terça-feira, 2 de outubro de 2018

Parabéns João Lourenço (Jlo) Por: Venâncio Mondlane

Parabéns João Lourenço (Jlo)
Por: Venâncio Mondlane
Muito antes de João Lourenço, Presidente de Angola e de Emerson Mwangagwa, do Zimbabwe, apresentei, em Novembro de 2017, a partir do pódio da Assembleia da República, uma intervenção versada na filosofia para uma proposta de Lei de Aministia Geral, visando não apenas os ordinários crimes políticos, mas extensiva aos crimes económicos e financeiros.
A minha intervenção que foi depois adaptada para um artigo de opinião para a imprensa, tomou o título de "Precisamos de um Baptismo Nacional". Em face da crise económica, financeira e social que se abateu sobre Moçambique, tendo por origem os crimes de colarinho branco que hipotecaram a Soberania Nacional nos leilões financeiros internacionais, propunha a necessidade de criação de uma Agenda Nacional de Resgate; Eleição de um Procurador Nacional Independente e de uma Comissão Nacional de Verdade, Reconciliação e Purificação (CNVRP). O perdão aos crimes financeiros e económicos, inserido no Pacto Nacional de Paz e Estabilidade, seria precedido de um período de graça, em que os que lesaram a pátria poderiam devolver os dinheiros, títulos, activos móveis e imóveis, para um fundo especifico que designei de Fundo de Resgate e Restauração Nacional (FRRN).
Todos os que devolvessem os bens roubados, desviados , burlados ao Estado, seriam perdoados e o valor inserido no Fundo de Resgate e Restauração Nacional, que serveria para a reconstrução do País e o alívio do endividamento gritante a que nos encontramos. Após o período de graça, todos os que não fizessem a devolução voluntária, por via do Procurador Independente, seriam acusados criminalmente e responsabilizados sem tréguas, nem dó e nem piedade seriam evocados.
Um mês após apresentação da minha proposta no Parlamento Moçambicano, João Lourenço, Presidente de Angola, em Dezembro de 2017, comunica a Nação Angola que "Os Angolanos que tem fortunas no estrangeiro poderiam repatriar esse capital para o País, sem sanções, durante um período de tempo". Jlo dava um assento tónico que findo o prazo de graça "o Estado Angolano sente-se no direito de o considerar [o capital] dinheiro de Angola e dos Angolanos..... e tomá -lo de volta para sua posse".
Falou. Cumpriu. Dia 24 Setembro de 2018, José Filomeno dos Santos, filho do antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, foi alvo de uma medida de prisão preventiva. A detenção surge na sequência das acusações de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais formuladas pelo Ministério Público de Angola.
Nesta "Enciclopédia de crimes" destaque muito particular vai para os cometidos enquanto Presidente do Fundo Soberano de Angola (FSA). Realmente é espantoso, não lembrando o diabo, como é que um Presidente nomeia o próprio filho para gerir o maior pilar estratégico, a mais importante reserva do País resultante das receitas da exploração das riquezas naturais do Povo. Quer dizer, nos termos já descritos num artigo sobre o caso, é similar que a impunidade e o à vontade, com que se passa de pai para o filho a gestão de um bordel.
No que o Ministério Público catalogou, da "burla qualificativa" que este jovem desferiu sobre o Estado, devolveu apenas 524 Milhões de dólares de um valor global que ascende os 8 Bilhões (mil milhões) de dólares!!!!!!!!!
Angola havia sido convertida numa Babilónia do clã dos "dos Santos". José Filomeno dos Santos, Zenu, enquanto gestor do Fundo Soberano, transferiu mais de 3 Bilhões (mil milhões) de dólares para o seu amigo e sócio Jean-Claude Bastos de Morais, para gerir, com uma procuração com poderes mais que bastantes, como se o País fosse o quintal da sua sogra.
Para além de Zenu, estão em prisão preventiva muitos outros designados de "prisioneiros de luxo" e alguns deles foragidos. Em suma, em Angola já iniciou a operação de saneamento na máquina pública.
No caso Moçambicano, a minha proposta que foi apresentada 30 dias antes da de Jlo, nunca foi sequer debatida. Mas será que estamos com dirigentes públicos sem nódoas? Claro que não!
Moçambique hoje é usado como barómetro para percepção do que é um governo inimigo do Povo. Nas praças financeiras internacionais somos tomados como um agente residual, um País de elevadíssimo risco, um País de lixo. A pobreza agravou. Os indicadores de desenvolvimento humano são dos piores do Mundo. Em matéria de indisciplina financeira e gestão anti-popular, estamos entre os dois maiores do Mundo. Em fim, nosso País está na iminência de passar de um Estado falido para um Estado falhado.
Tudo isto por conta de um punhado de auto-intitulados libertadores, mas, por ironia, hoje são os negociantes do futuro e destino desta pátria de oprimidos.
É momento de dizer basta a tudo isto. É momento de resgatar Moçambique. É momento de Limpar Moçambique. Não podemos aceitar que os que desferem golpes mortais contra o povo, os inimigos públicos, continuem como comandantes do navio, caso contrário será inevitável o naufrágio.
Em plenas eleições autárquicas, o regime apresenta, na Capital do País, um cabeça-de-lista que diz querer tornar "Maputo numa das melhores Cidades de África", quando foi cúmplice, por mais de 10 anos, como Membro da Comissão Política, do partido que levou a cidade capital a se descaracterizar, a perder toda identidade.
Exterminaram a flora urbana, já não é mais, Maputo, a cidade das Acácias, até o terreno do viveiro Municipal, foi usado para negócios mafiosos; a reparação Avenida Julius Nyerere, nas barbas das Embaixadas, foi ciclicamente usada como um saco azul sem fundo, para o binómio: burla-lamentação.
Os campos de futebol vendidos para alimentar o seu vampirismo monetário insaciável. Infraestruturas sociais e culturas saqueadas. Espaços públicos absorvidos para interesses privados.
A voracidade pelo dinheiro destruiu a maior parte da banda dos 30 Km de mangal da cidade de Maputo; a zona da Costa do Sol e Catembe são uma fotografia fantasmagórica dessa loucura e, em Chiango, algo inusitado, esquizofrénico, uma área com uma inscrição de "proibido construir" mas com parcelamento no meio do pouco mangal que ainda resistente aos viciados em dinheiro fácil.
As zonas de reserva municipal todas elas vendidas pelo sindicato do crime organizado dentro do Município; o chamado Plano de Estrutura Urbana da Região Metropolitana de Maputo (PEUM) sistematica e despudoramente violentado. Em fim, todos eles cúmplices de se ter convertido a cidade de Maputo em escombros, num amontoado de desordem sem fim.
A tragédia de Hulene, que ceifou a vida de dezenas de pessoas, tem como um dos responsáveis morais o mesmo que o regime apresenta hoje como cabeça-de-lista, pois, o seu famigerado PROMAPUTO, previa o encerramento da Lixeira até 2014, mas nada aconteceu, senão txunar vidas de inocentes, de esfumar sonhos e destinos de milhares de crianças.
Sem nenhum pejo ainda vem hoje pedir votos a própria população que tudo fizeram para espoliar, burlar, roubar e assassinar. Para o cúmulo da falta de vergonha, aparecem em caravanas exibindo um luxo de viaturas e meios que violentam a miséria que eles próprios promoveram perante aos que pedem votos.
Por ultimo, apresentam um cabeça-de-lista que é o "padrinho parlamentar das dívidas ocultas". O deputado, na função de Presidente da Comissão de Plano e Orçamento (CPO) tudo fez, até auflagelar o seu título de Economista, para defender, promover, aprovar e oficializar a imoralidade e ilegalidade das dívidas da EMATUM, PROINDICOS e MAM. Dívidas estas que estam a sacrificar milhões de vidas de Moçambicanos. Parece que os seus maiores dons e a sua mais nobre missão na terra é hastear a bandeira do genocídio do Povo.
Caros irmãos! Caros Patriotas de alma e coração!
É chegado o momento da vassoura. É chegado o momento de Limpar Moçambique. Limpar o País da escória, da estagnação, da incúria, do roubo, da corrupção, em fim, é chegado a hora de levar os inimigos públicos para a oposição.
Não vote no crime - Vote na RENAMO.
Moçambiqueeeeee, Vamos Limpar!!!
Nota Bem: em anexo, o meu artigo adaptado da intervenção feita no Parlamento no dia 02 de Novembro de 2017 (30 dias antes de João Lourenço (Jlo) - Presidente de Angola - apresentar à Nação Angolana, as mesmas medidas por mim propostas para sanear o País dos males da corrupção)
Comentários
Édio Salomão Pessoal,façam escolha certa pra NÃO chorarem,amanhã,
A escolha certa é a RENAMO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Timotio Jose Mugaua Sr Eng qual eh a Garantia k o nosso voto esta seguro como vamos saber se nao vao manipular resultado 
A Renamo esta preparada para garantir a seguranca nao vao rubar votos por favor nos trenem
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Nelson Massamba Wilson Timba Ja te vou a judar ilustre, no dia de voto tens que ter muinto atençaõ quando estiver com o bolentim de voto em maos, antes de acinalar o teu voto! Observe primeiro o quadradinho do seu candidato em que pretende votar, se esta em iguais condicoes aos restantes quadradinhos ou naõ! E para a sua melhor confianca e seguranca, pode raspar com a sua unha o quadradinho de cima pa baixo e de lado a lado, isso é porque foram detectados alguns bolentins contendo plastico no quadradinho de voto para RENAMO. informe aos outros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Eliseu Soares Muito obrigado. Estaremos atentos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sergio Zovele Nelson Massamba Wilson Timba na minha opinião deviam passar essa informação nas redes sociais milhares de vezes pra que as pessoas possam ter conhecimento disso.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Adriano de Zena Eu sou muito novo em debates politicos mas deixo aqui uma nota: O ser humano sempre teve necessidade de criar luz
E a luz sempre foi sinónimo de progresso. Tolstói dedicou ao povo a sua prosa Dizia: quando praticas filantropia
E sempre que és inspirado
r tu crias luz Quanto mais luz mais atractividade As pessoas querem estar perto da luminosidade. Em suma sr. Venancio com o seu partido continue lutando e lute sempre para o bem desse povo que chora cansado, para tira-la da situacao em ela se encontra. Eu gosto dos teus ideais.Força!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Ildo Mantchane Grande homem você tem um futuro risonho na arena política força mondlane salva a população deste belo país . Avança não recuo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Daviz Tivane Junior Mas Será que Moçambique estamos com dirigentes públicos sem Nódoas!Pela observação Mais do que dirigentes o povo precisa de um verdadeiro Messias para libertar o pais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Manhique Andre Este "gajo" é forte como da oposição. Se a Renamo lhe deixar agir da forma como ele pensa, ele será a esperança de Moçambique e Maputo em particular
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 hEditado
Nito Ribeiro Vamos acordar povo mocambicano deixemos de reclamar e facamos a escolha certa (fazer valor nosso voto) votando na oposicao eu confio na Renamo e confio em Venancio Mondlane.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Faride Osman Obrigado pela visao e orientação . vatrei n renamo Como sempre.Vamos Limpar Moçambique
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder56 min
Mucalanga Chilaule Chilaule Senhor VM está na linha certa , mas falta uma coisinha só , a linguagem, isa vocabulário muito difícil pra nós, modera um pouco usa linguagem das mamanas dos mercados.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 hEditado
Manhique Andre Compre dicionádio Sr, e aposte mais na educação. O futuro deste país não está nas mãos das mamanas dos mercados.

Um dia serás eleito pra um cargo de chefia e o que dirás nas reunioes? Que usem vocabulário do mercado?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Manyeekane Antonio Manhique Andre não poderia concordar mais!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Chray B. Nhaliga Matias JairosseAlbino Massembusse Júnior, vejam esta capacidade de desejar e invejar... Mente cidadã!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Alexandre Chirrute Temos de é acordar ilustres Moçambicanos,...à Mudança Começa em Nos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Roro Simoes Temos que acreditar indo votar na escola certa viva mondlane viva renamo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Joaquim Maveneca Maveneca O nosso povo precisa pessoas que abrem as mentes deles já basta sofrer enquanto outros estão a usufruírem a custa do povo viva Re....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder39 min
Eugenio Mabunda João Chilengue e Silvestre Joaquim, leiam esse texto, muito profundo e didáctico! Achei bastante interessante.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 hEditado
Nelson Massamba Wilson Timba Ilustre venáncio, você disse tudo! Você disse o problema que o povo tem, e qual é o medicamento capaz de curar a doença deles definitivamente. Mas uma parte dessas pessoas ilustre, dam nojo! Agem feito porcos sem mente para rassoicinar e asim sendo, tao fragil em ser enganados com farelo, para depois serem largados sobre a sua sorte para se alimentar, e depois que saudavel estiver! O dono aparece cm grandes regosijos, shiii meu porco engordou muiiintooo ja tenho que matar para vender vai me lucrar muiinto. Enquanto o dono nada fazia para o tal porco, nao dava de comer e nem cural pa onde dormir!. Amados irmaos, se nos quiser-mos mudanças na vida, temos que sacrificar e se esse sacrificio exir que eu durma a fome uns 2 ou 3 dias para depois eu fartar por 2 ou 3 anos! Eu perfiro perder as 2 ou 3 noites de fome que perder os 2 ou 3 anos de fartura. Pois esse tem sido o comportamento de sertas pessoas sem fé e sem esperança, aceitam ser enganado com afrelimo com uma nota de 100mt por troca do seu cartao de eleitor, enganados por 4 ou 5kg de arroz cm casca para fazer semente na maxamba, viu o motivo de dispersar o seu voto pelos 5kg de arroz, de mapira, de feijao, por uma enxada, catana, maxado. Coisas comprado com os seus impostos, mas que quando ja volta aos respectivos dono! Acaba vir com um outro dono que é a frelimo e fazendo-se de Deus. e coisas que so vem uma vez por 5 anos. Amados vamos nos libertar das nossas escravacoes mentais, e em seguida libertar-mos o nossos DIREITOS que estao em posse da frelimo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Alexandre Chirrute Ilustre,quital se expalhar_mos aquela notícia para outros com cidadãos que dá conta de que:temos de é ter atenção na hora do voto e em particular no Quadro do Partido da Pardiz,porque pode haver uma confusão??
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Nelson Massamba Wilson Timba Para o nosso bem e do povo em geral! Eu te digo, fassa isso ilustre naõ tem nenhun problema quanto a isso. Sejamos nós os contribuintes de um Moçambique melhor.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Justino Juliao Mizewa Mano mondlane. Nao estas sozinho. Moçambique e Maputo vamos limpar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Leo Paul Paulo Aqui não há voto para ladrões, sequestradores, esquadrões da morte,tribalistas, intolerantes, saqueadores do bem público, gatunos, anti e constitucionais, o meu voto vai para mim mesmo! Porque eu sou RENAMO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Estêvão Neves Mboana Na linha da frente
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder10 h
Graciano Cornélio Sou resistente e teu fã. Vamos....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Dercio Arlindo Manhica Muita lucidez...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder31 min
Lourenço Daniel Fumo Fumo Sim senhor p um bom entendedor meia palavra basta
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sergio Zovele Maputo vamos limpar VM e Renamo estamos juntos nessa luta.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 hEditado
Djelass Culambandeo Culambandeo Viva a voz dos que nao tem voz
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Carlos Daniel Tovela Vamos limpar!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Ernesto Junior VM7 Estamos Juntos..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 h
Jacinto J Sixpence Sixpence Afonso foi comprado para lutar o seu pai lhe prenderam?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder11 h
Luís Santos Temos que dar um basta nesses malandros que se acham donos do país...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder59 min
Justino Juliao Mizewa Carlos Dick o que acontece nao é nos votos. A frelixo ganha eleicoes na mesa e nao no terreno. Acredita o povo nao vota nos ladroes da frelixo. Esses mbavas lesaram a patria e o comportamento é totalmente negativo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Unay Cambuma INBOX2
Mano unay peço anonimato 


Peço que seja revelado que alunos do Instituto agrário de chokwe estão a ser obrigados a fazer parte da campanha eleitoral do Partido Frelimo( saímos da escola sabendo que nos dirigimos a uma reunião), mas chegamos lá e nos deparamos com a campanha do Partido... Pedimos que se divulgue essa informação
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 min
Unay Cambuma INBOX
Boa tarde mano Unay. Peco anonimato... O partido Frelimo na Cidade de Maputo estah a mobilizar e registar residentes do Distrito de Marracuene, (principalmente aqueles que vivem nas zonas limitrofes dos Bairros de Zimpeto, Magoanine C (Matendene)
, Magoanine B, Chiango, entre outros) a irem votar no dia 10. Eh uma mobilizacao que estah sendo coordenado pelos camaradas e presidentes da OJM, e Secretarios desses Bairros em coordenacao com o Partido FRELIMO a nivel de Marracuene.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 min
Tudor Tudor Sem comentários! Não há dúvidas que a salvação do Nosso Páis depende intrinsecamente de nós o povo oprimido. É chegada a hora de sanear a Nossa Pátria Amada praticando justiça pelas nossas próprias mãos já no próximo dia 10 de Outubro corrente! Não nos eludemos com os "camaradas" pois a única mudança que possam fazer junto com o tal Velhote/idoso ancião caduco (cabeça de lista) é simplesmente dar continuidade de roubo/corrupção sem escrupulo e piorar a miséria dos moçambicanos! Viva oposicão!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 min

Sem comentários: