quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Rosa Grilo diz que triatleta foi assassinado à sua frente e caiu no seu colo. Depois, foi ameaçada

1.195
11
Três homens bateram à porta a perguntar pelas "encomendas". Mataram o triatleta, obrigaram Rosa a limpar os vestígios e a simular o desaparecimento. Esta é a versão da viúva, a partir da prisão.

Rosa Grilo e o alegado amante, António Félix Joaquim, ficaram em prisão preventiva no dia 29 de setembro
JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
Luís Grilo terá sido assassinado na cozinha da própria casa por angolanos na segunda-feira, dia 16 de julho — e não no dia anterior como concluiu a investigação da Polícia Judiciária (PJ). Nesse dia, o triatleta ainda estaria vivo. A garantia é dada pela viúva, Rosa Grilo, presa preventivamente por suspeitas de o ter matado. A mulher alega ter sido ameaçada para simular o desaparecimento do marido. “Menti porque fui ameaçada”, disse numa entrevista à SIC, dada durante uma visita à prisão, na qual estava presente o filho Renato, de 12 anos, e a irmã de Luís Grilo.
Naquela segunda-feira, o casal estaria na sua casa, em Cachoeiras, em Vila Franca de Xira. De manhã, muito cedo, bateram à porta. Seriam dois angolanos e, como descreve Rosa Grilo, um “indivíduo branco”, que chegaram num carro preto. Luís Grilo terá aberto a porta e os três perguntaram pelas “encomendas”. Rosa garante ter pensado logo que se referiam a uns “diamantes pequeninos” que o triatleta teria trazido de Angola, onde esteve há oito anos. Luís Grilo estaria a receber telefonemas com ameaças, segundo contou a viúva, que terá até perguntado que telefonemas eram esses. Mas o marido nunca lhe quis dizer. Rosa diz que andava assustada e admite que, por isso, roubou a arma da casa de António Félix Joaquim — também ele em prisão preventiva por suspeitas de ter sido o coautor da morte de Luís Grilo — com quem tinha uma “amizade colorida”, desde 2016, embora o conhecesse desde que eram crianças.

António Félix Joaquim é um oficial de justiça e alegado amante de Rosa Grilo (Foto: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR)
Depois da recusa de Luís Grilo em dizer onde estavam os diamantes, os dois angolanos terão levado Rosa à casa do seu tio, em Benavila, a cerca de 130 quilómetros dali, para ver se estavam lá. O triatleta terá ficado na casa com o “indivíduo branco”. Quando regressaram, os três homens terão começado a agredir Luís e Rosa, na cozinha da sua casa em Cachoeiras, para tentar que o casal lhes desse a informação que procuravam: onde estavam as supostas encomendas. Já eram quase 15h00, quando Luís terá dito que as encomendas estavam numa caixa, na garagem. De acordo com o relato da viúva, um dos homens obrigou Rosa a indicar-lhes o caminho. A viúva levou-os à caixa onde ela própria tinha escondido a arma de António Félix Joaquim. Rosa não revela o que aconteceu nesse momento.
A viúva retoma a história no momento em que o casal foi amarrado — ele com as mãos atrás das costas e ela com as mãos à frente — e colocado de joelhos, na cozinha. Um dos homens terá, então, dado um tiro na parte de trás da cabeça de Luís. Rosa garante que o marido tombou para a frente, caindo-lhe no colo. Ainda respirava e, por isso, ter-lhe-ão dado um segundo tiro no lado direito da cabeça. A viúva acredita que o marido terá morrido por volta das 15h00.
Os dois homens terão pedido a Rosa roupa e sacos de plástico para enrolar o corpo. Luís Grilo foi enrolado em sacos de plástico e lençóis que estavam na cozinha para serem lavados. Rosa disse à SIC que apareceu um edredão que estava na casa do tio em Benavila, que não sabe como é que ali apareceu na cozinha. O corpo terá saído pela porta da frente e terá sido levado pelos dois agressores.
Nessa altura, Rosa terá alertado que o filho, Renato, estava quase a chegar a casa. O “indivíduo branco” que tinha ficado para trás  exigiu a Rosa que limpasse todos os vestígios. Às 16h15, o filho chegou a casa e já estaria tudo limpo. O homem terá permanecido no piso de cima, sem que Renato se apercebesse. Rosa diz que foi coagida a não revelar nada e a apresentar queixa do seu desaparecimento — o que fez nas horas seguintes. O homem terá indicado exatamente o que Rosa deveria contar, incluindo que deveria livrar-se da bicicleta, para dar força à historia do desaparecimento. A suspeita contou à SIC que a atirou ao rio na ponte de Alverca.
Quando foi detida, Rosa Grilo tinha apresentado várias versões sobre a morte do marido que contrariavam qualquer envolvimento seu. Uma delas, como avançou o Observador na altura, terá sido a de que Luís Grilo tinha feito um negócio com “uns angolanos” que tinha “corrido mal”. Esses homens estavam, por isso, muito insatisfeitos — ao ponto de ser possível terem sido eles a entrar na casa para matar Luís Grilo. De acordo com a investigação, Luís Grilo terá sido morto a 15 de julho. No dia seguinte, a mulher deu conta do desaparecimento às autoridades, alegando que a vítima tinha saído para fazer um treino de bicicleta e não tinha regressado a casa. O corpo acabou por ser encontrado já no final de agosto, com sinais de grande violência, a mais de 100 quilómetros da aldeia onde o casal vivia.
Os dois suspeitos do homicídio de Luís Grilo estão em prisão preventiva, desde 29 de setembro — três dias depois de terem sido detidos por suspeitas de serem os autores do homicídio do triatleta. Quando, nesse dia, foram presentes ao primeiro interrogatório judicial, Rosa Grilo e António Joaquim não escolheram ficar em silêncio, a que teriam direito, e responderam durante várias horas às perguntas da juíza de instrução Andreia Valadas. Não se sabe exatamente que respostas deram, mas o Observador apurou que os dois suspeitos negaram o cenário traçado pela investigação, como já tinham feito anteriormente, que fala num homicídio premeditado por razões sentimentais e financeiras.
Comentários
Tatiana Charraz Exacto... E deixaram viva a única testemunha que os podia incriminar. Faz todo o sentido.
Gerir
Gosto
Responder2 h
Fabiana Pinheiro Tatiana Charraz concordo 😂
Gerir
Responder2 h
Miguel Scott Era muito importante para o desfecho desta história serem encontrados os autores materiais do crime...😄😎
Gerir
Responder2 h
Mitó Mytó LM Tatiana Charraz ahahah bem visto eu vejo exatamente da mesma maneira
Gerir
Responder2 h
Isabel Reis Tatiana Charraz é q nem um arranhão lhe fizeram.... 👌😲😲 ridícula... 🙈🙊🙈🙊
Gerir
Responder2 h
Catarina Seixas não sei que porra anda ela a fumar na cadeia...mas que dá uma grande capacidade inventiva...ai isso dá!!!
Gerir
Responder1 h
Fatinha de Sousa Boa, Tatiana! 😄
Gerir
Responder1 h
Isabel Reis Catarina Seixas é das amizades.... junta cm a assassina da professora do Montijo.... da nisto...
Gerir
Responder1 h
Jorge Vilaça E ainda lhe disseram para ir ao passado alterar o seguro da casa 🤔🤔
Gerir
Responder1 h
Susana Ribeiro Essa tipa lá imaginação tem de sobra😏
Gerir
Responder59 min
Miguel Pinto Depois veio o Pai Natal, mais o Coelhinho da Páscoa... juntaram-se todos e fizeram uma festa todos juntos de mão dada... que mulher psicótica !
Gerir
Responder2 h
Luísa Jorge E foram no comboio ao circo!🤣
Gerir
Responder2 h
Maria Vargas Miguel pinto E foram com o Pai Natal no comboio ao circo!
Gerir
Responder2 h
Cristina Lopes Candeias Não,não o coelhinho veio no comboio com o pai natal ao circo. Fantasias de Natal!
Gerir
Responder2 h
Catarina Pedro O pai natal? E o coelhinho da páscoa? Se eles nao aparecerem nas próximas festas, precisamos de procura-los também 😦😦😦
Gerir
Responder2 h
Maria Martins Aquele menino está rodeado de pessoas loucas pois ainda acreditam que este monstro é inocente 🤔🤔🤔
Gerir
Responder1 h
Miguel Resende E depois partiram nos seus unicórnios em direção às nuvens. Acontece muito.
Gerir
Responder2 h
Ana Maria Pinto Tdos os dias !!!
Gerir
Responder2 h
Fatinha de Sousa Boa, Miguel! 😄
Gerir
Responder1 h
Catia Fonseca Lol mt bom
Gerir
Responder1 h
Miguel Bola Hollywood! Está aqui um bom enredo para um filme de suspense e acção...
Gerir
Responder2 hEditado
Isabel Torrão Depois de ler, só uma coisa me preocupa: quem protege esta criança obrigada a assistir a esta entrevista? A mãe não certamente, a tia também não, uma vez que o permitiu e os jornalistas muito menos.
Gerir
Responder2 h
Ana Maria Mendes Os angolanos queriam diamantes e ela entregou a pistola que roubou ao amante,para matarem o marido que história mais reboscada. A mulher deve pensar que engana PJ.
Gerir
Responder2 h
Clara Godinho Tenho pena desta criança, quem a defende? Só com gente doida à volta.
Gerir
Responder2 h
Celia Alexandre Qual é a versão seguinte??? Pois os 100 mil euros não os vais ver por isso, resta a estupidez de criar versões do que fizeste!!!
Gerir
Responder2 h
Carla Bento Ela diz que lhe deram um tiro na cozinha, mas o sangue apareceu no quarto! Ups....tem de contar a versão n.3 😁
Gerir
Responder2 h
Jorge Miguel Varandas Hehhehehehe! Com 42 anos ainda não percebeu o óbvio .
Ninguém engana a PJ mais do que 1/4 de hora.
A esta hora eles até já sabem que cuecas levavas vestidas .😂😂
Gerir
Responder2 h
Ana Sil Carvalho Imaginação fértil, pena foi os extraterrestes terem apanhado a nave e não a terem levado para o planeta deles antes de cometer o crime!!!!
Gerir
Responder2 h
Iolanda Reis O Shrek, o Gato das Botas e o Monstro das Bolachas.... -foram eles🤔🙄
Gerir
Responder2 h
MartaeVitor Venes Fonseca Olha...Já pode escrever um filme...imaginação não lhe falta...God...
Gerir
Responder2 hEditado
Ze Freitas Afinal quantas versões esta valia ja confessou? Deve pensar que todos acreditam nas sua versões. Tristeza
Gerir
Responder2 h
Nuno Pereira A pergunta que se faz é...ela ter um marido já é um achado...agora marido e amante... Só isso já dava cadeia...
Gerir
Responder1 h
Rui Ferreira a questão é...a rosa já teve direito a visita intima ou é só daqui a x meses?
é que aí..pode truca truca com o amante (que agora já existia - antes eram um casal perfeito, agora já existia amante). e podem combinar melhor as versões.
Gerir
Responder2 h
Rafael Duarte Quando a mulher sair da prisão, a TVI que a contrate que imaginação não lhe falta.
Gerir
Responder2 h
Helena Santos Que novela mexicana. Alguém lhe faça um transplante de cérebro.
Gerir
Responder2 h
Guida Oliveira 😂a senhora bem tenta dispara para todos os lados a ver se consegue escapar. Mente brilhante. Enfim
Gerir
Responder2 h
Carlos Coelho Sai um Nobel da Literatura, um Oscar de Melhor Actriz e um Pullitzer para Melhor Policial. Todos para a Rosinha.
Gerir
Responder2 h
António Magarreiro Bate tudo certo, com uma pequeníssima correção: onde se lê angolanos, deverá ler-se marcianos.
Gerir
Responder1 h
Nuno Santos Sempre a inventar. Tem uma advogada fraquinha. Recomendo a falar verdade é mostrar arrependimento. Levas 12 a 20 anos e daqui a 8 estas cá fora. Por mim levava 25 sem sair
Gerir
Responder1 h
Beatriz Ferreira Já teve tempo para escrever o romance. E os homens mataram o marido e estavam sempre atrás dela para ela não contar a verdade.....para mentir dizer às entrevistas que não sabia nada. Porque não disse a verdade logo que os bandidos se foram embora? Porque a deixaram viva? Porque agora já não tem medo de contar tudo? Grande bandida
Gerir
Responder2 hEditado
Noemia Teixeira Amanhã a história já é outra mas defende o amante não convence ninguém
Gerir
Responder2 h
Tiago Soeiro Rosa toma os remédios. Esqueceste-te deles quando atiraste a bike ao rio? A mesma bike que um cavalo marinho aproveitou para pedalar até à sua gruta aquática. Lá encontrou dois angolanos e um branco que estariam ali para o matar. É que se o cavalo marinho saía à rua podia denunciá-los.
Gerir
Responder1 hEditado
Maria Manuela Bretanha No meio de toda esta aldrabice , existe uma criança, que ninguwm fala nem se preocupa, onde estão os seus direitos?
Gerir
Responder2 h
Isabel De Almeida Sousa Então e o amante, o que faz na história? Também lhe caiu no colo?! Histórias da carochinha...para doidos
Gerir
Responder2 h
Feliciana Rocha a ideia é poder receber o seguro e ficar livre de pagar a casa......e o amante igualmente livre. .....
ganda imaginação
Gerir
Responder2 h
Maria Jose Filipe E ela ficava viva para contar o filme. Pois e eu sou o Pai Natal.
Gerir
Responder1 h
Tiago Melo Só faltou dizer que o coelhinho da pascoa a ajudou a limpar tudo.... e depois o pai natal inventou o alibi.
Gerir
Responder2 h
Rosa Couto Não sei porquê mas pareceu-me "uma história interminável".
Gerir
Responder2 h
José Arlindo Matos Que credibilidade tem o que esta mulher diz? Nenhuma. Teve tantas oportunidades de dizer isto, mas só agora sd lembrou.. história sem sentido.
Gerir
Responder1 hEditado
Rosalia Ferreira Ela faz tudo para não incriminar o amante, não vá ele dar à língua e contar o plano todo. Boa novelista!
Gerir
Responder1 h
Miguel Dos Santos Enganar a PJ uma vez, não é fácil, mas duas vezes???? Muda de garrafeira...
Gerir
Responder1 h
Ana Mafalda Rodrigues Grande história... Imaginação N a o lhe falta..., a ser verdade porque não contou antes? Ameaças? É a polícia para que serve? Não protegerá a restante família?
Gerir
Responder44 min
Albano Pinho A Agatha Christie deve ter sido aluna desta autora de histórias.
Gerir
Responder1 h
Prazeres Luis O problema é que qualquer dia estão a da - lá como doidinha e fica assim mesmo
Gerir
Responder2 h
Otilia Carvalho Essa mulher devia era estar calada quanto mais fala mais se atasca na mer!!…
Gerir
Responder44 min
Maria J. Ferreira A senhora deve estar a fazer os outros parvos, sempre que fala tem nova história😢😢
Gerir
Responder2 h
Lina Oliveira Nem consigo imaginar o que o filho (12 anos) está a passar...😞
Gerir
Responder2 h
Manuela Moniz Com tudo isto está a denegrir a imagem do marido ... que todos dizem ter sido sempre uma pessoa de bem ...
Gerir
Responder2 h
Dina Silva Até dá para rir.......ou será que está a fazer de conta que é doida para ser considerada ininputável!!!
Gerir
Responder49 min
Deolinda Caçador O LaFéria perdeu uma atriz. . . !
Gerir
Responder2 h
Luís Afonso A psicopata tem jeito para estórias...mas não convence!
Gerir
Responder2 h
Julia Paiva É eu penso como é que o amante consegue apaixonar por uma vaca destas👹
Gerir
Responder1 h
António Lourinho Como podes ser tão cabra rosinha vais encher a barriga as tuas companheiras vão tratar de ti com cabos de vassoura
Gerir
Responder2 hEditado
Paula Falcao Agora chega a justiça que resolva , o homem já não volta e isso e que e triste
Gerir
Responder1 h
José Maria Ora que excelente ministra esta senhora sería...imaginacao nao lhe falta ...anda a a ver multas series americanas!!
Gerir
Responder37 min
Delfina Boleto Sorte que essa teve e ela ficou para comtar a estória deve passar que anda tudo parvo doida maldosa
Gerir
Responder2 h
Bruno Fowitz A Rosa dava uma excelente realizadora de cinema, ao nivel de Hollywood, categoria
Gerir
Responder10 min
Maria João Costa Uma autêntica contadora de histórias..... Que talento raro.... 😂
Gerir
Responder1 h
Joaquim Manuel Machado As “encomendas” ela já as devia ter aviado! Com esta imaginação só mesmo metendo para a veia à força toda! 😉

Sem comentários: