domingo, 14 de outubro de 2018

O MILAGRE DA 'MESA 1' DA EPC DE MUKHATINE, NA MATOLA!

O MILAGRE DA 'MESA 1' DA EPC DE MUKHATINE, NA MATOLA!
UMA MESA NA QUAL VOTARAM 433 PESSOAS DÁ VANTAGEM DE 60 VOTOS A UM PARTIDO, PARTIDO ESSE QUE ASSIM CONSEGUE VENCER O OUTRO QUE SAIU COM UMA VANTAGEM DE 59 VOTOS DAS RESTANTES 3 MESAS ONDE VOTARAM 913 PESSOAS!
Ontem fui votar. Vi algumas coisas estranhas mas não poderia ficar lá para ver mais e certificar. Não estava credenciado, e ficar por perto poderia contrariar a lei e com isso possivelmente ser alvo de uma “bala perdida”. Por isso saí logo depois de votar para casa tratar das minhas machambas, embora alguns Chefes de Quarteirão que chegaram depois de mim tenham ficado por lá depois de terem votado (antes de mim, claro, pois para esses não havia bicha embora não fosse dia deles de mandar nas coisas).
Esta manhã voltei ao lugar, timidamente me aproximei, e felizmente a polícia que eu muito temo não estava lá. Algumas das pessoas que ontem estavam metidas na azáfama estavam com ar fúnebre, sentadas atrás do edifício da direção da escola. Perguntei e indicaram-me aonde estavam afixados os editais. Fui lá ver e tirar as fotos dos Editais de Apuramento Parcial Mesa por Mesa que mantenho comigo.
Os resultados afixados dão vantagem de 1 (UM) voto a mais para a FRELIMO (com 620 a seu favor) relativamente a RENAMO, que foi o segundo maior classificado (com 619 votos). Outros concorrentes juntos somaram 45 votos. Portanto existe no meu “ghetto” um “empate técnico” entre os dois maiores contendores: 46.1% para a FRELIMO e 46.0% para a RENAMO.
MAS SERÁ? Ora vejamos: Havia 4 (quarto) mesas de voto. A RENAMO ganha em três (3) mesas (Mesas 2, 3, e 4) com uma vantagem de 59 votos, e “perde” na Mesa 1 (e aquí começo mesmo a colocar a palavra perde entre aspas), onde a Frelimo tem uma vantagem de 60 votos. Cômputo geral: Frelimo ganha com uma vantage de 1 (UM) voto!
MAS… AINDA VEJAMOS: dos Editais de Apuramento Parcial que tenho comigo, os números dizem que na tal Mesa 1 havia 800 inscritos, e que nela votaram 433 e que houve 370 não votantes. Ora, das duas uma: ou o número de votantes foi de 430, ou o de não votantes foi de 367. Porque se o número de votos contados na urna (como diz o edital) foi de 433, 433+370=800 é uma IMPOSSIBILIDADE ARITIMÉTICA, pois aritmeticamente ou temos 433+367=800, ou 430+370 =800, em cujo caso o numero de votantes seria de 430 e não 433. De onde vieram os 3 votantes a mais?
MAS… MAS… esses que fizeram essas contas são jovens, com um mínimo de educação (pelo menos secundária) e alguns deles são professores! Como é? Isto é um problema de erro de aritimética? Ou o “Sistema” falhou de uma maneira mais fundamental deixando rabo-de-gato de fora?
BEM, TENTEMOS … VAMOS CAVAR MAIS: No mesmo bairro, pessoas vivem juntas, são vizinhos, a maioria deles manda seus filhos para a mesma Escola onde muitos sentam no chão, e compra coisas nos mesmos mercadinhos, apanham juntos “MyLove”, outros bebem juntos nas mesmas barracas, e juntos andam todos bagunçados nas mesas estradas todos os dias. Vão ao mesmo Centro de Saúde. Murmuram juntos sobre as façanhas das brigadas da EDM, das terras abocanhadas por estranhos apadrinhados por poderes, e da água da PIFAG que nunca cá chega. Mas ontem, no dia das eleições a “Mesa 1” (!) os diferenciou! E de que maneira: de 913 votantes das mesas 2, 3, e 4 representando 67.8% do total dos votantes na nossa Assembleia de Voto, 42.6% votaram pela Frelimo e 49.1% pela RENAMO; dos outros 433 votantes da Mesa 1 representando 32.2% do total dos votantes na Assembleia de Voto, 53.3% votaram pela Frelimo e somente 39.5% pela RENAMO.
Esta Mesa 1 é mesmo milagrosa! Como é que ela conseguiu diferenciar as preferências dos habitantes de Mukatine que nela votaram assim tão dramaticamente em relação aos habitantes do mesmo bairro que votaram nas outras mesas?
Estou muito, MUITO preocupado!
Comentários

Paulo Simão Jr. Fraude sem dúvidas!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Xanah Pretucha Lamentável isso, Chigamanhane Mazanga e Muhamad Yassine, venham ver isto, ja nao queremos fraudes neste pais...

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Joaquim Filimone Mahumane Nos ajudem a desvendar esse mistério a Frlm deve reconhecer a derota na Matola

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Adelino Branquinho Fraude a olhos vistos, preocupante mesmo .

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Euclavio Macamo Quantas mesas milagrosas iguais a esta devem ter surgido por aí?

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Sergio Buque Crimildo Mathusse veja isto é deixa o seu parecer.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

João Paulo Marime Excelente sentido de cidadania professor Roberto Tibana.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Eu acho que deve ter havido muitas mesas “milagrosas” como a Mesa 1 da EPC de Mukhatine. Já ouvimos na comunicação social sobre os que foram presos a tentarem passar maços de Boletins de Votos a certos votantes mesmo nos lugares de votação….

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

Cal Barroso E assim se conseguem vitórias retumbantes, e MOÇAMBIQUE avança rumo ao progresso...

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Kleimor Sting Belo muito estranho na matola

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

José Jaime Macuane Dá para pensar...🤔

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Nhancale Sérgio Simplesmente lamentável meu caro.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Tomas Mario Interessante!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Carmelo Pontes Fica o ditado popular " em terra em que se forçam milagres tudo pode acontecer"

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Eu acho que deve ter havido muitas mesas “milagrosas” como a Mesa 1 da ECP de Mukhatine. Já ouvimos na comunicação social sobre os que foram presos a tentarem passar maços de Boletins de Votos a certos votantes mesmo nos lugares de votação.

Não passam
 muitos dias que o Presidente da CNE chamou publica e abertamente de CÃES aos que suspeitam que ele preside a uma organização que é uma máquina de fraude. Eu desafio-o a publicar (colocando na Internet) TODOS os editais da contagem parcial que foram produzidos, mostrando os resultados detalhados tal como foram compilados nas mesas de voto. Isso permitiria fazer uma análise imparcial e independente dos resultados. Isso ele deveria fazer, em lugar de insultar as pessoas que levantam suspeitas legítimas sobre a integridade da organização que ele dirige. Muito arrogante e muito mal criado esse senhor, tal e qual os seus mandantes. Agora queremos ver como ele vai explica estes casos.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

Mondlane Calane Dzovo Kito O que o Doctor faz mesão eu vivi in loco durante a madrugada toda de ontem, tenho fotos de todos os Editais com os resultados de Ngolhosa, Mukhatine, e Boquisso. Houve sim uns Eleitores fantasma a de mais nos votos Em Branco os Brigadistas foram negados a invalidar esses votos e receberem instruções de que devia meter esses votos em Branco na mesma Urna dos Votos válidos. Na EPC de nGolhosa os Camaradas faziam Reuniões na Sala da Diretora da Escola e tenho um áudio onde gravei um dos camaradas saindo de uma das mesas de Voto já com a derrota reconhecida começar a dizer que perderam por causa dos Militares que no dia 25 de setembro espancaram a população. Na EpC boquisso há editais onde no espaço do partido FRilimo deixaram em Branco( imagino para depois inventar número favoráveis a Frelimo) Renamo ganhou na MATOLA isso ninguém me tira dúvida

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Mondlane Calane Dzovo Kito Para o partido Frelimo não vem nada Escrito, né zero zero zero só deixaram em Branco
Gerir

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Óskar Ndzucula A cultura de roubo está enraizada... Mesmo sem o "ladrão" directo ganhar nada com isso

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

João Paulo Marime Acho que a Renamo querendo pode e deve reverificar a contagem para ver se nao houve outros "enganos" tipo este reportado por si agora professor.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Luis Manuel Milagre do video arbitro.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jaime Luis Jemuce São esse pequenos detalhes que acabam manchando de certa forma o processo eleitoral, a credibilização das manobras até impossíveis matematicamente, por temer a mudança. Porquê que aceitamos a alternância da governança no Centro, Norte e no Sul não? Será que ainda continua a resistência à mudança pelo menos na Matola, da Cidade de Maputo não falo porque o voto é sempre bem estruturado por lá, até quando vamos continuar nessa democracia de obediência!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Miguel OM De Brito Há uma explicação muito simples para haver 3 votos que parecem ser a mais: são os votos especiais: pessoas que não estando registadas nessa mesa têm por lei direito de nela votar desde que estejam recenseadas no município: MMVs, observadores, jornalistas, delegados de lista, etc.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Muito obrigado Miguel OM De Brito. Mas deve ter notado que o assunto dos 3 votantes a mais é marginal. Espero que também haja uma explicacao "muito simples" mas plausível para o fundamental da historia: Como é que Mesa 1 conseguiu diferenciar as preferências dos habitantes de Mukatine que nela votaram assim tão dramaticamente em relação aos habitantes do mesmo bairro que votaram nas outras mesas?

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jose Eduardo E agora!? Como se comprova se é uma coisa ou se é outra? Pode uma das partes querendo solicitar a revisao das contas para provar se houve "engano" ou sao os tais votantes especiais?

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Caro Miguel OM De Brito, Acho que também deve admitir que a explicação “muito simples” que deu acima sobre os 3 votantes a mais na Mesa 3 em relação aos inscritos é mais uma suposição do que nada baseado em factos reais e por isso deveria ser menos perentória. Eu estou a trabalhar com os dados reais do sítio aonde votei e de que tenho os resultados primariamente publicados nas mãos. Ora vejamos: por aquilo que os editais registam, as mesas 1, 2 e 3 têm o mesmo número de inscritos, 800 cada uma. Mas olhando para o número de votantes em cada uma dessas mesas, notam-se as seguintes diferenças: Mesa 1 menos mesa 2 = 74 ; Mesa 1 menos mesa 3 = 75 ; Mesa 2 menos mesa 3 = -8. Quer dizer, a Mesa 1 teve sempre um número de votantes elevados em relação a cada uma das outras duas mesas com o mesmo número de inscritos. E a diferença é acima de 70. Entretanto a diferença entre as outras duas mesas com 800 inscritos (isto é, Mesas 2 e 3) não chega sequer a 10. Quer dizer, mesmo supondo que por alguma razão se tenha decidido que os tais “votos especiais” a que se refere fossem todos efetuados na Mesa 1, estatisticamente ela continua a ser uma mesa especial em termos da diferença do número total de votantes que tem em relação as outras mesas. E isso, não me parece que possa ser explicado simplesmente pelos “votos especiais” a que se refere. 
Acho que TODOS os Editais com apuramento parcial sejam publicados no sítio da internet da CENE, tal e qual foram produzidos! Sem isso, o sistema está fatalmente descredibilizado, não por esta minha exposição do caso de Mukhatine, mas de tudo o resto que já sabemos.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Muito obrigado Holy Haney Nicky! Por isso que eu digo que o assunto que eu levanto não é um problema somente da Mesa 1 de e Mukhatine na Matola!...

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

Antonio A. S. Kawaria José Jose Eduardo, rever--se em Moçambique ou na Suécia?
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Holy Haney Nicky De nada por isso Doctor Roberto Julio , Ser Cidadao imparcial na informaçao e meu dever.
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jose Eduardo Antonio A. S. Kawaria rever-me onde houve eleições cujo processo embora tenha sido ordeiro, a ultima fase apresenta situações anómalas, como as sitadas e, nao se deseja nem se instiga que a solução seja por meios violentos.
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Antonio A. S. Kawaria Jose Eduardo, isso é ideal e fizeram isso na Suécia nas últimas eleições Realizadas há sensivelmente. Foi tudo de forma aberta. Em Moçambique mesmo a anomalia possa criar consequências incalculáveis, encontra-se alguma justificação para obstrução da revisão.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jose Eduardo Entendido meu caro.
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Abel Mavie Só havia espaço para apenas 3 votos especiais? Outros MMVs não votaram?

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Ricardo Santos Essa FRELIMO dele e mesmo incompetente, caro professor. Onde ganha, aldraba. Mesmo nas suas barbas. Então porque razão não aldraba também onde perdeu? Será que os aldraboes foram outros? Não faça de nos estupidos!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Não chamei nem fiz ninguém de estupido. Agora se o Senhor Ricardo Santos se sente feito estúpido com tudo isto que está a acontecer a culpa não é minha. Dirija-se a quem lhe faz estúpido.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Ricardo Santos Desde 1994 que assistimos a este filme de terceira categoria. Quando a Renamo perde há aldrabice, quando ganha não há. Não é estranho? Não é incompetência? Ao longo de 24 anos o mesmo filme filmado na Gorongoza. A propósito, não é estranho que a FRELIMO tenha esmagado a oposição nestas eleições na vila da gorongoza este ano? ???

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Caro Senhor Ricardo Santos, primeiro, eu não estou agora a falar de Gorongosa. Estou a falar de Mukhatine, mais precisamente dos resultados afixados na Assembleia de Voto EPC Mukhatine. Segundo, eu não estou a falar aqui de coisas de 1994 e dos 24 subsequentes todos. Eu estou gora a falar de coisas que se passaram ontem, em 10 de Outubro de 2018. Entendeu?

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Carlos E. Nazareth Ribeiro Apoio os seus posts, Roberto Julio Tibana, embora goste muito pouco ou naaaada da ressurgida organização partidária armada. Deixe que os comentários irrelevantes fiquem onde os colocaram.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Agnaldo Banze Meu caro o teu silêncio tava muito bom. Como é que o senhor justifica? Onde a Frelimo está quase desfavorecida ainda não terminou de contar os votos e onde leva vantagem já terminou a 100% até nas zonas recondidas? Heihhhh???
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Cristóvão Nenengue Heish, é deplorável

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Avelino Namarrocolo Complicado, continua se a fabricar resultados a favor dum grupo sob o olhar passivo do STAE e CNE.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Agnaldo Banze Cúpula partidarizada
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Gildo Torrichell Isso é muito triste, vamos ter um falso presidente

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jaconias Massango Roberto Julio Tibana, de facto de ser fôr de bairro em bairro não há de ver ninguem que lhe faça acreditar que votou no partido no poder. Os moçambicanos sao idiotas!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Eishi... Jaconias Massango, eu nao percebi o seu ponto aqui... mas pronto... seu ponto de vista sobre outras coisas. Mas eu nao acho que os Mocambicanos sejam idiotas...Nisso discordo de si.
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jaconias Massango Roberto Julio Tibana, percebi dois pontos no seu poste: 1 erro de "aritimetica; 2 votantes que lhes falta tudo, mas que aparecem a votar no governante. Foquei-me no ultimo, e disse se andar de bairro em bairro, avaliar as condições de cada votante, não vai perceber quem pode ter votado no partido no poder. Como vamos chamar votantes que agradecem a pobreza, que sempre acreditam no "amanhã"! Idiotas.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Jaconias Massango Ainda assim acho que estamos em campos diferentes. Somente para clarificar: o meu post e' sobre a implausibilidade socio-politico-estatistica do resultado da Mesa 1 na EPC de Mulhatine, nao sobre "votantes que lhes falta tudo, mas queaparecem a votar no governante." O ponto e' como e' que uma mesa consegiu concentrar votantes do mesmo bairro que apresentam preferencias politicas radicamente diferentes dos seus vizinhos que votaram nas outras 3 mesas no mesmo dia! Esse para mim e um "milagre" socio-politico-estatistico!...
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Jaconias Massango Concordo que estamos em campos diferentes. Deixe partilhar uma: no dia de votação, passei ver uma cunhada que vende pão numa das esquinas da cidade. Perguntei a ela se já tinha ido votar. Resposta: " não; votar esses que andam a chutar o nosso pão! Assim pararam hoje como é dia de votos".

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

Celso Nhantumbo E tudo isso acontece a luz do dia e Deus a ver!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

Roberto Julio Tibana Caro Celso Nhantumbo, esse assunto de Deus e complicado e eu não gosto de traze-lo para conversas de Facebook senão quando sou forcado a responder como neste caso. Não sei a qual Deus se refere. Temos um que é o Pai Nosso todo-poderoso, venerado em todo o mundo por muitos. E temos outro que foi proclamado aqui em Moçambique semanas atrás, venerado por alguns somente no nosso país. Não sei de qual dos dois espera ter ajuda.!

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Celso Nhantumbo Do deus proclamado aqui em Moçambique e venerado por alguns somente no nosso País, é que não espero ter ajuda de certeza. Essa foi forte, por isso, ainda estou a rebolar de tanto rir!

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado

Roberto Julio Tibana Celso Nhantumbo 😂🤣😂🤣.. Boa noite!

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Celso Nhantumbo Obrigado, igualmente.
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Abdulrazaque Cawane Lamentavelmente é lamentável

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Lourino Pelembe Professor, talvez os 3 votos sejam os ditos "votos especiais". O interessante aqui eh a tendencia do voto na "mesa 1". Quem eh de direito nos deve esclarecer esse fenomeno, que a partida eh de todo muito estranho.
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Marcos Julio Cossa Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sao boladas meu caro
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Olegário Samuel Muando Que custa entregar Matola? Já está provada a vontade do povo. Mudança.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

David Baloi Ilustre Roberto Julio Tibana, permita-me que esclareça o seguinte: quanto ao número de votantes numa assembleia pode, sim, ser superior O número de eleitores inscritos no caderno. Uma vez que os membros da mesa de voto(MMV) têm direito a votar na mesma assembleia onde foram escalados pra trabalhar mesmo não estando inscritos no caderno. É já no edital o número total de votos nessa assembleia....
Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Roberto Julio Tibana Caro David Baloi, sobre o mesmo assunto veja as minhas respostas ao Miguel de Brito aqui mesmo nesta conversa. Nao vou repetir aqui para si. Esse esclarecimento nao esclarece nada do problema fundamental que eu levanto no meu post. Na segunda resposta que eu dou ao Miguel de Brito o Senhor tem mais detalhes estatisticos que eu coloco la' (tidados dos mesmso editais que teno comigo) e que fazem esse seu esclarecimento cair por terra.
Gerir


Joao Cabrita Em vez de gato escondido com rabo de fora, é mais um caso de rabo escondido com gato de fora. Tal como numa assembleia de voto localizada na EPC de Namiteca, Nampula, que, no momento de contagem de boletins de voto, teve a visita inesperada dos jagunços da UIR que em vez de baterem à porta, fizeram-se anunciar por meio de gás lacrimogéneo.

Gerir


GostoMostrar mais reações
3 dia(s)Editado

GostoMostrar mais reações
3 dia(s)

Charles Brown Professor Roberto Julio Tibana, os partidos políticos com assento na AR, tem representação nos órgãos eleitorais, preparam o seu pessoal, para fiscalizarem o escrutínio. 
Qual é papel desses senhores? Esta é a quinta eleição Autarquica, no próximo ano
 teremos a sexta eleição geral, os erros são os mesmos, a música é a mesma de fraude, afinal porquê não aprendemos dos erros do passado? 
Ou alguns grupos de políticos lhes convém esse discurso? 
É muito estranho desde 1994, 10 eleições já se realizaram, aprovaram se leis de paridade nos órgãos, até membros da sociedade civil tem rótulo partidários, mas o problema persiste, que saída para esse problema?

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado

Joao Cabrita Charles Brown, eu vi as declarações de Manuel Araújo após ter - conseguido - votar. Uma das coisas que disse foi que mais de 300 eleitores recenseados não constavam dos cadernos eleitorais. Esta estranha falha, quando associada à que se observou na intercalar de Nampula, em que dos cadernos eleitorais constavam mais nomes do que aqueles que haviam sido recenseados, leva-me a concluir que estamos perante um sistema viciado, em que os prejudicados não podem ser tidos como os culpados. As eleições que têm vindo a ter lugar desde 1994 nem sequer servem como tema de estudos académicos, pois os números divulgados - ou a falta deles - não reflectem a realidade. Acho, pois, surpreendente haver académicos que consigam tirar ilações sobre tendências de voto de eleitorados com base em dados adulterados, viciados e falsificados.

Gerir


Charles Brown Joao Cabrita, estou de acordo consigo, mas a minha questão é:
O que é feito daqueles senhores dos partidos políticos que reivindicaram a representação nos órgãos eleitorais? 
"Eleitores sem nome nos cadernos", qual é o papel dos Mazangas e Companhia no
 STAE /CNE? 
Depois da realização do recenseamento, o STAE colocou as listas em todas Assembleias, e anunciou para que os eleitores forem ver seus nomes, de formas a reclamar em caso de constatar essas falhas, mas pelos vistos, ninguém se preocupou, resultado, eleitores com cartões, mas sem nome nos cadernos.
Gerir


Joao Cabrita Charles Brown, na intercalar de 2018 a marosca dos cadernos eleitorais adulterados foi detectada atempadamente. Mas logo a seguir assistimos à habitual atitude de negação, com os tradicionais agentes do regime a lançar as culpas sobre as vítimas do ardil.

O problema de fundo é outro. Em nenhum Estado de Direito os partidos têm a função de policiar processos eleitorais, do princípio ao fim. São 14,000 assembleias de voto a funcionar durante as eleições gerais. Nenhum partido da oposição possui capacidade – em recursos humanos e materiais – para fiscalizar, controlar e policiar um número tão elevado de assembleias de voto. Em Estados normais, essa é a função de instituições credíveis, independentes. Moçambique está longe de ser um Estado normal. Continuamos a ter o Estado partidarizado que começou a ser edificado – ou ‘estruturado’, para usar a terminologia oficial – em Setembro de 1974, data da tomada de posse do Governo de Transição. Quaisquer instituições que funcionem dentro desse modelo, não podem nunca ser credíveis.

O sistema eleitoral é apenas um exemplo desse estado de coisas. Poderia apontar outro exemplo, como o do sistema judicial. Este foi criado para servir o poder político. Não é independente. Basta referir o caso da violação da Constituição por Armando Guebuza e outros membros do governo que chefiava aquando do empréstimo contraído junto da banca internacional. Num Estado normal, seriam instituições como uma PGR a tomar a iniciativa de destituir quem violou a Lei Fundamental e que havia jurado defender. A PGR nada fez, pois estatutariamente existe para servir o poder político. E depois foram os lacaios do regime na AR (outra instituição subvertida pelo regime) a dar cobertura à violação da Constituição, lacaios esses que depois vão ao terreno branquear crimes de guerra, como se viu na questão da valas comuns.
Gerir


2 dia(s)Editado

Charles Brown Joao Cabrita o que fazemos para mudar esse ciclo de demagogos? 
Conferência nacional depois das eleições? 
Quem vai tomar dianteira e hipotecar a sua vida?

Gerir


Nkulu Wa Munu É por isto e mais alguma coisa que a CNE não é credível.

Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Lino Marques Santos Conveniente.
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Agnaldo Banze Confiar nos órgão eleitorais mocambipartidarizadas nunca, são todos colossos da mesma panela que só cozem em momentos diferentes. porque os outros estão a espera do momento das eleições para marcarem diferença na sua vez de cozer.
Quanto ao finato dest
e ciclo! Todos precisamos tomar dianteira sem infrangír a lei, se bem que nem sei quando é que estamos a agir dentro da lei!porque sempre estarão lá os nossos manos da FIR e os nossos vizinhos agentes da PRM com gás lacrimogêneo e balas perdidas. Eishiiiii! onde vamos reclamar os nossos direitos????? Neste país partidarizado?????
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)Editado

Afifa Taquidir Quem põe o guizo ao gato?
Gerir


GostoMostrar mais reações
2 dia(s)

Roberto Julio Tibana Boa pergunta!
Gerir


John Wetela Sim, a mentira ja é feita ao vivo.
Gerir


GostoMostrar mais reações
1 dia(s)


GostoMostrar mais reações
1 dia(s)

Oweni Esmael Mas provavelmente haja uma esperança em uma STAE e CNE credível e transparente 😂😂😂👌👍
Gerir


GostoMostrar mais reações
22 h

Agnaldo Banze Onde de uma ideia? Sem incluir o partido.
Gerir


20 hEditado

Tatana Machava Sinceramente, não acredito que seja necessário votar próximo ano. Tanto esforço em vão.
Gerir


GostoMostrar mais reações
6 h

Sem comentários: