terça-feira, 31 de julho de 2018

O Presidente da República preocupa-me cada dia que discursa entre-portas


Fatima Mimbire
16 h ·

O Presidente da República preocupa-me cada dia que discursa entre-portas, subretudo.
Depois da infelicidade na "gracinha" que fez com as crianças em Niassa, hoje em Chiuta fez um discurso um tanto grave.
Ora, ele questiona, com miserável desprezo, o estudo que busca explicar os ataques em Cabo Delgado. Ele perguntou a quem, os que ele chamou de "alguns moçambicanos" ouviram para concluir sobre as causas dos ataques. Ele recusou a validade do estudo. Nada conte isso, só acho que poderia fazê-lo com classe de Chefe de Estado e vir com a sua perspectiva que, obviamente, seria baseada em estudos efectuados por solicitação do governo . Não tenho clareza se há alguma investigação quer de inteligência, quer antropológica, sociológica, etc, por parte do governo para compreender o fenomeno, para depois procurar resolver o problema.


Um chefe do Estado não pode ser preconceituoso em relação ao pensamento oposto ao seu, não pode desprezar a ciência. Tenho dúvidas que S.Excia tenha lido o documento, ouviu resumos dos seus assessores, certamente, e perdeu a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. No último caso, talvez haja razões políticas profundas para está lastimosa intervenção.

Podem ter a certeza que se o estudo viesse de Oxford, uma equipa de pesquisadores estrangeiros e pele mais clara e olhos azuis ou verdes, o assunto estaria a ser debatido em grandes conferências governamentais. Este país não valoriza o resultado que o seu pouco investimento na educação gerou!



126 comentários
7 partilhas
212212

GostoComentarPartilhar

Comentários

Wastter Abdul Chabane TristeGerir


Gosto · Responder · 16 h

Sarmento Abel Sande Quo vadis Moz?Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Sic Spirou ...preocupante! Enfim...Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Felisberto Malate Tens toda razão.Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Sarmento Abel Sande This country is Mussa Al-Bique.Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Mário João Francisco Francisco mais calma mana Fatima Mimbire. Este país provoca avc
6Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Fatima Mimbire falo mesmo para nao ficar com isso no coração e matar-me.
7Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Mário João Francisco Francisco boaGerir


Gosto · Responder · 14 h

Escreve uma resposta...



Fatima Mimbire E o pior é que o país não conhece os quadros que tem. Não sabe quem são, o seu percurso académico e se "vexa" assim no vazio. Sinceramente! O nosso problema de atraso econômico e social é derivado, em grande medida, do desprezo que se tem pelos quadros deste país, sobretudo quando estes não se metem em "lambibotismo".
24Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Sergio Baloi Sergio Eu como já mi apercebi que estou a ser gerido não governado já não me preocupo com palavras do dito cujo....
12Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Mário João Francisco Francisco Quando és vertical, não é nosso.
para ser nosso deve ser um mafioso desmiolado, cara de pau e sem vergonha pudor nem princípio. Ai já é acadêmico, principalmente quando escreves coisas sem sentido,;tipico de manicômio, terá galardão do Governo
kakakaka
3Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Escreve uma resposta...



Egidio Vaz O Presidente argumentou bem. Ele questionou porque é que lá a violência é explicada pela falta de emprego sendo o emprego grande bem procurado em outras províncias. Ademais, ele quis saber se a falta de emprego ou pobreza justificasse as matanças, então não restaria ninguém pois estamos todos a tentar combater a pobreza. Julgo esse posicionamento apreciável. Até porque ele questiona com honestidade as premissas. Uma das caraterísticas da ciência é a sua falibilidade. Então, o estudo é falível sim. A crítica só pode ou deve fortalecer o argumento. Nos termos colocados pelo Presidente fica claro que a lacuna é perceptível. E corrobora com pelo menos dois estudos. Do IESE e o feito pelo Professor Yusuf Adam e seu colega. Nestes dois studos, também sugerem perguntas e linhas de pesquisa adicionais
18Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Ocultar 41 respostas


Fatima Mimbire ouviste todo o discurso? eu ouvi.
não acho que a pode testar a fiabilidade com a simples pergunta: a quem ouviram? sinceramente quadro! há teorias científicas que foram usadas como premissa e depois trabalho de campo.

para testar fiabilidade levanta outras questões. enquanto em Cabo Delgado há facto De socio-políticos (entre etnias) e outros que possam justificar o sentimento de exclusão ( aliás, quem vai a Cabo Delgado o que se houve é que não há emprego para nacionais, que os do sul-até sabem as zonas exactas- ficam com tudo e até recebem melhores salários que os nativos). e não enganam as pessoas: que empregos existem em Cabo Delgado? para quem? de que tipo? por quanto tempo? Não esqueçamos que a noção de emprego que se tem é a que que leva até a reforma e lá em Cabo Delgado há emprego de três a 2 anos.

Melhor, irem estudar as coisas no terrenos antes de falar e vir com pontos que contraponham os argumentos dos outros. em Chiuta o que há? E quanto tempo? o projecto de ferro vai iniciar em 2 anos, queres apostar quanto que o problema de desemprego virá, também?

agora, é preciso entender que o problema do poder das etnias é um barril de pólvora.
13Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Sergio Baloi Sergio Será? Que a linha do pensamento do chefe do governo é esse EV?Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Nelito Da Mara BT Egidio querias escrever fiabilidade nem??
4Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Nelito Da Mara BT E vergonhoso quando um chefe de Estado se comporta como um papagaio... Egidio Vaz n tape o sol com a peneira , o presidente repudio as informacoes que constam naquele estudo, deixa esse lado de lambe bota.
11Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Meck Almeida Na verdade as causas da violência naquele ponto do pais não estão alinhadas pelas respectivas consequências.
O que se espera de alguém que deixa de trabalhar repentinamente, sem grandes oportunidades, sem formação acadêmica, com famílias e fome?
Violência gera violência. .. precisa-se entender quem originou primeiro a violência.!

Porque pelo que pareça, essas pessoas faziam o seu garimpo como uma profissão alternativa pa poucas oportunidades de empregos q há, e de lá houve uma violência de os tirar a força....
4Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Pires M'buana Kalembo Egidio Vaz está comer junto com ele ou está lavar os pratos de chefe?
5Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Furahine Náwaro N'kuatiwa Nelito Da Mara BT, EV queria sim escrever falibilidade,
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Fatima Mimbire eu acompanhei pela televisão todo discurso. Era meu horário de almoço. Acompanhei do principio até o fim. E o seu questionamento me pareceu lógico. Se há falta de emprego em todo lado porque só em Cabo Delgado é que os terroristas operam? E porque em Chiuta não há crime similar? No Malawi há mais desemprego que em Moçambique. Nessa lógica Malawi estaria em guerra. O que se está a acautelar aqui é na possibilidade em transformar uma pesquisa científica em expediente político. Eu volto a repisar no meu ponto. Conheço as pesquisas, todas eles são igualmente unânimes em sugerir futuros estudos. Uma pesquisa científica tem limitações. E elas são reconhecidamente lacunosas neste aspecto específico. Mesmo em relação ao conflito étnico, isso não passa de uma correlação espuria. Porque em Tete, senas e nyungues e ngoni convivem e vai ser a rivalidade étnica relevante para justificar o conflito em Cabo Delgado? Eu também conheço minimamente bem esse assunto aí, por isso que julgo que poderíamos ver a intervenção do PR noutro ângulo
6Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Nelito Da Mara BT falibilidade. É a possibilidade de ser falível. Se puder leia Karl Popper sobre a matéria.
6Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Nelito Da Mara BT o PR não desvalorizou nenhum estudo. Ele questionou algumas premissas. E para um discurso político foi assertivo. Uma das obrigações dele é promover a paz. Por isso jamais o ouvirá a ser pessimista. Então ele estava a dizer ao povo da Chiuta e ao mundo, de que independentemente das condições financiers, violência não promove desenvolvimento. Pelo contrário, ainda afunda. Era essa a mensagem
3Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz porque há outros factores que fazem esse problema geral ser a ponta do iceberg em Cabo Delgado.

penso que o PR deveria falar e/ou questionar com bases. eu não achei lógico não. porque o Governo não faz o seu estudo? estamos a espera de vir uma agência Internacional dizer pneu os outros disseram para levarmos levar o sério? E não esqueça que há interesses econômico significativos entre os diferente grupos que compõem a nossa elite política. isso não é pouca coisa, não.

Tu, pesquisador, poderias prestar um contributo importante.
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Nelito Da Mara BT obrigado mano Egidio.Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz desvalorizou sim. eu ouvi. talvez ouvi o comícios diferentes. e ainda bem que ouvi na TVM, senão diriam que foi manipulação.

os autores deveriam ouvir a quem para os seus resultados serem válidos?
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Fatima Mimbire o estudo do IESE por exemplo menciona um conjunto de situações relevantes que a imprensa e a narrativa não faz menção. Por. Exemplo, fala do tráfico ilícito de madeira, caça furtiva, tráfico humano, menciona a porosidade das fronteiras, o conflito ideológico das várias seitas do Islão, a influência do radicalismo islâmico da Tanzânia. O estudo de Yusuf Adam menciona até nomes de tele-evangelistas Gambianos, Tanzanianos e estabelece uma ténue ligação com radicais de outros países. Como é que so o emprego é agitado como causa principal plausível para a violência?
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Sergio Serpa Salvador O problema não é haver pobreza em chiuta, guija, mocimaboa da praia, etc. A questão é a instrumentalização da pobreza para justificar violência. Todos podem pobres, porém, se não existir um catalisador, a violência pode não acontece. Não podemos fazer generalizações abusivas. Cada é um caso. O questionamento deve ser fundamentado. O questionamento da Fatima Mimbire faz todo sentido. É verdade que, há vários ângulos de ver o problema. Não é apenas a questão da pobreza. Há vários fenómenos associados.
5Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Egidio Vaz Fatima Mimbire DESVALORIZAR é um juízo de valor seu, pessoal. É normal. Mas como eu também vi, julgo que não desvalorizou. Apenas questionou a transformação de uma situação económica em expediente político
3Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz por parte de quem?
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz o presidente citou uma parte das hipóteses trazida pelo estudo. o PR escolheu propositadamente o desemprego. porque não falou da exclusão social?

os estudos trazem várias hipóteses e o PR falou só do desemprego. eu até imagino porque: em todo o lugar queixa-se disso e há acusações de certo grupos tirarem a oportunidade de outros, os locais.
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Sergio Serpa Salvador Quem está transformar o estudo em expediente político, Egidio Vaz?Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Fatima Mimbire preciso dizer? Está claro.
Porque é que na Bélgica, EUA, Alemanha, países economicamente prósperos acontecem atos similares? Não teríamos que ter sociedades ordeiras e por demais pacíficas? Pelo menos eu sou avesso à explicação de causas únicas.
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Sergio Serpa Salvador você está. Por exemplo.Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz quem esta a tentar impingir a ideia de causa única é o PR e para piorar desvaliza o trabalho científico feito. entretanto não contrapõe com outro estudo se pode ser feito pelo EV, que tem credenciais para tal.
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Sergio Serpa Salvador Opah, não sabia que estava transformar o estudo em expediente político, Egidio Vaz.
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire na Bélgica, nos EUA o contexto é um aqui é outro. então é aí onde entra a ciência. não se pode desvalorizar com essa leveza.
4Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Fatima Mimbire nem tudo pode ser contraposto com outro estudo. Apontar certas lacunas é também forma de proporcionar uma leitura prudencial. Neste caso específico, exigia-se uma leitura correctiva. Entender o objectivo último da sua ação política, que foi, para o efeito, a promoção da paz, boa convivência e harmonia social
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Egidio Vaz Fatima Mimbire então na Bélgica os terroristas só podem ser terroristas. Mas cá so podem ser desempregados. Os actos terroristas são em si onerosos na sua implementação.
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Norberto Vasco Fatima Mimbire
Definitivamente S.Exia pensa uma coisa e diz outra, a articulação tem sido um grande desafio entre acertos e atropelos aos mas princípios básicos de contrunção faíscas assim o seu mandato
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Lino Murramela Egidio Vaz!Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Egidio Vaz está a ser simplista demais EV.

quem recusa que são terroristas não sou eu e nem os autores do estudo. note que eles questionam as razões da radicalização no norte do país (isso não se parece nada com terrorismo?- não será por isso que FN achou fácil pegar uma parte do argumento). agora, as causas que levam a radicalização na Bélgica, certamente que não são as mesmas que em Moçambique.

lembram que na França por causa de uma caricatura houve um atentando. a ideia de acabar com a hegemonia do capitalismo selvagem que gera desemprego generalizado (você lê muito e há de ter visto algum estudos sobre isso, sobretudo quando se notou que em países ricos havia muitos jovens a juntarem aos johadistas), as injustiças, a infidelidade religiosa (a ideia dos infieis), etc.

a ciência ajuda a compreender.
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Moulinho Lehuany Eu até gosto da abordagem crítica de Fatima Mimbire, mas vejo ultimamente e com muita atenção, que tende a radicalizar o seu posicionamento sempre oposto às posições do presidente. Pelo facto de o país ter muitos problemas, a Fátima tende a tornar se oposta a tudo que vem do governo. Este governo tem muitos problemas, mas a crítica excessiva, já não é saudável a construção de uma narrativa de contribuição para o desenvolvimento.
5Gerir


Gosto · Responder · 15 h · Editado

Moulinho Lehuany Desculpe qualquer coisaGerir


Gosto · Responder · 15 h

Marques Aparicio Egidio Vaz, Fatima Mimbire😂😂😂😂Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Lino Murramela Moulinho Lehuany saíste do controle.
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Moulinho Lehuany É minha opinião
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Fatima Mimbire Moulinho Lehuany o Banco mundial encheu a posição de elogios (veja as notícias escritas sobre as missoes do Banco mundial antes de 2015. tudo está bem, até quando a qualidade de educação decaia). então, deixemos os elogios para os outros, tu podes elogiar. eu vou aponte o que acho que não está bem, porque não que o ser sobrevivente enquanto pago impostos e há gente que tem obrigação de buscar soluções para este país com a participação de todos (e o pronunciamento do presidente não ajuda nesse sentido).
9Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Moulinho Lehuany AnotadoGerir


Gosto · Responder · 14 h

Fatima Mimbire Moulinho Lehuany, relaxa. respeito a tua opinião. e eu tenho a minha. os elogios distraem, por enquanto. só quando merecido de factoo.
10Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Hélio Norberto Passe Penso que a infelicidade do PR neste discurso reside no facto de ignorar vários aspectos arrolados na pesquisa be centrar-se no desemprego.
O desemprego é uma das caudas, esta claro..

Mente vazia é oficina do mal
1Gerir


Gosto · Responder · 7 h

Alberto Bache Chango Até que antes eu admirava a capacidade de alguns académicos,mas desde que foram confiados a ocupar certas funções perderam capacidade de criticar o que está errado,isto chama-se espírito de lambebotismo ou cegueira propositado.Parabéns Fátima Mimbire pela bela capacidade que tem de discernir o que está errado,ajuda os dirigentes a não dormir na sombra de bananeiras.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h · Editado

Carlos Muchiguere F'Carter Viva a democracia. Viva o debate de ideias 💪🏾💪🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Carlos Muchiguere F'Carter Mas se um dos estudos críticado é aquele que passou há meses no 'Grande Plano' na STV faltou falar acerca de um aspecto sério onde aborda se algo tipo: os 'Sulistas de Maputo'.. 'Os macuas que fazem ou fizeram alguma coisa' essas expressões graves que traduzem o ódio derivado de causas sociais.. Ai não fala se apenas de pobreza.. Em fimGerir


Gosto · Responder · 1 h · Editado


Escreve uma resposta...





Mouzinho Zacarias O que podias dizer mais Egídio Vaz? se tu és assessor de nhusi
9Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Egidio Vaz Assim disse alguma coisa? Você ouviu o que o PR disse? Ele disse o que eu disse. Eu também li os tais estudos. Não vi nenhum mal em questionar até porque os próprios estudos fizeram as mesmas perguntas. Se não tem vocação para ler não comenta.
8Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Meck Almeida KikikiGerir


Gosto · Responder · 16 h

Mouzinho Zacarias Kkk...estas nervoso irmão. ..nhusi como presidente é um desastre...
6Gerir


Gosto · Responder · 16 h · Editado

Mário João Francisco Francisco juntar-se aos fortes pra comer. assim devem produzir mais tabaco ja que a cerveja baixou o preço
kkkk
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Egidio Vaz Mouzinho Zacarias ainda não leste nem os estudos nem viste o comício
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Jossias Gimo KkkkGerir


Gosto · Responder · 15 h

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Egidio Vaz Nkulu, yankho ya chidule ndinthu.Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Escreve uma resposta...





Tomás Songo Tomás Os dirigentes africano são desse carácter infelizmente!
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Pires M'buana Kalembo Mas um engenheiro oque sabe da política.
Outras coisas mana Fatima Mimbire tem que deixar passar e só lamentar guarda a solução para próxima votação!!!!
2Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Julio S Langa Então para se saber de política tem que se estudar ciências política!? Os demais dirigentes pela qual respeitas e tão na arena política é porque fizeram política!?Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Pires M'buana Kalembo Acho que já se respondeste então não precisas de uma explicação!!!Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Escreve uma resposta...



Sarmento Abel Sande A melhor resposta que o patrao deve dar ao empregado e no dia do juizo final (10.10.2018).
2Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Tomas Mario Abordei este assunto no programa “Pontos de Vista” deste Domingo, tendo dito, mais ou menos, o seguinte:
“Não nos devemos espantar se as perspectivas de uma investigação académica não coincidirem com as do poder político: isso é normal! E faz parte de uma tensão dialectica que sempre esteve presente entre os dois sectores. Por vezes entram em consideração questões de oportunidade (politica) que a ciência não é obrigada a reconhecer. Por outro lado, as pesquisas não podem ser vistas de forma dogmática…Por isso questiona-las é algo intrínseco à sua natureza . O mais importante de tudo é que foram feitos estudos e por causa deles está em curso um debate no país sobre as causas da violência em Cabo Delgado! O estudo lançou hipóteses e está provocando debate público: Isso parece-me já ser o resultado mais importante do estudo citado pelo Chefe de Estado”.
13Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire na acho triste a forma como o fez: alguns moçambicanos fizeram estudos e dizem que o problema é... (até ao tudo bem.), agora, quando diz, só não sei e quem eles ouviram! realy? era para ouvirem a quem? há algum template de quem entrevistar para estudos? por favor! não é esse o debate. não é desta forma que se cita um estudo.
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Tomas Mario Fatima Mimbire Entendo o teu ponto, Fatima!
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Tomas Mario sabes que o assunto que se nega ser parte s origem do problema é real. ouvimos isso até de gente esclarecida, recentemente. E imagino onde há outra problemas? isso é um barril de pólvora. e o presidente falou de uma forma meio distorcida, o estudo tal e exclusão social: fala de oportunidades de emprego, de negócio, etc
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...





António Madureira Poxes Jr. Não te choques, o homem não estava preparado para ser e nem está em condições de o ser. Mas tbm não é bem assessorado.
6Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Lito Heliodoro Mundlovo Quando digo que o barco está à deriva...ainda duvidam?
3Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Elias Valente Langa Deve parar de falar e resolver o problema
4Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Belarmino A. Lovane A precipitação de alguns estudos deixam muito a desejar. Aliás, alguns nem fazem estudos propriamente dito, apenas buscam a todo custo validar suas convicções e crenças pré- estabelecida, transgredindo todos princípios de "boa pesquisa". Não podemos negar que muitas pesquisas levado a cabo por organizações da sociedade civil buscam responder as imposições dos seus patrocinadores. Parafraseando Furtado (2012), em países de economia dependente como nosso, "algumas" organizações civis representam um elevado desgaste aos valores e princípios de construção de uma nação ou seja, são usadas para vincular os interesses alheios.. Ora, não quero com isso colocar em causa a meritocracia destes estudos embora em ciências sociais seja "precipitado" estabelecer conclusões em fenómenos ainda em curso mas quero advertir sobre o perigo que pode -se incorrer ao assumi-los como acabados, referenciais e resultados absolutos - nisso o PR tem o seu direito de dúvida.
4Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire obrigada pela tua perspectiva. então, as universidades também só a mesma coisa, vivem do dinheiro dos outros. talvez seja por isso que das universidades saem quadros sem qualidade.

Mas acho interessante que isso dá sociedade civil ser má para a sociedade acontece em Moçambique. na RSA onde ha muitas organizacoes que vivem com dinheiro doado de fora, em Londres, nos EUA, na Austrália! e é nesses lugares onde a sociedade civil é forte.

não será melhor, fecharam as portas de uma vez? ninguém vai buscar nada la fora, nos viramos aqui mesmo com o que temos. viremos uma ilha.Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Fatima Mimbire Belarmino A. Lovane, o PR usou uma prova causa e não colocou as demais sob a mesa. ele em direito a dúvida, sim, mas não com leveza é desdém. e cade o estudo do governo? melhor... o que o governo está a fazer?

PS: qual é o estudo/pesquisa que não é feito para confirmar e/ou refutar percepções? Porquê é que temos as hipóteses? sinceramente! as vezes!
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Belarmino A. Lovane Fatima Mimbire não se refuta o papel imprescindível das organizações da sociedade civil embora muitas vezes se posicionem mais no policiamento e desacreditação do trabalho do governo- o que naturalmente coloca em causa o seu sentido de patriotismo pela causa "nação" e isso faz crescer dúvidas da veracidade científica dos Estudos avançados. As causas apontadas ainda podem ser promissoras mas talvez faltou um grau de comparação metodológico ou seja, estando num país pobre e com níveis altos de desemprego ( características similares em todo País) porque que as consequências destes fenômenos não ocorrem sob mesmos moldes em outras partes do País? Afinal de contas são fenómenos universais. Em contrapartida, os métodos usados poderiam produzir mesmos resultados se os conflitos fossem em outra região?. Com isso adverte -se o princípio de viabilidade e "falsificacionismo" levantado por Karl Popper.... Enfim, como disse, ainda é precipitado tomar qualquer resultado como referência tomando em consideração o facto de ser um fenômeno em curso.
2Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Fatima Mimbire só se questiona o patriotismo de quem polícia, mas de quem faz mal sistematicamente, só porque detém o poder, é patriótico! eu só, acho que há muito preconceito em relação à sociedade civil.

as universidades não fazem o seu trabalho científico, que po…Ver mais
2Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Mendes Mutenda Belarmino A. Lovane , gosto dos teus argumentos meu puto de Sussundenga.
2Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Belarmino A. Lovane Fatima preconceito? Não sei se este é o ângulo correcto, apenas consume -se o lado que vocês nos oferecem. Acredito que as organizações da sociedade civil são muito mais que uma rede de (policiamento e críticas políticas) mas infelizmente muitas delas preferem posicionar -se como mais um partido político da oposição. Enfim, é bom que se tome o argumento do PR como mais um subsídio para repensar nas hipóteses dos estudos em causa- faz parte do exercício da ciência.Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Belarmino A. Lovane Gratos Mendes kkkkk.... Os factos obrigam -me a ser coerente.Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Fatima Mimbire Belarmino A. Lovane para a tua informação existem organização cívicas s bati o tipos. há aquelas que prestam serviços (tipo oram, etc), mas existem as watch dog, entenda que sao cidadaos e alguém deve monitorar a governação e expor os wrong doing. e veja que é crucial num país onde as instituições de fiscalização não funcionam ou estão capturadas.
3Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Belarmino A. Lovane Fatima ja disse e volto a repetir, não se pretende refutar a importância dessas organização, tão pouco negar a sua condição de monitoria mas é importante que este acto esteja claro e que não se confunda "monitoria" como um mosaico de crítica ao governo. Aliás, já não é novidade o facto do conceito de Organização da sociedade civil ganhar mais forma quando alinhado ao pensamento crítico das acções governamentais como se esta fosse a condição primordial para credibilizar a sua posição "de sociedade civil". É isso que nos preocupa, sente-se falta da componente "social" e "nacionalista" nestas organizações.
1Gerir


Gosto · Responder · 13 h


Escreve uma resposta...





Óskar Ndzucula Por isso quando sntem uma dorzinha de cabeça vão a correr para a vizinha África do sul...
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

الشيخ محمد تقوان تقوان Eu penso que no tempo de Samora, chissano, guebuza existia desemprego e nunca se registou este fenômeno!

Queiram ou não a discriminação social em Moçambique é tão barata que virou algo normal até para os governantes.
1Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Logo, o desemprego pode nao ser a causa fo fenomeno.Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Escreve uma resposta...



Euclides Da Flora onde posso ter acesso ao estudo? Fatima MimbireGerir


Gosto · Responder · 14 h

Ocultar 14 respostas


Fatima Mimbire posso r mandar. e-mail?Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Euclides Da Flora sim,euclidesdaflora@gmail.com
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Inunso Issufo Fatima Mimbire, agradecia que me enviasse também: iiissufo6@gmail.comGerir


Gosto · Responder · 14 h

Inunso Issufo Os meus agradecimentos
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Vicente Cossa Agradecia se me facultasse também. vicossaa@yahoo.com.brGerir


Gosto · Responder · 14 h

Serafim Alfredo Mavale Fatima Mimbire Por favor Mavaleserafim@yahoo.com.brGerir


Gosto · Responder · 13 h

Fatima Mimbire anotado. logo cedo.
1Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Fatima Mimbire Pedia fazer o mesmo para marcosjanota@gmail.com.
1Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Leandro Jaime Sitoe leandrositoe@gmail.comGerir


Gosto · Responder · 9 h

Isaias Mulhanga FatimaMimbire .Agradecia se me faltasse. izag111@gmail.comGerir


Gosto · Responder · 7 h

Fatima Mimbire Leandro Jaime Sitoe notedGerir


Gosto · Responder · 4 h

Calisto Malate Bom dia, Fatima Mimbire, peço o estudo em causa. netocalisto2008@gmail.com.Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Sarmento Abel Sande sande.boss@gmail.comGerir


Gosto · Responder · 2 h

Argentino Cavel Igualmente mana Fatima MimbireArgentino.cavel@gmail.comGerir


Gosto · Responder · 2 h

Escreve uma resposta...



Abudo Gafuro Há razão para não ficar preocupado com as matanças e as pessoas que estão a se deslocar de onde sobreviviam de alguma produção...e hoje não há nenhuma necessidade para com o povo, mais amanhã estarão todos precisar os mesmos... para os dar o poderGerir


Gosto · Responder · 14 h

الشيخ محمد تقوان تقوان Eu apartir de hoje primeiro o meu voto será em troca de dinheiro e a minha nacionalidade está a venda
1Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Kuyengany Produções Nhusy CoitadoGerir


Gosto · Responder · 14 h

Jasmin Rodrigues Eu acompanhei a interaccao com os estudantes multiplicar o n de carteiras... ede alguma forma dar a entender k 10.000 e um excelente numero (!!!?!!??) num Pais com os problemas graves k temos de escolas e com a madeira vasta que temos.... foi pessimo!!! O PR demonstra uma falta de preparacao das mensagens chave que precisa passar ao seu patrao... e claro a contextualizacao...

Eu Reduzi o tempo que gasto a ver o telejornal! Abre sempre com noticias (e respectivos discursos sem nexo) do PR...e noto que na perspectiva dele... vir e exigir trabalho dos outros e o seu lema...mas bao percebe ele que os tempos sao de ele proprio mostrar o que esta a fazer em termos de números!!!
3Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Willy Benny Engenheiros, politologos, jurista etc etc não tem haver... Mas sim onde ou origem da formação acadêmica.Gerir


Gosto · Responder · 14 h

Romao Sibambo Se o dinheiro e bom, util e justo entao que seja feito ca em Africa. Nao entendo porque tendo terra, cimento, ferro, pedra, engenheiros, pedreiros, etc a Africa vai pedir dinheiro para construir infra-estrturas, pra mim ou e ignorancia dos academicos Africanos ou e a escravidao do sec. XXI
3Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Nelson Portugal Nelson Luciano Infelismente sempre não figimos e corremos para o subdesenvolvimento..Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Dilermando Quive Ontem falei neste assunto,
achei grave! QGerir



Gosto · Responder · 13 h

Vanny Dos Sitoe Nem quis terminar de ler isto, vejo que buscas fama de qualquer jeito, mas se quer debater, traga algo com fundamentoGerir


Gosto · Responder · 13 h

Fatima Mimbire Ninguém te chamou aqui, você veio sozinho. como sabes que quero ganhar fama e isso enjoa-te, a porta é serventia da casa. é ridículo uma pessoa supostamente adulta perder tempo com gente que você descreve. há quem leu e ignorou, a quem simplesmente ignorou. e tu, vieste aqui para quê? a busca de likes?

vá pastar em outra freguesia! não és bem vindo aqui. não estás a debater, acho que nem sabes o que é isso.
3Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Fatima Mimbire apresente os teus fundamentos que fundamentem a falta de fundamento no que escrevi.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Goal Scorer Fogos! Mas Vanny Dos Sitoe, você está bem de cabeça? Rude a tua intervenção. Podias dizer somente que não concordas com post. Rotular a postante e ir-se embora é muita falta de educação.
Seja educado ó!
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Fatima Mimbire Goal Scorer relaxa. faz parte do trabalho dele. recebe para isso. por isso os antigos combatentes da Frelimo denunciaram os "espertos".

vai se cansar, porque é pequeno demais para me intimidar. Só Deus me intimida; porque me pode manda para o inferno e eu quero ir para o paraíso.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Goal Scorer Quer dizer, o gajo vem e ataca o mensageiro, sem falar da mensagem. Este tipo nem para intimidar serve. Deve ser despedido. Fired!Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Argentino Cavel Fatima Mimbire , avante mana Fatima. Ele eh que quis aparecerGerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...





Arsenio Constantino Peço o estudo para quem tiver, disponibiliza o site ou pode mandar via email, estou interessado (ArsenioConstantino@live.com)Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Kiarah Candrinho Logo q dr.E.V,teve seu pedaco de fiambre sumiu dos debates publicos ate pensei q estivesse a investigar como vive o povo do norte e centro
1Gerir


Gosto · Responder · 13 h

Egidio Vaz Como acertas 🤣. Estou mesmo atarefado a comer o fiambre. Como sabe, comer exige tempo. Quando o fiambre acabar irei regressar
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Kiarah Candrinho OKEYGerir


Gosto · Responder · 2 h

Kiarah Candrinho O povo esta asua espera...Gerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...





Faizal Abreu Fatima Mimbire... sinto muito por tudo que estamos a passar. Doi-me a alma.
1Gerir


Gosto · Responder · 12 h

Júlio Mutisse Vamos lá tomar um chá minha irmã. Nessa dos estudos e relatórios há muito que se diga.Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Heleno Bombe Pena que os assessores empurram sempre o presidente para o abismo, eu preferia ver o presidente a ler um discurso coerente e não improvisarGerir


Gosto · Responder · 4 h

Guilherme Da Silva Rodrigues Eu penso que o progresso científico é caracterizado pela crítica, questionamento, negação do que foi apresentado e sobretudo apresentando as penumbras e as outras perspectivas para o avanço da pesquisa. Muitas vezes este processo é conflituoso. O que eu acho é que este processo também deve ser acompanhado por alguma humildade necessária. Mas um olhar atento para nossa realidade permite dizer que nem sempre estamos preparados para lidar com o conhecimento dito científico. Sinto que a nossa sociedade as vezes não discute resultados da pesquisa mas quem fez tal pesquisa e que objectivos tem e por via disso a tendência é negar e desqualificar o que foi feito. Estamos numa sociedade em que todos nós achamos mais inteligentes uns em relação aos outros e não temos as vezes a humildade necessária para aprendizagem.
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Sarmento Abel Sande Porque le-se pouco.Gerir


Gosto · Responder ·

Sem comentários: