A heurística da disponibilidade é um atalho mental que se baseia em exemplos imediatos que chegam à mente de uma determinada pessoa ao avaliar um tópico, conceito, método ou decisão, etc.
A heurística da disponibilidade também conhecida por ANCORAGEM é um erro de raciocínio ou argumentação falaciosa que leva a que muitas pessoas como Elvino Dias, Sic Spirou e toda Brigada de Fofoqueiros da Internet a fazerem julgamentos moralistas e presunçosos ancorando a sua argumentação em episódios do passado.
Tenho pesquisado, reflectido e escrito muito sobre como as redes sociais da Internet estão a tornar algumas pessoas muito mal informadas e desinformadas. Tal é o resultado da grandiosa obra desta Brigada, que nos últimos anos se empenhou em distorcer de forma criativa as várias narrativas da realidade moçambicana. Até aqui alguns não entenderam nada. Talvez o próximo parágrafo lhes ajude.
OS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO eleitoral fizeram um belíssimo trabalho nestas eleições autárquicas. Com muito poucos recursos, fizeram o melhor trabalho que aquele feito por Brazao Mazula, quando nadava em dinheiros da ONUMOZ, ou mesmo daquele "Pastor", só para recordar Afonso Dhlakama, quando quisesse falar com raiva sobre como esse "Pastor" lhe prejudicou nas eleições que dirigiu. Claro que tal é resultado dos esforço na busca da melhoria contínua e tentativa de profissionalização do aparelho.
Para débeis mentais, o discurso da fraude e da intransparência são os mais confortáveis e servem-lhe de chave-francesa para a explicação de todos enigmas. Não precisam pensar mais nada. "É fraude. Todos sabemos", etc., etc. E a Brigada de Fofoqueiros da Internet sabe manipular bem este discurso, com recurso a screenshot ou fotografia, recolhendo para um celular só, "muita evidência". Sem aferir autenticidade ou confirmar com reais operativos no terreno, vivem insuflando as mentes dos desatentos de raiva, desespero, medo e incerteza. Continuam a fazer isso até conseguirem matar a autoestima do moçambicano, ao ponto de este se preparar para receber o Salvador de fora, que até pode ser uma guerra.
Respeitem os que estudam os fenómenos e deiam a eles a plataforma para ensinar esta sociedade.
Estou com muito medo destes brigadistas. Apelo aos homens de bem para não desfalecerem. A luta pela reposição da verdade é renhida. O povo deve se proteger destes "brigadistas da fofoca". Não estamos tão mal assim. Mas para melhorar, DEVEMOS nos entregar ao trabalho. E não ao delírio.
Saudo a CNE pelo seu trabalho e esforço na contínua melhoria. Neste momento de escassez de recursos, foram capazes de ainda inovar.
Sem comentários:
Enviar um comentário