qualquer coisa pra não perderem a nossa confiança.... Agora nada podemos fazer pk ja tomaram toda matola, até crianças têm medo de sair brincar por causa dos TITIOS QUE ESTAO LA FORA DE ROUPA ESTRANHA COM CHAPÉUS E ARMAS....
Gerir
Responder32 minEditado
Henriques Mondlane O povo votou e escolheu mas infelizmente as suas vontades não estão a ser aceites.deve se fazer algo para reverter a situação.já que por via de voto ta ser difícil que tal outra maneira..........
Gerir
Responder51 min
Phoyass Sika Ndaumuni A historia contada é longa...embora se usou muito as parábolas.espero que da proxima facilita um pouco nas palavras.sobre tudo vamos lutar por aquilo é de nosso dereito...
Gerir
Responder48 min
Fitolass Da Viss Viss O meu voto sempre conto votei no partido RENAMO nas eleições gerais fez a diferença na casa do povo essas autarquias acreditei na RENAMO votei no partido se por acaso deixarem em pune caso da Matola esquecem do meu voto , respeitem a vontade do povo por favor
Gerir
Responder20 min
Benedito Qwartz Uma parte da raiz da frelimo ja foi cortada falta outra que é maputo tamo juntos Venancio/Renamo chega de aldrabisses nesse pais....CHEGA CANSEI.DE PASSAR 50ANOS NA POBRESA E EM PLENO SECULO 21SUBIR MY LOVE e ter .salario aumentado por 260 e 1L de gasolina 70meticais onde com 1L nem.da garagem saio
Gerir
Responder31 minEditado
Arlindo Natalia Kkkkkkkkkkkkk. Assim vai indo o nosso belo Moçambique
Gerir
Responder20 min
Adelino Sulude Excelente reflexão Venâncio Mondlane 👏👏👏👏👍
Gerir
Responder42 min
Joao Inacio Zip Queremos o nosso voto
Gerir
Responder49 min
Benjamim Castro Sinceramente!!
Gerir
Responder26 min
Costa Moura Ficou claro que anovela da frelimo passou dos limites.
Gerir
Responder36 min
Leo Paul Paulo Correção; viva RENAMO.
Gerir
Responder31 min
Bernardo Anjo VERGONHA DO NOSSO PAÍS
Gerir
Responder55 min
Responder27 min
Jordão Fazenda Munapeta Vergonha total, e daqui pra frente o que fazer?
Gerir
Responder14 min
Arsenio Renato Lamentavel demais
Gerir
Responder51 min
Lazaro Filimone Pene Que lástima!...
Gerir
Responder38 min
Ramadani Adam Belo discurso VM 👏🏾✊🏽
Gerir
Responder1 h
Malevo Malevo Bravo!!!
Gerir
Responder48 min
Saute Chirinda Palavras fortes. Se tivesse 2a volta a FRELIMO perderia muito mal. Infelizmente esses abutres já montaram o esquema há séculos.
Gerir
Responder34 min

Sem comentários: