segunda-feira, 23 de julho de 2018

João Lourenço revogou o decreto sobre o Porto do Dande e retirou a concessão que, dois dias antes das eleições gerais, José Eduardo dos Santos tinha atribuído à sua filha

João Lourenço revogou o decreto sobre o Porto do Dande e retirou a concessão que, dois dias antes das eleições gerais, José Eduardo dos Santos tinha atribuído à sua filha, contra todas as regras de transparência. Agora, Isabel dos Santos, através da sua agência portuguesa de comunicação, vem reagir a essa perda de forma verbalmente violenta.
por RUI VERDE
LER TEXTO INTEGRAL:
No final do longo entardecer do seu mandato presidencial, José Eduardo dos Santos ainda teve tempo de assinar, a 21 de Agosto de 2017, dois dias antes das eleições gerais que iriam designar João Lourenço como novo presidente de Angola, o decreto presidencial n.º 207/2017, que aprovava o projecto do Porto da Barra do Dande. Este decreto tinha como objecto a concessão dos direitos relativos à construção e exploração desse porto a uma empresa desconhecida chamada Atlantic Ventures, S.A.
Facilmente se descobriu que por detrás desta empresa misteriosa estava a sempiterna Isabel dos Santos. Dentro das regras da sucessão patrimonial que o velho presidente levava a cabo, um dos portos, o do Caio, ficou para um dos seus filhos (e para o seu sócio, Jean-Claude Bastos de Morais), e o outro porto calhou à filha Isabel. Neste caso, o Porto do Dande. De acordo com a mesma lógica, já tinha oferecido bancos a todos os seus vários filhos, e o mesmo aconteceu com vários terrenos e outro património.
João Lourenço, dentro da sua política da caneta, revogou esse decreto sobre o Porto do Dande e retirou a concessão oferecida a Isabel dos Santos pelo seu pai. No discurso que proferiu no Parlamento Europeu, a 4 de Julho passado, o novo presidente afirmou: “Ali, onde ainda foi possível, foram anulados contratos bilionários com a construção e gestão de importantes infra-estruturas públicas, caso do Porto da Barra do Dande, por não se terem respeitado os mais elementares princípios da transparência e da concorrência.”
Agora, Isabel dos Santos, através da sua agência portuguesa de comunicação, vem reagir a essa perda de forma verbalmente violenta, fazendo lembrar a tirada de Bartolomeu Dias quando viu o negócio da Air Connection Express a ir pelos ares.
Das muitas considerações veiculadas nesse comunicado, há uma que nos interessa particularmente, pois nela reside, em termos legais, um dos maiores atropelos que José Eduardo dos Santos fez às suas próprias leis, nestes processos de atribuições de prendas aos filhos e associados. Trata-se do respeito pelos princípios da transparência e da concorrência, nomeadamente, o cumprimento da Lei da Contratação Pública.
Vem Isabel dos Santos dizer, e citamos: “A lei aplicável a este projecto é a lei das concessões portuárias e foi correctamente aplicada pelo anterior Executivo neste processo. A lei dos Contratos Públicos – que poderia ditar a realização de concurso público – não se aplica a contratos de concessões portuárias, ao contrário do que agora assume o actual Executivo.”
Com este argumento, Isabel dos Santos pretende retirar a concessão assinada pelo pai da zona de ilegalidade em que se encontrava, por não ter seguido o procedimento correcto para a sua adjudicação. Na realidade, sendo exigido um concurso público (ou similar) para a concessão do porto e este não tendo tido lugar, como efectivamente não teve, facilmente João Lourenço poderá mandar Isabel dos Santos embora. Caso contrário, terá mais dificuldade. Portanto, neste ponto reside o cerne da discussão jurídica.
Contudo, muito facilmente se compreende que o argumento de Isabel dos Santos não tem cabimento. A verdade é que a concessão que lhe foi oferecida pelo pai foi engendrada à margem da lei.
O diploma que Isabel dos Santos pretende ver aplicado à sua situação não está bem identificado. Possivelmente será o decreto n.º 52/97, de 18 de Julho, que aprova as Bases Gerais das Concessões Portuárias. É muito duvidosa a aplicação deste diploma à concessão complexa, e não meramente de movimentação de cargas, atribuída a Isabel dos Santos no Porto do Dande, em virtude da limitação do objecto da norma realizada pelo artigo 4.º do decreto. Mas, para efeitos do raciocínio aqui em causa, admitamos o argumento jurídico de Isabel. Percorrendo o articulado dessa norma, não se vislumbra qualquer disposição acerca dos procedimentos relativos à formação do contrato. Em lado algum se encontra referência à exclusão de contrato público ou outro, bem como qualquer excepção à aplicação de normas gerais sobre contratação pública. Pelo contrário, no artigo 2.º refere-se que o regime do contrato administrativo é o aplicável às concessões portuárias. E em vários artigos (7.º, n.º 2 ou 29.º) aparecem referências à figura do caderno de encargos, uma figura típica, ainda que não exclusiva, da contratação pública, designadamente do contrato público.
Não havendo norma expressa a excepcionar a formação de uma concessão portuária e submetendo-a ao regime normal dos contratos administrativos, somos remetidos para a Lei da Contratação Pública, lei n.º 9/16 de 16 de Junho, que se encontrava em vigor na altura da atribuição da concessão do Porto do Dande a Isabel dos Santos. Nos termos do artigo 2.º, a), a lei é aplicável a todos os contratos cuja formação não esteja submetida a um regime especial. Vimos já que a formação de contratos de concessão portuária não está sujeita a regime especial, antes remetendo para a contratação administrativa normal. Acresce que a própria lei tem um sentido e alcance abrangentes. Isto quer dizer que a nova lei dos contratos públicos existe para estender o mais possível o âmbito da sua aplicação. Isto é comprovável pela extensão que é feita às Parcerias Público-Privadas, no artigo 2.º, b), bem como a aplicação obrigatória dos Títulos V ou VI a todos os contratos públicos, mesmo os não regulados pela lei (artigo 2.º, n.º 2). Assim sendo, qualquer interpretação tem de levar em conta este desiderato: alargar a aplicação da Lei da Contratação Pública.
Em resumo, quando alega que o pai lhe poderia ter entregado a concessão do Porto do Dande sem qualquer procedimento transparente e concorrencial, Isabel dos Santos não tem razão.
Parece que a transparência é uma dor de cabeça permanente para a filha do ex-presidente. A transparência sem dúvida incomoda.
MAKAANGOLA.ORG
GostoMostrar mais reações
Comentar
59 comentários
Comentários
Felismina Sússu Neste contexto João Lourenço não é seu pai e nem que fosse corrigir o está mal e melhorar o que está bem começa por aí mesmo, mas a dias vcs louvavam pela presidente da croácia pala humildade principalmente Isabel se mentiu em viajar pela classe econômica deste ideia agora já queres gastar o dinheiro?vcs precisam de tratamento psicológico
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Cristiano Monteiro Cara Isabel dos Santos, parece começar o fim da arrogância, da prepotência, dos abusos de confiança, dos estragos e desmandos que tu, seu pai e irmãos fizeram na vida dos angolanos. Resta apenas pouco tempo para que seu pai dê adeus ao partido que arruinou o país, para que deixe de ser o "Pai Grande" e para que tu e seus irmãos deixem de brilhar. Por isso, caríssima, convença-se já de que tudo está a mudar aos poucos e adapta-se à era lourencista, à nova realidade. Desfaça-se dos espíritos diabólicos e junta-te àqueles que promovem acções que levam o país a crescer e a produzir para todos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)Editado
Crespo Pedro Pio Calma minha Sra, isso são apenas ossos do ofício. Gostaria que muito ainda tivesse que vir no, sentido de se repôr a legalidade de todas as trapaças feitas pelo vosso pai e a vosso favor
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Fernando Antonio Wandalica Wandalica Bela Narrativa o maior problema que se coloca nesta gente é que atropelavam a lei e procuravam sempre uma escapatoria usando sempre os seus advogados ou Juristas Portugueses.. Ora bem, esta situação leva as pessoas a fazerem uma intrepretação errada a Lei por não a lerem e interpretarem no seu todo mais sim, aqueles artigos que vão ao nosso Interesse neste caso os negocios deles esquecendo-se totalmente dos procedimentos legais, tambem cria uma especie de arrogancia o que leva as pessoas a pensarem que eles estão em melhor posição no que tange a interpretação da Lei ( Mentira) .. Qualquer obra financiada pelo Estado atravez do OGE ou financiamento tem 3 ( Tres) Intervenientes principais que são: 1- O.Dono da Obra neste caso o Estado dotado de poderes Juridicos isto dentro dos Pressupostos da Lei plasmada na Carta Magna da Nação ( CR) que regulam qualquer actividade neste pais que se chama Angola.. O Segundo é o Empreiteiro pessoa Individual ou colectiva que o Governo contrata para a execução desta empreitada dentro dos parametros legais neste caso obedecendo a Lei de Contratação Pública ( Qualquer obra Pública deve ser Submetida a Concurso Público este, deve ser publicado em Editais, Jornal de Angola e difundido nos meios de Comunicação Social ) mesmo aquelas empreitadas de adjudicação directa ou por Concurso Limitado onde o Dono da Obra endereça uma Carta Convite aquelas Empresas que ele achar que são capazes de executarem aquela empreitada no Prazo com qualidade exigivel assim como dentro da cabimentação financeira existente, tambem obedecem a Lei de Contratação Pública.. Isto para dizer que esta obra começa por pecar porque não passou por nenhum concurso Público tratou-se de um negocio onde naquela altura o Pai como Presidente da República entregou deliberadamente a filha ( Violação da Lei de Probabidade Administrativa favorecimento directo aos seus parentes directos ) assim sendo, e por não cumprir aqueles parametros da Lei e que constitui uma despesa avultada para o Estado este, pode sim revogar ou rescindir o contrato lhe é de Direito por ser um negocio não viavel para a nação ou ela esqueceu-se que alguem tera que pagar este dinheiro e neste caso não serão as empresas dela mais sim Estado..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Fielbino Kachongg o camarada Eduardo dos Santos,quando deixar o partido,ele deve ser ouvido.Porque ele destruiu a nação,vandalizou a riqueza deixando o povo na miséria,enriquecendo os estrangeiros,e os seus filhos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 hEditado
Carlos Muanza Muanza Que pena da Isabel. O dia q teu pai morrer nao sei como sera a sua vida. Juro nao gostaria xta na tua pela. Mas uma coisa eu faria deixaria tudo dinheiro do povo ou comecava fazer boas acoes, comecando abria uma igreja. Nao quero magoar ninguem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Ribeiro Rapaz Calmo Sr: Isabel dos Santos, o que você tem já é muito minha cota! Afinal queres sugar o pouco que sobrou nesse país e deixar o povo angolano na miséria até quando?? Mas você não tem coração? Sua bruxa, gananciosa, gatuna.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Pedro Henrique Trata-se de um negócio bilionário!Era bom se negociassem no sentido de encontrarem uma solução que favoreça o Estado, permitindo retomar a implementação ou elaboração do projecto referido.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Acacio Quintino Quintino A Isabel também tem muito gosto pelo o doce. Todo mel que ela vê, quer ir sugar. A vida tem regras que precisamos respeita-las. Tem muito olho no dinheiro páhh!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Gomes Kaquinambutaco O favoreceu te, vejamos barra de dande, plano diretoria d Luanda, caculo cabaça, .....para não citar outros, houve concurso? Uma brincadeira.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Uamy Mbinja Sinceramente eu entendo o posicionamento da mãe grande, pois não é fácil perder um projecto como esse que lhe daria uns bons valores nos seus bolsos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Ramirez Capoco Eu acho que é preciso respeitar a lei e agir com rigor e justiça,devemos afastar os ódios as raivas as invejas e os ataques pessoais.Se ela acha que foi injustiçada tem todo direito de reclamar.Apesar dos erros essa família merece respeito por tudo que o seu pai fez por Angola,não seja-mos ingratos por favor.....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Fernando Antonio Wandalica Wandalica Capoco.. Tu chamas isto de ingratidão, tens mesmo coragem de dizer que o povo esta a ser ingrato por criticar o que esta errado?.. Ohh caro amigo acorda saia da sonolencia..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Adriano Adriano Essa família num país sério no mínimo estaria na cadeia. Eles são criminosos! 
E não fale de ingratidão, pois enquanto ele era o presidente em Luanda, muitos estavam nas frentes de combate dando a vida por Angola e pelos filhos dele que se encontravam
 na Europa e América a gozar do dinheiro do povo. Queria eu ter sofrido "como ele sofreu" como presidente ao invés de ter passado o que passei. Com o dinheiro que passou nas mãos dele, e que ele tratou como se fosse dele pessoal, hoje estaríamos quase a nível de uma África do Sul. Mas ficamos parado no tempo. Estamos perdidos no séc. XIX com doenças, lixo, casebres, ruas lamacentas, mortes avulsas nos hospitais, falta de indústrias, etc., quando o mundo se encontra no séc. XXI. O crime deles é lesa-pátria, atrasou o desenvolvimento de toda uma nação. Isso é muito sério! Ela não demonstra arrependimento do mal que causaram a esse povo e ainda quer nos tratar como estúpidos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Everton Pablózz Paitara Paitara Dona Isabel,saiba que ninguém reina para sempre, acabou ...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Nelson Mbangui Dala Jutalo Belinha nossa mana se a tua riqueza não veio do roubo então podes fazer o teu negócio à venda de ovos para levantar. Kkkkkkkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
José Gonçalves Ganga Ganga o grande mestre da musica africana FRANCO tem uma musica com o titulo "buzoba esali ngando" em portugues significa "aburrice que fez jacare". o vivia na terra quando viu e ouviu a chuva a cair na terra foi se esconder no rio para nao molhar. mas la rio molho na mesma. esse e o comportamento do JES e seus filhos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Peter John Acho muito bem. E o Porto Caio de jean claude bastos de morais? Ja revogou?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Julio Cesar Africano Pois!! Pensavas que ANGOLA fosse herança do papa sua bruxa...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mateus Joào Barata O ZE DU PREJUDICO MUITO ANGOLA SO AGORA OS HOMENS DO MPLA DAÔ CONTA QUE O ZE DU LIXO O PAIS NOSSO
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Vivaldo-duvas Manuel Macamba Li muita coisa que não entendi la muito bem!! 

So sei que a Isabel e seu pai são gatunos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Basilio Jose Sanganjo Sanganjo Por favor Tia ISA, deixa o Presidente JMGL Trabalhar a vontade. Evita confusão. Os Angolanos já sofreram muito.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)Editado
Massueme Pelenda As coisas estão mudando para o pior para esta família que arranjou a nossa desgraça, eh, eh, eh....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Leroi Didier kkkkkkkkkk o presidente JL ten razao que o Deus poderoso te da longa vida
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Dala Nsole Dona ISA, sou Advogado posso lhe defender se me deres para consulta 1.000.000,00 KZ para consulta, é um adiantamento em viatura de preferência um JINBEI. Por favor, me contacta vamos lixar o INGRATO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Changó Arenoso Ela não é a culpada apenas lhe viciaram de gigantescos presentes publico ela e os irmãos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Antonio Cambongo Corrigir o que está mal e melhorar o que está bom
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Mariano Almiro André Corrigir o que está mal e melhor oque está bém.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Nelson Binário ACABOU!

Wanga Uábo!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Bernardo Jayga AGAJA DA ISABEL ESTÁ COM MUITA DOÇURA NA XUXUTA
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Pinto Higuity Story Dona dos ovos chega É tempo de devolver o q nos robou
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Lourenço De Melo Está habituada a receber coisas sem batalhar!!!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Gugu Westa Gugu A dona dos ovos está a brincar com as cara dos velhos do mpla
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Nipló Neto Umina Zumina Muitas vezes ela não tem culpa,,,o pai dela governou o país pra fins proprio,,,é so ver o volume de dinheiro q os filhos detém,,,o que merece cadeia é o proprio JES,,,o sacana q afundou a país com os seu roubo bem planiado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Ernesto Jose Aqui o atual presidente J. Lourenço precisa do nosso apoio.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Tadi Nicolau Nicolau Levou do fucinho
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Miguel Vete O sr zedu foi demónio como presidente de Angola por isso deus vai castigar lhe tudo só foi para famílias dele
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Vasco Washington Chitema A Sra ainda não vio nada...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Mário Pires Hum ! vais rir mana , a situação mudou.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Octavio Helder Sonhy vai lá chorar onde quiser foi mal concedido foi e agora
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Alexandre Paulo Alex Sera que o pai violando a constituicao e a lei, sera responsabizado?...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Abilio Ngunza Keta Tandala RHUM ,olhando, apenas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Domingos Manuel NÉ QUE SÉRIO???
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 dia(s)
Lucio Teixeira Estragaram este país
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Talatona Dos Santos Ainda muita coisa por vir.🦄🦄🦄
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 h
Vado Vado Caza Preta A galinha more ficou o halo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Vado Vado Caza Preta O ovo é 50kz
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Kavumi Kavumi Oyéeeeee, oyéeeeee! 🏋️🏋️🏋️
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Faustino Lopes Camarão que dorme a onda leva.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 dia(s)
Edson Eliseu Albino Geremias Concorda com a interpretação supra aludido  Oiram Oisaleve
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)

Sem comentários: